QUARTA-FEIRA, 12/03/2025

L

Brasil

Brasil contabiliza 1,5 mil casos de mpox em 2024

OMS convocou reunião sobre o tema para a próxima sexta-feira.

Por Paula Laboissiere / Agência Brasil

Publicado em 

Brasil contabiliza 1,5 mil casos de mpox em 2024
Foto: REUTERS / Dado Ruvic / Illustration

O Brasil registrou, ao longo de 2024, 1.578 casos confirmados de mpox. O painel de monitoramento do Ministério da Saúde contabiliza ainda 60 casos prováveis e 434 casos suspeitos da doença no país.Brasil contabiliza 1,5 mil casos de mpox em 2024 - News RondôniaBrasil contabiliza 1,5 mil casos de mpox em 2024 - News Rondônia

A maioria das infecções se concentra na faixa etária dos 30 aos 39 anos (751 casos), seguida pelos grupos de 18 a 29 anos (496 casos) e de 40 a 49 anos (275 casos). Os homens respondem por 81% dos casos confirmados, sendo que 70% declararam ter relações sexuais com homens.

Outro recorte divulgado pelo painel de monitoramento do ministério é o de raça e cor. Os dados mostram que 46% dos casos de mpox no Brasil se concentram entre brancos; 29%, entre pardos; e 11%, entre pretos.

O Sudeste lidera o ranking de regiões com mais infecções, com 1.269 casos. Em seguida estão Nordeste (137), Centro-Oeste (97), Norte (712) e Sul (61). Entre os estados, São Paulo e Rio de Janeiro aparecem na frente, com 866 e 320 casos, respectivamente.

Emergência global

A Organização Mundial da Saúde (OMS) convocou para a próxima sexta-feira (22) uma reunião do comitê de emergência para reavaliar o cenário de mpox no mundo. Em agosto, o mesmo comitê declarou a doença como emergência em saúde pública de importância internacional.

Dados da entidade revelam que, de 1º de janeiro de 2022 a 30 de setembro deste ano, 109.699 casos de mpox foram confirmados em todo o mundo, além de 236 mortes. Pelo menos 123 países reportaram casos da doença.

O continente africano responde pela maior parte das infecções – 11.148 casos confirmados entre 1º de janeiro a 3 de novembro de 2024, além de 46.794 casos suspeitos. A África contabiliza também 53 mortes confirmadas por mpox e 1.081 óbitos suspeitos.

A República Democrática do Congo segue liderando o ranking, com 8.662 casos confirmados, 39.501 casos suspeitos, 43 mortes confirmadas e 1.073 óbitos suspeitos pela doença. Em seguida aparecem Burundi, com 1.726 casos confirmados, e Uganda, com 359 casos confirmados.

Nova variante

Segundo a OMS, três novos países confirmaram casos importados da variante 1b: Reino Unido, Zâmbia e Zimbábue. Além disso, pela primeira vez, a transmissão local da nova variante foi detectada fora da África – no Reino Unido, três pessoas foram infectadas por um viajante.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

IA desenvolvida por brasileiros pode ajudar a diagnosticar tumores cerebrais

A IA desenvolvida por pesquisadores da Unifal, em Minas Gerais, é capaz de diagnosticar tumores cerebrais com alta precisão.
L
Filho de pedreiro passa em 1º lugar em concurso disputadíssimo para Tribunal de Justiça

Filho de pedreiro passa em 1º lugar em concurso disputadíssimo para Tribunal de Justiça

Rafael é filho de pedreiro e foi aprovado em 1º lugar no concurso do Tribunal de Justiça de Roraima.
L
A campanha “Retorno às aulas: comprometa-se com a vida” teve início nesta segunda-feira com atividades educativas

A campanha “Retorno às aulas: comprometa-se com a vida” teve início nesta segunda-feira com atividades educativas

A campanha educativa teve início na semana passada, juntamente com as aulas das escolas privadas, e terá sequência por todo o mês de fevereiro em escolas municipais, estaduais e particulares.
L

Governo Federal edita Medida Provisória para reforçar gratuidade do Pix

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, explicou que a Medida Provisória reforça a gratuidade do uso do Pix e todas as cláusulas de sigilo bancário em torno do método.
L

8 DE JANEIRO:  Lula: “Ainda estamos aqui. A democracia venceu”

Ato com representantes dos três poderes e autoridades e abraço pela democracia na Praça dos Três Poderes marcam dois anos das invasões ao Planalto, Congresso e STF
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Castra + Rondônia avança em Porto Velho com apoio do deputado federal Fernando Máximo

Campanha de castração gratuita promove bem-estar animal e controle populacional no estado
L

#AgendaNews | Entrevista Patrícia Pimenta – CEO e Palestrante

Nesta terça-feira (11), às 17h, o programa Agenda News recebe Patrícia Pimenta, CEO e palestrante, para um bate-papo sobre o impacto da Editora Pimenta no cenário editorial de Rondônia e do Brasil. A editora é pioneira na publicação de livros científicos e literários na região, fortalecendo o acesso ao conhecimento em diversas áreas.
L
Aprovados no CNU já podem se inscrever em cursos de formação

Aprovados no CNU já podem se inscrever em cursos de formação

Terceira etapa do concurso para nove cargos tem caráter eliminatório
L

Prefeitura divulga nomes de convocados para o programa Unidos da Educação

Os voluntários irão receber uma ajuda de custo de R$ 80 por dia
L

CXP Crédito & Investimentos leva Consciência Financeira para empresas

Planejamento inteligente e educação financeira para um futuro mais próspero
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Ministério desmente que inscrições para novo CNU estejam abertas

Ministério desmente que inscrições para novo CNU estejam abertas

Alerta foi feito nas redes sociais da pasta
L
CNU: matrícula para cursos de formação da Enap começa nesta segunda

CNU: matrícula para cursos de formação da Enap começa nesta segunda

Quem não se inscrever no prazo será automaticamente eliminado
L
Resultados finais do CNPU são homologados

Resultados finais do CNPU são homologados

36,5% dos classificados são de cidades do interior do país
L
Inscrições para concurso do Superior Tribunal Militar começam na sexta

Inscrições para concurso do Superior Tribunal Militar começam na sexta

Provas serão aplicadas em 8 de junho
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa comemora o nascimento do primeiro bebê no Hospital Regional de Guajará-Mirim

Uma nova vida, um novo capítulo para o município, destaca a parlamentar.
L

Secretário da Sejucel participa de sessão na ALE-RO para discutir investimentos no esporte

O secretário ressaltou a importância do encontro para o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao esporte no estado.
L

“Este é o verdadeiro recurso do povo voltando para o povo”, destaca Dra. Taíssa na inauguração do Hospital Regional de Guajará-Mirim

Compromisso e dignidade: Nova unidade hospitalar revoluciona o atendimento na região.
L

Vereador Erikes Santos visita gabinete de Everaldo Fogaça para conhecer trabalho legislativo da capital

A visita ao vereador Everaldo Fogaça proporcionou uma troca de experiências enriquecedora, reforçando o compromisso de ambos com um trabalho legislativo eficaz e transparente.
L
Governador Marcos Rocha lança campanha "Fale Bem de Rondônia" para reforçar sentimento de pertencimento entre os rondonienses

Governador Marcos Rocha lança campanha “Fale Bem de Rondônia” para reforçar sentimento de pertencimento entre os rondonienses

A campanha será uma ferramenta poderosa para destacar as belezas naturais, a rica história e os avanços no desenvolvimento de Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista atropela ciclista e foge sem prestar socorro no Embratel

O Samu atendeu o idoso, que estava com suspeita de fratura.
12

Motociclista quebra a perna após carro furar a preferencial e causar acidente

Uma equipe de resgate foi acionada enquanto a vítima, caída no meio da rua, gritava de dor.
14
Idoso atropelado por carro morre no hospital em Porto Velho

Idoso atropelado por carro morre no hospital em Porto Velho

Na ocasião, o idoso pilotava uma moto pela Rua Angico, quando invadiu a preferencial e foi atropelado por um carro.
18

Governo de Rondônia inicia uma nova etapa da Operação Hileia, intensificando medidas preventivas contra crimes ambientais

O lançamento oficial, feito pelo comandante-geral da PMRO, coronel PM Regis Braguin, ocorreu nesta terça-feira (11), na sede do BPA em Candeias do Jamari

Polícia Penal atua na Operação Carnaval por meio de patrulhamentos, monitoramento e prisões de foragidos

O objetivo da Operação foi monitorar foragidos do sistema prisional e aqueles em cumprimento de medidas judiciais, concluída com sucesso durante as festividades
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VENDE-SE: MITSUBISHI TRITON/ L200

Ano e Modelo: 2022/2023
L

Requerimento da Licença Ambiental: ACRONAVE LOG LTDA

Licença Ambiental Prévia-LAP
L

VENDE-SE: FIAT/TORO ULTRA AT9 D4

Ano e Modelo:2020/2021
L

Requerimento de Inclusão de Atividade e Renovação da Licença Ambiental: ASSUNCAO LTDA

Inclusão da Atividade – Renovação da Licença Ambiental
L

VENDE-SE: FIAT/STRADA FREEDOM 13CS

Ano e Modelo:2021/2022
L

Recebimento da Licença Ambiental: LIETE DA GAMA SILVA

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA Nº 016.00004.003/2025-SUL
L
MPT em Rondônia e Acre celebra as mulheres da Amazônia

MPT em Rondônia e Acre celebra as mulheres da Amazônia

Que neste mês em que celebramos e refletimos a luta e a força da Mulher, possamos fortalecer o compromisso coletivo por um futuro de igualdade, respeito e dignidade para todas as mulheres.
L
Dino determina participação de indígenas nos ganhos de Belo Monte

Dino determina participação de indígenas nos ganhos de Belo Monte

Ministro deu 24 meses para o Congresso aprovar uma lei sobre o tema
L

Recebimento da Licença Ambiental:. LIETE DA GAMA SILVA

LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO Nº 016.00006.003/2025-SUL
L
Conab embasa atualização de preços mínimos de café, laranja, sisal e trigo na safra 2025/26

Conab embasa atualização de preços mínimos de café, laranja, sisal e trigo na safra 2025/26

No caso da laranja,  as novas cotações da caixa de 40,8 quilos  ficaram em R$ 25,19, uma elevação de 17% em relação ao período de 2024/25  para a fruta cultivada no Rio Grande do Sul
L