QUINTA-FEIRA, 11/12/2025
Publicidade

Em destaque

L

Brasil

Líderes de favelas querem fundo no G20 para desenvolver comunidades

F20 entregou documento com prioridades a autoridades.

Por Bruno de Freitas Moura Agência Brasil - 30

Publicado em 

Foto:Tomaz Silva/Agência Brasil

De um mirante no alto do Morro do Adeus, no Complexo do Alemão, é possível ter uma visão quase que completa do conjunto de comunidades que fica na zona norte do Rio de Janeiro. É justamente essa visão para as favelas que o Favelas 20 (F20) quer que permeie as discussões e ações do G20, o grupo das principais economias do mundo, incluindo a União Europeia e a União Africana.

O F20 aproveitou o Dia Nacional da Favela, nesta segunda-feira (4), para entregar a representantes do G20 – este ano sob presidência brasileira – um documento com uma lista de ações prioritárias para combater questões como desigualdade e melhorar a qualidade de vida dos moradores de comunidades. Uma das propostas é a criação de um fundo para financiar o desenvolvimento das favelas.

“Nós não estamos aqui apenas para ser ouvido. Queremos participar da construção”, disse durante a cerimônia Rene Silva, fundador da Voz das Comunidades, organização não governamental (ONG) nascida no Complexo do Alemão que se destacou com ações de jornalismo comunitário.

“A favela faz parte da solução, a favela tem a solução”, diz. “Quando a gente vai elencar todos os temas que são debatidos dentro do G20 pelas lideranças mundiais, todos os temas passam pela nossa vida, pelo nosso cotidiano das pessoas que moram aqui dentro das favelas”, completa.

Um dos fundadores do F20, Erley Bispo enfatiza a participação e integração de moradores de favelas no processo de elaboração das propostas.

“Sempre quando propomos ações, eventos e outras propostas, elas acontecem dentro da favela, porque, de fato, é daqui que tem que sair as recomendações”, disse Erley Bispo à Agência Brasil.

F20 é uma iniciativa conduzida pela Voz das Comunidades, em articulação com outras organizações, dentro e fora do Brasil. Desde maio deste ano, foi realizada uma série de encontros para debater e sugerir propostas. É a primeira vez que as discussões no âmbito do G20 contam com voz ativa de representantes de comunidades.

Apontando que cerca de 20% da população brasileira mora em favelas e periferias, Rene Silva criticou a falta de atenção e representatividade política que as comunidades têm. “Nosso espaço dentro desse local de poder é muito pequeno”, lamentou.

Segundo ele, os moradores não participam da construção de políticas públicas. Ele deu como exemplo a instalação de um teleférico no Complexo do Alemão, em 2011.

“Nunca nos foi perguntado se, no Complexo do Alemão, os moradores preferiam um acesso ao teleférico, que está parado desde 2016, logo depois da Olimpíada, ou se a gente preferiria um acesso maior ao saneamento básico, à água potável, mais espaços culturais, acesso à tecnologia”, elencou.

“A favela pode e deve contribuir com essa transformação. A gente tem um papel fundamental, importantíssimo, quando a gente fala sobre como construir essa solução. Por isso esse documento, o surgimento do F20”, apontou Rene Silva.

Moradores

As queixas registradas no documento, chamado formalmente Communiqué, fazem parte da vida de Francisco Santiago Filho. Há cerca de 65 anos no Morro do Adeus, ele se intitula como um dos habitantes que moram há mais tempo no conjunto de favelas.

“Tinha um teleférico aí, mas acabou. Acho que nem volta mais. Estou velho para subir esse morro todinho”, queixou-se.

Outra moradora, Sônia da Silva Ferreira, há 40 anos na comunidade, reforça a reclamação. “Teleférico faz muita falta para a gente. Eu quero que esse evento ajude a melhorar”, espera ela que chegou a trabalhar na obra de construção do meio de transporte e precisa subir a pé ou pagar motoboys para chegar ao alto do morro.

Agência Brasil procurou a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras Públicas. A pasta informou que as obras de recuperação do teleférico estão em curso, com mais de 80% dos serviços de reforma das seis estações concluídos.

A secretaria informou ainda que realiza as contratações da compra e instalação dos cabos eletromecânicos, que dão sustentação às gôndolas, além dos equipamentos como escadas rolantes.

“A secretaria trabalha para entregar todo o sistema completamente recuperado à população, visando facilitar o deslocamento diário dos moradores e a reativação de importantes serviços nas estações”, completa a nota.

Como ainda há licitação sendo realizada, a pasta não pôde informar um prazo definido para a entrega do meio de transporte.

Communiqué

Além de ser entregue a autoridades – a fim de que chegue aos líderes que participarão da reunião de cúpula do G20, nos dias 18 e 19 de novembro – o Communiqué pode ser acessado pela sociedade neste endereço.

A publicação tem seis grupos de policy briefs, ou seja, conjuntos de recomendações, nas áreas de combate às desigualdades, pobreza, fome e promoção da saúde mental; combate à crise climática e promoção da transição energética justa; acesso à água potável, saneamento básico e higiene pessoal; combate a risco de desastres naturais; transformação, inclusão digital e cultural; e finanças sustentáveis.

Cofundador do F20 e um dos organizadores do documento, Erley Bispo destaca entre as propostas um fundo para financiar o desenvolvimento das favelas.

“O ponto central é que se crie um fundo voltado para as favelas e periferias, porque só assim nós conseguimos assegurar acesso à água e saneamento, que se tenha moradias mais resilientes frente às mudanças climáticas, direitos para empreendedores locais, para mulheres, jovens, população LGBTQIA+, comunidades indígenas e várias outras comunidades”, frisou.

Erley Bispo destacou ainda que o F20 se pautou por discussões locais e soluções globais. “O que acontece, muitas vezes, nas comunidades onde você mora acaba sendo um reflexo que acontece também em outras comunidades. Então é uma forma de a gente conseguir também compartilhar conhecimento, compartilhar a solução”, explicou.

Entre os problemas comuns em favelas ao redor do mundo, Erley citou a falta de acesso ao saneamento básico e água potável. No mundo, cerca de 1 bilhão de pessoas moram em favelas, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

Morando há cerca de 20 anos em comunidades, a cantora indígena Kaê Guajajara destacou a presença de representantes indígenas entre os habitantes de favelas e periferias.

“Desde 1500, os povos indígenas foram sendo colocados em várias situações, inclusive a resistência e sobrevivência na cidade, na favela, justamente por a gente não ter condições de ficar se mantendo na pista”, relatou, usando a gíria “pista”, referente a quem não mora em comunidade.

“Eu conheço vários indígenas favelados, mas a gente ainda não está ocupando [politicamente] esse lugar, para que a gente consiga mais políticas públicas dentro desses espaços”, afirmou.

Autoridades

Na presidência brasileira do G20, a interlocução com movimentos sociais é coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), do ministro Márcio Macêdo. Ele participaria da cerimônia de recebimento do Communiqué, mas não pôde comparecer, por ter sido chamado para uma reunião de última hora com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O secretário nacional de Juventude, Ronald Sorriso, vinculado à SGPR, representou o ministro Macêdo e recebeu em mãos o documento do F20. O secretário destacou que o G20 Social, que propõe a articulação direta com a sociedade civil organizada, é uma inovação da presidência brasileira no G20, com reuniões de 14 a 16 de novembro.

“Todo esse rio que foi sendo formado ao longo dos meses de debate vai desaguar no mar de grandes ideias de grandes proposições”, disse.

O secretário acrescentou que o governo está comprometido a manter diálogo com movimentos sociais após o G20, para que propostas das comunidades possam virar realidade.

“A gente acredita que vai ter um caldo muito grande de proposições a serem aproveitadas pelo governo federal. Mas o mais importante também é fazer com que isso seja aproveitado pelos outros países e que tenha continuidade na presidência da África do Sul, que já é um pacto que está sendo tecido por nós”, disse Sorriso, lembrando que o país africano será o presidente rotatório do G20 em 2025.

Outro representante do governo a receber a carta de propostas do F20 foi o subsecretário de Finanças Internacionais e Cooperação Econômica do Ministério da Fazenda, Antonio Freitas.

Ele destacou que uma das propostas prioritárias do Brasil no G20, a taxação de super-ricos, pode ser um dos meio de alavancar o desenvolvimento das favelas.

“Não é apenas uma questão de transferência orçamentária, é uma questão política. O sistema está funcionando de uma maneira que uma parcela muito minoritária da população mundial está acumulando recursos de maneira absolutamente desproporcional, sem contribuir para o bem-estar coletivo”, afirmou.

Segundo o subsecretário do Ministério da Fazenda, o Brasil foi bem-sucedido ao levar a propostas para outros países. No entanto, ele admitiu que o avanço não é simples. “O plano internacional é um plano muito difícil, as coisas demoram para se materializar, mas o passo inicial foi dado”, afirmou.

G20

O G20 é composto por 19 países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia, e duas alianças regionais: a União Africana e a União Europeia.

Os integrantes do grupo representam cerca de 85% da economia mundial, mais de 75% do comércio global e cerca de dois terços da população do planeta.

Dia Nacional da Favela

O Dia Nacional da Favela é lembrando em 4 de novembro, em referência à primeira vez que o termo foi utilizado em um documento oficial, em 1900. Foi um chefe de polícia que usou o termo para se referir ao conjunto de habitações precárias que formavam uma comunidade do Morro da Providência, região central do Rio de Janeiro.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Nova CNH do Brasil reduz até 80% do custo e amplia acesso de trabalhadores

Nova CNH do Brasil reduz até 80% do custo e amplia acesso de trabalhadores

Governo lança CNH do Brasil, com curso teórico gratuito, aulas práticas flexíveis e benefícios para motoristas sem infrações. Medida moderniza habilitação e cria oportunidades para milhões de brasileiros.
L
Bolsa Família: 70% dos adolescentes deixam o programa em dez anos, aponta estudo do MDS e FGV

Bolsa Família: 70% dos adolescentes deixam o programa em dez anos, aponta estudo do MDS e FGV

Análise revela avanço educacional, maior inserção no mercado formal e melhoria das condições de vida entre jovens que cresceram em famílias beneficiárias.
L
Operação do Defesa Civil Alerta completa um ano com 630 avisos emitidos no Brasil

Operação do Defesa Civil Alerta completa um ano com 630 avisos emitidos no Brasil

Ferramenta criada para proteger a população registra maior uso em Santa Catarina e São Paulo
L
Conab e MDS alinham ações para fortalecer Cozinhas Solidárias na CEAGESP

Conab e MDS alinham ações para fortalecer Cozinhas Solidárias na CEAGESP

Encontro discutiu logística e integração entre órgãos para ampliar atendimento às entidades receptoras
L
Conab entrega a cesta de alimentos de número 1 milhão em Canoas

Conab entrega a cesta de alimentos de número 1 milhão em Canoas

Ação marca reforço no combate à fome e inclui anúncio de novos recursos para o PAA.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Petroleiros aprovam greve nacional a partir de segunda-feira após rejeitar proposta da Petrobras

Petroleiros aprovam greve nacional a partir de segunda-feira após rejeitar proposta da Petrobras

Trabalhadores do Sistema Petrobras aprovaram a deflagração de uma greve nacional a partir da próxima segunda-feira (15), após considerarem insuficiente a segunda contraproposta da estatal para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
L

Giro News: Vereador Pedro Geovar é o entrevistado desta quarta-feira

que vai comentar os principais trabalhos realizados nos bairros, projetos sociais, cobranças ao Executivo, apoio ao agro e ações em parceria com instituições da capital.
L

In Foco Podcast: Os Mistérios da Espiritualidade com Camila Ferreira

Nesta quarta-feira, o Programa In Foco traz uma conversa especial com Camila Ferreira, referência em atendimentos espirituais e sensibilidade energética em diversos estados do Brasil.
L
Senado aprova PL Antifacção que endurece penas e cria imposto sobre bets para segurança

Senado aprova PL Antifacção que endurece penas e cria imposto sobre bets para segurança

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, por unanimidade, o PL Antifacção, que prevê penas mais duras para membros de facções e milícias, limita a progressão de regime e cria a Cide-Bet para financiar o combate ao crime organizado no Brasil.
L
Novo PAC executa 70,8% dos R$ 1,3 trilhão e destina R$ 39,3 bi para áreas sociais

Novo PAC executa 70,8% dos R$ 1,3 trilhão e destina R$ 39,3 bi para áreas sociais

O governo anunciou que R$ 944,8 bilhões do Novo PAC já foram executados até agosto, representando 70,8% do total previsto até 2026, e liberou mais R$ 39,3 bilhões em investimentos para saúde, educação, água e esgoto.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cláudia de Jesus articula com Sesdec o chamamento de aprovados da Polícia Civil de 2022

Cláudia de Jesus articula com Sesdec o chamamento de aprovados da Polícia Civil de 2022

A deputada debate com a Sesdec a convocação da 2ª turma e reforça necessidade de planejamento orçamentário do Estado
L
Assembleia Legislativa de Rondônia promove entrega de presentes em parceria com os Correios

Assembleia Legislativa de Rondônia promove entrega de presentes em parceria com os Correios

Assembleia reforça solidariedade em ação natalina com os Correios e reúne crianças, famílias e servidores em Porto Velho
L
Comissão da Câmara denuncia execuções em operação policial no Rio e pede federalização

Comissão da Câmara denuncia execuções em operação policial no Rio e pede federalização

Relatório da Comissão de Direitos Humanos da Câmara sobre a operação nos Complexos do Alemão e da Penha, que resultou em 122 mortes, pede a federalização das investigações e aponta casos de tortura, execuções e violação de diversos direitos humanos.
L
Deputada Lebrinha verifica execução da ampliação do Hospital Regional em São Francisco

Deputada Lebrinha verifica execução da ampliação do Hospital Regional em São Francisco

Parlamentar acompanhou obras e destacou importância do investimento para a saúde da região.
L
CCJ da Câmara rejeita parecer e se posiciona a favor de cassação de Carla Zambelli

CCJ da Câmara rejeita parecer e se posiciona a favor de cassação de Carla Zambelli

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados rejeitou o relatório que era contrário à cassação de Carla Zambelli por 32 a 27 votos, e um novo relator deve agora recomendar a perda do mandato da deputada, já condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PF deflagra operação contra crimes de abuso sexual infantojuvenil em Porto Velho/RO

PF deflagra operação contra crimes de abuso sexual infantojuvenil em Porto Velho/RO

Operação cumpre mandados de prisão e busca na capital de Rondônia.
10
PF investiga organização que aliciava e traficava mulheres para exploração sexual na Europa

PF investiga organização que aliciava e traficava mulheres para exploração sexual na Europa

A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação para combater uma organização criminosa que recrutava e traficava mulheres no Brasil para fins de exploração sexual na Espanha, movimentando mais de 40 milhões de reais.
10
PF cumpre mandados em Rondônia contra grilagem e incêndio na Terra Indígena Igarapé Lage

PF cumpre mandados em Rondônia contra grilagem e incêndio na Terra Indígena Igarapé Lage

A Polícia Federal deflagrou a Operação Lage em Chamas, cumprindo cinco mandados de busca e apreensão para combater a grilagem e incêndio criminoso em terra indígena em Rondônia por um grupo que invadiu e desmatou a área.
10
Polícia Civil de Rondônia prende suspeito de sequestro e homicídio na Operação Justiça Sombria

Polícia Civil de Rondônia prende suspeito de sequestro e homicídio na Operação Justiça Sombria

A Polícia Civil de Rondônia deflagrou a Operação Justiça Sombria nesta quarta-feira (10), resultando na prisão do principal suspeito de planejar e executar o sequestro seguido de morte da vítima T.N.E.S.
14
Polícia Civil de Rondônia prende foragido do Rio Grande do Sul em Ariquemes

Polícia Civil de Rondônia prende foragido do Rio Grande do Sul em Ariquemes

A Delegacia Regional de Ariquemes efetuou a prisão do foragido do Rio Grande do Sul de 52 anos, procurado pela Justiça gaúcha, em cumprimento a mandado judicial na manhã desta terça-feira (09).
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sinalização viária em obras na BR-364 é foco em capacitação da Nova 364

Treinamento envolveu mais de 500 colaboradores em cinco cidades
L
Entidades médicas alertam contra prescrição de testosterona para mulheres sem indicação

Entidades médicas alertam contra prescrição de testosterona para mulheres sem indicação

A (SBEM), a Febrasgo e a (SBC) emitiram uma nota conjunta restringindo o uso de testosterona para mulher apenas à indicação formalmente reconhecida e alertando para os riscos potenciais do uso sem indicação terapêutica.
L
EUA reduzem taxa de juros para 3,5% a 3,75% e Fed sinaliza pausa em cortes

EUA reduzem taxa de juros para 3,5% a 3,75% e Fed sinaliza pausa em cortes

O Federal Reserve (Fed) cortou a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, fixando-a na faixa entre 3,50% e 3,75%, mas sinalizou uma provável pausa em novas reduções, buscando sinais mais claros sobre a inflação e o mercado de trabalho.
L
Novo teste desenvolvido por Fiocruz e UFRJ diagnostica hantavirose em 20 minutos

Novo teste desenvolvido por Fiocruz e UFRJ diagnostica hantavirose em 20 minutos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu registro a uma nova tecnologia que permite o diagnóstico rápido de hantavirose em apenas 20 minutos, o que pode reduzir a alta letalidade da doença, que atualmente atinge 40% das pessoas infectadas.
L
Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança campanha para promover cidadania e diversidade cultural em Rondônia

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança campanha para promover cidadania e diversidade cultural em Rondônia

Iniciativa da ACEMDA integra educação, cultura e meio ambiente para fortalecer direitos humanos e combater a desinformação.
L
Vereador Pedro Geovar intensifica fiscalização e cobra regularização da coleta de lixo em Porto Velho

Vereador Pedro Geovar intensifica fiscalização e cobra regularização da coleta de lixo em Porto Velho

Parlamentar percorre bairros e alerta para riscos à saúde pública devido à precariedade do serviço.
L
Gilmar Mendes suspende parcialmente decisão sobre impeachment de ministros do STF

Gilmar Mendes suspende parcialmente decisão sobre impeachment de ministros do STF

O ministro Gilmar Mendes, do STF, acatou o pedido da Advocacia do Senado para suspender a parte de sua decisão que limitava o pedido de impeachment de ministros do STF apenas à PGR, mas manteve a exigência de quórum de dois terços para a votação no Senado.
L
Prefeitura de Jaru realiza segunda etapa da vacinação antirrábica neste sábado

Prefeitura de Jaru realiza segunda etapa da vacinação antirrábica neste sábado

Campanha imuniza cães e gatos nas UBS Carlos Chagas e Rute de Souza.
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: UNIDEX TRANSPORTES E LOGÍSTICA INTEGRADA LTDA

Licença de Operação nº 147795, Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.