SEXTA-FEIRA, 09/01/2026
Publicidade

Em destaque

L

Brasil

Líderes de favelas querem fundo no G20 para desenvolver comunidades

F20 entregou documento com prioridades a autoridades.

Por Bruno de Freitas Moura Agência Brasil - 30

Publicado em 

Foto:Tomaz Silva/Agência Brasil

De um mirante no alto do Morro do Adeus, no Complexo do Alemão, é possível ter uma visão quase que completa do conjunto de comunidades que fica na zona norte do Rio de Janeiro. É justamente essa visão para as favelas que o Favelas 20 (F20) quer que permeie as discussões e ações do G20, o grupo das principais economias do mundo, incluindo a União Europeia e a União Africana.

O F20 aproveitou o Dia Nacional da Favela, nesta segunda-feira (4), para entregar a representantes do G20 – este ano sob presidência brasileira – um documento com uma lista de ações prioritárias para combater questões como desigualdade e melhorar a qualidade de vida dos moradores de comunidades. Uma das propostas é a criação de um fundo para financiar o desenvolvimento das favelas.

“Nós não estamos aqui apenas para ser ouvido. Queremos participar da construção”, disse durante a cerimônia Rene Silva, fundador da Voz das Comunidades, organização não governamental (ONG) nascida no Complexo do Alemão que se destacou com ações de jornalismo comunitário.

“A favela faz parte da solução, a favela tem a solução”, diz. “Quando a gente vai elencar todos os temas que são debatidos dentro do G20 pelas lideranças mundiais, todos os temas passam pela nossa vida, pelo nosso cotidiano das pessoas que moram aqui dentro das favelas”, completa.

Um dos fundadores do F20, Erley Bispo enfatiza a participação e integração de moradores de favelas no processo de elaboração das propostas.

“Sempre quando propomos ações, eventos e outras propostas, elas acontecem dentro da favela, porque, de fato, é daqui que tem que sair as recomendações”, disse Erley Bispo à Agência Brasil.

F20 é uma iniciativa conduzida pela Voz das Comunidades, em articulação com outras organizações, dentro e fora do Brasil. Desde maio deste ano, foi realizada uma série de encontros para debater e sugerir propostas. É a primeira vez que as discussões no âmbito do G20 contam com voz ativa de representantes de comunidades.

Apontando que cerca de 20% da população brasileira mora em favelas e periferias, Rene Silva criticou a falta de atenção e representatividade política que as comunidades têm. “Nosso espaço dentro desse local de poder é muito pequeno”, lamentou.

Segundo ele, os moradores não participam da construção de políticas públicas. Ele deu como exemplo a instalação de um teleférico no Complexo do Alemão, em 2011.

“Nunca nos foi perguntado se, no Complexo do Alemão, os moradores preferiam um acesso ao teleférico, que está parado desde 2016, logo depois da Olimpíada, ou se a gente preferiria um acesso maior ao saneamento básico, à água potável, mais espaços culturais, acesso à tecnologia”, elencou.

“A favela pode e deve contribuir com essa transformação. A gente tem um papel fundamental, importantíssimo, quando a gente fala sobre como construir essa solução. Por isso esse documento, o surgimento do F20”, apontou Rene Silva.

Moradores

As queixas registradas no documento, chamado formalmente Communiqué, fazem parte da vida de Francisco Santiago Filho. Há cerca de 65 anos no Morro do Adeus, ele se intitula como um dos habitantes que moram há mais tempo no conjunto de favelas.

“Tinha um teleférico aí, mas acabou. Acho que nem volta mais. Estou velho para subir esse morro todinho”, queixou-se.

Outra moradora, Sônia da Silva Ferreira, há 40 anos na comunidade, reforça a reclamação. “Teleférico faz muita falta para a gente. Eu quero que esse evento ajude a melhorar”, espera ela que chegou a trabalhar na obra de construção do meio de transporte e precisa subir a pé ou pagar motoboys para chegar ao alto do morro.

Agência Brasil procurou a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras Públicas. A pasta informou que as obras de recuperação do teleférico estão em curso, com mais de 80% dos serviços de reforma das seis estações concluídos.

A secretaria informou ainda que realiza as contratações da compra e instalação dos cabos eletromecânicos, que dão sustentação às gôndolas, além dos equipamentos como escadas rolantes.

“A secretaria trabalha para entregar todo o sistema completamente recuperado à população, visando facilitar o deslocamento diário dos moradores e a reativação de importantes serviços nas estações”, completa a nota.

Como ainda há licitação sendo realizada, a pasta não pôde informar um prazo definido para a entrega do meio de transporte.

Communiqué

Além de ser entregue a autoridades – a fim de que chegue aos líderes que participarão da reunião de cúpula do G20, nos dias 18 e 19 de novembro – o Communiqué pode ser acessado pela sociedade neste endereço.

A publicação tem seis grupos de policy briefs, ou seja, conjuntos de recomendações, nas áreas de combate às desigualdades, pobreza, fome e promoção da saúde mental; combate à crise climática e promoção da transição energética justa; acesso à água potável, saneamento básico e higiene pessoal; combate a risco de desastres naturais; transformação, inclusão digital e cultural; e finanças sustentáveis.

Cofundador do F20 e um dos organizadores do documento, Erley Bispo destaca entre as propostas um fundo para financiar o desenvolvimento das favelas.

“O ponto central é que se crie um fundo voltado para as favelas e periferias, porque só assim nós conseguimos assegurar acesso à água e saneamento, que se tenha moradias mais resilientes frente às mudanças climáticas, direitos para empreendedores locais, para mulheres, jovens, população LGBTQIA+, comunidades indígenas e várias outras comunidades”, frisou.

Erley Bispo destacou ainda que o F20 se pautou por discussões locais e soluções globais. “O que acontece, muitas vezes, nas comunidades onde você mora acaba sendo um reflexo que acontece também em outras comunidades. Então é uma forma de a gente conseguir também compartilhar conhecimento, compartilhar a solução”, explicou.

Entre os problemas comuns em favelas ao redor do mundo, Erley citou a falta de acesso ao saneamento básico e água potável. No mundo, cerca de 1 bilhão de pessoas moram em favelas, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

Morando há cerca de 20 anos em comunidades, a cantora indígena Kaê Guajajara destacou a presença de representantes indígenas entre os habitantes de favelas e periferias.

“Desde 1500, os povos indígenas foram sendo colocados em várias situações, inclusive a resistência e sobrevivência na cidade, na favela, justamente por a gente não ter condições de ficar se mantendo na pista”, relatou, usando a gíria “pista”, referente a quem não mora em comunidade.

“Eu conheço vários indígenas favelados, mas a gente ainda não está ocupando [politicamente] esse lugar, para que a gente consiga mais políticas públicas dentro desses espaços”, afirmou.

Autoridades

Na presidência brasileira do G20, a interlocução com movimentos sociais é coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), do ministro Márcio Macêdo. Ele participaria da cerimônia de recebimento do Communiqué, mas não pôde comparecer, por ter sido chamado para uma reunião de última hora com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O secretário nacional de Juventude, Ronald Sorriso, vinculado à SGPR, representou o ministro Macêdo e recebeu em mãos o documento do F20. O secretário destacou que o G20 Social, que propõe a articulação direta com a sociedade civil organizada, é uma inovação da presidência brasileira no G20, com reuniões de 14 a 16 de novembro.

“Todo esse rio que foi sendo formado ao longo dos meses de debate vai desaguar no mar de grandes ideias de grandes proposições”, disse.

O secretário acrescentou que o governo está comprometido a manter diálogo com movimentos sociais após o G20, para que propostas das comunidades possam virar realidade.

“A gente acredita que vai ter um caldo muito grande de proposições a serem aproveitadas pelo governo federal. Mas o mais importante também é fazer com que isso seja aproveitado pelos outros países e que tenha continuidade na presidência da África do Sul, que já é um pacto que está sendo tecido por nós”, disse Sorriso, lembrando que o país africano será o presidente rotatório do G20 em 2025.

Outro representante do governo a receber a carta de propostas do F20 foi o subsecretário de Finanças Internacionais e Cooperação Econômica do Ministério da Fazenda, Antonio Freitas.

Ele destacou que uma das propostas prioritárias do Brasil no G20, a taxação de super-ricos, pode ser um dos meio de alavancar o desenvolvimento das favelas.

“Não é apenas uma questão de transferência orçamentária, é uma questão política. O sistema está funcionando de uma maneira que uma parcela muito minoritária da população mundial está acumulando recursos de maneira absolutamente desproporcional, sem contribuir para o bem-estar coletivo”, afirmou.

Segundo o subsecretário do Ministério da Fazenda, o Brasil foi bem-sucedido ao levar a propostas para outros países. No entanto, ele admitiu que o avanço não é simples. “O plano internacional é um plano muito difícil, as coisas demoram para se materializar, mas o passo inicial foi dado”, afirmou.

G20

O G20 é composto por 19 países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia, e duas alianças regionais: a União Africana e a União Europeia.

Os integrantes do grupo representam cerca de 85% da economia mundial, mais de 75% do comércio global e cerca de dois terços da população do planeta.

Dia Nacional da Favela

O Dia Nacional da Favela é lembrando em 4 de novembro, em referência à primeira vez que o termo foi utilizado em um documento oficial, em 1900. Foi um chefe de polícia que usou o termo para se referir ao conjunto de habitações precárias que formavam uma comunidade do Morro da Providência, região central do Rio de Janeiro.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ação dos EUA na Venezuela ameaça paz regional, diz Brasil na ONU

Ação dos EUA na Venezuela ameaça paz regional, diz Brasil na ONU

Embaixador afirma que captura de Maduro viola o direito internacional e reacende riscos históricos na América do Sul.
L
Brasil abre seleção para formação de agentes populares de saúde: bolsas disponíveis

Brasil abre seleção para formação de agentes populares de saúde: bolsas disponíveis

Programa do Ministério da Saúde vai criar 450 turmas em 17 estados, com bolsas para educadores e auxílio para estudantes, visando fortalecer participação popular no SUS.
L
Acidentes em rodovias federais durante o Ano Novo matam 109 pessoas

Acidentes em rodovias federais durante o Ano Novo matam 109 pessoas

Operação da PRF registrou 1.152 sinistros e mais de mil feridos em seis dias de fiscalização intensa.
L
CNH do Brasil já soma quase 2 milhões de pedidos pelo app

CNH do Brasil já soma quase 2 milhões de pedidos pelo app

CNH do Brasil impulsiona habilitação digital e supera modelo tradicional.
L
CNBB defende democracia e alerta para retrocessos no Brasil

CNBB defende democracia e alerta para retrocessos no Brasil

Entidade aponta desafios éticos e sociais, mas celebra avanços como fortalecimento do SUS.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: José Romão Grande

Falecimento ocorreu em Porto Velho nesta quarta-feira (8). Velório será em residência e sepultamento no Cemitério Recanto da Paz.
L

Nota de pesar: Francisca Gavina da Silva

Falecimento ocorreu nesta quarta-feira (8), em Porto Velho. Velório acontece em residência no bairro Areal e sepultamento será no Cemitério Santo Antônio.
L

Porto Velho ocupa a 15ª posição no ranking de rebanhos de suínos da Região Norte

Capital de Rondônia ocupa a 15ª posição no ranking regional da suinocultura, segundo dados do IBGE, e reforça potencial do agronegócio local
L

Atividade Delegada tem dado resposta na segurança da capital, combatendo especialmente o uso de entorpecentes em locais públicos

Ação da Prefeitura de Porto Velho flagra uso de drogas no Espaço Alternativo e reforça policiamento ostensivo com apoio da Polícia Militar
L
Chamada Escolar 2026 abre matrícula para alunos com deficiência em Rondônia

Chamada Escolar 2026 abre matrícula para alunos com deficiência em Rondônia

Matrícula online para alunos com deficiência na rede estadual de ensino ocorre de 12 a 16 de janeiro, conforme cronograma da Seduc
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

A relação nominal dos candidatos inscritos encontra-se disponível conforme disposto no edital
L
AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Publicidade

POLÍTICA

Bolsonaro pede autorização para reduzir pena lendo livros

Bolsonaro pede autorização para reduzir pena lendo livros

Ex-presidente, condenado a 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe, solicita ao STF participação no programa de remição de pena pela leitura, com possibilidade de reduzir até 48 dias por ano.
L
Coronel Chrisóstomo pede ao STF remoção de Bolsonaro da PF por motivos humanitários

Coronel Chrisóstomo pede ao STF remoção de Bolsonaro da PF por motivos humanitários

Deputado federal solicita transferência do ex-presidente para residência ou assistência médica integral, citando queda recente e riscos à saúde de idosos.
L
Lewandowski entrega carta de demissão do Ministério da Justiça

Lewandowski entrega carta de demissão do Ministério da Justiça

Ministro alegou motivos pessoais e familiares e deixa cargo após quase dois anos de gestão; secretário-executivo Manoel Almeida assume interinamente.
L
OAB Rondônia acompanha posse da nova presidência do TRE-RO

OAB Rondônia acompanha posse da nova presidência do TRE-RO

Solenidade marca início do biênio 2026–2027 e reforça diálogo entre advocacia e Justiça Eleitoral para eleições seguras e transparentes.
L
OAB Rondônia acompanha posse da nova cúpula do TJRO

OAB Rondônia acompanha posse da nova cúpula do TJRO

Cerimônia no Tribunal de Justiça de Rondônia marca novo ciclo institucional com transmissão simbólica da presidência e reforço à cooperação entre Judiciário e advocacia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Grávida de nove meses é presa com adolescente de 15 anos por tráfico no Cai N’água

Grávida de nove meses é presa com adolescente de 15 anos por tráfico no Cai N’água

Polícia Militar apreende drogas, balança de precisão e dinheiro durante abordagem na Avenida Farquar
10
BPTAR fecha o cerco e prende trio com cocaína na zona sul

BPTAR fecha o cerco e prende trio com cocaína na zona sul

Ação desmonta ponto de tráfico conhecido como “boca da janela” no bairro Castanheiras
10
PM de Vilhena apreende pistola .765 durante tentativa de venda

PM de Vilhena apreende pistola .765 durante tentativa de venda

Homem de 35 anos foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo e comércio ilegal de armamento no bairro Nova Esperança.
14
PM de Vilhena apreende drogas e materiais hospitalares; enfermeiro é conduzido

PM de Vilhena apreende drogas e materiais hospitalares; enfermeiro é conduzido

Durante abordagem, polícia localizou entorpecentes, medicamentos irregulares e um consultório improvisado; menores foram resguardados pelo Conselho Tutelar.
16
NO 603: Jovem é flagrada tentando entrar com drogas em presídio de Porto Velho

NO 603: Jovem é flagrada tentando entrar com drogas em presídio de Porto Velho

Revista no raio-x do presídio Jorge Thiago Aguiar Afonso impede entrada de entorpecentes
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Confira quem ganhou o almoço no Peixinn Restaurante

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou uma apaixonada pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L

Visão de Futuro: o alicerce que inspira, dá sentido e conduz organizações, segundo Ernesto Heinzelmann

Empresário alerta que, sem um norte estratégico claro, companhias tendem a operar de forma reativa, perder competitividade e desperdiçar recursos, um erro ainda comum no ambiente corporativo brasileiro.
L

Como identificar se a velocidade contratada atende sua rotina

Entender o uso da internet em casa, testar a conexão e avaliar os equipamentos ajuda a evitar lentidão, travamentos e gastos desnecessários
L

Fábio Schinayder apresenta o novo Rondônia Reality Show, ambientado em uma fazenda

O influenciador busca inscritos com personalidade forte e habilidade para entreter a internet.
L
Governo lança programa com R$ 10 bilhões para renovação de frota de caminhões

Governo lança programa com R$ 10 bilhões para renovação de frota de caminhões

Linha de crédito exclusiva para caminhoneiros autônomos e cooperativas estimula sustentabilidade, segurança e indústria nacional.
L
Brasil envia 40 toneladas de insumos para hemodiálise na Venezuela

Brasil envia 40 toneladas de insumos para hemodiálise na Venezuela

Governo brasileiro mobiliza ajuda humanitária para atender cerca de 16 mil pacientes renais na Venezuela, com apoio de hospitais e coordenação da OPAS/OMS.
L

Recebimento e Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: INAO SERVICOS MEDICOS LTDA

Licença Ambiental de Operação Nº 016.00011.005/2025-SUL
L
Stranger Things chega aos games com novo capítulo de Dead by Daylight

Stranger Things chega aos games com novo capítulo de Dead by Daylight

Após o final polêmico da série na Netflix, Dead by Daylight: Stranger Things – Capítulo 2 estreia em 27 de janeiro com Vecna e personagens jogáveis Eleven e Dustin.
L
Operação contra falsificação de bebidas prende duas pessoas em SP

Operação contra falsificação de bebidas prende duas pessoas em SP

Polícia Civil cumpriu três mandados em adega e sítio de Rio Claro; apreendidos R$ 72 mil, veículos e insumos usados na produção clandestina.
L
OAB Rondônia celebra posse de Adolfo Naujorks no TJRO

OAB Rondônia celebra posse de Adolfo Naujorks no TJRO

Cerimônia de posse do desembargador Adolfo Naujorks reforça simbolismo, pertencimento e compromisso com a Justiça, com participação da OAB Rondônia e autoridades locais.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.