TERÇA-FEIRA, 03/03/2026
Publicidade

Em destaque

L

Brasil

Líderes de favelas querem fundo no G20 para desenvolver comunidades

F20 entregou documento com prioridades a autoridades.

Por Bruno de Freitas Moura Agência Brasil - 30

Publicado em 

Foto:Tomaz Silva/Agência Brasil

De um mirante no alto do Morro do Adeus, no Complexo do Alemão, é possível ter uma visão quase que completa do conjunto de comunidades que fica na zona norte do Rio de Janeiro. É justamente essa visão para as favelas que o Favelas 20 (F20) quer que permeie as discussões e ações do G20, o grupo das principais economias do mundo, incluindo a União Europeia e a União Africana.

O F20 aproveitou o Dia Nacional da Favela, nesta segunda-feira (4), para entregar a representantes do G20 – este ano sob presidência brasileira – um documento com uma lista de ações prioritárias para combater questões como desigualdade e melhorar a qualidade de vida dos moradores de comunidades. Uma das propostas é a criação de um fundo para financiar o desenvolvimento das favelas.

“Nós não estamos aqui apenas para ser ouvido. Queremos participar da construção”, disse durante a cerimônia Rene Silva, fundador da Voz das Comunidades, organização não governamental (ONG) nascida no Complexo do Alemão que se destacou com ações de jornalismo comunitário.

“A favela faz parte da solução, a favela tem a solução”, diz. “Quando a gente vai elencar todos os temas que são debatidos dentro do G20 pelas lideranças mundiais, todos os temas passam pela nossa vida, pelo nosso cotidiano das pessoas que moram aqui dentro das favelas”, completa.

Um dos fundadores do F20, Erley Bispo enfatiza a participação e integração de moradores de favelas no processo de elaboração das propostas.

“Sempre quando propomos ações, eventos e outras propostas, elas acontecem dentro da favela, porque, de fato, é daqui que tem que sair as recomendações”, disse Erley Bispo à Agência Brasil.

F20 é uma iniciativa conduzida pela Voz das Comunidades, em articulação com outras organizações, dentro e fora do Brasil. Desde maio deste ano, foi realizada uma série de encontros para debater e sugerir propostas. É a primeira vez que as discussões no âmbito do G20 contam com voz ativa de representantes de comunidades.

Apontando que cerca de 20% da população brasileira mora em favelas e periferias, Rene Silva criticou a falta de atenção e representatividade política que as comunidades têm. “Nosso espaço dentro desse local de poder é muito pequeno”, lamentou.

Segundo ele, os moradores não participam da construção de políticas públicas. Ele deu como exemplo a instalação de um teleférico no Complexo do Alemão, em 2011.

“Nunca nos foi perguntado se, no Complexo do Alemão, os moradores preferiam um acesso ao teleférico, que está parado desde 2016, logo depois da Olimpíada, ou se a gente preferiria um acesso maior ao saneamento básico, à água potável, mais espaços culturais, acesso à tecnologia”, elencou.

“A favela pode e deve contribuir com essa transformação. A gente tem um papel fundamental, importantíssimo, quando a gente fala sobre como construir essa solução. Por isso esse documento, o surgimento do F20”, apontou Rene Silva.

Moradores

As queixas registradas no documento, chamado formalmente Communiqué, fazem parte da vida de Francisco Santiago Filho. Há cerca de 65 anos no Morro do Adeus, ele se intitula como um dos habitantes que moram há mais tempo no conjunto de favelas.

“Tinha um teleférico aí, mas acabou. Acho que nem volta mais. Estou velho para subir esse morro todinho”, queixou-se.

Outra moradora, Sônia da Silva Ferreira, há 40 anos na comunidade, reforça a reclamação. “Teleférico faz muita falta para a gente. Eu quero que esse evento ajude a melhorar”, espera ela que chegou a trabalhar na obra de construção do meio de transporte e precisa subir a pé ou pagar motoboys para chegar ao alto do morro.

Agência Brasil procurou a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras Públicas. A pasta informou que as obras de recuperação do teleférico estão em curso, com mais de 80% dos serviços de reforma das seis estações concluídos.

A secretaria informou ainda que realiza as contratações da compra e instalação dos cabos eletromecânicos, que dão sustentação às gôndolas, além dos equipamentos como escadas rolantes.

“A secretaria trabalha para entregar todo o sistema completamente recuperado à população, visando facilitar o deslocamento diário dos moradores e a reativação de importantes serviços nas estações”, completa a nota.

Como ainda há licitação sendo realizada, a pasta não pôde informar um prazo definido para a entrega do meio de transporte.

Communiqué

Além de ser entregue a autoridades – a fim de que chegue aos líderes que participarão da reunião de cúpula do G20, nos dias 18 e 19 de novembro – o Communiqué pode ser acessado pela sociedade neste endereço.

A publicação tem seis grupos de policy briefs, ou seja, conjuntos de recomendações, nas áreas de combate às desigualdades, pobreza, fome e promoção da saúde mental; combate à crise climática e promoção da transição energética justa; acesso à água potável, saneamento básico e higiene pessoal; combate a risco de desastres naturais; transformação, inclusão digital e cultural; e finanças sustentáveis.

Cofundador do F20 e um dos organizadores do documento, Erley Bispo destaca entre as propostas um fundo para financiar o desenvolvimento das favelas.

“O ponto central é que se crie um fundo voltado para as favelas e periferias, porque só assim nós conseguimos assegurar acesso à água e saneamento, que se tenha moradias mais resilientes frente às mudanças climáticas, direitos para empreendedores locais, para mulheres, jovens, população LGBTQIA+, comunidades indígenas e várias outras comunidades”, frisou.

Erley Bispo destacou ainda que o F20 se pautou por discussões locais e soluções globais. “O que acontece, muitas vezes, nas comunidades onde você mora acaba sendo um reflexo que acontece também em outras comunidades. Então é uma forma de a gente conseguir também compartilhar conhecimento, compartilhar a solução”, explicou.

Entre os problemas comuns em favelas ao redor do mundo, Erley citou a falta de acesso ao saneamento básico e água potável. No mundo, cerca de 1 bilhão de pessoas moram em favelas, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

Morando há cerca de 20 anos em comunidades, a cantora indígena Kaê Guajajara destacou a presença de representantes indígenas entre os habitantes de favelas e periferias.

“Desde 1500, os povos indígenas foram sendo colocados em várias situações, inclusive a resistência e sobrevivência na cidade, na favela, justamente por a gente não ter condições de ficar se mantendo na pista”, relatou, usando a gíria “pista”, referente a quem não mora em comunidade.

“Eu conheço vários indígenas favelados, mas a gente ainda não está ocupando [politicamente] esse lugar, para que a gente consiga mais políticas públicas dentro desses espaços”, afirmou.

Autoridades

Na presidência brasileira do G20, a interlocução com movimentos sociais é coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), do ministro Márcio Macêdo. Ele participaria da cerimônia de recebimento do Communiqué, mas não pôde comparecer, por ter sido chamado para uma reunião de última hora com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O secretário nacional de Juventude, Ronald Sorriso, vinculado à SGPR, representou o ministro Macêdo e recebeu em mãos o documento do F20. O secretário destacou que o G20 Social, que propõe a articulação direta com a sociedade civil organizada, é uma inovação da presidência brasileira no G20, com reuniões de 14 a 16 de novembro.

“Todo esse rio que foi sendo formado ao longo dos meses de debate vai desaguar no mar de grandes ideias de grandes proposições”, disse.

O secretário acrescentou que o governo está comprometido a manter diálogo com movimentos sociais após o G20, para que propostas das comunidades possam virar realidade.

“A gente acredita que vai ter um caldo muito grande de proposições a serem aproveitadas pelo governo federal. Mas o mais importante também é fazer com que isso seja aproveitado pelos outros países e que tenha continuidade na presidência da África do Sul, que já é um pacto que está sendo tecido por nós”, disse Sorriso, lembrando que o país africano será o presidente rotatório do G20 em 2025.

Outro representante do governo a receber a carta de propostas do F20 foi o subsecretário de Finanças Internacionais e Cooperação Econômica do Ministério da Fazenda, Antonio Freitas.

Ele destacou que uma das propostas prioritárias do Brasil no G20, a taxação de super-ricos, pode ser um dos meio de alavancar o desenvolvimento das favelas.

“Não é apenas uma questão de transferência orçamentária, é uma questão política. O sistema está funcionando de uma maneira que uma parcela muito minoritária da população mundial está acumulando recursos de maneira absolutamente desproporcional, sem contribuir para o bem-estar coletivo”, afirmou.

Segundo o subsecretário do Ministério da Fazenda, o Brasil foi bem-sucedido ao levar a propostas para outros países. No entanto, ele admitiu que o avanço não é simples. “O plano internacional é um plano muito difícil, as coisas demoram para se materializar, mas o passo inicial foi dado”, afirmou.

G20

O G20 é composto por 19 países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia, e duas alianças regionais: a União Africana e a União Europeia.

Os integrantes do grupo representam cerca de 85% da economia mundial, mais de 75% do comércio global e cerca de dois terços da população do planeta.

Dia Nacional da Favela

O Dia Nacional da Favela é lembrando em 4 de novembro, em referência à primeira vez que o termo foi utilizado em um documento oficial, em 1900. Foi um chefe de polícia que usou o termo para se referir ao conjunto de habitações precárias que formavam uma comunidade do Morro da Providência, região central do Rio de Janeiro.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cresce percentual de mulheres que relatam medo de estupro no Brasil

Cresce percentual de mulheres que relatam medo de estupro no Brasil

Pesquisa do Instituto Patrícia Galvão e do Instituto Locomotiva aponta que 82% das entrevistadas declararam muito medo de sofrer violência sexual em 2025.
L
Livro reúne jovens contra o racismo ambiental

Livro reúne jovens contra o racismo ambiental

Projeto da ActionAid reúne 350 crianças e adolescentes de seis estados em livro que denuncia o racismo ambiental a partir de vivências em favelas, comunidades rurais e territórios indígenas.
L
Março reúne datas de igualdade e memória

Março reúne datas de igualdade e memória

Dia da Mulher, combate à discriminação, inclusão e meio ambiente marcam as principais datas e efemérides de março de 2026 no Brasil e no mundo.
L
Usina de Samuel: AXIA abre vertedouro em RO

Usina de Samuel: AXIA abre vertedouro em RO

A abertura do vertedouro da Usina de Samuel será realizada pela AXIA Energia em Candeias do Jamari para controlar a vazão do Rio Jamari e manter o reservatório em nível seguro.
L
ONU apresenta soluções urbanas brasileiras para países do Sul Global

ONU apresenta soluções urbanas brasileiras para países do Sul Global

Iniciativas tratam de desafios como sustentabilidade e igualdade
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Giro News: Dr. Fernando Máximo detalha R$ 238,8 milhões enviados para Rondônia

A entrevista também vai abordar os desafios enfrentados em Brasília, articulações políticas, resultados já alcançados e o impacto direto desses investimentos na vida da população rondoniense.
L

Comunidade News: Fábio Brito e Solange Hiroshe apresentam propostas da Chapa 2 ao CRESS-RO

A entrevista promete aprofundar o debate sobre autonomia técnica, fiscalização das condições éticas de trabalho, desagravos públicos, participação da base e construção coletiva de estratégias que fortaleçam o Serviço Social no estado.
L
Com Sicoob Credisul como patrocinadora, ExpoVilhena terá quatro dias de negócios e shows nacionais

Com Sicoob Credisul como patrocinadora, ExpoVilhena terá quatro dias de negócios e shows nacionais

Feira terá portões abertos e programação que movimenta o agronegócio e a economia local.
L
SUS lança teleatendimento gratuito para tratar compulsão por apostas

SUS lança teleatendimento gratuito para tratar compulsão por apostas

Serviço confidencial via Meu SUS Digital oferece até 13 sessões de terapia para maiores de 18 anos; governo espera realizar 100 mil atendimentos por mês.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Procedimento obrigatório deve ser realizado pelo site da banca FGV; convocação faz parte da segunda rodada de preenchimento do concurso unificado.
L
Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Entidades podem se inscrever até 6 de março para compor o colegiado que fortalece o controle social do SUS no município.
L
CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

Conselho Regional confirma vagas para Agente Fiscal e Assistente Administrativo; provas serão aplicadas em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

Atualização das listas de classificação foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial; prazo para manifestação começa neste sábado e termina em 2 de março.
L
Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cláudia de Jesus entrega kimonos ao projeto Sonho Meu

Cláudia de Jesus entrega kimonos ao projeto Sonho Meu

Investimento de R$ 50 mil viabilizado por emenda parlamentar fortalece o taekwondo e incentiva o desenvolvimento de crianças e adolescentes no município
L
Deputada Gislaine Lebrinha acompanha demandas da educação em agenda no CPA, em Porto Velho

Deputada Gislaine Lebrinha acompanha demandas da educação em agenda no CPA, em Porto Velho

Parlamentar cobrou andamento de obras em Guajará-Mirim e São Felipe durante reunião na SEDUC.
L
Flávio Dino libera documentário sobre Arautos do Evangelho na HBO Max

Flávio Dino libera documentário sobre Arautos do Evangelho na HBO Max

Ministro do STF derruba decisão que impunia censura prévia à obra; série documental aborda denúncias de abuso e manipulação psicológica na congregação.
L
PGR defende arquivamento de inquérito contra Elon Musk no Supremo

PGR defende arquivamento de inquérito contra Elon Musk no Supremo

Procurador-geral Paulo Gonet afirma que investigação da Polícia Federal não encontrou resistência deliberada do empresário em cumprir decisões judiciais.
L
Governo avalia regime de urgência para fim da escala 6x1 no Congresso

Governo avalia regime de urgência para fim da escala 6×1 no Congresso

Ministro Luiz Marinho afirma que prioridade é reduzir jornada semanal para 40 horas e não descarta envio de projeto próprio caso debates parlamentares travem.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil prende 10 pessoas em operação contra o tribunal do crime em RO

Polícia Civil prende 10 pessoas em operação contra o tribunal do crime em RO

Ação coordenada em Guajará-Mirim e Nova Mamoré desarticula grupo suspeito de homicídios, esquartejamento e expulsão de moradores de suas residências.
10
Homem é preso após agredir companheira e esconder drogas

Homem é preso após agredir companheira e esconder drogas

Polícia Militar prende suspeito na zona Sul por lesão corporal e tráfico após encontrar maconha e balança de precisão
12
Jovem é preso após tentar subtrair bolsa de paciente no Hospital João Paulo II

Jovem é preso após tentar subtrair bolsa de paciente no Hospital João Paulo II

Ação rápida do vigilante e da Polícia Militar evitou que o crime fosse consumado e garantiu a devolução dos pertences à vítima.
10
Acidente deixa idoso em estado grave após atropelamento

Acidente deixa idoso em estado grave após atropelamento

Ciclista sofreu traumatismo craniano após colisão com veículo na zona Leste de Porto Velho e foi socorrido pelo Samu ao Hospital João Paulo II
16
Colisão entre Astra e Onix deixa ferida no bairro Nossa Senhora das Graças

Colisão entre Astra e Onix deixa ferida no bairro Nossa Senhora das Graças

Acidente registrado na manhã desta terça-feira em cruzamento da região central de Porto Velho mobiliza Polícia Militar; vítima sofreu ferimentos leves na cabeça.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: FUNERARIA SAN THIAGO LTDA

LICENÇA PREVIA(LP), LICENÇA DE INSTALAÇÃO (LI) E LICENÇA DE OPERAÇÃO (LO)
L

Requerimento da Licença Ambiental: DJALMA RIBEIRO DA SILVA

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA – LAP, INSTALAÇÃO – LAI.
L
Brasileiros ficam retidos em Dubai após fechamento de espaço aéreo no Oriente Médio

Brasileiros ficam retidos em Dubai após fechamento de espaço aéreo no Oriente Médio

Grupo que participava de cruzeiro no navio MSC Euribia não conseguiu retornar ao Brasil no domingo devido aos ataques na região; Itamaraty acompanha o caso.
L
SENAI-RO apresenta o Brasil Mais Produtivos aos empresários contemplados nesta etapa do programa

SENAI-RO apresenta o Brasil Mais Produtivos aos empresários contemplados nesta etapa do programa

O encontro marcou o início dos novos atendimentos em Rondônia, com a apresentação das soluções que estarão disponíveis aos participantes. Nesta etapa, serão atendidas 60 empresas ligadas aos setores de alimentos, construção civil, veículos automotivos, confecção e cerâmica.
L

Edital de Convocação AGO: INSTITUTO ASSISTENCIAL, PROFISSIONALIZANTE E AMBIENTAL DE CUJUBIM – INAPAC

Local: Rua Abunã, nº. 843, Olaria, CEP: 76.801-293, Porto Velho – RO.
L
A Tragédia que Expõe Nossa Formação Social

A Tragédia que Expõe Nossa Formação Social

Leia o artigo escrito por Jorge Washington de Amorim Junior.
L
Indústria de máquinas e equipamentos inicia 2026 com queda de 17% na receita

Indústria de máquinas e equipamentos inicia 2026 com queda de 17% na receita

Setor atribui desaceleração aos juros altos no mercado interno e à valorização do real; exportações para os EUA mostram resiliência apesar de barreiras tarifárias.
L
Brasil alcança sexta posição em crescimento econômico no G20

Brasil alcança sexta posição em crescimento econômico no G20

PIB brasileiro atingiu R$ 12,7 trilhões em 2025 com alta de 2,3%, superando potências como Estados Unidos e Alemanha no ranking das maiores economias.
L
Caixa antecipa Bolsa Família e facilita crédito para vítimas de enchentes em MG

Caixa antecipa Bolsa Família e facilita crédito para vítimas de enchentes em MG

Pacote de medidas inclui pausa de seis meses em financiamentos habitacionais, renegociação de dívidas para empresas e atendimento móvel na Zona da Mata.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.