SÁBADO, 17/01/2026

Em destaque

L

Brasil

CAMINHOS SEGUROS: Operação de combate ao abuso sexual infantil resgata 163 crianças e adolescentes

Iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública faz parte da Campanha Nacional de Mobilização para o Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, realizada no mês de maio em todo o país

Por Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Publicado em 

Abordagem da Operação Caminhos Seguros, coordenada pelo Ministério da Justiça - Foto: MJSP/Divulgação

O Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), resgatou nesta quinta-feira, 16 de maio, 163 crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual.

Realizada em todo o país, a Operação Caminhos Seguros, voltada ao combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, resultou também na prisão de 314 adultos até o momento. A ação acontece durante todo o mês de maio, como parte da Campanha Nacional de Mobilização para o Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

Cerca de 12,7 mil agentes de segurança fiscalizaram mais de 5,3 mil locais em 453 municípios, além de abordarem aproximadamente 53 mil suspeitos. Foram realizadas 86,3 mil diligências policiais. A operação atendeu 6,2 mil vítimas e apreendeu 103 armas de fogo, 7,2 toneladas de drogas e 15,9 mil materiais com alusão a pornografia infantojuvenil.

“Estamos trabalhando incessantemente no combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes. A partir da Caminhos Seguros, as forças de segurança podem reprimir e prevenir a atuação de indivíduos e organizações criminosas. Combater o abuso sexual é uma forma de garantir um ambiente seguro e protegido para eles crescerem e se desenvolverem”, afirmou Rodney da Silva, da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi) do Ministério da Justiça.

4ª EDIÇÃO – A Operação Caminhos Seguros está na quarta edição e tem o objetivo de intensificar o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes em rodovias e hidrovias e locais de vulnerabilidade para a prática do crime. Na prevenção, a operação atua em atividades educativas, como palestras em escolas e distribuição de panfletos sobre violência sexual, além de informação sobre direitos da criança e do adolescente.

A operação foi pensada com o intuito de fomentar ações de Segurança Pública de amplitude nacional com impactos positivos. Ela funciona em um conjunto de intervenções policiais integradas com órgãos de Segurança Pública federais, estaduais, distritais e municipais.

Além disso, a Caminhos Seguros promove boas práticas sobre técnicas de investigação, com utilização de ferramentas tecnológicas para coleta de dados, solicitações virtuais e planejamento de políticas públicas.

CAMPANHA NACIONAL – A Campanha Nacional de Mobilização para o Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes – “Faça Bonito: Proteja nossas Crianças e Adolescentes” tem o dia 18 de maio como data marcante deste contexto, estabelecida pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), por meio da Resolução nº 236/2023.

A mobilização marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000, em memória ao caso da menina Araceli Crespo, de apenas 8 anos, que foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Em 2024, completam-se 51 anos desse episódio.

DISQUE 100 – Em alusão à data, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) assinou portaria para reestruturação do formulário de registro de denúncia de violência contra crianças e adolescentes nos canais de atendimento do Disque 100. O serviço pode ser considerado como “pronto socorro” dos direitos humanos e atende graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes e possibilitando o flagrante.

O Disque 100 pode ser acionado por meio de ligação gratuita, WhatsApp – (61) 99611-0100, site da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), videochamada em Língua Brasileira de Sinais (Libras), aplicativo Direitos Humanos Brasil, e Telegram.

“São as nossas crianças e adolescentes que estão sendo vitimados. Então, nós temos o dever de lidar com todo e qualquer cenário de violação de direitos, porque essas crianças confiam na missão que nós temos o dever de empreender”, pontuou a secretária-executiva do MDHC, Rita Oliveira.

WEBINÁRIO – Nesta quinta-feira, ainda no âmbito do enfrentamento à violência sexual infantil, o MJSP, por meio da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), realizou o webinário “Senasp no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil”. 

Foram discutidos meios para fortalecer a rede de atendimento de crianças e adolescentes em situação de violência e que possibilitem a disseminação de boas práticas no combate à violência sexual no âmbito das instituições de segurança pública.

Na abertura do evento, foi contextualizado que a violência sexual contra crianças e adolescentes ainda se apresenta como um cenário que precisa ser enfrentado e transformado na realidade brasileira. A DEP possui ações educacionais que reforçam o enfrentamento a esse tipo de violência, como o curso nacional de atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

Foi destacada, também, a importância da iniciativa “Faça Bonito: Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, mobilização que recomendou a utilização da flor amarela e laranja como símbolo oficial do enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o território nacional, orientando ações para prevenção e proteção sobre o tema.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

CNH passa a ser renovada automaticamente para bons condutores

CNH passa a ser renovada automaticamente para bons condutores

A partir desta sexta-feira, motoristas sem infrações passam a ter renovação gratuita e digital; mais de 371 mil já foram beneficiados em todo o país.
L
CNH 2026: renovação automática e gratuita já está em vigor

CNH 2026: renovação automática e gratuita já está em vigor

Benefício vale apenas para CNH digital e para motoristas sem infrações; condutores acima de 70 anos ficam fora da regra.
L
Volta às aulas: famílias reaproveitam material escolar

Volta às aulas: famílias reaproveitam material escolar

Pesquisa aponta que 88% sentem impacto no orçamento e adotam economia, com reutilização de itens, troca de marcas e compras híbridas para reduzir gastos em 2026.
L
Ação dos EUA na Venezuela ameaça paz regional, diz Brasil na ONU

Ação dos EUA na Venezuela ameaça paz regional, diz Brasil na ONU

Embaixador afirma que captura de Maduro viola o direito internacional e reacende riscos históricos na América do Sul.
L
Brasil abre seleção para formação de agentes populares de saúde: bolsas disponíveis

Brasil abre seleção para formação de agentes populares de saúde: bolsas disponíveis

Programa do Ministério da Saúde vai criar 450 turmas em 17 estados, com bolsas para educadores e auxílio para estudantes, visando fortalecer participação popular no SUS.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Alexandre de Moraes abre inquérito sobre vazamento de dados de ministros

Alexandre de Moraes abre inquérito sobre vazamento de dados de ministros

A investigação, instaurada de ofício durante o recesso do Judiciário, apura o acesso ilegal a informações fiscais de magistrados da Corte por órgãos como o Coaf e a Receita Federal.
L
Refis 2026: Porto Velho reabre renegociação de dívidas

Refis 2026: Porto Velho reabre renegociação de dívidas

Após três anos sem renegociação, Prefeitura de Porto Velho abriu o Refis 2026 com descontos em juros e multas e prazo de adesão até 30 de abril.
L
Edital para ambulantes no Carnaval: Porto Velho abre 28 vagas

Edital para ambulantes no Carnaval: Porto Velho abre 28 vagas

Prefeitura de Porto Velho publicou edital para ambulantes atuarem no Mercado Cultural, com entrega de documentos até 23 de janeiro e sorteio dos homologados na Seinfra.
L
Chamada Escolar 2026: matrículas estaduais começam dia 19

Chamada Escolar 2026: matrículas estaduais começam dia 19

Matrícula online da rede estadual de Rondônia ocorre de 19 a 23 de janeiro, pelo site da Seduc, para garantir acesso às vagas e permitir que estudantes ingressem ou continuem os estudos na rede pública.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
L
Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Inscrições para o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento seguem até 23 de janeiro; salário inicial após formação é de R$ 4.100.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula e Ursula von der Leyen celebram avanço de acordo entre blocos

Lula e Ursula von der Leyen celebram avanço de acordo entre blocos

Os líderes se reuniram no Rio de Janeiro para destacar que a parceria comercial entre Mercosul e União Europeia promoverá o desenvolvimento sustentável e a geração de empregos.
L
Chrisóstomo destina 15 motos para reforçar PM em Porto Velho

Chrisóstomo destina 15 motos para reforçar PM em Porto Velho

Deputado afirma que investimento integra repasse federal de R$ 4 milhões pago em 2025 para fortalecer a segurança em Rondônia; motocicletas aguardam regularização documental para entrarem em operação.
L
Chrisóstomo critica Moraes: pede prisão domiciliar a Bolsonaro

Chrisóstomo critica Moraes: pede prisão domiciliar a Bolsonaro

Coronel Chrisóstomo diz que decisão do STF foi desproporcional e afirma que já havia solicitado prisão domiciliar para Jair Bolsonaro, citando idade e saúde como fatores previstos em lei.
L
Dra. Taíssa: governo é cobrado por convocação na Polícia Civil

Dra. Taíssa: governo é cobrado por convocação na Polícia Civil

Requerimento 3530/2025 pede cronograma e dados sobre novas convocações do concurso da Polícia Civil em Rondônia, citando demora, déficit de efetivo e necessidade de transparência.
L
Dra. Taíssa: plataforma gratuita prepara alunos para o Enem

Dra. Taíssa: plataforma gratuita prepara alunos para o Enem

Indicação 15325/26 propõe cooperação entre Seduc e Setic para criar uma plataforma online gratuita, voltada ao ensino médio estadual, com aulas, simulados e trilhas personalizadas.
L
Publicidade

POLÍCIA

Adolescente de 17 anos é baleado enquanto trabalhava em RO

Adolescente de 17 anos é baleado enquanto trabalhava em RO

A vítima foi atacada a tiros dentro de um auto center na tarde desta sexta-feira e precisou ser transferida com urgência para o Hospital João Paulo II, em Porto Velho.
16
Polícia Rodoviária Federal prende motorista com arma ilegal em Vilhena

Polícia Rodoviária Federal prende motorista com arma ilegal em Vilhena

O armamento e munições foram localizados em uma caminhonete na BR-174 após o condutor apresentar comportamento suspeito durante abordagem de rotina realizada pelos agentes.
12
Polícia Federal combate venda de cigarros ilegais em Rondônia

Polícia Federal combate venda de cigarros ilegais em Rondônia

A Operação Dissipar cumpriu 14 mandados de busca e apreensão em Ji-Paraná e Cacoal nesta sexta-feira, resultando na prisão de dois suspeitos envolvidos com contrabando e posse de arma.
10
Homem é preso após usar cartão furtado em compras no centro

Homem é preso após usar cartão furtado em compras no centro

Um apenado monitorado e um foragido da justiça foram capturados no bairro Pedrinhas, nesta sexta-feira, após a vítima rastrear compras feitas com cartões levados de um veículo arrombado.
14
Equipe do sargento Rocha prende homem por golpe no Pedrinhas

Equipe do sargento Rocha prende homem por golpe no Pedrinhas

O apenado monitorado conhecido como Tenente foi preso na manhã desta sexta-feira após realizar compras e fugir sem pagar em um comércio no bairro Pedrinhas, em Porto Velho.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: James França de Oliveira

Nota de pesar: James França de Oliveira

Mecânico conhecido como “Jhon Jhon”, James França de Oliveira faleceu em 15 de janeiro de 2026; despedida ocorre na Capela Candelária e sepultamento será no Cemitério Recanto da Paz.
L
Sandero Zen 2021 Com Espaço e Economia na Zé Veículos

Sandero Zen 2021 Com Espaço e Economia na Zé Veículos

Hatch confortável e robusto, ideal para quem busca bom espaço interno e economia no dia a dia.
L
Ka SE Plus 2020 Com Ótimo Custo Benefício na Zé Veículos

Ka SE Plus 2020 Com Ótimo Custo Benefício na Zé Veículos

Compacto econômico e funcional, ideal para quem busca praticidade, economia e confiabilidade no uso diário.
L
Hospital da Criança: Prefeitura de Jaru inaugura nova unidade

Hospital da Criança: Prefeitura de Jaru inaugura nova unidade

Hospital da Criança será inaugurado no Complexo Sandoval Dantas, com atendimento de 0 a 12 anos e estrutura com 17 leitos, emergência e brinquedoteca para cuidado infantil.
L
Kait 2026 inaugura nova fase da Nissan entre os SUVs compactos

Kait 2026 inaugura nova fase da Nissan entre os SUVs compactos

Modelo fabricado no Brasil aposta em eficiência mecânica e pacote eletrônico completo
L
BNDES recebe 16 propostas para restauração florestal na Amazônia

BNDES recebe 16 propostas para restauração florestal na Amazônia

A iniciativa ProFloresta+, lançada em parceria com a Petrobras, visa recuperar 50 mil hectares de bioma amazônico e movimentar mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos.
L
Rodoviária Municipal: ARDPV faz vistoria técnica em Porto Velho

Rodoviária Municipal: ARDPV faz vistoria técnica em Porto Velho

Visita da Agência Reguladora verifica estrutura, limpeza e organização do terminal, reforçando a fiscalização e a melhoria dos serviços prestados aos usuários do transporte rodoviário.
L
Preservação das abelhas: Prefeitura remove enxame na Av. Jorge Teixeira

Preservação das abelhas: Prefeitura remove enxame na Av. Jorge Teixeira

Ação da Semagric retira enxame na Jorge Teixeira com Imigrantes, evita riscos a pedestres e motoristas e garante a preservação das abelhas com apoio de apicultores.
L
Votação para indicados ao Oscar 2026 encerra nesta sexta-feira

Votação para indicados ao Oscar 2026 encerra nesta sexta-feira

Profissionais da indústria cinematográfica definem os finalistas da premiação, com o cinema brasileiro disputando vagas em nove categorias após sucesso internacional.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.