DOMINGO, 13/04/2025

L

Brasil

TRABALHO ESCRAVO: mulher trabalhava há 72 anos sem salário e sem descanso para família

Apesar da escravidão ter sido abolida em 1888, pessoas ainda vivem em condições análogas a escravidão no país

Publicado em 

TRABALHO ESCRAVO: mulher trabalhava há 72 anos sem salário e sem descanso para família - News Rondônia

Autor: Rafaela Coutinho

Apesar da escravidão ter sido abolida em 1888, pessoas ainda vivem em condições análogas a escravidão no país. É o caso de uma mulher, de 85 anos, resgatada depois de trabalhar para uma mesma família há 72 anos.

A reportagem confirmou que a senhora trabalhou para a mesma família por três gerações, todos os dias, sem descanso e sem salário. O resgate aconteceu em 15 de março.

TRABALHO ESCRAVO: mulher trabalhava há 72 anos sem salário e sem descanso para família - News Rondônia

Foto: Ilustrativa | Getty Images

Os pais da vítima moravam na fazenda de Geraldo e Yvone Mattos Maia, no interior do Rio, onde a menina cresceu. Com 12 anos, ela se mudou para a casa do casal, e começou a prestar serviços domésticos.

Quando o casal faleceu, a vítima se mudou para casa dos filhos de Geraldo e Yvone, onde continuou exercendo os mesmos serviços. Ela estava na atual residência de André Mattos Maia, filho do casal, no Cachambi, quando foi resgatada.

Segundo informações do Ministério do Trabalho e Previdência, essa foi a exploração mais longa de uma pessoa, em situação de escravidão contemporânea no país, desde que o Brasil criou um sistema de fiscalização para enfrentar esse tipo de crime, em maio de 1995.

"Você não diga que trabalhou para a minha mãe", teria ameaçado o patrão

De acordo com o auditor fiscal do trabalho, Alexandre Lyra, parentes da mulher foram ouvidos e relataram que ela veio para o Rio com esperança de poder estudar. Relataram ainda que visitas e telefonemas eram controlados pelos patrões.

Na ação de resgate, a vítima ainda teria sido ameaçada pelo patrão, que teria dito: "você não diga que trabalhou para a minha mãe, senão você vai foder com ela".

Segundo Lyra, que coordenou a ação, os empregadores afirmaram que os serviços domésticos não eram trabalho, mas uma colaboração voluntária no âmbito familiar.

O caso está sendo acompanhado por Yasmim França, coordenadora e psicóloga social do projeto Ação Integrada. Ela conta que as vítimas, geralmente, não entendem que estão sendo exploradas e acreditam ter uma dívida de gratidão. Segundo Yasmin, a trabalhadora de 85 anos declarou estar preocupada com a empregadora, que ficaria sozinha e sem ninguém para cuidar dela e chegou a pedir para voltar.

A psicóloga relata que isso é comum, porque é o único convívio social que a vítima conhece. Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, em 2022, cinco mulheres  já foram resgatadas do trabalho escravo doméstico nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraíba, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Há outras ações em andamento.

Trabalho escravo é crime no Brasil desde 1940

Das 1.937 pessoas em situação de escravidão resgatadas no país em 2021, 27 vítimas estavam no serviço doméstico. Em 2020, haviam sido apenas três. Desde 1940, o trabalho escravo virou crime no país.

Quatro elementos podem definir escravidão contemporânea por aqui: trabalho forçado – que envolve cerceamento do direito de ir e vir; servidão por dívida – um cativeiro atrelado a dívidas, muitas vezes fraudulentas; condições degradantes — trabalho que nega a dignidade humana, colocando em risco a saúde e a vida e jornada exaustiva — levar ao trabalhador ao completo esgotamento dado à intensidade da exploração, também colocando em risco sua saúde e vida.

"O acompanhamento do caso é feito pela assistência social em conjunto com o projeto Ação Integrada, coordenado pela psicóloga social, Yasmim França. Ela conta que as vítimas, geralmente, não entendem que estão sendo exploradas e acreditam ter uma dívida de gratidão. Segundo Yasmin, as vítimas se preocupam com o "patrões" e muitas vezes pedem para voltar para as casas. A psicóloga relata que isso é comum, porque é o único convívio social que a vítima conhece."

Segundo Yasmin, as vítimas se preocupam com o "patrões" e muitas vezes pedem para voltar para as casas. A psicóloga relata que isso é comum, porque é o único convívio social que a vítima conhece.

58 mil pessoas resgatadas em 27 anos

De acordo com o órgão, nos últimos 27 anos, 58 mil pessoas foram resgatadas pelo poder público. A ação que resgatou a mulher, não identificada, começou em 21 de setembro de 2021, e ainda não terminou, uma vez que está em negociação o pagamento dos salários e direitos atrasados. O resgate foi realizado pela Superintendência Regional do Trabalho do Rio e pelo Ministério Público do Trabalho e acompanhado pelo programa Ação Integrada.

Exploração mais longa de uma pessoa na história do Brasil contemporâneo

Segundo informações do Ministério do Trabalho e Previdência, essa foi a exploração mais longa de uma pessoa, em situação de escravidão contemporânea no país, desde que o Brasil criou um sistema de fiscalização para enfrentar esse tipo de crime, em maio de 1995.

De acordo com o órgão, nos últimos 27 anos, 58.166 pessoas foram resgatadas pelo poder público. Apenas em 2022, 495 trabalhadores foram resgatados no país.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Desabamento de teto em igreja de Goiânia causa medo e prejuízos

Desabamento de teto em igreja de Goiânia causa medo e prejuízos

O teto da igreja desabou enquanto quatro trabalhadores instalavam placas solares no telhado.
L
Lula Envia Projeto de Lei para Isentar IR de Quem Ganha até R$ 5 Mil

Lula Envia Projeto de Lei para Isentar IR de Quem Ganha até R$ 5 Mil

Medida Visa Beneficiar 20 Milhões de Pessoas e Reduzir Desigualdade.
L

IA desenvolvida por brasileiros pode ajudar a diagnosticar tumores cerebrais

A IA desenvolvida por pesquisadores da Unifal, em Minas Gerais, é capaz de diagnosticar tumores cerebrais com alta precisão.
L
Filho de pedreiro passa em 1º lugar em concurso disputadíssimo para Tribunal de Justiça

Filho de pedreiro passa em 1º lugar em concurso disputadíssimo para Tribunal de Justiça

Rafael é filho de pedreiro e foi aprovado em 1º lugar no concurso do Tribunal de Justiça de Roraima.
L
A campanha “Retorno às aulas: comprometa-se com a vida” teve início nesta segunda-feira com atividades educativas

A campanha “Retorno às aulas: comprometa-se com a vida” teve início nesta segunda-feira com atividades educativas

A campanha educativa teve início na semana passada, juntamente com as aulas das escolas privadas, e terá sequência por todo o mês de fevereiro em escolas municipais, estaduais e particulares.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

COM ESCOPETA: Bandido rouba moto de entregador de delivery na zona leste

Após o crime, o assaltante fugiu em alta velocidade com a moto da vítima, desaparecendo pelas ruas do bairro.
10

ZF atinge produção de 700 mil eixos no Brasil e fortalece liderança no mercado

Com crescimento acelerado, empresa amplia estrutura e consolida inovação no setor agrícola e de construção
L

Bruno Senna conduz Lotus 97T para celebrar o tio Ayrton Senna

A volta do icônico modelo ao circuito de Estoril marca os 40 anos da primeira vitória do piloto brasileiro na Fórmula 1
L

Evento Páscoa no Parque tem início nesta sexta-feira

Exclusivamente na abertura, acontece a distribuição gratuita de pipoca, algodão-doce, sorvete e refrigerante
L

A Bailarina e o poeta – Por Augusto Branco

Confira!
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

Concurso para servidores: Comissão comunica sobre etapas presenciais de heteroidentificação para candidatos negros e indígenas; Confira datas e locais

Candidatos devem chegar com 30 minutos de antecedência ao horário indicado. A ausência ou atraso implicará eliminação nesta fase. A entrevista será individual e poderá ser gravada para fins de registro institucional.
L
Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Entrevistados citam melhoria na qualidade de vida e na produtividade
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
Publicidade

POLÍTICA

Márcio Pacele celebra, ao lado da população, evento que entregou mais de 1.000 títulos definitivos

O evento marcou um avanço significativo na regularização fundiária do município, promovendo dignidade, tranquilidade e novas oportunidades para quem há anos aguardava pelo tão sonhado documento.
L
Lula sanciona Lei da Reciprocidade Comercial que autoriza retaliações contra barreiras unilaterais a produtos brasileiros

Lula sanciona Lei da Reciprocidade Comercial que autoriza retaliações contra barreiras unilaterais a produtos brasileiros

Texto autoriza governo a adotar medidas contra tarifas comerciais
L

Deputado Cássio Gois promove curso de oratória “Comunicação de Alto Impacto” em Cacoal

Entre os aprendizados estão técnicas de persuasão, argumentação e desenvolvimento da presença em público.
L

Ieda Chaves mantém agenda de visitas e assegura recursos para Alta Floresta e Santa Luzia

Emendas parlamentares foram destinadas às áreas da agricultura, esportes e saúde.
L
Publicidade

POLÍCIA

ATUALIZADA: Jovem é esfaqueado durante briga em frente a residência na zona leste

Após o atendimento inicial, o jovem precisou ser transferido pelo Samu ao Hospital João Paulo II.
12

Homem é atacado com tesourada durante briga com a esposa na zona Sul

De acordo com informações apuradas pelo site, o casal estava ingerindo bebida alcoólica quando iniciou uma discussão.
10

Equipe do Sgt. Machado prende condenado a 9 anos por roubo na zona Leste

Durante patrulhamento, a equipe avistou o suspeito e realizou a abordagem.
10

Bebê sofre morte cerebral após suspeita de intoxicação por drogas em Mato Grosso

Pais são detidos por suspeita de maus-tratos enquanto autoridades investigam o caso
14
Polícia Militar recupera bicicleta furtada em Rondônia

Corrente de bicicleta cai e casal de adolescentes é apreendido após assalto

A vítima contou que foi imobilizado com golpe mata-leão por um dos jovens enquanto a companheira dele roubou o celular, em seguida, tentaram fugir, mas a corrente da bicicleta caiu.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Início da colheita do cacau em Buritis é celebrado por produtores familiares e pelo governo de RO

Início da colheita do cacau em Buritis é celebrado por produtores familiares e pelo governo de RO

O evento de lançamento do período inicial da colheita do cacau acontece a partir das 9h, na propriedade do agricultor Mauro Celso Tauffer, na linha um; quilômetro dois da gleba quatro em Buritis.
L
Mais de 39 mil atendimentos são realizados por farmácia especializada no primeiro trimestre de 2025

Mais de 39 mil atendimentos são realizados por farmácia especializada no primeiro trimestre de 2025

Os medicamentos são fornecidos gratuitamente aos pacientes que se enquadram nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT).
L
Fhemeron apresenta unidade móvel de coleta de sangue no interior de Rondônia

Fhemeron apresenta unidade móvel de coleta de sangue no interior de Rondônia

A Fundação destaca que Rondônia enfrenta uma demanda crescente por transfusões, e que a unidade móvel vai ampliar a capacidade de resposta do sistema de saúde.
L
Mais de 100 atletas participam de etapa do Meeting Paralímpico com apoio do Governo de RO em Porto Velho

Mais de 100 atletas participam de etapa do Meeting Paralímpico com apoio do Governo de RO em Porto Velho

Dos atletas participantes em Porto Velho, 71 competirão no atletismo, 11 na bocha e 20 na natação.
L

Mais de mil famílias são beneficiadas com entrega de títulos definitivos de propriedade em Porto Velho

Documento constitui a realização do sonho de milhares de cidadãos porto-velhenses
L

Nível do Rio Madeira supera em mais de 1,5 metro a média esperada para o ano

Neste sábado (12) o Madeira registrou a marca de 16,75 metros
L

Relatório destaca avanços, desafios e medidas da nova gestão para transformar Porto Velho

Gestão municipal já iniciou medidas de planejamento e intervenção
L

Prefeitura divulga avanços e estratégias na regularização fundiária de Porto Velho

Dados refletem o empenho e esforço contínuo da equipe técnica e administrativa da Semur
L

Marcos Rocha dá início à colheita do cacau em Rondônia e destaca a força do estado no cenário nacional

Buritis é o segundo maior produtor de cacau de Rondônia, que ocupa o 4º lugar no ranking nacional e o 2º na região Norte, segundo dados do IBGE.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.