QUARTA-FEIRA, 28/01/2026

Em destaque

L

Brasil

Um em cada quatro estudantes em Rondônia já experimentou cigarro

A pesquisa tem intervalo de confiança de 95%.

Publicado em 

A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) apontou que 24,9% dos escolares rondonienses já tinham fumado cigarro alguma vez. O índice é maior entre os estudantes de escolas públicas: 25,5% enquanto que 16% dos estudantes de instituições particulares relataram o uso do cigarro. A pesquisa aponta ainda que 12,8% dos escolares fumaram pela primeira vez com treze anos ou menos.

A pesquisa foi realizada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério da Saúde e com apoio do Ministério da Educação. Ela abrangeu estudantes brasileiros de 13 a 17 anos, do 7º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio das redes pública e privada de ensino. A pesquisa tem intervalo de confiança de 95%.

Entre os que fumaram cigarro nos 30 dias anteriores à pesquisa, 32,1% compraram em algum estabelecimento comercial; 28,7% pediram para alguém; 13,5% conseguiram de algum modo não especificado na pesquisa; 12,3% conseguiram com uma pessoa mais velha; 6,1% deram dinheiro para alguém comprar; 5,5% pegaram escondido em casa e 0,8% comprou de vendedor de rua.

Já em relação ao narguilé, Rondônia apresenta o oitavo maior índice brasileiro de escolares que tinham experimentado o produto e o maior da Região Norte: 31,9%. Paraná apresentou a maior taxa entre as unidades federativas (52,4%) e Pará a menor (8,6%).

Rondônia apresenta ainda a segunda maior taxa de estudantes da Região Norte que experimentaram cigarro eletrônico (e-cigarrette): 17,2%, ficando atrás de Roraima, que apresentou 18,4%.

Ainda por meio da PeNSE, foi possível verificar que 68,3% dos escolares rondonienses já experimentaram bebida alcoólica, sendo a sexta maior taxa entre as unidades federativas e a maior da Região Norte. O estado também apresenta o maior índice nortista em relação aos escolares que experimentaram bebida alcoólica com menos de 13 anos: 41,3%, ficando na quarta posição entre as UFs.

Entre os adolescentes que afirmaram terem bebido nos 30 dias anteriores à pesquisa, 34,6% deles ingeriram quatro doses ou mais em um único dia. A proporção é maior entre os garotos que entre as garotas: 40,2% e 30,5% respectivamente.

O modo mais frequente com que os adolescentes que beberam conseguiram a bebida foi em festas (32,3% deles), seguido de comprar em estabelecimento comercial (17,7%), conseguir com alguém da família (17,1%) e conseguir com amigos (15,5%).

Outra informação importante trazida pela pesquisa foi em relação ao uso de drogas ilícitas. Ela apontou que 11,5% dos escolares rondonienses já haviam experimentado drogas ilícitas alguma vez. Do total de estudantes, 3,5% tinham menos de 13 anos quando fizeram uso dessas substâncias.

Questionados se usaram maconha nos 30 dias anteriores à pesquisa, 4% dos estudantes rondonienses responderam que sim. Já sobre uso de crack, 0,1% respondeu afirmativamente.

Garotas sofrem mais agressão sexual que garotos

A PeNSE investigou sobre alunos que não compareceram às aulas por falta de segurança no caminho de casa para a escola ou da escola para a casa. Em Rondônia, 10,6% dos escolares com idades entre 13 e 17 anos faltaram às aulas por esta razão. A taxa rondoniense é a sexta menor do país e a menor da Região Norte.

Além disso, foi questionado aos escolares se estiveram envolvidos em brigas com luta física nos 30 dias anteriores à pesquisa. O resultado mostrou que os garotos são muito mais propensos a se envolverem em conflitos corporais que as meninas. Em Rondônia, 13,6% deles responderam que haviam se envolvido em lutas físicas enquanto que entre elas o índice foi de 6,3%.

Sobre uso de armas, a pesquisa demonstrou que 2,6% dos estudantes rondonienses envolveram-se em briga na qual alguma pessoa usou arma de fogo e 4,5% envolveram-se em briga na qual alguma pessoa usou arma branca.

A PeNSE também traz informação sobre adolescentes que sofreram acidente ou agressão alguma vez nos 12 meses anteriores à pesquisa: 16,8% dos escolares declararam esta situação. Deste total, 26,8% sofreram acidente de transporte, 22,8% sofreram queda acidental, 16% machucaram-se em consequência de exercício físico ou esporte, 13,9% feriram-se devido à agressão ou briga, 5,1% machucaram-se de propósito e 14,3% relataram outras causas.

Sobre agressão sexual, 15,6% dos estudantes rondonienses informaram que alguma vez na vida alguém o(a) tocou, manipulou, beijou ou expôs partes do corpo contra sua vontade. A diferença por gênero é significativa: 21,7% das garotas relataram a situação e entre eles a proporção foi de 9,2%.

Quando averiguada a identificação do(a) agressor(a), 25,2% eram namorados(as), ex-namorados(as) ou ficantes; 20,5% eram familiares que não pai/mãe/padrasto/madrasta; 19,1% eram amigos(as); 18,2% eram desconhecidos(as) e 9,6% eram pais, mães, padrastos ou madrastas. O restante era de pessoas não relacionadas na pesquisa.

Ainda sobre agressão sexual, a PeNSE questionou se alguma vez na vida alguém ameaçou, intimidou ou obrigou a ter relações sexuais ou qualquer ato sexual contra sua vontade. Em Rondônia, 6,7% dos escolares relataram que já viveram a condição. Também há uma grande diferença por gênero: 9,5% entre elas e 3,7% entre eles.

Quando perguntado a idade em que alguém ameaçou, intimidou ou obrigou a ter relações sexuais ou qualquer ato sexual contra sua vontade, 62% dos escolares disseram que tinham menos de 13 anos; 6,8% tinham 13 anos; 11,2% tinham 14 anos; 9,5% tinham 15 anos; 8,9% tinham 16 anos e 1,1% tinha 17 anos.

Garotos faltam mais à aula sem autorização dos pais que garotas

Outro ponto relevante apontado pela PeNSE foi sobre alunos que faltaram às aulas sem autorização dos responsáveis nos 30 dias anteriores à pesquisa. O índice rondoniense foi o oitavo maior do país: 19,7%, sendo que o Rio de Janeiro foi a unidade federativa com maior número de faltosos (26%) e Piauí com a menor taxa (12,8%).

Ficou evidenciado também que os meninos faltam mais que as meninas. Em Rondônia, 21,1% deles declararam que faltaram às aulas sem autorização dos pais enquanto que 18,3% delas relataram a situação. Além disso, a pesquisa demonstrou a diferença nas taxas de faltosos entre escolas públicas e privadas: 20,2% e 11,6% respectivamente.

A pesquisa demonstrou ainda que, em Rondônia, 82,7% dos pais sabiam o que os filhos faziam durante o tempo livre. O índice foi o maior da Região Norte, ficando um pouco à frente de Pará e Tocantins, que apresentaram taxa de 82,6%. Entre as unidades federativas, o maior índice foi registrado no Rio Grande do Sul, com 87%.

Quando questionados se os responsáveis entendem seus problemas e preocupações, 65% dos adolescentes rondonienses responderam "sim". Se considerado o gênero, entre os meninos o índice é maior que entre as meninas: 69% e 61,2% respectivamente.

Também foi perguntado para os estudantes sobre a frequência com que colegas os trataram bem e/ou foram prestativos com eles nos 30 dias anteriores à pesquisa. Rondônia teve o maior índice da Região Norte dos que responderam "na maior parte do tempo ou sempre": 63%. 28,7% responderam que raramente ou às vezes e 8% disseram que nenhuma vez.

Sobre a sensação de serem humilhados por provocações de colegas da escola, 22,1% dos estudantes rondonienses com idades entre 13 e 17 anos responderam que se sentiram assim duas ou mais vezes nos 30 dias anteriores à pesquisa; 15,8% falaram que tiveram a sensação uma vez e 61,5% disseram que não tiveram esta sensação nenhuma vez.

Com relação ao motivo/causa da humilhação, 16,9% falaram que foi devido à aparência do corpo; 8,5% disseram "aparência do rosto"; 3,8% atribuíram à cor ou raça; 2,6% relataram ser por causa da religião; 2,1% por orientação sexual; 0,9% em razão da região de origem e 64,5% declararam que foi por outros motivos.

Quando é sobre se sentirem ameaçados, ofendidos ou humilhados nas redes sociais ou aplicativo de celular, 14,4% dos estudantes rondonienses relataram a situação. O índice é maior entre as garotas: 18% delas tiveram esta sensação enquanto 10,5% deles relataram o sentimento.

A PeNSE ainda averiguou sobre os ofensores. Em Rondônia, 10% dos escolares informaram que esculacharam algum colega a ponto de magoar, ofender ou humilhar. Há uma grande diferença por gênero: enquanto 12,5% dos meninos falaram que ofenderam colega, 7,7% das meninas admitiram a ofensa. Há também uma diferença significativa entre estudantes das escolas públicas e das privadas: 9,8% e 13,1% respectivamente.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Serviços do INSS ficam fora do ar a partir desta terça (27)

Serviços do INSS ficam fora do ar a partir desta terça (27)

Aplicativo Meu INSS, site oficial e Central 135 ficarão indisponíveis até 31 de janeiro por manutenção nos sistemas; atendimento presencial também será suspenso.
L
Correios completam 363 anos e celebram o Dia do Carteiro

Correios completam 363 anos e celebram o Dia do Carteiro

Data marca a origem dos serviços postais no Brasil e valoriza profissionais que conectam o país há quase quatro séculos.
L
CNH passa a ser renovada automaticamente para bons condutores

CNH passa a ser renovada automaticamente para bons condutores

A partir desta sexta-feira, motoristas sem infrações passam a ter renovação gratuita e digital; mais de 371 mil já foram beneficiados em todo o país.
L
CNH 2026: renovação automática e gratuita já está em vigor

CNH 2026: renovação automática e gratuita já está em vigor

Benefício vale apenas para CNH digital e para motoristas sem infrações; condutores acima de 70 anos ficam fora da regra.
L
Volta às aulas: famílias reaproveitam material escolar

Volta às aulas: famílias reaproveitam material escolar

Pesquisa aponta que 88% sentem impacto no orçamento e adotam economia, com reutilização de itens, troca de marcas e compras híbridas para reduzir gastos em 2026.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Momento Empresarial: Patrícia Kezerle compartilha a trajetória da Santart Confeitaria

A Santart não entrega apenas bolos, entrega sentimentos transformados em sabor.
L
Mega-Sena acumula e prêmio deve chegar a R$ 102 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio deve chegar a R$ 102 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.965 realizado nesta terça-feira, elevando o valor do próximo sorteio para uma das maiores cifras do ano.
L
Anvisa vota hoje regras para o cultivo de cannabis medicinal

Anvisa vota hoje regras para o cultivo de cannabis medicinal

A diretoria da agência discute normas de produção e fiscalização em Brasília para atender decisão judicial que autoriza o plantio para fins farmacológicos no país.
L
Beneficiários com NIS final 8 recebem o Bolsa Família nesta quarta

Beneficiários com NIS final 8 recebem o Bolsa Família nesta quarta

A Caixa Econômica Federal libera o pagamento de janeiro com valor médio de R$ 697,77, incluindo os adicionais para gestantes, nutrizes e famílias com crianças.
L
Horóscopo de quarta-feira (28/1): diálogo e organização marcam o dia

Horóscopo de quarta-feira (28/1): diálogo e organização marcam o dia

Previsões para quarta-feira, 28 de janeiro de 2026, indicam conversas produtivas, ajustes na rotina e decisões mais conscientes.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alckmin expressa preocupação com sobretaxa chinesa sobre carne bovina

Alckmin expressa preocupação com sobretaxa chinesa sobre carne bovina

Em conversa com o vice-presidente da China, o presidente interino Geraldo Alckmin discutiu as novas barreiras comerciais que impõem taxas de 55% sobre o excedente de exportação.
L
Vereador Pedro Geovar solicita revitalização do Parque Circuito

Vereador Pedro Geovar solicita revitalização do Parque Circuito

O Pedido de providência garante lazer, segurança e qualidade de vida à população.
L
STF exclui receitas próprias do MPU dos limites do arcabouço fiscal

STF exclui receitas próprias do MPU dos limites do arcabouço fiscal

O ministro Alexandre de Moraes atendeu ao pedido do procurador-geral da República, Paulo Gonet, garantindo paridade de tratamento entre o Ministério Público e o Judiciário.
L
Vereador Dr. Gilber vistoria ruas e cobra melhorias no Novo Horizonte

Vereador Dr. Gilber vistoria ruas e cobra melhorias no Novo Horizonte

Parlamentar identificou problemas de trafegabilidade, falta de limpeza e iluminação precária em diversas vias do bairro na zona sul de Porto Velho.
L
Alexandre de Moraes nega reunião com ex-presidente do BRB

Alexandre de Moraes nega reunião com ex-presidente do BRB

O ministro do Supremo Tribunal Federal classificou como falsa a notícia sobre um suposto encontro na casa do dono do Banco Master, ocorrido no primeiro semestre de 2025.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista embriagado é preso após colidir Range Rover contra poste na zona sul

Motorista embriagado é preso após colidir Range Rover contra poste na zona sul

Acidente ocorreu na madrugada desta quarta-feira no bairro Jardim Eldorado; condutor foi flagrado pela Polícia Militar tentando descartar garrafas de cerveja.
14
Adolescente denuncia padrasto por importunação sexual em Nova Colina

Adolescente denuncia padrasto por importunação sexual em Nova Colina

Homem de 45 anos foi preso pela Polícia Militar após a enteada relatar que era observada pelo suspeito dentro de casa; caso será investigado pela Polícia Civil.
16
Corpo de homem desaparecido é encontrado em rio após dois dias de buscas

Corpo de homem desaparecido é encontrado em rio após dois dias de buscas

Elivelton Castro de Oliveira, de 44 anos, foi localizado pelos bombeiros nesta terça-feira em Ji-Paraná; vítima havia submergido no último domingo após mergulho.
18
Moto com chassi cortado é apreendida no início da Linha 608

Moto com chassi cortado é apreendida no início da Linha 608

O veículo foi encontrado abandonado às margens da via, apresentando sinais claros de adulteração no motor e a ausência total de placas de identificação.
10
Motocicleta furtada é localizada em chácara no setor 03

Motocicleta furtada é localizada em chácara no setor 03

O veículo havia sido levado da frente da casa do proprietário na madrugada de segunda-feira e foi encontrado pelo dono de uma propriedade rural vizinha.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Segurança Elétrica: Consumidores devem comunicar aumento de carga para evitar acidentes

A falta de atualização dos dados de consumo junto à Energisa pode provocar sobrecargas na rede, queima de aparelhos e incêndios.
L
Banda do Vai Quem Quer lança campanha contra violência à mulher

Carnaval 2026: Banda do Vai Quem Quer lança abadás e tema dos 46 anos

O maior bloco de rua da Amazônia realiza coquetel oficial nesta sexta-feira (30) no Mercado Cultural.
L

Cinema de RO: Corpos em silêncio e em ritual no centro de dois novos curtas

As produções dirigidas por Stephanie Matos exploram a dualidade entre a violência de gênero e a cura pela ancestralidade.
L

Entre lágrimas e silêncio, um gesto ensinou mais que mil sermões

Confira as notícias do dia, por Cícero Moura.
L
Poesia e vida se encontram em antologia que reúne décadas de escrita e reflexão sobre o mundo

Poesia e vida se encontram em antologia que reúne décadas de escrita e reflexão sobre o mundo

Antologia Poesia de Vida, Vida de Poesia reúne poemas que transformam a experiência cotidiana em leitura sensível e crítica.
L
Observatório do Clima sugere redução da produção de petróleo na transição energética

Observatório do Clima sugere redução da produção de petróleo na transição energética

Documento elaborado por 161 organizações sociais propõe que o Brasil produza apenas o mínimo necessário de fósseis enquanto migra para fontes limpas.
L

Léo Moraes dá o aval e Delegado Flori confirma candidatura ao Governo

O prefeito de Vilhena recebeu o apoio público do mandatário da capital durante evento em Porto Velho.
L
Flamengo fecha contratação de Lucas Paquetá como reforço mais caro do Brasil

Flamengo fecha contratação de Lucas Paquetá como reforço mais caro do Brasil

O meia retorna à Gávea após oito anos na Europa em uma transação de R$ 260 milhões; jogador pode estrear na decisão da Supercopa contra o Corinthians.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.