TERÇA-FEIRA, 04/11/2025

Em destaque

L

Brasil

Um em cada quatro estudantes em Rondônia já experimentou cigarro

A pesquisa tem intervalo de confiança de 95%.

Publicado em 

A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) apontou que 24,9% dos escolares rondonienses já tinham fumado cigarro alguma vez. O índice é maior entre os estudantes de escolas públicas: 25,5% enquanto que 16% dos estudantes de instituições particulares relataram o uso do cigarro. A pesquisa aponta ainda que 12,8% dos escolares fumaram pela primeira vez com treze anos ou menos.

A pesquisa foi realizada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério da Saúde e com apoio do Ministério da Educação. Ela abrangeu estudantes brasileiros de 13 a 17 anos, do 7º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio das redes pública e privada de ensino. A pesquisa tem intervalo de confiança de 95%.

Entre os que fumaram cigarro nos 30 dias anteriores à pesquisa, 32,1% compraram em algum estabelecimento comercial; 28,7% pediram para alguém; 13,5% conseguiram de algum modo não especificado na pesquisa; 12,3% conseguiram com uma pessoa mais velha; 6,1% deram dinheiro para alguém comprar; 5,5% pegaram escondido em casa e 0,8% comprou de vendedor de rua.

Já em relação ao narguilé, Rondônia apresenta o oitavo maior índice brasileiro de escolares que tinham experimentado o produto e o maior da Região Norte: 31,9%. Paraná apresentou a maior taxa entre as unidades federativas (52,4%) e Pará a menor (8,6%).

Rondônia apresenta ainda a segunda maior taxa de estudantes da Região Norte que experimentaram cigarro eletrônico (e-cigarrette): 17,2%, ficando atrás de Roraima, que apresentou 18,4%.

Ainda por meio da PeNSE, foi possível verificar que 68,3% dos escolares rondonienses já experimentaram bebida alcoólica, sendo a sexta maior taxa entre as unidades federativas e a maior da Região Norte. O estado também apresenta o maior índice nortista em relação aos escolares que experimentaram bebida alcoólica com menos de 13 anos: 41,3%, ficando na quarta posição entre as UFs.

Entre os adolescentes que afirmaram terem bebido nos 30 dias anteriores à pesquisa, 34,6% deles ingeriram quatro doses ou mais em um único dia. A proporção é maior entre os garotos que entre as garotas: 40,2% e 30,5% respectivamente.

O modo mais frequente com que os adolescentes que beberam conseguiram a bebida foi em festas (32,3% deles), seguido de comprar em estabelecimento comercial (17,7%), conseguir com alguém da família (17,1%) e conseguir com amigos (15,5%).

Outra informação importante trazida pela pesquisa foi em relação ao uso de drogas ilícitas. Ela apontou que 11,5% dos escolares rondonienses já haviam experimentado drogas ilícitas alguma vez. Do total de estudantes, 3,5% tinham menos de 13 anos quando fizeram uso dessas substâncias.

Questionados se usaram maconha nos 30 dias anteriores à pesquisa, 4% dos estudantes rondonienses responderam que sim. Já sobre uso de crack, 0,1% respondeu afirmativamente.

Garotas sofrem mais agressão sexual que garotos

A PeNSE investigou sobre alunos que não compareceram às aulas por falta de segurança no caminho de casa para a escola ou da escola para a casa. Em Rondônia, 10,6% dos escolares com idades entre 13 e 17 anos faltaram às aulas por esta razão. A taxa rondoniense é a sexta menor do país e a menor da Região Norte.

Além disso, foi questionado aos escolares se estiveram envolvidos em brigas com luta física nos 30 dias anteriores à pesquisa. O resultado mostrou que os garotos são muito mais propensos a se envolverem em conflitos corporais que as meninas. Em Rondônia, 13,6% deles responderam que haviam se envolvido em lutas físicas enquanto que entre elas o índice foi de 6,3%.

Sobre uso de armas, a pesquisa demonstrou que 2,6% dos estudantes rondonienses envolveram-se em briga na qual alguma pessoa usou arma de fogo e 4,5% envolveram-se em briga na qual alguma pessoa usou arma branca.

A PeNSE também traz informação sobre adolescentes que sofreram acidente ou agressão alguma vez nos 12 meses anteriores à pesquisa: 16,8% dos escolares declararam esta situação. Deste total, 26,8% sofreram acidente de transporte, 22,8% sofreram queda acidental, 16% machucaram-se em consequência de exercício físico ou esporte, 13,9% feriram-se devido à agressão ou briga, 5,1% machucaram-se de propósito e 14,3% relataram outras causas.

Sobre agressão sexual, 15,6% dos estudantes rondonienses informaram que alguma vez na vida alguém o(a) tocou, manipulou, beijou ou expôs partes do corpo contra sua vontade. A diferença por gênero é significativa: 21,7% das garotas relataram a situação e entre eles a proporção foi de 9,2%.

Quando averiguada a identificação do(a) agressor(a), 25,2% eram namorados(as), ex-namorados(as) ou ficantes; 20,5% eram familiares que não pai/mãe/padrasto/madrasta; 19,1% eram amigos(as); 18,2% eram desconhecidos(as) e 9,6% eram pais, mães, padrastos ou madrastas. O restante era de pessoas não relacionadas na pesquisa.

Ainda sobre agressão sexual, a PeNSE questionou se alguma vez na vida alguém ameaçou, intimidou ou obrigou a ter relações sexuais ou qualquer ato sexual contra sua vontade. Em Rondônia, 6,7% dos escolares relataram que já viveram a condição. Também há uma grande diferença por gênero: 9,5% entre elas e 3,7% entre eles.

Quando perguntado a idade em que alguém ameaçou, intimidou ou obrigou a ter relações sexuais ou qualquer ato sexual contra sua vontade, 62% dos escolares disseram que tinham menos de 13 anos; 6,8% tinham 13 anos; 11,2% tinham 14 anos; 9,5% tinham 15 anos; 8,9% tinham 16 anos e 1,1% tinha 17 anos.

Garotos faltam mais à aula sem autorização dos pais que garotas

Outro ponto relevante apontado pela PeNSE foi sobre alunos que faltaram às aulas sem autorização dos responsáveis nos 30 dias anteriores à pesquisa. O índice rondoniense foi o oitavo maior do país: 19,7%, sendo que o Rio de Janeiro foi a unidade federativa com maior número de faltosos (26%) e Piauí com a menor taxa (12,8%).

Ficou evidenciado também que os meninos faltam mais que as meninas. Em Rondônia, 21,1% deles declararam que faltaram às aulas sem autorização dos pais enquanto que 18,3% delas relataram a situação. Além disso, a pesquisa demonstrou a diferença nas taxas de faltosos entre escolas públicas e privadas: 20,2% e 11,6% respectivamente.

A pesquisa demonstrou ainda que, em Rondônia, 82,7% dos pais sabiam o que os filhos faziam durante o tempo livre. O índice foi o maior da Região Norte, ficando um pouco à frente de Pará e Tocantins, que apresentaram taxa de 82,6%. Entre as unidades federativas, o maior índice foi registrado no Rio Grande do Sul, com 87%.

Quando questionados se os responsáveis entendem seus problemas e preocupações, 65% dos adolescentes rondonienses responderam "sim". Se considerado o gênero, entre os meninos o índice é maior que entre as meninas: 69% e 61,2% respectivamente.

Também foi perguntado para os estudantes sobre a frequência com que colegas os trataram bem e/ou foram prestativos com eles nos 30 dias anteriores à pesquisa. Rondônia teve o maior índice da Região Norte dos que responderam "na maior parte do tempo ou sempre": 63%. 28,7% responderam que raramente ou às vezes e 8% disseram que nenhuma vez.

Sobre a sensação de serem humilhados por provocações de colegas da escola, 22,1% dos estudantes rondonienses com idades entre 13 e 17 anos responderam que se sentiram assim duas ou mais vezes nos 30 dias anteriores à pesquisa; 15,8% falaram que tiveram a sensação uma vez e 61,5% disseram que não tiveram esta sensação nenhuma vez.

Com relação ao motivo/causa da humilhação, 16,9% falaram que foi devido à aparência do corpo; 8,5% disseram "aparência do rosto"; 3,8% atribuíram à cor ou raça; 2,6% relataram ser por causa da religião; 2,1% por orientação sexual; 0,9% em razão da região de origem e 64,5% declararam que foi por outros motivos.

Quando é sobre se sentirem ameaçados, ofendidos ou humilhados nas redes sociais ou aplicativo de celular, 14,4% dos estudantes rondonienses relataram a situação. O índice é maior entre as garotas: 18% delas tiveram esta sensação enquanto 10,5% deles relataram o sentimento.

A PeNSE ainda averiguou sobre os ofensores. Em Rondônia, 10% dos escolares informaram que esculacharam algum colega a ponto de magoar, ofender ou humilhar. Há uma grande diferença por gênero: enquanto 12,5% dos meninos falaram que ofenderam colega, 7,7% das meninas admitiram a ofensa. Há também uma diferença significativa entre estudantes das escolas públicas e das privadas: 9,8% e 13,1% respectivamente.

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Decreto acelera implantação do Plano Nacional de Defesa Civil

Documento define princípios e diretrizes para gestão integrada de riscos de desastres no Brasil.
L

Idosa que trabalhou desde os 4 anos vira herdeira da família

Justiça reconhece vínculo socioafetivo e garante à mulher direitos sucessórios dos patrões.
L
Rondônia abre mais de 1,2 mil vagas formais de trabalho em agosto

Rondônia abre mais de 1,2 mil vagas formais de trabalho em agosto

Estado acumula 10,5 mil novos empregos em 2025, enquanto Brasil supera 1,5 milhão de postos com carteira assinada, segundo o Novo Caged.
L
Milhares marcham no DF contra anistia a golpistas e PEC da Blindagem

Milhares marcham no DF contra anistia a golpistas e PEC da Blindagem

Manifestação ocupou as seis faixas da Esplanada dos Ministérios e reuniu movimentos sociais de todo o país.
L
Haddad cancela viagem à ONU para acompanhar votação da isenção do IR

Haddad cancela viagem à ONU para acompanhar votação da isenção do IR

Ministro da Fazenda permanece no Brasil diante da possibilidade de votação que pode isentar quem ganha até R$ 5 mil do Imposto de Renda
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Corrida Solidária Porto Velho rende centenas de cestas básicas para famílias da capital

Corrida Solidária Porto Velho rende centenas de cestas básicas para famílias da capital

Mais de 250 cestas básicas já foram entregues pela Prefeitura de Porto Velho, reforçando o compromisso social da gestão com famílias em situação de vulnerabilidade.
L
Pais e alunos do Ifro Ariquemes agradecem deputados por recursos destinados ao transporte escolar

Pais e alunos do Ifro Ariquemes agradecem deputados por recursos destinados ao transporte escolar

Delegação do Ifro Ariquemes visitou a Alero, em Porto Velho, para agradecer os parlamentares pelos recursos que garantirão o transporte escolar em 2026.
L
Condutores podem solicitar entrega domiciliar da CNH e Permissão Internacional para Dirigir em Rondônia

Condutores podem solicitar entrega domiciliar da CNH e Permissão Internacional para Dirigir em Rondônia

Serviço oferecido pelo Detran-RO permite que motoristas recebam em casa a CNH e a PID, ampliando a comodidade e a eficiência no atendimento.
L

Nota de pesar: Cyro Antônio Leal

A família e amigos se despedem com amor de Cyro dos Mares, homem simples, íntegro e dedicado, que marcou gerações com seu exemplo de vida, sua força e sua paixão por pescar na beira do mar.
L

Chuvas torrenciais, capazes de causar alagamentos, devem atingir as regiões Noroeste e Nordeste de Porto Velho

Fortes chuvas, parte de um sistema meteorológico originado no sul do Amazonas, devem atingir a região entre os dias 4 e 5, marcando a aproximação do período chuvoso amazônico.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Mais de 500 novas oportunidades foram abertas nesta semana em diferentes municípios de Rondônia.
L
Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

O Tribunal de Contas da União (TCU) oferece 20 vagas imediatas para auditor federal de controle externo, cargo de nível superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$ 26,1 mil para 40 horas semanais.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Selecionados atuarão em diversas funções, incluindo agente de campo, auxiliar de serviços gerais e agente operacional.
L
Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Atendimento auxilia trabalhadores em busca de recolocação e capacitação profissional.
L
Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Edital nº 7/2025 da Seduc oferece 26 vagas em 24 escolas de Rondônia; inscrições são gratuitas e ocorrem de 3 a 12 de novembro.
L

POLÍTICA

Projeto sobre inspeção sanitária de produtos de origem animal tramita na Alero

Projeto sobre inspeção sanitária de produtos de origem animal tramita na Alero

Proposta apresentada à CCJR busca atualizar dispositivos legais da Lei 4.130/2017 e fortalecer a competitividade do setor agroindustrial em Rondônia.
L
Cláudia de Jesus destina R$ 557 mil para fortalecer a saúde em Presidente Médici

Cláudia de Jesus destina R$ 557 mil para fortalecer a saúde em Presidente Médici

Emenda parlamentar garante a compra de 39 motocicletas para os agentes comunitários de saúde, ampliando a cobertura de atendimento no município.
L
Eyder Brasil concede Medalha do Mérito Legislativo ao Iperon por avanços na previdência estadual

Eyder Brasil concede Medalha do Mérito Legislativo ao Iperon por avanços na previdência estadual

Deputado estadual Eyder Brasil reconhece modernização e transparência do Iperon e reforça defesa do PCCR e do auxílio-alimentação para servidores.
L
Deputado Coronel Chrisóstomo destina meio milhão à saúde da mulher em Theobroma

Deputado Coronel Chrisóstomo destina meio milhão à saúde da mulher em Theobroma

Com o novo repasse, o parlamentar já indicou mais de R$ 3 milhões em recursos para o município, nas áreas de saúde, infraestrutura e agricultura.
L
Cristiane Lopes reafirma apoio à emancipação da Ponta do Abunã

Cristiane Lopes reafirma apoio à emancipação da Ponta do Abunã

Deputada federal defende autonomia dos distritos e destaca protagonismo da população rondoniense.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil e Militar prendem autores de roubo em Porto Velho

Polícia Civil e Militar prendem autores de roubo em Porto Velho

Em ação conjunta, a Polícia Civil e o 5º BPM cumpriram mandados de prisão preventiva roubo Porto Velho contra dois investigados por invadir e agredir vítimas no bairro Embratel, em julho.
12
Pescador encontra cadáver em lago perto do Rio Madeira em Porto Velho

Pescador encontra cadáver em lago perto do Rio Madeira em Porto Velho

De acordo com as primeiras informações, um pescador teria encontrado o corpo e logo acionou a Polícia Militar.
18
Homem descumpre medida protetiva, ameaça ex e é preso com espingarda

Homem descumpre medida protetiva, ameaça ex e é preso com espingarda

A Polícia Militar agiu rapidamente, prendendo Roberci, acusado de descumprimento medida protetiva espingarda Ji-Paraná. A arma calibre .22 foi localizada em um matagal de onde o suspeito saiu.
14
Motocicleta abandonada com placa adulterada é apreendida em RO

Motocicleta abandonada com placa adulterada é apreendida em RO

Uma motocicleta abandonada adulterada Ji-Paraná foi encontrada em área de matagal com placa de outro veículo.
12
Motociclista é detido após fuga e manobras perigosas em RO

Motociclista é detido após fuga e manobras perigosas em RO

O motociclista detido manobras perigosas Jaru tentou fugir a pé após desobedecer a ordem de parada da PM.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Solidariedade marca coleta itinerante inédita do governo de Rondônia em Jacinópolis

Solidariedade marca coleta itinerante inédita do governo de Rondônia em Jacinópolis

Ação da Fhemeron mobilizou comunidade do distrito de Jacinópolis, em Nova Mamoré, e resultou em 82 bolsas de sangue coletadas e 16 novos cadastros de medula óssea.
L
Bolas confeccionadas no projeto Pintando a Liberdade são entregues pelo Governo de Rondônia durante “Natal de Luz”

Bolas confeccionadas no projeto Pintando a Liberdade são entregues pelo Governo de Rondônia durante “Natal de Luz”

Ação realizada no Palácio Rio Madeira simboliza solidariedade e reintegração social, com a entrega de bolas confeccionadas por reeducandos do sistema prisional.
L
Governo de Rondônia realiza manutenção na RO-408 entre Campo Novo e o distrito de Jacilândia

Governo de Rondônia realiza manutenção na RO-408 entre Campo Novo e o distrito de Jacilândia

Intervenções executadas pelo DER-RO garantem melhores condições de trafegabilidade, segurança e escoamento da produção na região.
L
Servidores da Secretaria de Economia representam Porto Velho em debates sobre planejamento territorial

Servidores da Secretaria de Economia representam Porto Velho em debates sobre planejamento territorial

Participações da Semec em eventos nacionais e internacionais reforçam o compromisso de Porto Velho com o planejamento territorial e o desenvolvimento sustentável.
L
Expositores da agroindústria têm até 15 de novembro para se inscrever na Agrotec 2025

Expositores da agroindústria têm até 15 de novembro para se inscrever na Agrotec 2025

Edital da Semagric foi retificado e prorrogou o prazo de inscrições para a Agrotec 2025, feira que valoriza a agroindústria e a agricultura familiar de Porto Velho.
L
Defesa Civil Municipal realiza pit stop para orientar população sobre segurança em enchentes em Porto Velho

Defesa Civil Municipal realiza pit stop para orientar população sobre segurança em enchentes em Porto Velho

Ação da Operação Inverno 2025 reforça medidas preventivas e distribui cartilhas educativas com orientações práticas aos motoristas e pedestres.
L
Semagric abre credenciamento para expositores da Agrotec 2025 em Porto Velho

Semagric abre credenciamento para expositores da Agrotec 2025 em Porto Velho

Empresas interessadas em participar da 1ª Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar podem se inscrever gratuitamente até 17 de novembro.
L
Com foco em escolas indígenas e regulares, ProAlfa Rondônia realiza agenda formativa em Guajará-Mirim

Com foco em escolas indígenas e regulares, ProAlfa Rondônia realiza agenda formativa em Guajará-Mirim

Programa de Alfabetização do governo de Rondônia promove formações para docentes indígenas e da rede regular, fortalecendo o ensino nos anos iniciais.
L
Nota de pesar: José Jesuino Freitas de Melo

Nota de pesar: José Jesuino Freitas de Melo

José Jesuino viveu uma vida marcada pela dedicação, fé e um espírito empreendedor que o tornaram querido por todos que o conheceram.
L
Semana do Técnico Agrícola intensifica inscrições de cursos voltados para o agro

Semana do Técnico Agrícola intensifica inscrições de cursos voltados para o agro

Inscrições seguem abertas até 10 de novembro para formações técnicas de nível médio ofertadas pelo governo de Rondônia.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.