TERÇA-FEIRA, 30/12/2025

Em destaque

L

Brasil

Um em cada quatro estudantes em Rondônia já experimentou cigarro

A pesquisa tem intervalo de confiança de 95%.

Publicado em 

A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) apontou que 24,9% dos escolares rondonienses já tinham fumado cigarro alguma vez. O índice é maior entre os estudantes de escolas públicas: 25,5% enquanto que 16% dos estudantes de instituições particulares relataram o uso do cigarro. A pesquisa aponta ainda que 12,8% dos escolares fumaram pela primeira vez com treze anos ou menos.

A pesquisa foi realizada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério da Saúde e com apoio do Ministério da Educação. Ela abrangeu estudantes brasileiros de 13 a 17 anos, do 7º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio das redes pública e privada de ensino. A pesquisa tem intervalo de confiança de 95%.

Entre os que fumaram cigarro nos 30 dias anteriores à pesquisa, 32,1% compraram em algum estabelecimento comercial; 28,7% pediram para alguém; 13,5% conseguiram de algum modo não especificado na pesquisa; 12,3% conseguiram com uma pessoa mais velha; 6,1% deram dinheiro para alguém comprar; 5,5% pegaram escondido em casa e 0,8% comprou de vendedor de rua.

Já em relação ao narguilé, Rondônia apresenta o oitavo maior índice brasileiro de escolares que tinham experimentado o produto e o maior da Região Norte: 31,9%. Paraná apresentou a maior taxa entre as unidades federativas (52,4%) e Pará a menor (8,6%).

Rondônia apresenta ainda a segunda maior taxa de estudantes da Região Norte que experimentaram cigarro eletrônico (e-cigarrette): 17,2%, ficando atrás de Roraima, que apresentou 18,4%.

Ainda por meio da PeNSE, foi possível verificar que 68,3% dos escolares rondonienses já experimentaram bebida alcoólica, sendo a sexta maior taxa entre as unidades federativas e a maior da Região Norte. O estado também apresenta o maior índice nortista em relação aos escolares que experimentaram bebida alcoólica com menos de 13 anos: 41,3%, ficando na quarta posição entre as UFs.

Entre os adolescentes que afirmaram terem bebido nos 30 dias anteriores à pesquisa, 34,6% deles ingeriram quatro doses ou mais em um único dia. A proporção é maior entre os garotos que entre as garotas: 40,2% e 30,5% respectivamente.

O modo mais frequente com que os adolescentes que beberam conseguiram a bebida foi em festas (32,3% deles), seguido de comprar em estabelecimento comercial (17,7%), conseguir com alguém da família (17,1%) e conseguir com amigos (15,5%).

Outra informação importante trazida pela pesquisa foi em relação ao uso de drogas ilícitas. Ela apontou que 11,5% dos escolares rondonienses já haviam experimentado drogas ilícitas alguma vez. Do total de estudantes, 3,5% tinham menos de 13 anos quando fizeram uso dessas substâncias.

Questionados se usaram maconha nos 30 dias anteriores à pesquisa, 4% dos estudantes rondonienses responderam que sim. Já sobre uso de crack, 0,1% respondeu afirmativamente.

Garotas sofrem mais agressão sexual que garotos

A PeNSE investigou sobre alunos que não compareceram às aulas por falta de segurança no caminho de casa para a escola ou da escola para a casa. Em Rondônia, 10,6% dos escolares com idades entre 13 e 17 anos faltaram às aulas por esta razão. A taxa rondoniense é a sexta menor do país e a menor da Região Norte.

Além disso, foi questionado aos escolares se estiveram envolvidos em brigas com luta física nos 30 dias anteriores à pesquisa. O resultado mostrou que os garotos são muito mais propensos a se envolverem em conflitos corporais que as meninas. Em Rondônia, 13,6% deles responderam que haviam se envolvido em lutas físicas enquanto que entre elas o índice foi de 6,3%.

Sobre uso de armas, a pesquisa demonstrou que 2,6% dos estudantes rondonienses envolveram-se em briga na qual alguma pessoa usou arma de fogo e 4,5% envolveram-se em briga na qual alguma pessoa usou arma branca.

A PeNSE também traz informação sobre adolescentes que sofreram acidente ou agressão alguma vez nos 12 meses anteriores à pesquisa: 16,8% dos escolares declararam esta situação. Deste total, 26,8% sofreram acidente de transporte, 22,8% sofreram queda acidental, 16% machucaram-se em consequência de exercício físico ou esporte, 13,9% feriram-se devido à agressão ou briga, 5,1% machucaram-se de propósito e 14,3% relataram outras causas.

Sobre agressão sexual, 15,6% dos estudantes rondonienses informaram que alguma vez na vida alguém o(a) tocou, manipulou, beijou ou expôs partes do corpo contra sua vontade. A diferença por gênero é significativa: 21,7% das garotas relataram a situação e entre eles a proporção foi de 9,2%.

Quando averiguada a identificação do(a) agressor(a), 25,2% eram namorados(as), ex-namorados(as) ou ficantes; 20,5% eram familiares que não pai/mãe/padrasto/madrasta; 19,1% eram amigos(as); 18,2% eram desconhecidos(as) e 9,6% eram pais, mães, padrastos ou madrastas. O restante era de pessoas não relacionadas na pesquisa.

Ainda sobre agressão sexual, a PeNSE questionou se alguma vez na vida alguém ameaçou, intimidou ou obrigou a ter relações sexuais ou qualquer ato sexual contra sua vontade. Em Rondônia, 6,7% dos escolares relataram que já viveram a condição. Também há uma grande diferença por gênero: 9,5% entre elas e 3,7% entre eles.

Quando perguntado a idade em que alguém ameaçou, intimidou ou obrigou a ter relações sexuais ou qualquer ato sexual contra sua vontade, 62% dos escolares disseram que tinham menos de 13 anos; 6,8% tinham 13 anos; 11,2% tinham 14 anos; 9,5% tinham 15 anos; 8,9% tinham 16 anos e 1,1% tinha 17 anos.

Garotos faltam mais à aula sem autorização dos pais que garotas

Outro ponto relevante apontado pela PeNSE foi sobre alunos que faltaram às aulas sem autorização dos responsáveis nos 30 dias anteriores à pesquisa. O índice rondoniense foi o oitavo maior do país: 19,7%, sendo que o Rio de Janeiro foi a unidade federativa com maior número de faltosos (26%) e Piauí com a menor taxa (12,8%).

Ficou evidenciado também que os meninos faltam mais que as meninas. Em Rondônia, 21,1% deles declararam que faltaram às aulas sem autorização dos pais enquanto que 18,3% delas relataram a situação. Além disso, a pesquisa demonstrou a diferença nas taxas de faltosos entre escolas públicas e privadas: 20,2% e 11,6% respectivamente.

A pesquisa demonstrou ainda que, em Rondônia, 82,7% dos pais sabiam o que os filhos faziam durante o tempo livre. O índice foi o maior da Região Norte, ficando um pouco à frente de Pará e Tocantins, que apresentaram taxa de 82,6%. Entre as unidades federativas, o maior índice foi registrado no Rio Grande do Sul, com 87%.

Quando questionados se os responsáveis entendem seus problemas e preocupações, 65% dos adolescentes rondonienses responderam "sim". Se considerado o gênero, entre os meninos o índice é maior que entre as meninas: 69% e 61,2% respectivamente.

Também foi perguntado para os estudantes sobre a frequência com que colegas os trataram bem e/ou foram prestativos com eles nos 30 dias anteriores à pesquisa. Rondônia teve o maior índice da Região Norte dos que responderam "na maior parte do tempo ou sempre": 63%. 28,7% responderam que raramente ou às vezes e 8% disseram que nenhuma vez.

Sobre a sensação de serem humilhados por provocações de colegas da escola, 22,1% dos estudantes rondonienses com idades entre 13 e 17 anos responderam que se sentiram assim duas ou mais vezes nos 30 dias anteriores à pesquisa; 15,8% falaram que tiveram a sensação uma vez e 61,5% disseram que não tiveram esta sensação nenhuma vez.

Com relação ao motivo/causa da humilhação, 16,9% falaram que foi devido à aparência do corpo; 8,5% disseram "aparência do rosto"; 3,8% atribuíram à cor ou raça; 2,6% relataram ser por causa da religião; 2,1% por orientação sexual; 0,9% em razão da região de origem e 64,5% declararam que foi por outros motivos.

Quando é sobre se sentirem ameaçados, ofendidos ou humilhados nas redes sociais ou aplicativo de celular, 14,4% dos estudantes rondonienses relataram a situação. O índice é maior entre as garotas: 18% delas tiveram esta sensação enquanto 10,5% deles relataram o sentimento.

A PeNSE ainda averiguou sobre os ofensores. Em Rondônia, 10% dos escolares informaram que esculacharam algum colega a ponto de magoar, ofender ou humilhar. Há uma grande diferença por gênero: enquanto 12,5% dos meninos falaram que ofenderam colega, 7,7% das meninas admitiram a ofensa. Há também uma diferença significativa entre estudantes das escolas públicas e das privadas: 9,8% e 13,1% respectivamente.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Expectativa externa não deve guiar metas para 2026

Expectativa externa não deve guiar metas para 2026

Expectativa externa é alerta para metas pessoais em 2026.
L
Direitos do consumidor garantem trocas após o Natal

Direitos do consumidor garantem trocas após o Natal

Direitos do consumidor orientam trocas durante período pós-Natal.
L
Conab alerta para aumento de golpes neste fim de ano

Conab alerta para aumento de golpes neste fim de ano

Instituição identifica fraudes ligadas a concurso e falsas doações.
L
Maior Natal Sem Fome doa 5 mil toneladas de alimentos em 2025

Maior Natal Sem Fome doa 5 mil toneladas de alimentos em 2025

Natal Sem Fome amplia alcance com parceria histórica do governo.
L
Bombeiros confirmam oitava morte causada por temporais em SP

Bombeiros confirmam oitava morte causada por temporais em SP

Vítima desaparecida foi encontrada no Rio Tietê, em Guarulhos.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Médico infectologista alerta para o aumento preocupante de casos de AIDS e mortes entre jovens no Acre

“Nos últimos anos, o número de pacientes internados com quadros graves tem aumentado de forma preocupante em algumas regiões do Brasil, e o Acre se destaca negativamente nesse cenário”, explica.
L
Carteira Azul garante apoio a condutores com TEA em Rondônia

Carteira Azul garante apoio a condutores com TEA em Rondônia

Documento complementar amplia atendimento humanizado no trânsito.
L

Acre decreta situação de emergência em cinco municípios afetados por inundações

Com acumulado de chuvas muito acima da média e alerta de novos temporais, decreto amplia apoio estadual e federal, priorizando assistência às famílias atingidas e áreas ribeirinhas.
L

Taxa de desemprego cai a 5,2%, menor nível desde 2012

Desemprego recua no trimestre até novembro, com recorde de ocupação no país.
L
Porto Velho Shopping arrecada alimentos para Natal Sem Fome

Porto Velho Shopping arrecada alimentos para Natal Sem Fome

Campanha segue até 31 de dezembro incentivando doações de alimentos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa Sousa cobra DNIT por buracos na BR-425: "Situação intransitável"

Dra. Taíssa Sousa cobra DNIT por buracos na BR-425: “Situação intransitável”

Deputada Dra. Taíssa Sousa relata perigos na rodovia que liga Guajará-Mirim e Nova Mamoré e exige manutenção imediata do DNIT antes da entrega final da obra.
L
Cláudia de Jesus destina R$ 300 mil para novo ultrassom em Chupinguaia

Cláudia de Jesus destina R$ 300 mil para novo ultrassom em Chupinguaia

Emenda parlamentar da deputada Cláudia de Jesus garante recurso para aquisição de equipamento de diagnóstico avançado no município.
L
Dra. Taíssa Sousa propõe unidade do Prato Fácil próxima a hospitais de Porto Velho

Dra. Taíssa Sousa propõe unidade do Prato Fácil próxima a hospitais de Porto Velho

Deputada Dra. Taíssa Sousa solicita ao Governo de Rondônia alimentação acessível para atender pacientes do interior em tratamento na capital.
L
Alex Redano solicita novas viaturas para reforçar segurança em Costa Marques

Alex Redano solicita novas viaturas para reforçar segurança em Costa Marques

Deputado Alex Redano indica ao Governo de Rondônia o envio de caminhonetes para intensificar o patrulhamento em região de fronteira com a Bolívia.
L
Dra. Taíssa Sousa indica reativação da Casa do Artesão em Porto Velho

Dra. Taíssa Sousa indica reativação da Casa do Artesão em Porto Velho

Deputada Dra. Taíssa Sousa solicita cessão de antigo prédio público para fortalecer o artesanato regional e a economia criativa em Rondônia.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Acidente entre motocicletas mobiliza SAMU na Avenida Jorge Teixeira

Acidente entre motocicletas mobiliza SAMU na Avenida Jorge Teixeira

Colisão entre Pop 100 e CG 160 em Ji-Paraná.
16
Veículo com registro de furto é recuperado próximo à Rodoviária de Ji-Paraná

Veículo com registro de furto é recuperado próximo à Rodoviária de Ji-Paraná

Caminhonete FIAT/Toro havia sido furtada em Jaru.
12
Homem é detido após tentar furtar bebidas em supermercado no bairro Cafezinho

Homem é detido após tentar furtar bebidas em supermercado no bairro Cafezinho

Suspeito escondeu garrafas de whisky na cintura para sair sem pagar.
12
Homem é preso por tráfico em ponto já conhecido no bairro JK

Homem é preso por tráfico em ponto já conhecido no bairro JK

Ação do PATAMO flagra drogas enterradas em construção abandonada.
14
Motociclista fratura braço em acidente na Avenida Tiradentes

Motociclista fratura braço em acidente na Avenida Tiradentes

Acidente de trânsito deixa vítima ferida em Cacoal.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

São Silvestre 2025 registra recorde de participação feminina

São Silvestre 2025 registra recorde de participação feminina

Número de mulheres na São Silvestre 2025 bate recorde com 47% do total.
L
Dívida pública federal atinge R$ 8,48 trilhões em novembro

Dívida pública federal atinge R$ 8,48 trilhões em novembro

Estoque da dívida pública federal cresce em novembro e alcança R$ 8,48 trilhões.
L
Conab divulga resultados para aquisição de leite em pó da agricultura familiar

Conab divulga resultados para aquisição de leite em pó da agricultura familiar

Medida reforça combate à insegurança alimentar e apoio a regiões afetadas por catástrofes climáticas.
L
Livro “FÊNIX” percorre Rondônia e fortalece diálogo sobre renascimento feminino

Livro “FÊNIX” percorre Rondônia e fortalece diálogo sobre renascimento feminino

Obra de Márcia Aguiar promove reflexão sobre identidade, empoderamento e transformação social.
L
SEMA apresenta balanço de 2025 com avanços na proteção animal e redução de queimadas

SEMA apresenta balanço de 2025 com avanços na proteção animal e redução de queimadas

Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) destaca redução histórica de 85% nos focos de incêndio e a inauguração da clínica veterinária pública em Porto Velho.
L
Brasil retoma protagonismo ambiental e lidera debates globais

Brasil retoma protagonismo ambiental e lidera debates globais

Triênio 2023-2025 marcou redução do desmatamento, proteção a povos indígenas e avanço da bioeconomia.
L
Suspeito de tráfico é preso pelo PATAMO em Rolim de Moura

Suspeito de tráfico é preso pelo PATAMO em Rolim de Moura

Tráfico de drogas volta a ser alvo de operação.
14
Homem é preso após ameaçar passageiro na rodoviária de Vilhena

Homem é preso após ameaçar passageiro na rodoviária de Vilhena

Confronto no terminal preocupa passageiros.
12
Vilhenence aguarda cirurgia em Porto Velho após grave acidente

Vilhenence aguarda cirurgia em Porto Velho após grave acidente

Acidente: servidor de 38 anos está sem andar desde 11 de dezembro.
L
PM investiga ameaças contra acompanhante de luxo em Chupinguaia

PM investiga ameaças contra acompanhante de luxo em Chupinguaia

Cliente insatisfeito exigiu devolução de valor e citou facção. (profissional do sexo).
16
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.