QUINTA-FEIRA, 17/04/2025

L

Brasil

Aumentam casos de violência contra pessoas idosas no Brasil

Isolamento social aumentou número de denúncias

Publicado em 

Aumentam casos de violência contra pessoas idosas no Brasil - News Rondônia

As denúncias de violência contra pessoas idosas representavam, em 2019, 30% do total de denúncias de violações de direitos humanos recebidas pelo canal telefônico Disque 100, disponibilizado pelo governo federal, o que somava em torno de 48,5 mil registros. Em 2018, o serviço recebeu 37,4 mil denúncias de crimes contra idosos.

Aumentam casos de violência contra pessoas idosas no Brasil - News Rondônia

No fim do ano passado, com o isolamento social imposto pela pandemia de covid-19, o número observado em 2019 aumentou 53%, passando para 77,18 mil denúncias. No primeiro semestre de 2021, o Disque 100 já registra mais de 33,6 mil casos de violações de direitos humanos contra o idoso, no Brasil.

Apesar de o Estatuto do Idoso, instituído pela Lei 10.741/2003, garantir direitos às pessoas com idade igual ou maior que 60 anos, com frequência se tem notícia de quebra ou não do cumprimento de direitos básicos, como à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, à convivência familiar e comunitária.

O Estatuto do Idoso descreve a violência contra o idoso como qualquer ação ou omissão, praticada em local público ou privado, que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico.

Medo ou vergonha

Muitos idosos, porém, não denunciam a violência sofrida por medo ou por vergonha, uma vez que, na maioria das vezes, as agressões ocorrem já há bastante tempo e dentro do próprio domicílio. Por isso, o número de denúncias feitas por meio do Disque 100 não corresponde inteiramente à verdade – é subnotificado.

A presidente da Câmara de Títulos de Especialização em Gerontologia, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), e professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a assistente social Naira Dutra Lemos, não vê o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, que ocorre hoje (15), como uma data de comemoração, mas de alerta. “Acho que é um dia para a gente pensar sobre o assunto, para dar visibilidade sobre o tema. Um dia para a gente parar, refletir e mobilizar nossas forças para pensar sobre isso”, disse Naira à Agência Brasil.

A SBGG lançou a campanha Junho Violeta e espalhou mensagens para os serviços de assistência social, atendimento à saúde e universidades, incentivando alunos, profissionais e idosos a usar o laço roxo. “É uma mobilização que tem de ser de todos”. Naira defendeu também que os idosos devem ser tratados com respeito pelos mais jovens, que devem se conscientizar de que não terão 20 anos para sempre e envelhecerão do mesmo modo. Para Naira Lemos, o 15 de junho é importante ainda para mostrar à população que a pandemia revelou um grande número de casos de violência contra idosos e mulheres no âmbito familiar.

Uma ação de proteção aos idosos é a Recomendação 46, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), alertando os serviços notariais e de registro do Brasil a adotarem medidas preventivas para coibir a prática de abusos contra pessoas idosas, especialmente vulneráveis, durante a pandemia. O objetivo da recomendação, divulgada em 22 de junho de 2020, era evitar violência patrimonial ou financeira ao idoso nos casos de antecipação de herança, movimentação indevida de contas bancárias, venda de imóveis, tomada ilegal, mau uso ou ocultação de fundos, bens ou ativos e qualquer outra hipótese relacionada à exploração inapropriada ou ilegal de recursos financeiros e patrimoniais sem o devido consentimento do idoso.

Ações

A Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEMESQV) do Rio de Janeiro recebe denúncias de violações contra a pessoa idosa de vários órgãos, entre eles a Ouvidoria da prefeitura (1746), o Ministério Público, a Defensoria Pública, Delegacia do Idoso, o Juizado Criminal e outras ouvidorias. Por meio de uma visita à residência do idoso, a secretaria verifica a procedência da denúncia e emite um parecer técnico, disse à Agência Brasil a assistente social do Núcleo de Assistência de Promoção e Proteção Social da Secretaria, Sandra Polo.

Com o envelhecimento da população, muitos familiares não sabem como lidar com os seus idosos e recebem orientação do órgão municipal. “Há situações que são mais de conflito familiar e vão para a esfera pública quando se referem ao privado”. Quando os casos precisam de desdobramento, a secretaria faz o encaminhamento necessário, trabalhando no sentido de acabar com a violação ou trabalhar numa ótica de prevenção”, firmou Sandra.

No fim do ano, a secretaria traça uma espécie de perfil da violência. Esse perfil dá aos profissionais condições de saber quais foram as maiores violações e abusos praticados contra os idosos. O último balanço, feito em 2019, mostrou que a violência mais comum na capital fluminense foi a questão da negligência, seguindo-se a violência psicológica e moral, que envolve xingamentos e impedimento de o idoso receber visitas, abandono, abuso financeiro, com apropriação de um bem do idoso e, às vezes, até uma forma de convencimento do idoso de assinar documentação. A maior parte das pessoas idosas, vítimas de agressões em 2019, era de mulheres (71%), enquanto os maiores agressores, por grau de parentesco, eram filhos (50%) e em 40% dos casos, o idoso residia com o agressor.

A secretaria tem também projeto de transferência de renda para idosos em situação de vulnerabilidade social. “A gente concede um benefício para esses idosos a fim de ajudar na questão financeira deles e da família, para que possam permanecer na comunidade onde residem, mantendo os vínculos. O objetivo é evitar maiores agravos.

A secretaria se preocupa também em reconhecer o potencial e a experiência dessas pessoas. “Porque a gente sabe que quando se chega a uma faixa etária mais adiantada, há a questão muito forte da discriminação. As pessoas com mais de 60 anos foram as que mais saíram do mercado de trabalho com essa história da pandemia. Foi o segmento mais afetado no sentido de contrair da doença. Tem maior risco de contaminação. Então, você acirra um preconceito que já existe com relação às pessoas maiores de 60 anos”.

Projeto de trabalho

A secretaria coloca essas pessoas fazendo acolhimento em hospitais, em visitas guiadas em museus e bibliotecas, trabalhando em outros equipamentos da prefeitura na parte administrativa. Sandra destacou que, no momento, devido à pandemia, esse projeto está parado, aguardando a vacinação do maior número de pessoas para evitar contágio. Redes sociais de apoio e a questão da convivência são também trabalhados pela equipe, para evitar o isolamento e a autonegligência dos idosos.

Hoje (15), em conjunto com a Secretaria Municipal de Transportes, a Secretaria de Envelhecimento Saudável promove ação na Praça Saens Peña, na Tijuca, zona norte do Rio, para orientar os motoristas de ônibus e garantir transporte urbano adequado aos idosos. A iniciativa percorrerá shoppings das zonas norte e sul da cidade com o mesmo objetivo. Cartazes serão colocados na prefeitura, enquanto vídeos serão divulgados nas redes sociais da administração municipal.

Envelhecimento

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil mantém a tendência de envelhecimento da população. Em 2019, os idosos somavam 32,9 milhões de pessoas, 6 milhões a mais que as crianças de até 9 anos de idade (26,9 milhões). Naquele ano, os idosos representavam 15,7% da população, enquanto as crianças até 9 anos de idade respondiam por 12,8%.

A primeira vez que o número de idosos superou o de crianças foi em 2014: 13,5% da população tinham menos de 9 anos de idade, enquanto 13,6% tinham mais de 60 anos. A partir daí, a diferença foi se acentuando. A estimativa do IBGE é que, em 2060, um em cada quatro brasileiros terá mais de 65 anos de idade.

O médico Paulo Renzo, da Coordenação de Emergência Regional (CER) Ilha do Governador, do Hospital Municipal Evandro Freire, no Rio de Janeiro, destacou que o isolamento provocado pela pandemia, além de agravar as violações aos direitos dos idosos, favorece a ocorrência de acidentes domésticos e o consequente atendimento de fraturas nos hospitais a essa parcela da população.

Perdas

"O confinamento, principalmente em relação aos idosos, causa impacto direto no aumento de acidentes domésticos. A nova condição de isolamento social, sem os devidos cuidados para manter a sanidade física e mental, contribui muito para isso. Os idosos deixaram de realizar suas atividades fora de casa e, consequentemente, perdem condicionamento físico e mental. Ganham em ansiedade e depressão", explicou o médico. Entre os casos mais frequentes que chegam à Emergência do Evandro Freire estão idosos com fraturas e contusões, em geral ocasionadas por quedas da própria altura.

Paulo Renzo disse ter percebido também o aumento de casos de inapetência, depressão e ansiedade nesses tempos de pandemia, o que fragiliza e até pode gerar acidentes. Ele lembrou que o cuidado com o ambiente onde a pessoa idosa vive é muito importante. Deve-se eliminar do caminho qualquer objeto que possa servir de vetor para acidentes., como tapetes e móveis em excesso.

Renzo observou que a melhor maneira de manter as pessoas idosas longe das situações de risco é dando atenção a elas, considerando, porém, todos os cuidados necessários ao enfrentamento da pandemia. O médico destacou a necessidade de se reservar um tempo para ouvir os idosos, porque “eles têm muita sabedoria, histórias de vida e, certamente, amam compartilhar e reviver suas memórias".

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Desabamento de teto em igreja de Goiânia causa medo e prejuízos

Desabamento de teto em igreja de Goiânia causa medo e prejuízos

O teto da igreja desabou enquanto quatro trabalhadores instalavam placas solares no telhado.
L
Lula Envia Projeto de Lei para Isentar IR de Quem Ganha até R$ 5 Mil

Lula Envia Projeto de Lei para Isentar IR de Quem Ganha até R$ 5 Mil

Medida Visa Beneficiar 20 Milhões de Pessoas e Reduzir Desigualdade.
L

IA desenvolvida por brasileiros pode ajudar a diagnosticar tumores cerebrais

A IA desenvolvida por pesquisadores da Unifal, em Minas Gerais, é capaz de diagnosticar tumores cerebrais com alta precisão.
L
Filho de pedreiro passa em 1º lugar em concurso disputadíssimo para Tribunal de Justiça

Filho de pedreiro passa em 1º lugar em concurso disputadíssimo para Tribunal de Justiça

Rafael é filho de pedreiro e foi aprovado em 1º lugar no concurso do Tribunal de Justiça de Roraima.
L
A campanha “Retorno às aulas: comprometa-se com a vida” teve início nesta segunda-feira com atividades educativas

A campanha “Retorno às aulas: comprometa-se com a vida” teve início nesta segunda-feira com atividades educativas

A campanha educativa teve início na semana passada, juntamente com as aulas das escolas privadas, e terá sequência por todo o mês de fevereiro em escolas municipais, estaduais e particulares.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Reposição de 5%: Marcos Rocha sanciona aumento salarial para servidores do TCE

A medida contempla também os inativos que possuem direito à paridade, estabelecendo uma revisão geral anual conforme previsto na legislação federal. O reajuste, porém, está condicionado à análise da capacidade financeira do Estado.
L

Promoção Solta o Som: Conheça o grande vencedor!

Foi com muita expectativa que o público aguardava o resultado da “Promoção Solta o Som”, do News Rondônia, e hoje temos o prazer de anunciar o ganhador da incrível caixa de som portátil duplo sem fio H’Maston!
L

Renault Kardian Evolution MT é mais que uma versão de entrada

O objetivo foi entender como esse conjunto se comporta em diferentes condições de uso e que tipo de entrega ele proporciona em termos de desempenho, conforto e eficiência.
L

Flávio Dutka no Agenda News: A arte como essência e resistência

O artista plástico e visual compartilhou sua trajetória, inspirações e o papel transformador da arte em entrevista com Renata Camurça, marcada por reflexões e descontração.
L

#emcimadahora | Entrevista Pascoal Cahulla – Empreendedor

Nesta quarta-feira, dia 16, às 17h, o programa Em Cima da Hora recebe Pascoal Cahulla, diretor da Urbano Norte.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine de Porto Velho oferece oportunidades em diversos setores com quase 100 vagas

As vagas são para diversos níveis de escolaridade
L
Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Ministério publicará portaria única autorizando órgãos a convocarem
L
Fiocruz abre 152 vagas para estágio

Fiocruz oferece 152 oportunidades de estágio em todo o país

A maioria para o Rio de Janeiro, mas tem vagas para outros Estados
L

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Publicidade

POLÍTICA

Operação Cidade Limpa tem acompanhamento do vereador Márcio Pacele em Nova Califórnia

Atuante nos distritos da capital, Pacele reafirmou seu compromisso com a população local.
L

Deputado Edevaldo Neves reforça liderança com vitória da Chapa 2

A vitória da chapa 2 representa uma mudança significativa no cenário sindical da categoria, demonstrando o forte apoio dos policiais penais à liderança do Deputado Edevaldo Neves.
L

RISCO NO CAMPO: Jaime Bagattoli solicita à Abin relatórios sobre a atuação do MST e da PNRA

País assistiu, nos últimos tempos, o aumento de invasões de terras rurais
L

Jaime Bagattoli pede à Abin relatórios sobre ações do MST e da PNRA

País assistiu, nos últimos tempos, o aumento de invasões de terras rurais
L
Sílvia Cristina participa da entrega de certificados de cursos do Cidadania Plena em Buritis

Sílvia Cristina participa da entrega de certificados de cursos do Cidadania Plena em Buritis

Programa do Ifro tem a parceria da deputada, que assegura o recurso para levar a qualificação aos municípios
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista de caminhão boiadeiro é preso transportando mais de 5 kg de folha de coca em RO

O flagrante aconteceu no distrito de Nova Mamoré, em Porto Velho.
10
Mãe e filha ficam feridas em acidente com capotamento na zona leste

Mãe e filha ficam feridas em acidente com capotamento na zona leste

Segundo informações de testemunhas, um carro modelo Pajero conduzido por um idoso teria avançado a preferencial pela Higienópolis, e batido no Uno que acabou capotando.
12
Casal em moto avança preferencial e bate em viatura da PM no Cristal da Calama

Casal em moto avança preferencial e bate em viatura da PM no Cristal da Calama

Segundo testemunhas, o casal na moto teria avançado a preferencial e batido em cheio na viatura.
14
PRF em Rondônia apreende 87 kg de maconha em Guajará-Mirim

PRF em Rondônia apreende 87 kg de maconha em Guajará-Mirim

Dois homens foram presos em flagrante
10
Polícia Civil de RO cumpre mandados em Operação contra tortura

Polícia Civil de RO cumpre mandados em Operação contra tortura

Foram cumpridos três mandados, incluindo dois de prisão preventiva e um de busca e apreensão contra suspeitos.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Programa Meu Sonho encerra inscrições nesta quinta-feira com foco na aquisição da casa própria

Programa Meu Sonho encerra inscrições nesta quinta-feira com foco na aquisição da casa própria

O investimento do governo estadual com o Meu Sonho é de R$ 147 milhões.
L
Ação do governo de RO distribui kits enxoval e promove integração com gestantes em Porto Velho

Ação do governo de RO distribui kits enxoval e promove integração com gestantes em Porto Velho

As gestantes participantes dos Encontros da Seas são cadastradas através dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
L

Nota da Câmara de Porto Velho esclarece falha em dados do Portal da Transparência

A Câmara lamenta os transtornos causados e manifesta solidariedade aos parlamentares que tiveram sua imagem afetada por informações incorretas.
L

Sicredi está entre as 5 melhores instituições financeiras brasileiras no ranking mundial da Forbes

Instituições financeiras de 34 países foram avaliadas por mais de 50 mil clientes com base em critérios relacionados à experiência no relacionamento, com destaque para o fator confiança
L
Famílias atingidas pela enchente recebem mais de 1.400 cestas básicas do governo de RO

Famílias atingidas pela enchente recebem mais de 1.400 cestas básicas do governo de RO

A secretária da Seas, Luana Rocha, ressaltou que todas as medidas foram adotadas para que as famílias em situação vulnerável sejam atendidas no que é mais essencial, a alimentação diária e água potável
L
Governo de RO promove ações para conter queimadas e focos de incêndio

Governo de RO promove ações para conter queimadas e focos de incêndio

O gerente de Desenvolvimento das Políticas Públicas em Educação Ambiental, Leandro de Oliveira Almeida, enfatiza a relevância de sensibilizar a sociedade sobre questões ambientais.
L
Dia Mundial da Atividade Física é marcado por oferta de serviços essenciais à comunidade

Dia Mundial da Atividade Física é marcado por oferta de serviços essenciais à comunidade

Pensando no bem-estar e no entretenimento da população, o evento contará com corte de cabelo, serviços de estética, ações lúdicas para crianças, brincadeiras, sorteio de brindes e atividades educativas sobre o trânsito.
L

Nissan inicia produção da nova geração do Kicks com robôs, bilhões e contratações

Complexo de Resende passa por transformação com treinamentos internacionais e geração de empregos
L

Parque da Cidade divulga programação dos próximos dias

Entre as atrações, haverá musical gospel, ballet, show de palhaços e o espetáculo teatral Jesus de Nazaré
L

100 carros, 100 histórias: o elo afetivo da Chevrolet com os brasileiros

S10 100 Anos marca o centésimo capítulo de uma trajetória que conecta a marca ao consumidor
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.