SEGUNDA-FEIRA, 19/05/2025

L

Brasil

Aumentam casos de violência contra pessoas idosas no Brasil

Isolamento social aumentou número de denúncias

Publicado em 

Aumentam casos de violência contra pessoas idosas no Brasil - News Rondônia

As denúncias de violência contra pessoas idosas representavam, em 2019, 30% do total de denúncias de violações de direitos humanos recebidas pelo canal telefônico Disque 100, disponibilizado pelo governo federal, o que somava em torno de 48,5 mil registros. Em 2018, o serviço recebeu 37,4 mil denúncias de crimes contra idosos.

Aumentam casos de violência contra pessoas idosas no Brasil - News Rondônia

No fim do ano passado, com o isolamento social imposto pela pandemia de covid-19, o número observado em 2019 aumentou 53%, passando para 77,18 mil denúncias. No primeiro semestre de 2021, o Disque 100 já registra mais de 33,6 mil casos de violações de direitos humanos contra o idoso, no Brasil.

Apesar de o Estatuto do Idoso, instituído pela Lei 10.741/2003, garantir direitos às pessoas com idade igual ou maior que 60 anos, com frequência se tem notícia de quebra ou não do cumprimento de direitos básicos, como à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, à convivência familiar e comunitária.

O Estatuto do Idoso descreve a violência contra o idoso como qualquer ação ou omissão, praticada em local público ou privado, que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico.

Medo ou vergonha

Muitos idosos, porém, não denunciam a violência sofrida por medo ou por vergonha, uma vez que, na maioria das vezes, as agressões ocorrem já há bastante tempo e dentro do próprio domicílio. Por isso, o número de denúncias feitas por meio do Disque 100 não corresponde inteiramente à verdade – é subnotificado.

A presidente da Câmara de Títulos de Especialização em Gerontologia, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), e professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a assistente social Naira Dutra Lemos, não vê o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, que ocorre hoje (15), como uma data de comemoração, mas de alerta. “Acho que é um dia para a gente pensar sobre o assunto, para dar visibilidade sobre o tema. Um dia para a gente parar, refletir e mobilizar nossas forças para pensar sobre isso”, disse Naira à Agência Brasil.

A SBGG lançou a campanha Junho Violeta e espalhou mensagens para os serviços de assistência social, atendimento à saúde e universidades, incentivando alunos, profissionais e idosos a usar o laço roxo. “É uma mobilização que tem de ser de todos”. Naira defendeu também que os idosos devem ser tratados com respeito pelos mais jovens, que devem se conscientizar de que não terão 20 anos para sempre e envelhecerão do mesmo modo. Para Naira Lemos, o 15 de junho é importante ainda para mostrar à população que a pandemia revelou um grande número de casos de violência contra idosos e mulheres no âmbito familiar.

Uma ação de proteção aos idosos é a Recomendação 46, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), alertando os serviços notariais e de registro do Brasil a adotarem medidas preventivas para coibir a prática de abusos contra pessoas idosas, especialmente vulneráveis, durante a pandemia. O objetivo da recomendação, divulgada em 22 de junho de 2020, era evitar violência patrimonial ou financeira ao idoso nos casos de antecipação de herança, movimentação indevida de contas bancárias, venda de imóveis, tomada ilegal, mau uso ou ocultação de fundos, bens ou ativos e qualquer outra hipótese relacionada à exploração inapropriada ou ilegal de recursos financeiros e patrimoniais sem o devido consentimento do idoso.

Ações

A Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEMESQV) do Rio de Janeiro recebe denúncias de violações contra a pessoa idosa de vários órgãos, entre eles a Ouvidoria da prefeitura (1746), o Ministério Público, a Defensoria Pública, Delegacia do Idoso, o Juizado Criminal e outras ouvidorias. Por meio de uma visita à residência do idoso, a secretaria verifica a procedência da denúncia e emite um parecer técnico, disse à Agência Brasil a assistente social do Núcleo de Assistência de Promoção e Proteção Social da Secretaria, Sandra Polo.

Com o envelhecimento da população, muitos familiares não sabem como lidar com os seus idosos e recebem orientação do órgão municipal. “Há situações que são mais de conflito familiar e vão para a esfera pública quando se referem ao privado”. Quando os casos precisam de desdobramento, a secretaria faz o encaminhamento necessário, trabalhando no sentido de acabar com a violação ou trabalhar numa ótica de prevenção”, firmou Sandra.

No fim do ano, a secretaria traça uma espécie de perfil da violência. Esse perfil dá aos profissionais condições de saber quais foram as maiores violações e abusos praticados contra os idosos. O último balanço, feito em 2019, mostrou que a violência mais comum na capital fluminense foi a questão da negligência, seguindo-se a violência psicológica e moral, que envolve xingamentos e impedimento de o idoso receber visitas, abandono, abuso financeiro, com apropriação de um bem do idoso e, às vezes, até uma forma de convencimento do idoso de assinar documentação. A maior parte das pessoas idosas, vítimas de agressões em 2019, era de mulheres (71%), enquanto os maiores agressores, por grau de parentesco, eram filhos (50%) e em 40% dos casos, o idoso residia com o agressor.

A secretaria tem também projeto de transferência de renda para idosos em situação de vulnerabilidade social. “A gente concede um benefício para esses idosos a fim de ajudar na questão financeira deles e da família, para que possam permanecer na comunidade onde residem, mantendo os vínculos. O objetivo é evitar maiores agravos.

A secretaria se preocupa também em reconhecer o potencial e a experiência dessas pessoas. “Porque a gente sabe que quando se chega a uma faixa etária mais adiantada, há a questão muito forte da discriminação. As pessoas com mais de 60 anos foram as que mais saíram do mercado de trabalho com essa história da pandemia. Foi o segmento mais afetado no sentido de contrair da doença. Tem maior risco de contaminação. Então, você acirra um preconceito que já existe com relação às pessoas maiores de 60 anos”.

Projeto de trabalho

A secretaria coloca essas pessoas fazendo acolhimento em hospitais, em visitas guiadas em museus e bibliotecas, trabalhando em outros equipamentos da prefeitura na parte administrativa. Sandra destacou que, no momento, devido à pandemia, esse projeto está parado, aguardando a vacinação do maior número de pessoas para evitar contágio. Redes sociais de apoio e a questão da convivência são também trabalhados pela equipe, para evitar o isolamento e a autonegligência dos idosos.

Hoje (15), em conjunto com a Secretaria Municipal de Transportes, a Secretaria de Envelhecimento Saudável promove ação na Praça Saens Peña, na Tijuca, zona norte do Rio, para orientar os motoristas de ônibus e garantir transporte urbano adequado aos idosos. A iniciativa percorrerá shoppings das zonas norte e sul da cidade com o mesmo objetivo. Cartazes serão colocados na prefeitura, enquanto vídeos serão divulgados nas redes sociais da administração municipal.

Envelhecimento

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil mantém a tendência de envelhecimento da população. Em 2019, os idosos somavam 32,9 milhões de pessoas, 6 milhões a mais que as crianças de até 9 anos de idade (26,9 milhões). Naquele ano, os idosos representavam 15,7% da população, enquanto as crianças até 9 anos de idade respondiam por 12,8%.

A primeira vez que o número de idosos superou o de crianças foi em 2014: 13,5% da população tinham menos de 9 anos de idade, enquanto 13,6% tinham mais de 60 anos. A partir daí, a diferença foi se acentuando. A estimativa do IBGE é que, em 2060, um em cada quatro brasileiros terá mais de 65 anos de idade.

O médico Paulo Renzo, da Coordenação de Emergência Regional (CER) Ilha do Governador, do Hospital Municipal Evandro Freire, no Rio de Janeiro, destacou que o isolamento provocado pela pandemia, além de agravar as violações aos direitos dos idosos, favorece a ocorrência de acidentes domésticos e o consequente atendimento de fraturas nos hospitais a essa parcela da população.

Perdas

"O confinamento, principalmente em relação aos idosos, causa impacto direto no aumento de acidentes domésticos. A nova condição de isolamento social, sem os devidos cuidados para manter a sanidade física e mental, contribui muito para isso. Os idosos deixaram de realizar suas atividades fora de casa e, consequentemente, perdem condicionamento físico e mental. Ganham em ansiedade e depressão", explicou o médico. Entre os casos mais frequentes que chegam à Emergência do Evandro Freire estão idosos com fraturas e contusões, em geral ocasionadas por quedas da própria altura.

Paulo Renzo disse ter percebido também o aumento de casos de inapetência, depressão e ansiedade nesses tempos de pandemia, o que fragiliza e até pode gerar acidentes. Ele lembrou que o cuidado com o ambiente onde a pessoa idosa vive é muito importante. Deve-se eliminar do caminho qualquer objeto que possa servir de vetor para acidentes., como tapetes e móveis em excesso.

Renzo observou que a melhor maneira de manter as pessoas idosas longe das situações de risco é dando atenção a elas, considerando, porém, todos os cuidados necessários ao enfrentamento da pandemia. O médico destacou a necessidade de se reservar um tempo para ouvir os idosos, porque “eles têm muita sabedoria, histórias de vida e, certamente, amam compartilhar e reviver suas memórias".

Publicidade
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Desabamento de teto em igreja de Goiânia causa medo e prejuízos

Desabamento de teto em igreja de Goiânia causa medo e prejuízos

O teto da igreja desabou enquanto quatro trabalhadores instalavam placas solares no telhado.
L
Lula Envia Projeto de Lei para Isentar IR de Quem Ganha até R$ 5 Mil

Lula Envia Projeto de Lei para Isentar IR de Quem Ganha até R$ 5 Mil

Medida Visa Beneficiar 20 Milhões de Pessoas e Reduzir Desigualdade.
L

IA desenvolvida por brasileiros pode ajudar a diagnosticar tumores cerebrais

A IA desenvolvida por pesquisadores da Unifal, em Minas Gerais, é capaz de diagnosticar tumores cerebrais com alta precisão.
L
Filho de pedreiro passa em 1º lugar em concurso disputadíssimo para Tribunal de Justiça

Filho de pedreiro passa em 1º lugar em concurso disputadíssimo para Tribunal de Justiça

Rafael é filho de pedreiro e foi aprovado em 1º lugar no concurso do Tribunal de Justiça de Roraima.
L
A campanha “Retorno às aulas: comprometa-se com a vida” teve início nesta segunda-feira com atividades educativas

A campanha “Retorno às aulas: comprometa-se com a vida” teve início nesta segunda-feira com atividades educativas

A campanha educativa teve início na semana passada, juntamente com as aulas das escolas privadas, e terá sequência por todo o mês de fevereiro em escolas municipais, estaduais e particulares.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ponto & Contraponto | Entrevista Fábio Viana, advogado

Nesta segunda-feira, dia 19, às 16h, o programa Ponto e Contraponto recebe o advogado Fábio Viana para uma entrevista especial.
L
Novo decreto proíbe ensino a distância para medicina, direito, odontologia, enfermagem e psicologia

Novo decreto proíbe ensino a distância para medicina, direito, odontologia, enfermagem e psicologia

Nova política de educação a distância cria a modalidade híbrida
L

Corrida da Infantaria reúne militares e civis em Porto Velho

Evento celebra o Dia da Infantaria com trilha desafiadora de 6 km e promove integração entre Exército e comunidade
L

Alessandro Lubiana: Jornalista, Sommelier e Colunista de Vinhos e Viagens no News Rondônia

Em sua carreira profissional, já atuou como chefe de comunicação da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO), demonstrando sua versatilidade e competência na área de comunicação institucional.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga mais de 80 oportunidades de emprego nesta semana

Áreas da beleza e vendas são destaques
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

Indicador se mantém estável nas outras 15 unidades
L
Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

São oferecidas 403 vagas de nível médio e superior
L

Parceria entre Prefeitura, Unir e Fundape oferece 50 vagas em pós-graduação de Educação Especial

As inscrições serão encerradas no próximo dia 23 de maio
L

Semed abre edital com 30 vagas para especialização em Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no setor público

A formação, com 390 horas de carga horária, tem previsão de início em agosto de 2025 e conclusão até fevereiro de 2027
L

Prazo para se inscrever no processo seletivo da saúde de Porto Velho termina nesta sexta-feira (16)

O processo visa atender às necessidades emergenciais da saúde, oferecendo mais de 600 vagas imediatas e cadastros reserva
L
Publicidade

POLÍTICA

“Quem manda é o povo!”: diz Coronel Chrisóstomo em audiência sobre concessão da BR-364

Durante a audiência, Coronel Chrisóstomo ressaltou que entrou com um mandado de segurança coletivo para tentar impedir o leilão da rodovia.
L

Proposta do vereador Pedro Geovar busca auxiliar na localização de animais perdidos e incentivar a adoção responsável

A ideia é oferecer um canal acessível e seguro para facilitar esses reencontros e, ao mesmo tempo, promover a guarda responsável.
L
Coronel Chrisóstomo participa de audiências públicas sobre duplicação e pedágio da BR-364 em Rondônia

Coronel Chrisóstomo participa de audiências públicas sobre duplicação e pedágio da BR-364 em Rondônia

As audiências públicas têm como foco a situação da BR-364, com destaque para os altos valores cobrados em pedágios e as precárias condições da rodovia, considerada essencial para o escoamento da produção agrícola e a integração regional.
L

JAIME BAGATTOLI: Projeto de Lei do senador garante tratamento penal mais rigoroso aos criminosos reincidentes

Tratamento mais rigoroso também valeria para reincidentes em crimes dolosos
L

Marcos Rocha enfatiza ações inovadoras que posicionam Rondônia entre os destaques nacionais

A liderança de Rondônia nesse ranking reflete uma série de ações conduzidas pelo governo estadual, por meio da Sedec
L
Publicidade

POLÍCIA

Equipe do sgt Ralciclei prende criminoso suspeito de duas tentativas de homicídio na zona leste

Equipe do sgt Ralciclei prende criminoso suspeito de duas tentativas de homicídio na zona leste

Johab foi encontrado armado em frente de uma casa no bairro Três Marias, próximo de um dos ataque.
10

Polícia Rodoviária Federal intercepta carga com mais de 100 kg de drogas em caminhão em Vilhena

Essa é a segunda grande apreensão executada em menos de cinco dias
10

Veterinária vive sob ameaças de vizinho há cinco anos no Paraná e denuncia violência: “Preciso de paz”

Moradora de Foz do Iguaçu já registrou mais de 12 boletins contra o vizinho, que tem histórico de agressões físicas e maus-tratos a animais
12

Chefe do “Cartel Brasil”: PF desarticula rede que visava dominar o mercado de drogas sintéticas no país

Vinícius Abade, preso no Rio, comandava laboratórios clandestinos com aval do Comando Vermelho e ostentava luxo fora das comunidades onde operava
10
Discussão por animal de estimação termina em homicídio na zona rural

Discussão por animal de estimação termina em homicídio na zona rural

O caso ocorreu na Linha 11, PA Belo Horizonte, lote 04, em uma casa simples localizada em área elevada.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Líderes da França, Reino Unido e Canadá ameaçam Israel com sanções por bloqueio à ajuda humanitária e ataques em Gaza

Líderes da França, Reino Unido e Canadá ameaçam Israel com sanções por bloqueio à ajuda humanitária e ataques em Gaza

Países citam ‘medidas concretas’, após ‘ações escandalosas’
L
Campanha Prorrogada: Doação de Livros Infantis ganha reforço de parcerias em Porto Velho

Campanha Prorrogada: Doação de Livros Infantis ganha reforço de parcerias em Porto Velho

O objetivo é arrecadar ainda mais obras e alcançar a meta de 500 livros infantis, que serão destinados a crianças de escolas rurais de Porto Velho, ampliando o acesso à leitura e ao conhecimento.
L

Família luta com venda de mousse nas ruas para tratar filho com convulsões e quitar dívidas

Sem recursos e com o aluguel atrasado há quatro meses, pais enfrentam dificuldades para garantir tratamento médico ao filho de 5 anos; vaquinha online busca apoio solidário
L
Milei supera direita tradicional em berço político de ex-presidente

Milei supera direita tradicional em berço político de ex-presidente

Peronismo segue vivo, e ninguém teve maioria, afirmam especialistas
L
Segunda Copa de Triathlon Cidade de Porto Velho confirma favoritismo e revela novos talentos

Segunda Copa de Triathlon Cidade de Porto Velho confirma favoritismo e revela novos talentos

A competição foi organizada pela Federação Rondoniense de Triathlon (Ferrotri) e contou com a participação de atletas de diversas categorias, incluindo jovens de 15 a 17 anos que disputaram a seletiva para os Jogos Escolares de Rondônia (JOER).
L
Câmara de Vereadores aprova e Prefeitura de Jaru concederá complementação do piso para o magistério, gratificação de R$ 1 mil para cuidadores e auxiliares de cuidadores

Câmara de Vereadores aprova e Prefeitura de Jaru concederá complementação do piso para o magistério

Terá gratificação de R$ 1 mil para cuidadores e auxiliares de cuidadores, além disso, haverá reposição salarial de 4,83% a todos os servidores públicos
L
Metas nacionais 2026: Justiça do Trabalho abre consulta pública para quem usa os serviços da instituição

Metas nacionais 2026: Justiça do Trabalho abre consulta pública para quem usa os serviços da instituição

O objetivo é coletar a opinião de quem usa os serviços de Varas, Fóruns e Tribunais do Trabalho em todo o país para a elaboração das metas de 2026.
L
Lei de Responsabilidade Fiscal: Prefeitura de Jaru terá audiência pública no dia 29 para prestar contas referente ao primeiro quadrimestre de 2025

Lei de Responsabilidade Fiscal: Prefeitura de Jaru terá audiência pública no dia 29 para prestar contas referente ao primeiro quadrimestre de 2025

A audiência é aberta ao público em geral e também pode ser acompanhada ao vivo no facebook da Prefeitura de Jaru.
L
CREA-RO entrega relatório de vistoria da Ponte do Rio Candeias ao MPF

CREA-RO entrega relatório de vistoria da Ponte do Rio Candeias ao MPF

A inspeção foi conduzida no mesmo dia por uma equipe técnica do CREA-RO, que avaliou visualmente a estrutura da ponte em busca de rachaduras, fissuras, deformações e outras anomalias que possam comprometer sua integridade e segurança.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.