DOMINGO, 20/04/2025

18

Brasil

Candidata que fez campanha sob proteção e assassinada

Candidata que fez campanha com uma medida protetiva que a deveria manter a salvo é assassinada no Pará. Leila Arruda queria usar política para ajudar as mulheres

Publicado em 

Candidata que fez campanha sob proteção e assassinada - News Rondônia

Abinoan Santiago, Universa

Candidata pelo PT à Prefeitura de Curralinho, interior do Pará, a pedagoga Leila Arruda, 49, andou dezenas de comunidades ribeirinhas em busca de apoio para as causas que defendia durante os 45 dias de campanha. O que os eleitores e demais apoiadores não imaginavam é que a candidata percorria os rios em estado de alerta, com uma medida protetiva que a deveria manter a salvo do ex-marido, Boaventura Dias.

Ele não aceitava o fim da relação. E, por isso, ao longo de um mês e meio, a pedagoga buscou não andar sozinha em nenhum momento. Apesar de o ex-marido não morar em Curralinho, era um sinal de prevenção.

Leila ficou em terceiro lugar na disputa pelo comando da cidade, com pouco mais de 3.000 votos. Cleber Edson dos Santos Rodrigues (PSD), 67, venceu com 7.236. Quatro dias depois do resultado, Leila foi assassinada em Belém.

Candidata que fez campanha sob proteção e assassinada - News Rondônia

De acordo com a família, Leila e Boaventura terminaram o casamento em 2017, depois de 26 anos de união. Eles moravam em Belém, mas se conheceram ainda jovens em Curralinho, pequena cidade de 26 mil habitantes do Arquipélago de Marajó, no Pará.

O irmão de Leila, o servidor público Léo Arruda, 52, conta que após a separação, Boaventura tentou por diversas vezes reatar com a ex-esposa, que mantinha as recusas. Em uma das ocasiões, o suspeito teria agredido verbalmente a pedagoga. Com medo, ela o denunciou à Polícia Civil e conseguiu uma medida protetiva, em 2019.

Apesar de sempre andar em alerta para não se encontrar sozinha com o ex, a ordem judicial que buscava impedir que Boaventura se aproximasse dela ou dos dois filhos fazia Leila acreditar que não poderia sofrer nada além das agressões verbais.

“Ano passado, ele disse algumas palavras grosseiras e isso resultou em uma medida protetiva que o impedia de se aproximar. Ela acreditava que por terem filhos, não seria alvo de tanta agressividade como foi, mas sempre se precavia, não andando sozinha”, explicou o irmão.

“Ele não permitia que a Leila tivesse outra pessoa, conservando uma raiva que a cada tempo se multiplicava. Não tínhamos relatos de ameaças de mortes”, acrescenta.

Crime foi planejado, acredita família

De acordo com os parentes de Leila, após três anos de separação, Leila apresentou no dia das eleições, em 15 de novembro, o novo namorado à família, em Curralinho. Boaventura estava na cidade e teria tomado conhecimento do relacionamento da ex-esposa.

“Na campanha, ele veio só uma vez tentar falar com ela, que recusou de novo. O que temos de notícias é que no dia da eleição, ele estava na cidade marcando os passos dela com o novo namorado, programando tudo para fazer [o crime] em Belém. Não desconfiamos de nada dias antes”, comentou Léo Arruda.

Os parentes sustentam que Boaventura precisou planejar o crime porque sabia que Leila não andava sozinha. Para atacar a pedagoga, ele, então, teria esperado o filho mais velho sair para trabalhar e acionado o mais novo para levar o carro a uma mecânica. Isso deixou a pedagoga sozinha em casa, no bairro Tenoné, em Belém.

“Ele premeditou o crime. Depois das eleições, ela assumiu o relacionamento, mas este camarada monitorou a vida dela antes do assassinato”, afirma o irmão.

Foi ele quem encontrou o corpo de Leila. Ele recebeu uma ligação de uma testemunha informando que havia acontecido uma discussão na casa. Depois de tentar ligar por várias vezes, foi até a casa dela e já a encontrou morta.

Ribeirinha, Leila queria usar política para ajudar mulheres

Leila era filha de uma professora com um agricultor de Curralinho. Ela nasceu às margens do rio Paramirim e se criou à beira do Mutuacá. De acordo com o irmão, a vítima saiu aos 10 anos da região para morar sozinha com a irmã mais velha, em Belém, em busca de estudos, depois de ser alfabetizada em casa pela mãe.

“Nossa mãe era professora da comunidade, e sempre trabalhamos com a agricultura, principalmente com a produção de farinha de mandioca”, lembra o irmão.

Arruda conta que Leila estudou em conventos até o fim da adolescência. Aos 20, ingressou no PT e se formou em pedagogia na Universidade Federal do Pará (UFPA), se especializando em educação de crianças especiais.

Antes de morrer, a vítima trabalhava no Hospital de Clínicas Gaspar Viana, na capital paraense, e coordenava o Movimento de Mulheres Empreendedoras da Amazônia (Moema). A intenção de Leila, frisa o irmão, era tornar as mulheres independentes financeiramente dos maridos.

“Ela veio para Belém buscar uma vida melhor para si e para os filhos. Com isso, se envolveu em movimentos sociais e fundou a Moema, que ajudava as mulheres a terem renda própria. Ela conseguiu isso através de outras amigas e da nossa irmã mais velha”,ressalta.

De acordo com Arruda, uma das bandeiras de Leila durante a campanha era proporcionar mais políticas públicas às mulheres de Curralinho, município que tem 5.503 famílias cadastradas no Bolsa Família, sendo que desses, 94,3% dos responsáveis familiares são do sexo feminino.

“Depois que graduou os filhos, um em engenharia elétrica e outro em engenharia mecânica, estava animada com a campanha para vereadora, mas o partido acabou decidindo pelo nome dela para prefeita. Isso a fez percorrer o município todo defendo as suas bandeiras, que era a melhoria da saúde, educação inclusiva, ampliação do serviço social, agricultura familiar como geradora de renda e criação de programas específicos de políticas para as mulheres”, diz o irmão.

Ele conta que ela sempre trabalhou muito para dar oportunidade aos filhos de estudar. “O sonho dela agora era entrar na política com mandato para progredir a inclusão social e ajudar outras mulheres a também se desenvolverem”, completa.

Crime gerou comoção

Leila foi assassinada com várias facadas pelo ex-marido, segundo a Polícia Civil. Ele fugiu do local, mas foi localizado horas depois após denúncia do próprio filho e está preso.

O caso de Leila gerou comoção entre políticos e entidades. Nas redes sociais, o partido de Leila lamentou a morte. “O PT Pará ressalta sua indignação por este crime brutal que tirou a vida de mais uma mulher no estado e reitera que é inadmissível que as mulheres sejam reféns da violência provocada pelo machismo enraizado na sociedade”, diz a nota.

A ex-presidente Dilma Rousseff também usou as redes sociais para comentar o fato: “O assassinato da companheira Leila Arruda, candidata do PT em Curralinho (PA), causa enorme tristeza e indignação. Como tantas mulheres neste país, Leila foi mais uma vítima de feminicídio”.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Desabamento de teto em igreja de Goiânia causa medo e prejuízos

Desabamento de teto em igreja de Goiânia causa medo e prejuízos

O teto da igreja desabou enquanto quatro trabalhadores instalavam placas solares no telhado.
L
Lula Envia Projeto de Lei para Isentar IR de Quem Ganha até R$ 5 Mil

Lula Envia Projeto de Lei para Isentar IR de Quem Ganha até R$ 5 Mil

Medida Visa Beneficiar 20 Milhões de Pessoas e Reduzir Desigualdade.
L

IA desenvolvida por brasileiros pode ajudar a diagnosticar tumores cerebrais

A IA desenvolvida por pesquisadores da Unifal, em Minas Gerais, é capaz de diagnosticar tumores cerebrais com alta precisão.
L
Filho de pedreiro passa em 1º lugar em concurso disputadíssimo para Tribunal de Justiça

Filho de pedreiro passa em 1º lugar em concurso disputadíssimo para Tribunal de Justiça

Rafael é filho de pedreiro e foi aprovado em 1º lugar no concurso do Tribunal de Justiça de Roraima.
L
A campanha “Retorno às aulas: comprometa-se com a vida” teve início nesta segunda-feira com atividades educativas

A campanha “Retorno às aulas: comprometa-se com a vida” teve início nesta segunda-feira com atividades educativas

A campanha educativa teve início na semana passada, juntamente com as aulas das escolas privadas, e terá sequência por todo o mês de fevereiro em escolas municipais, estaduais e particulares.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Como proteger seu pet dos perigos do chocolate nesta Páscoa

Mesmo após a celebração, restos de ovos de chocolate permanecem em casa e podem colocar em risco a saúde de cães e gatos
L

Ford Mustang segue como o cupê esportivo mais vendido do mundo

Dez anos de liderança e um milhão de unidades vendidas consolidam o modelo como referência global
L

Mostra “Cinema Itinerante: Portal da Amazônia” leva sessões de cinema e rodas de conversa a comunidades rurais e urbanas de Vilhena

Com foco na inclusão cultural e valorização do cinema regional, a iniciativa deve alcançar 300 participantes até o fim de abril.
L

Hural Dynamics lança pulverizador elétrico autônomo com tecnologia 100% brasileira

Equipamento promete alta precisão, economia e respeito ao meio ambiente para o agronegócio brasileiro
L

Mudança de sexo: CFM cria resolução que autoriza cirurgia e hormônios cruzados só na maioridade

A nova resolução impõe uma série de cuidados especiais e proibições.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine de Porto Velho oferece oportunidades em diversos setores com quase 100 vagas

As vagas são para diversos níveis de escolaridade
L
Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Ministério publicará portaria única autorizando órgãos a convocarem
L
Fiocruz abre 152 vagas para estágio

Fiocruz oferece 152 oportunidades de estágio em todo o país

A maioria para o Rio de Janeiro, mas tem vagas para outros Estados
L

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Publicidade

POLÍTICA

Uma Páscoa de fé, esperança e renovação para Rondônia

Mensagem do Governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha
L

Luana Rocha entrega mais de R$ 80 mil em equipamentos para entidade do 3º setor ao participar de comemorações aos povos indígenas, em Guajará-Mirim

Para a secretária e primeira-dama, escutar as demandas dos povos indígenas e atende-las é uma das maneiras de mostrar respeito para com os primeiros habitantes do Brasil, em especial de Rondônia.
L
CNJ afasta desembargador por mensagens públicas de apoio a Bolsonaro

Desembargador é afastado pelo CNJ após declarações públicas a favor de Bolsonaro

Conselheiros reduziram período de afastamento de 90 para 60 dias
L
Coronel Chrisóstomo participa de assinatura de ordem de serviço para obras de pavimentação e drenagem em União Bandeirantes

Coronel Chrisóstomo participa de assinatura de ordem de serviço para obras de pavimentação e drenagem em União Bandeirantes

O investimento de R$ 5,7 milhões foi viabilizado por emenda de bancada apresentada pelo parlamentar em 2022.
L

Coronel Chrisóstomo lamenta mortes em acidente na BR-364, em Candeias do Jamari

Em respeito às vítimas e aos familiares, o parlamentar optou por não entrar em detalhes sobre o caso.
L
Publicidade

POLÍCIA

NA MADRUGADA: Bandidos invadem residência de veterinário e furtam R$ 10 mil

Vítima estava fora da cidade quando vizinho notou movimentação suspeita no imóvel
10

NO BAR: Suspeito tenta sacar arma contra PM durante abordagem na zona leste de Porto Velho

Homem foi contido após luta corporal com policial e estava com pistola 9mm de numeração raspada
10

Motorista de Argo foge após causar acidente com capotamento no Centro

Os quatro ocupantes do Mobi saíram ilesos e não precisaram de atendimento médico.
12

Pedestre embriagado é atropelado em rotatória na zona leste

O rapaz ferido ficou caído na calçada de um posto de combustíveis.
10

Homem morre em acidente na BR-364 a caminho de noivado

Ele viajava de Porto Velho rumo a Vilhena, onde oficializaria o noivado e passaria a Páscoa com a família.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Case IH Farmall C: tecnologia e eficiência para o produtor rural

O novo trator une tradição e inovação para atender às demandas da produção agrícola e pecuária
L

Vigilante sofre queda e gato morre em atropelamento na zona leste

Após a queda, a vítima permaneceu no chão, chorando e com fortes dores pelo corpo.
12

“Pura covardia”: garimpeiros denunciam destruição de balsas por PF e Ibama na Sexta-Feira Santa

Em meio à cheia do rio Madeira, ação do governo federal é classificada como desumana por afetar famílias ribeirinhas que lutam para sobreviver.
10

Povos indígenas de Rondônia: existência remete a mais de 10 mil anos

“Nossa ancestralidade carrega o gene local; a nossa cultura é indígena, e não colonizadora e opressora.”
L

No Dia dos Povos Originários, Neidinha Suruí convida para uma imersão nas culturas indígenas de Rondônia

1º Festival de Culturas Indígenas ocorre no Porto Velho Shopping com palestras, arte, música e roda de conversa até domingo (20)
L

Motociclista colide com lixeira de concreto na zona sul

Uma equipe do Samu foi acionada
12

INTERNACIONAL: Escritoras da AJEB Rondônia participam de encontro com o Professor Dr. Leonardo Tonus em Paris

A iniciativa, promovida por meio de um convite especial da presidente Izabel Cristina da Silva, contou também com a doação de obras das talentosas escritoras brasileiras convidadas para o evento.
L
Governo de Rondônia entrega Prêmio Equipe Rosa a Porto Velho, Nova Brasilândia e Pimenta Bueno

Governo de Rondônia entrega Prêmio Equipe Rosa a Porto Velho, Nova Brasilândia e Pimenta Bueno

Durante a cerimônia, o titular da Sesau, Jefferson Rocha, parabenizou as equipes premiadas e todos os profissionais de saúde envolvidos.
L
Centro de Atendimento ao Turista é ampliado pelo Governo de Rondônia em Porto Velho

Centro de Atendimento ao Turista é ampliado pelo Governo de Rondônia em Porto Velho

Com foco na valorização da hospitalidade, divulgação dos atrativos da cidade e fomento ao turismo local e regional, a ampliação dos CATs tem contribuindo para o desenvolvimento econômico e cultural de Porto Velho e de todo o estado.
L

Léo Moraes visita Calama e São Carlos e reafirma compromisso com comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Visita teve como objetivo garantir que os serviços emergenciais estejam chegando de forma eficiente às famílias
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.