QUARTA-FEIRA, 31/12/2025

Em destaque

18

Brasil

Candidata que fez campanha sob proteção e assassinada

Candidata que fez campanha com uma medida protetiva que a deveria manter a salvo é assassinada no Pará. Leila Arruda queria usar política para ajudar as mulheres

Publicado em 

Abinoan Santiago, Universa

Candidata pelo PT à Prefeitura de Curralinho, interior do Pará, a pedagoga Leila Arruda, 49, andou dezenas de comunidades ribeirinhas em busca de apoio para as causas que defendia durante os 45 dias de campanha. O que os eleitores e demais apoiadores não imaginavam é que a candidata percorria os rios em estado de alerta, com uma medida protetiva que a deveria manter a salvo do ex-marido, Boaventura Dias.

Ele não aceitava o fim da relação. E, por isso, ao longo de um mês e meio, a pedagoga buscou não andar sozinha em nenhum momento. Apesar de o ex-marido não morar em Curralinho, era um sinal de prevenção.

Leila ficou em terceiro lugar na disputa pelo comando da cidade, com pouco mais de 3.000 votos. Cleber Edson dos Santos Rodrigues (PSD), 67, venceu com 7.236. Quatro dias depois do resultado, Leila foi assassinada em Belém.

De acordo com a família, Leila e Boaventura terminaram o casamento em 2017, depois de 26 anos de união. Eles moravam em Belém, mas se conheceram ainda jovens em Curralinho, pequena cidade de 26 mil habitantes do Arquipélago de Marajó, no Pará.

O irmão de Leila, o servidor público Léo Arruda, 52, conta que após a separação, Boaventura tentou por diversas vezes reatar com a ex-esposa, que mantinha as recusas. Em uma das ocasiões, o suspeito teria agredido verbalmente a pedagoga. Com medo, ela o denunciou à Polícia Civil e conseguiu uma medida protetiva, em 2019.

Apesar de sempre andar em alerta para não se encontrar sozinha com o ex, a ordem judicial que buscava impedir que Boaventura se aproximasse dela ou dos dois filhos fazia Leila acreditar que não poderia sofrer nada além das agressões verbais.

“Ano passado, ele disse algumas palavras grosseiras e isso resultou em uma medida protetiva que o impedia de se aproximar. Ela acreditava que por terem filhos, não seria alvo de tanta agressividade como foi, mas sempre se precavia, não andando sozinha”, explicou o irmão.

“Ele não permitia que a Leila tivesse outra pessoa, conservando uma raiva que a cada tempo se multiplicava. Não tínhamos relatos de ameaças de mortes”, acrescenta.

Crime foi planejado, acredita família

De acordo com os parentes de Leila, após três anos de separação, Leila apresentou no dia das eleições, em 15 de novembro, o novo namorado à família, em Curralinho. Boaventura estava na cidade e teria tomado conhecimento do relacionamento da ex-esposa.

“Na campanha, ele veio só uma vez tentar falar com ela, que recusou de novo. O que temos de notícias é que no dia da eleição, ele estava na cidade marcando os passos dela com o novo namorado, programando tudo para fazer [o crime] em Belém. Não desconfiamos de nada dias antes”, comentou Léo Arruda.

Os parentes sustentam que Boaventura precisou planejar o crime porque sabia que Leila não andava sozinha. Para atacar a pedagoga, ele, então, teria esperado o filho mais velho sair para trabalhar e acionado o mais novo para levar o carro a uma mecânica. Isso deixou a pedagoga sozinha em casa, no bairro Tenoné, em Belém.

“Ele premeditou o crime. Depois das eleições, ela assumiu o relacionamento, mas este camarada monitorou a vida dela antes do assassinato”, afirma o irmão.

Foi ele quem encontrou o corpo de Leila. Ele recebeu uma ligação de uma testemunha informando que havia acontecido uma discussão na casa. Depois de tentar ligar por várias vezes, foi até a casa dela e já a encontrou morta.

Ribeirinha, Leila queria usar política para ajudar mulheres

Leila era filha de uma professora com um agricultor de Curralinho. Ela nasceu às margens do rio Paramirim e se criou à beira do Mutuacá. De acordo com o irmão, a vítima saiu aos 10 anos da região para morar sozinha com a irmã mais velha, em Belém, em busca de estudos, depois de ser alfabetizada em casa pela mãe.

“Nossa mãe era professora da comunidade, e sempre trabalhamos com a agricultura, principalmente com a produção de farinha de mandioca”, lembra o irmão.

Arruda conta que Leila estudou em conventos até o fim da adolescência. Aos 20, ingressou no PT e se formou em pedagogia na Universidade Federal do Pará (UFPA), se especializando em educação de crianças especiais.

Antes de morrer, a vítima trabalhava no Hospital de Clínicas Gaspar Viana, na capital paraense, e coordenava o Movimento de Mulheres Empreendedoras da Amazônia (Moema). A intenção de Leila, frisa o irmão, era tornar as mulheres independentes financeiramente dos maridos.

“Ela veio para Belém buscar uma vida melhor para si e para os filhos. Com isso, se envolveu em movimentos sociais e fundou a Moema, que ajudava as mulheres a terem renda própria. Ela conseguiu isso através de outras amigas e da nossa irmã mais velha”,ressalta.

De acordo com Arruda, uma das bandeiras de Leila durante a campanha era proporcionar mais políticas públicas às mulheres de Curralinho, município que tem 5.503 famílias cadastradas no Bolsa Família, sendo que desses, 94,3% dos responsáveis familiares são do sexo feminino.

“Depois que graduou os filhos, um em engenharia elétrica e outro em engenharia mecânica, estava animada com a campanha para vereadora, mas o partido acabou decidindo pelo nome dela para prefeita. Isso a fez percorrer o município todo defendo as suas bandeiras, que era a melhoria da saúde, educação inclusiva, ampliação do serviço social, agricultura familiar como geradora de renda e criação de programas específicos de políticas para as mulheres”, diz o irmão.

Ele conta que ela sempre trabalhou muito para dar oportunidade aos filhos de estudar. “O sonho dela agora era entrar na política com mandato para progredir a inclusão social e ajudar outras mulheres a também se desenvolverem”, completa.

Crime gerou comoção

Leila foi assassinada com várias facadas pelo ex-marido, segundo a Polícia Civil. Ele fugiu do local, mas foi localizado horas depois após denúncia do próprio filho e está preso.

O caso de Leila gerou comoção entre políticos e entidades. Nas redes sociais, o partido de Leila lamentou a morte. “O PT Pará ressalta sua indignação por este crime brutal que tirou a vida de mais uma mulher no estado e reitera que é inadmissível que as mulheres sejam reféns da violência provocada pelo machismo enraizado na sociedade”, diz a nota.

A ex-presidente Dilma Rousseff também usou as redes sociais para comentar o fato: “O assassinato da companheira Leila Arruda, candidata do PT em Curralinho (PA), causa enorme tristeza e indignação. Como tantas mulheres neste país, Leila foi mais uma vítima de feminicídio”.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Expectativa externa não deve guiar metas para 2026

Expectativa externa não deve guiar metas para 2026

Expectativa externa é alerta para metas pessoais em 2026.
L
Direitos do consumidor garantem trocas após o Natal

Direitos do consumidor garantem trocas após o Natal

Direitos do consumidor orientam trocas durante período pós-Natal.
L
Conab alerta para aumento de golpes neste fim de ano

Conab alerta para aumento de golpes neste fim de ano

Instituição identifica fraudes ligadas a concurso e falsas doações.
L
Maior Natal Sem Fome doa 5 mil toneladas de alimentos em 2025

Maior Natal Sem Fome doa 5 mil toneladas de alimentos em 2025

Natal Sem Fome amplia alcance com parceria histórica do governo.
L
Bombeiros confirmam oitava morte causada por temporais em SP

Bombeiros confirmam oitava morte causada por temporais em SP

Vítima desaparecida foi encontrada no Rio Tietê, em Guarulhos.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

News Rondônia 15 anos, jornalista Anderson Nascimento celebra história e agradece ao público

News Rondônia completa 15 anos e recebe homenagem do jornalista Anderson Nascimento, que destaca gratidão, história e compromisso com o público.
L

News Rondônia 15 anos, Alisson Skellington celebra trajetória e agradece por fazer parte

News Rondônia comemora 15 anos com homenagens e reconhecimento de profissionais como Alisson Skellington.
L

Agenda News: Grego Original embala Porto Velho com festa, rock e diversão

Réveillon, happy hour e feijoada com música ao vivo agitam a semana no pub mais querido da cidade.
L

Médico infectologista alerta para o aumento preocupante de casos de AIDS e mortes entre jovens no Acre

“Nos últimos anos, o número de pacientes internados com quadros graves tem aumentado de forma preocupante em algumas regiões do Brasil, e o Acre se destaca negativamente nesse cenário”, explica.
L
Carteira Azul garante apoio a condutores com TEA em Rondônia

Carteira Azul garante apoio a condutores com TEA em Rondônia

Documento complementar amplia atendimento humanizado no trânsito.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alex Redano e Lucas Torres garantem R$ 1,7 milhão para estradas vicinais de Buritis

Alex Redano e Lucas Torres garantem R$ 1,7 milhão para estradas vicinais de Buritis

Deputados celebram empenho de recurso estadual que permitirá à prefeitura intensificar a recuperação de vias rurais e facilitar o escoamento agrícola.
L
Bolsonaro passa por nova cirurgia devido a crises de soluços

Bolsonaro passa por nova cirurgia devido a crises de soluços

Ex-presidente Bolsonaro realiza quarto procedimento para conter soluços persistentes.
L
Dra. Taíssa Sousa cobra DNIT por buracos na BR-425: "Situação intransitável"

Dra. Taíssa Sousa cobra DNIT por buracos na BR-425: “Situação intransitável”

Deputada Dra. Taíssa Sousa relata perigos na rodovia que liga Guajará-Mirim e Nova Mamoré e exige manutenção imediata do DNIT antes da entrega final da obra.
L
Cláudia de Jesus destina R$ 300 mil para novo ultrassom em Chupinguaia

Cláudia de Jesus destina R$ 300 mil para novo ultrassom em Chupinguaia

Emenda parlamentar da deputada Cláudia de Jesus garante recurso para aquisição de equipamento de diagnóstico avançado no município.
L
Dra. Taíssa Sousa propõe unidade do Prato Fácil próxima a hospitais de Porto Velho

Dra. Taíssa Sousa propõe unidade do Prato Fácil próxima a hospitais de Porto Velho

Deputada Dra. Taíssa Sousa solicita ao Governo de Rondônia alimentação acessível para atender pacientes do interior em tratamento na capital.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Policial militar e amigo são presos com motocicleta furtada no centro de Porto Velho

Policial militar e amigo são presos com motocicleta furtada no centro de Porto Velho

Prisão ocorreu em posto de combustíveis após monitoramento aéreo do helicóptero Águia 01.
10
Motociclista fica gravemente ferido após acidente na zona leste

Motociclista fica gravemente ferido após acidente na zona leste

Acidente entre duas motos deixa motociclista em estado gravíssimo em Porto Velho.
14
Acidente entre motocicletas mobiliza SAMU na Avenida Jorge Teixeira

Acidente entre motocicletas mobiliza SAMU na Avenida Jorge Teixeira

Colisão entre Pop 100 e CG 160 em Ji-Paraná.
16
Veículo com registro de furto é recuperado próximo à Rodoviária de Ji-Paraná

Veículo com registro de furto é recuperado próximo à Rodoviária de Ji-Paraná

Caminhonete FIAT/Toro havia sido furtada em Jaru.
12
Homem é detido após tentar furtar bebidas em supermercado no bairro Cafezinho

Homem é detido após tentar furtar bebidas em supermercado no bairro Cafezinho

Suspeito escondeu garrafas de whisky na cintura para sair sem pagar.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Defesa Civil orienta população sobre uso seguro de fogos de artifício

Defesa Civil orienta população sobre uso seguro de fogos de artifício

Prefeitura e Defesa Civil alertam para os riscos de queimaduras e incêndios causados pelo manuseio incorreto de pirotecnia no Réveillon.
L
São Silvestre 2025 registra recorde de participação feminina

São Silvestre 2025 registra recorde de participação feminina

Número de mulheres na São Silvestre 2025 bate recorde com 47% do total.
L
Dívida pública federal atinge R$ 8,48 trilhões em novembro

Dívida pública federal atinge R$ 8,48 trilhões em novembro

Estoque da dívida pública federal cresce em novembro e alcança R$ 8,48 trilhões.
L
Conab divulga resultados para aquisição de leite em pó da agricultura familiar

Conab divulga resultados para aquisição de leite em pó da agricultura familiar

Medida reforça combate à insegurança alimentar e apoio a regiões afetadas por catástrofes climáticas.
L
Livro “FÊNIX” percorre Rondônia e fortalece diálogo sobre renascimento feminino

Livro “FÊNIX” percorre Rondônia e fortalece diálogo sobre renascimento feminino

Obra de Márcia Aguiar promove reflexão sobre identidade, empoderamento e transformação social.
L
SEMA apresenta balanço de 2025 com avanços na proteção animal e redução de queimadas

SEMA apresenta balanço de 2025 com avanços na proteção animal e redução de queimadas

Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) destaca redução histórica de 85% nos focos de incêndio e a inauguração da clínica veterinária pública em Porto Velho.
L
Brasil retoma protagonismo ambiental e lidera debates globais

Brasil retoma protagonismo ambiental e lidera debates globais

Triênio 2023-2025 marcou redução do desmatamento, proteção a povos indígenas e avanço da bioeconomia.
L
Homem é preso por tráfico em ponto já conhecido no bairro JK

Homem é preso por tráfico em ponto já conhecido no bairro JK

Ação do PATAMO flagra drogas enterradas em construção abandonada.
14
Motociclista fratura braço em acidente na Avenida Tiradentes

Motociclista fratura braço em acidente na Avenida Tiradentes

Acidente de trânsito deixa vítima ferida em Cacoal.
12
Suspeito de tráfico é preso pelo PATAMO em Rolim de Moura

Suspeito de tráfico é preso pelo PATAMO em Rolim de Moura

Tráfico de drogas volta a ser alvo de operação.
14
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.