QUARTA-FEIRA, 05/11/2025

Em destaque

18

Brasil

Candidata que fez campanha sob proteção e assassinada

Candidata que fez campanha com uma medida protetiva que a deveria manter a salvo é assassinada no Pará. Leila Arruda queria usar política para ajudar as mulheres

Publicado em 

Abinoan Santiago, Universa

Candidata pelo PT à Prefeitura de Curralinho, interior do Pará, a pedagoga Leila Arruda, 49, andou dezenas de comunidades ribeirinhas em busca de apoio para as causas que defendia durante os 45 dias de campanha. O que os eleitores e demais apoiadores não imaginavam é que a candidata percorria os rios em estado de alerta, com uma medida protetiva que a deveria manter a salvo do ex-marido, Boaventura Dias.

Ele não aceitava o fim da relação. E, por isso, ao longo de um mês e meio, a pedagoga buscou não andar sozinha em nenhum momento. Apesar de o ex-marido não morar em Curralinho, era um sinal de prevenção.

Leila ficou em terceiro lugar na disputa pelo comando da cidade, com pouco mais de 3.000 votos. Cleber Edson dos Santos Rodrigues (PSD), 67, venceu com 7.236. Quatro dias depois do resultado, Leila foi assassinada em Belém.

De acordo com a família, Leila e Boaventura terminaram o casamento em 2017, depois de 26 anos de união. Eles moravam em Belém, mas se conheceram ainda jovens em Curralinho, pequena cidade de 26 mil habitantes do Arquipélago de Marajó, no Pará.

O irmão de Leila, o servidor público Léo Arruda, 52, conta que após a separação, Boaventura tentou por diversas vezes reatar com a ex-esposa, que mantinha as recusas. Em uma das ocasiões, o suspeito teria agredido verbalmente a pedagoga. Com medo, ela o denunciou à Polícia Civil e conseguiu uma medida protetiva, em 2019.

Apesar de sempre andar em alerta para não se encontrar sozinha com o ex, a ordem judicial que buscava impedir que Boaventura se aproximasse dela ou dos dois filhos fazia Leila acreditar que não poderia sofrer nada além das agressões verbais.

“Ano passado, ele disse algumas palavras grosseiras e isso resultou em uma medida protetiva que o impedia de se aproximar. Ela acreditava que por terem filhos, não seria alvo de tanta agressividade como foi, mas sempre se precavia, não andando sozinha”, explicou o irmão.

“Ele não permitia que a Leila tivesse outra pessoa, conservando uma raiva que a cada tempo se multiplicava. Não tínhamos relatos de ameaças de mortes”, acrescenta.

Crime foi planejado, acredita família

De acordo com os parentes de Leila, após três anos de separação, Leila apresentou no dia das eleições, em 15 de novembro, o novo namorado à família, em Curralinho. Boaventura estava na cidade e teria tomado conhecimento do relacionamento da ex-esposa.

“Na campanha, ele veio só uma vez tentar falar com ela, que recusou de novo. O que temos de notícias é que no dia da eleição, ele estava na cidade marcando os passos dela com o novo namorado, programando tudo para fazer [o crime] em Belém. Não desconfiamos de nada dias antes”, comentou Léo Arruda.

Os parentes sustentam que Boaventura precisou planejar o crime porque sabia que Leila não andava sozinha. Para atacar a pedagoga, ele, então, teria esperado o filho mais velho sair para trabalhar e acionado o mais novo para levar o carro a uma mecânica. Isso deixou a pedagoga sozinha em casa, no bairro Tenoné, em Belém.

“Ele premeditou o crime. Depois das eleições, ela assumiu o relacionamento, mas este camarada monitorou a vida dela antes do assassinato”, afirma o irmão.

Foi ele quem encontrou o corpo de Leila. Ele recebeu uma ligação de uma testemunha informando que havia acontecido uma discussão na casa. Depois de tentar ligar por várias vezes, foi até a casa dela e já a encontrou morta.

Ribeirinha, Leila queria usar política para ajudar mulheres

Leila era filha de uma professora com um agricultor de Curralinho. Ela nasceu às margens do rio Paramirim e se criou à beira do Mutuacá. De acordo com o irmão, a vítima saiu aos 10 anos da região para morar sozinha com a irmã mais velha, em Belém, em busca de estudos, depois de ser alfabetizada em casa pela mãe.

“Nossa mãe era professora da comunidade, e sempre trabalhamos com a agricultura, principalmente com a produção de farinha de mandioca”, lembra o irmão.

Arruda conta que Leila estudou em conventos até o fim da adolescência. Aos 20, ingressou no PT e se formou em pedagogia na Universidade Federal do Pará (UFPA), se especializando em educação de crianças especiais.

Antes de morrer, a vítima trabalhava no Hospital de Clínicas Gaspar Viana, na capital paraense, e coordenava o Movimento de Mulheres Empreendedoras da Amazônia (Moema). A intenção de Leila, frisa o irmão, era tornar as mulheres independentes financeiramente dos maridos.

“Ela veio para Belém buscar uma vida melhor para si e para os filhos. Com isso, se envolveu em movimentos sociais e fundou a Moema, que ajudava as mulheres a terem renda própria. Ela conseguiu isso através de outras amigas e da nossa irmã mais velha”,ressalta.

De acordo com Arruda, uma das bandeiras de Leila durante a campanha era proporcionar mais políticas públicas às mulheres de Curralinho, município que tem 5.503 famílias cadastradas no Bolsa Família, sendo que desses, 94,3% dos responsáveis familiares são do sexo feminino.

“Depois que graduou os filhos, um em engenharia elétrica e outro em engenharia mecânica, estava animada com a campanha para vereadora, mas o partido acabou decidindo pelo nome dela para prefeita. Isso a fez percorrer o município todo defendo as suas bandeiras, que era a melhoria da saúde, educação inclusiva, ampliação do serviço social, agricultura familiar como geradora de renda e criação de programas específicos de políticas para as mulheres”, diz o irmão.

Ele conta que ela sempre trabalhou muito para dar oportunidade aos filhos de estudar. “O sonho dela agora era entrar na política com mandato para progredir a inclusão social e ajudar outras mulheres a também se desenvolverem”, completa.

Crime gerou comoção

Leila foi assassinada com várias facadas pelo ex-marido, segundo a Polícia Civil. Ele fugiu do local, mas foi localizado horas depois após denúncia do próprio filho e está preso.

O caso de Leila gerou comoção entre políticos e entidades. Nas redes sociais, o partido de Leila lamentou a morte. “O PT Pará ressalta sua indignação por este crime brutal que tirou a vida de mais uma mulher no estado e reitera que é inadmissível que as mulheres sejam reféns da violência provocada pelo machismo enraizado na sociedade”, diz a nota.

A ex-presidente Dilma Rousseff também usou as redes sociais para comentar o fato: “O assassinato da companheira Leila Arruda, candidata do PT em Curralinho (PA), causa enorme tristeza e indignação. Como tantas mulheres neste país, Leila foi mais uma vítima de feminicídio”.

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Decreto acelera implantação do Plano Nacional de Defesa Civil

Documento define princípios e diretrizes para gestão integrada de riscos de desastres no Brasil.
L

Idosa que trabalhou desde os 4 anos vira herdeira da família

Justiça reconhece vínculo socioafetivo e garante à mulher direitos sucessórios dos patrões.
L
Rondônia abre mais de 1,2 mil vagas formais de trabalho em agosto

Rondônia abre mais de 1,2 mil vagas formais de trabalho em agosto

Estado acumula 10,5 mil novos empregos em 2025, enquanto Brasil supera 1,5 milhão de postos com carteira assinada, segundo o Novo Caged.
L
Milhares marcham no DF contra anistia a golpistas e PEC da Blindagem

Milhares marcham no DF contra anistia a golpistas e PEC da Blindagem

Manifestação ocupou as seis faixas da Esplanada dos Ministérios e reuniu movimentos sociais de todo o país.
L
Haddad cancela viagem à ONU para acompanhar votação da isenção do IR

Haddad cancela viagem à ONU para acompanhar votação da isenção do IR

Ministro da Fazenda permanece no Brasil diante da possibilidade de votação que pode isentar quem ganha até R$ 5 mil do Imposto de Renda
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Entrevista com a professora Teila Paula de Avelar sobre contação de histórias

A atividade é gratuita e aberta ao público, sendo uma excelente oportunidade para introduzir os pequenos ao mundo da literatura de forma divertida e afetiva.
L
Câmara aprova reajuste de 8% ao ano para servidores do Judiciário

Câmara aprova reajuste de 8% ao ano para servidores do Judiciário

Os deputados aprovaram dois projetos de lei que concedem aumento salarial de 8% de 2026 a 2028 e reformulam o Adicional de Qualificação (AQ).
L
CPI do Crime Organizado convida ministros, 11 governadores e especialistas

CPI do Crime Organizado convida ministros, 11 governadores e especialistas

O relator, Alessandro Vieira, teve o plano de convocações aprovado, com o objetivo de obter um diagnóstico completo da atuação de facções e milícias no Brasil.
L
My Family Cinema chega ao fim e deixa usuários sem acesso nem reembolso

My Family Cinema chega ao fim e deixa usuários sem acesso nem reembolso

Serviço de streaming pirata foi desativado por decisão judicial na Argentina e afetou diretamente consumidores brasileiros.
L
Maria, José, Silva e Santos lideram lista de nomes mais comuns no país

Maria, José, Silva e Santos lideram lista de nomes mais comuns no país

O IBGE revelou o ranking dos nomes e sobrenomes mais frequentes no Brasil; Maria é o nome de 12,3 milhões de pessoas, seis em cada cem brasileiros.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Mais de 500 novas oportunidades foram abertas nesta semana em diferentes municípios de Rondônia.
L
Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

O Tribunal de Contas da União (TCU) oferece 20 vagas imediatas para auditor federal de controle externo, cargo de nível superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$ 26,1 mil para 40 horas semanais.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Selecionados atuarão em diversas funções, incluindo agente de campo, auxiliar de serviços gerais e agente operacional.
L
Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Atendimento auxilia trabalhadores em busca de recolocação e capacitação profissional.
L
Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Edital nº 7/2025 da Seduc oferece 26 vagas em 24 escolas de Rondônia; inscrições são gratuitas e ocorrem de 3 a 12 de novembro.
L

POLÍTICA

Patrolamento da Linha D tem início após solicitação da deputada Dra. Taíssa

Patrolamento da Linha D tem início após solicitação da deputada Dra. Taíssa

Serviço solicitado pela deputada Dra. Taíssa Sousa ao DER garante melhorias na principal rota de escoamento da produção agrícola entre Nova Mamoré e Buritis.
L
Senado aprova regularização de terras em faixa de fronteira com relatoria de Jaime Bagattoli

Senado aprova regularização de terras em faixa de fronteira com relatoria de Jaime Bagattoli

Projeto contempla Rondônia e mais dez estados, definindo prazos e critérios claros para dar segurança jurídica aos produtores rurais.
L
Deputada Gislaine Lebrinha acompanha ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Deputada Gislaine Lebrinha acompanha ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Obra de mais de R$ 3 milhões está em execução e fortalece o atendimento à população do município.
L
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente

Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente

A capital federal será transferida simbolicamente para Belém durante a realização da COP30, entre 11 e 21 de novembro, para reforçar a relevância da Amazônia na agenda climática.
L
Lula defende foco nos chefes do crime organizado e aprovação do PL Antifacção

Lula defende foco nos chefes do crime organizado e aprovação do PL Antifacção

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o governo busca “quebrar a espinha dorsal” das facções, destacando que R$ 19,8 bilhões foram retirados das mãos de criminosos desde 2023.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Federal combate lavagem de dinheiro de crimes ambientais em Rondônia

Polícia Federal combate lavagem de dinheiro de crimes ambientais em Rondônia

A Operação Occulta Originis foi deflagrada pela Polícia Federal com o objetivo de desarticular um esquema que movimentou mais de R$ 60 milhões provenientes da exploração ilegal de madeira.
10
Idoso ferido após colisão entre caminhonete e moto em Porto Velho

Idoso ferido após colisão entre caminhonete e moto em Porto Velho

O acidente entre uma caminhonete RAM e uma motocicleta Honda Twister 250 ocorreu no cruzamento das avenidas Alexandre Guimarães e Uruguai. A vítima sofreu fratura na perna.
14
Operação contra o Comando Vermelho na Bahia prende 35 pessoas

Operação contra o Comando Vermelho na Bahia prende 35 pessoas

A Operação Freedom, realizada nesta terça-feira, prendeu 35 suspeitos de envolvimento com o crime organizado na Bahia, incluindo um casal apontado como líder financeiro e armado da facção.
18
Homem é encontrado morto com perfurações pelo corpo em Rio no Ramal Maravilha

Homem é encontrado morto com perfurações pelo corpo em Rio no Ramal Maravilha

Com ajuda de uma canoa foi feito o resgate do corpo, e durante os trabalhos da perícia, foram constatadas algumas perfurações por disparo de arma de fogo e provavelmente pauladas.
18
Polícia Civil e Militar prendem autores de roubo em Porto Velho

Polícia Civil e Militar prendem autores de roubo em Porto Velho

Em ação conjunta, a Polícia Civil e o 5º BPM cumpriram mandados de prisão preventiva roubo Porto Velho contra dois investigados por invadir e agredir vítimas no bairro Embratel, em julho.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Honda Civic EXR 2.0 Automático 2014 com Conforto e Estilo na Zé Veículos

Honda Civic EXR 2.0 Automático 2014 com Conforto e Estilo na Zé Veículos

Sofisticação, potência e confiança em cada detalhe.
L
Leão e Oswaldo de Oliveira criticam estrangeiros na frente de Ancelotti

Leão e Oswaldo de Oliveira criticam estrangeiros na frente de Ancelotti

Ex-treinadores manifestaram-se contra a presença de técnicos de fora do país no Brasil, causando constrangimento durante o 2º Fórum Brasileiro dos Treinadores de Futebol, que homenageava o italiano.
L

Ford Ka SE Plus 2019 Completo e Econômico na Zé Veículos

Ideal para quem busca conforto, estilo e excelente custo-benefício.
L
FAB usará caças e anti-drones para segurança da Cúpula de Líderes da COP30

FAB usará caças e anti-drones para segurança da Cúpula de Líderes da COP30

A Força Aérea Brasileira atuará com aeronaves F-5M e mísseis Python 4 e estabelecerá áreas de exclusão com circulação restrita de voos em Belém nos dias 6 e 7 de novembro.
L
Deserto do Saara pode ter até 75% mais chuva nas próximas décadas, diz pesquisa

Deserto do Saara pode ter até 75% mais chuva nas próximas décadas, diz pesquisa

Estudo da Universidade de Illinois em Chicago prevê mudanças drásticas na paisagem do Deserto do Saara, com aumento da precipitação devido ao aquecimento global.
L
A não aplicabilidade da Lei Magnitsky no Brasil

A não aplicabilidade da Lei Magnitsky no Brasil

Jurista Ives Gandra defende que não há necessidade de lei para proibir a norma americana no país.
L
INSS inicia pagamento da pensão vitalícia a pessoas com deficiência causada pelo Zika Vírus

INSS inicia pagamento da pensão vitalícia a pessoas com deficiência causada pelo Zika Vírus

Novo grupo começa a receber o benefício a partir de 28 de novembro; medida reconhece a luta das famílias afetadas pela síndrome congênita.
L
Jaru sedia o 4º Encontro do Programa Primeiros Passos

Jaru sedia o 4º Encontro do Programa Primeiros Passos

Formação reuniu profissionais de 11 municípios de Rondônia e encerrou o ciclo de capacitações de 2025.
L

Requerimento da Licença Ambiental: A DALMONECK PEREIRA LTDA

LICENÇA PRÉVIA, LICENÇA DE INSTALAÇÃO E LICENÇA DE OPERAÇÃO
L
Câmara aprova PEC que torna tribunais de Contas órgãos permanentes

Câmara aprova PEC que torna tribunais de Contas órgãos permanentes

A PEC 39/22 foi aprovada em dois turnos na Câmara e segue para promulgação, conferindo caráter permanente e essencial ao controle externo dos tribunais e conselhos de Contas.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.