QUARTA-FEIRA, 05/11/2025

Em destaque

L

Brasil

APROVADO: Senado aprova projeto que aumenta validade da CNH para até 10 anos

Senado aprova projeto que aumenta validade da CNH para até 10 anos. Foram aprovadas uma série de mudanças na legislação de trânsito

Publicado em 

O Plenário do Senado aprovou, em sessão remota nesta quinta-feira (3), o PL 3.267/2019, que faz uma série de mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB – Lei 9.503, de 1997). Entre as alterações, estão a extensão da validade da carteira de motorista, o aumento do número de pontos na carteira necessários para suspender a habilitação e a regulamentação dos chamados corredores de motos.

De iniciativa do Poder Executivo, a proposta foi aprovada na Câmara dos Deputados no final de junho. Como foi modificado no Senado, o projeto volta para nova votação na Câmara. No Senado, a matéria foi relatada pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI). Veja, abaixo, alguns dos principais pontos do projeto.

Validade da CNH

O candidato à habilitação deverá submeter-se a exames realizados pelo órgão executivo de trânsito. Os exames de aptidão física e mental e a avaliação psicológica deverão ser realizados por médicos e psicólogos peritos examinadores, respectivamente, com titulação de especialista em medicina do tráfego e em psicologia do trânsito.

O texto amplia o prazo de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que será de 10 anos para quem tem menos de 50 anos de idade, 5 anos para quem tiver entre 50 e 70 anos e 3 anos para pessoas acima de 70 anos. Hoje, a regra geral é de 5 anos de validade.

Quando houver indícios de deficiência física ou mental, ou de progressividade de doença que possa diminuir a capacidade para conduzir o veículo, esses prazos poderão ser diminuídos pelo perito examinador. Mas não haverá retroatividade: essa extensão só vale para as CNHs que forem emitidas com a nova data de validade. Os Detrans terão que enviar mensagem eletrônica aos condutores, com 30 dias de antecedência, acerca do fim da validade das habilitações.

Pontos na carteira

O projeto aumenta o limite de pontos para suspender a CNH. Para os condutores profissionais, passa a 40 pontos, e, para os demais, depende da quantidade de infrações gravíssimas cometidas nos últimos 12 meses. Será assim: 40 pontos para quem não tiver infração gravíssima, 30 pontos para quem tiver uma infração gravíssima, e 20 pontos para quem tiver duas ou mais infrações dessa gravidade.

Multa

Torna todas as multas leves e médias puníveis apenas com advertência, caso o condutor não seja reincidente na mesma infração nos últimos 12 meses. O texto também determina prazo máximo de 180 dias para a aplicação da penalidade e expedição de notificação de multa ao infrator. Em caso de apresentação de defesa prévia, esse período passa a 360 dias. Se o poder público perder tais prazos, a multa perderá a validade.

Notificação eletrônica

O condutor poderá optar pelo sistema de notificação eletrônica de multas. Nesse caso, se ele não apresentar defesa prévia nem recurso, reconhecendo o cometimento da infração, poderá ganhar desconto de 40% no valor da multa. Mesmo assim, o sistema de notificação eletrônica deve disponibilizar campo destinado à apresentação de defesa prévia e de recurso, quando o condutor não reconhecer o cometimento da infração, na forma regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Farol baixo

Altera a chamada “lei do farol baixo”, para que a previsão somente se aplique aos casos de rodovias de pista simples. Os veículos novos, tanto nacionais quanto importados, deverão ser fabricados com luzes de rodagem diurna.

Cadeirinha

O uso obrigatório das cadeirinhas infantis passa a fazer parte do texto do CTB e não mais apenas de normas infralegais. Essa disposição afasta definitivamente as dúvidas sobre sua obrigatoriedade. A cadeirinha será obrigatória para crianças com idade inferior a 10 anos que não tenham atingido 1,45 metro de altura. O texto também faz referência ao peso da criança.

Documentação

Cria nova sistemática para a venda de veículos, na qual o comprador terá 30 dias para registrar o veículo em seu nome. Se essa etapa não for cumprida, findo esse prazo, o vendedor terá mais 60 dias para comunicar a venda junto ao Detran. Quem não cumprir esse prazo será penalizado com infração leve.

O texto ainda veda o licenciamento de veículos que não tenham atendido a campanhas de recall pendentes há mais de um ano. E dispensa documentos ou autorizações adicionais para a regularização de veículos blindados além dos já previstos no CTB.

“Corredores” de moto

O projeto cria regras para o uso dos chamados “corredores” de motociclistas — quando as motos andam entre as faixas das vias. Será admitida essa passagem entre veículos quando o fluxo estiver parado ou lento. Se houver mais de duas faixas de circulação, a passagem somente será admitida no espaço entre as duas faixas mais à esquerda.

A passagem nos corredores terá que ser “em velocidade compatível com a segurança de pedestres, ciclistas e demais veículos”. Os órgãos e entidades com circunscrição sobre a via poderão implementar áreas de espera específicas para as motos, junto aos semáforos, imediatamente à frente dos outros veículos. O texto ainda aumenta a idade mínima necessária para que as crianças possam ser transportadas na garupa das motos — de 7 para 10 anos de idade.

Teste de direção

Passa a exigir titulação específica dos peritos examinadores, ao mesmo tempo em que aumenta o rigor e a fiscalização sobre eles. Os examinadores deverão ser médicos e psicólogos, respectivamente, com titulação de especialista em medicina do tráfego e em psicologia do trânsito, conferida pelo respectivo conselho profissional. Quem não atender a esses requisitos terá o prazo de 3 anos para obter a titulação. Os condutores das categorias C, D e E deverão comprovar resultado negativo em exame toxicológico para obter ou renovar a carteira.

Registro Positivo

Será criado o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), para cadastrar os motoristas que não cometeram infração de trânsito nos últimos 12 meses. A abertura de cadastro requer autorização prévia e expressa do potencial cadastrado. O RNPC poderá ser utilizado para conceder benefícios fiscais ou tarifários aos condutores cadastrados, na forma da legislação específica de cada ente da federação.

Bicicletas

O texto cria uma infração específica para a parada sobre ciclovia ou ciclofaixa (será infração grave) e aumenta a pena da infração por não redução da velocidade ao ultrapassar ciclistas. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) especificará as bicicletas motorizadas e equiparados não sujeitos ao registro, ao licenciamento e ao emplacamento para circulação nas vias.

Atualização

O projeto ainda atualiza o texto do CTB a práticas hoje correntes, tais como: dispensa da necessidade de selar as placas (o que já não é mais feito no novo formato Mercosul); possibilidade de conversões livres à direita, sob sinal vermelho, onde houver sinalização que as permita; autorização de emissão e fiscalização digital de documentos como a CNH, o Certificado de Registro do Veículo (CRV) e o Certificado de Registro de Licenciamento (CRLV), entre outros.

Contran

Pelo texto aprovado, fica alterada a composição do Contran, de forma que passe a ser composto exclusivamente por ministros de Estado. Além disso, esse colegiado deixa de ser instância recursal de multas, e as minutas de suas resoluções passam a ser submetidas a consulta pública prévia. A presidência de suas câmaras temáticas passa a ser exercida exclusivamente por representantes de algum dos ministérios com assento nesses órgãos.

O texto ainda dá aos órgãos e entidades com competência para aplicação de multas, das três esferas de governo, a função de aplicar também a penalidade de suspensão do direito de dirigir. Também faculta às prefeituras atuar diretamente como órgão do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), sem terem órgão de trânsito específico para esta finalidade. E permite aos policiais legislativos da Câmara dos Deputados e do Senado Federal atuarem na fiscalização de trânsito no entorno do Congresso. Para tal, eles deverão receber treinamento específico.

Relatório no Senado

O relator em Plenário, senador Ciro Nogueira, informou que foram apresentadas no Senado 101 emendas ao projeto, das quais ele acatou nove. De acordo com Ciro Nogueira, “após quase 23 anos da aprovação do CTB, são necessárias adequações a esse diploma, em função das rápidas mudanças que acontecem no trânsito”.

Ciro destacou, entre as inovações, as mudanças na estrutura do Contran, a criação de regras para o uso dos chamados “corredores” de motos, a inclusão no CTB do uso obrigatório da cadeirinha, a extensão da validade da CNH e a redução de burocracia ao utilizar recursos digitais para apresentação de notificações, recursos contra multas, entre outros.

O relator também defendeu o aumento do número de pontos para suspender a CNH, que poderá ser de até 40 pontos para quem não tiver cometido infração gravíssima. “Embora esse seja um dos aspectos mais polêmicos do projeto, é necessário ponderar que o Congresso vem aumentando a gravidade de algumas categorias de multas, o que tornou o atingimento desse limite fato bem mais trivial”, argumentou o senador.

Depois de sancionada pela Presidência da República, a lei entra em vigor após 180 dias de sua publicação oficial. 

 

 

Com informações da Agência Senado Federal.

 

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Decreto acelera implantação do Plano Nacional de Defesa Civil

Documento define princípios e diretrizes para gestão integrada de riscos de desastres no Brasil.
L

Idosa que trabalhou desde os 4 anos vira herdeira da família

Justiça reconhece vínculo socioafetivo e garante à mulher direitos sucessórios dos patrões.
L
Rondônia abre mais de 1,2 mil vagas formais de trabalho em agosto

Rondônia abre mais de 1,2 mil vagas formais de trabalho em agosto

Estado acumula 10,5 mil novos empregos em 2025, enquanto Brasil supera 1,5 milhão de postos com carteira assinada, segundo o Novo Caged.
L
Milhares marcham no DF contra anistia a golpistas e PEC da Blindagem

Milhares marcham no DF contra anistia a golpistas e PEC da Blindagem

Manifestação ocupou as seis faixas da Esplanada dos Ministérios e reuniu movimentos sociais de todo o país.
L
Haddad cancela viagem à ONU para acompanhar votação da isenção do IR

Haddad cancela viagem à ONU para acompanhar votação da isenção do IR

Ministro da Fazenda permanece no Brasil diante da possibilidade de votação que pode isentar quem ganha até R$ 5 mil do Imposto de Renda
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

UTILIDADE PÚBLICA: Confira roteiro da coleta de lixo em Porto Velho por bairros, dias e turnos

EcoPVH reforça o compromisso com a limpeza urbana de Porto Velho, divulgando o novo cronograma de coleta domiciliar dividido por setores e bairros, com acesso ao mapa interativo e atendimento via WhatsApp.
L
Conheça as regras essenciais para a prova de redação do Enem 2025

Conheça as regras essenciais para a prova de redação do Enem 2025

Candidatos farão um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas no próximo domingo (9), com tema social, político, científico ou cultural.
L

Momento Empresarial: Edmar Oliveira e o sucesso da pesca esportiva em Rondônia

O programa Momento Empresarial desta quarta-feira, dia 5, às 9h, recebe Edmar Oliveira, guia condutor de pesca esportiva.
L
Câncer de próstata: atendimento sobe 32% em homens com até 49 anos

Câncer de próstata: atendimento sobe 32% em homens com até 49 anos

Aumento no número de tratamentos para câncer de próstata na faixa etária mais jovem, entre 2020 e 2024, está relacionado à maior conscientização e procura por atendimento médico.
L
Para ter boa saúde, nada como ter um médico em casa

Coluna do Simpi: Temas decisivos para serem resolvidos até dezembro, o teto de faturamento do Simples é um deles

O advogado Piraci Oliveira analisa o cenário tributário e jurídico de fim de ano, destacando pautas decisivas que impactam microempreendedores e pequenas empresas, como a tributação de dividendos, a reforma tributária e o reajuste do Simples Nacional.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Mais de 500 novas oportunidades foram abertas nesta semana em diferentes municípios de Rondônia.
L
Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

O Tribunal de Contas da União (TCU) oferece 20 vagas imediatas para auditor federal de controle externo, cargo de nível superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$ 26,1 mil para 40 horas semanais.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Selecionados atuarão em diversas funções, incluindo agente de campo, auxiliar de serviços gerais e agente operacional.
L
Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Atendimento auxilia trabalhadores em busca de recolocação e capacitação profissional.
L
Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Edital nº 7/2025 da Seduc oferece 26 vagas em 24 escolas de Rondônia; inscrições são gratuitas e ocorrem de 3 a 12 de novembro.
L

POLÍTICA

Ministra do TSE vota pela cassação do governador Cláudio Castro por abuso de poder

Ministra do TSE vota pela cassação do governador Cláudio Castro por abuso de poder

Relatora Maria Isabel Galotti condenou o governador do Rio de Janeiro e pediu a inelegibilidade por 8 anos e a realização de novas eleições no estado.
L
Alexandre de Moraes nega pedido para réu em trama golpista ir a formatura da filha

Alexandre de Moraes nega pedido para réu em trama golpista ir a formatura da filha

O coronel Marcelo Câmara, preso preventivamente, teve a solicitação de viajar a Maceió para o evento negada pelo ministro do STF, que citou o descumprimento de cautelares.
L
Por que o julgamento sobre cartões consignados em Rondônia é decisivo

Por que o julgamento sobre cartões consignados em Rondônia é decisivo

Decisão do TJ-RO sobre uso de RMC promete ser um marco de justiça social e proteção aos consumidores endividados.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA  QUARTA-FEIRA - A podridão se expande em partes da sociedade que mente, depende bandido e criminaliza os que ficam ao lado dos indefesos

OPINIÃO DE PRIMEIRA  QUARTA-FEIRA – A podridão se expande em partes da sociedade que mente, defende bandido e criminaliza os que ficam ao lado dos indefesos

Da defesa de criminosos à disputa eleitoral de 2026, país e Estado enfrentam dilemas que revelam uma sociedade dividida e um cenário político imprevisível.
L
Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

Reunião na Assembleia Legislativa de Rondônia abordou o desenvolvimento sustentável da pesca e a necessidade de integração entre órgãos e entidades.
L
Publicidade

POLÍCIA

Traficante tenta fugir pulando muros e cercas, mas é preso com drogas na zona sul

Traficante tenta fugir pulando muros e cercas, mas é preso com drogas na zona sul

Com ele e na boca de fumo foram apreendidas diversas porções de crack, maconha, dinheiro e objetos usados no tráfico, além de um carregador de tornozeleira eletrônica.
12
Homem é preso depois de agredir esposa que conseguiu emprego

Homem é preso depois de agredir esposa que conseguiu emprego

Segundo apurado pela PM, o suspeito estava ingerindo bebida alcoólica, quando percebeu que a esposa falava no celular com uma amiga, sobre um emprego que havia conseguido.
16
Ladrão de carro é preso trocando pneu na borracharia em Porto Velho

Ladrão de carro é preso trocando pneu na borracharia em Porto Velho

Suspeito furtou um Volkswagen Virtus de uma residência durante a madrugada e foi flagrado por policiais militares tentando consertar os danos causados na fuga.
10
Polícia Civil de Rondônia prende suspeito na Operação Echo Chamber

Polícia Penal impede fuga de 15 presos de alta periculosidade

Durante vistoria no presídio Urso Branco, em Porto Velho, agentes encontram buraco em cela e …

Read more

12
Equipe do sargento Machado prende traficante que escondia drogas em esponja

Equipe do sargento Machado prende traficante que escondia drogas em esponja

Policiais do 5º Batalhão flagraram o suspeito em um lava jato usado como fachada para o tráfico em Porto Velho.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Copom se reúne e deve manter Taxa Selic em 15% ao ano

Copom se reúne e deve manter Taxa Selic em 15% ao ano

Analistas de mercado preveem que o Comitê de Política Monetária do Banco Central manterá os juros básicos no maior nível em quase duas décadas.
L
Fronteira Cerrado: o dilema entre o agronegócio, desenvolvimento e destruição

Fronteira Cerrado: o dilema entre o agronegócio, desenvolvimento e destruição

Apesar do grande peso econômico na balança comercial, a expansão do agronegócio no Cerrado, criticado pelo “ecocídio”, ameaça a segurança hídrica do Brasil.
L
Mariana: 10 anos após desastre, Mônica Santos e vítimas ainda buscam justiça

Mariana: 10 anos após desastre, Mônica Santos e vítimas ainda buscam justiça

A líder comunitária Mônica Santos, de Bento Rodrigues, lamenta que a dor e a luta por reparação continuem nítidas uma década após o rompimento da barragem do Fundão.
L

E Se Eles Lutassem? Batman vs. Capitão América: O ápice humano de Wayne é superado pelo Soro do Super Soldado de Steve Rogers

No combate até a morte entre Batman e Capitão América, a força e resistência sobre-humanas do Super Soldado dão a ele a vitória contra o gênio tático, porém fisicamente mais frágil, Cavaleiro das Trevas.
L
Campanha Papai Noel dos Correios começa no dia 7 em Rondônia

Campanha Papai Noel dos Correios começa no dia 7 em Rondônia

Ação solidária completa 36 anos e será lançada oficialmente no Teatro Banzeiros, em Porto Velho.
L
UNIR abre prazo para revalidação de diplomas médicos do Revalida 2025.1

UNIR abre prazo para revalidação de diplomas médicos do Revalida 2025.1

Entrega de documentos deve ser feita entre 5 de novembro de 2025 e 31 de outubro de 2026, no campus da universidade em Porto Velho.
L
Prefeitura leva Cidadania em Movimento aos distritos de Nova Califórnia e Extrema

Prefeitura leva Cidadania em Movimento aos distritos de Nova Califórnia e Extrema

Ação acontece neste fim de semana com oferta de serviços de saúde, assistência social e documentação.
L
Participação de candidatos acima de 60 anos no Enem quase triplica em 2025

Participação de candidatos acima de 60 anos no Enem quase triplica em 2025

O Exame Nacional do Ensino Médio registra 17,1 mil inscritos com 60 anos ou mais, número 191,38% maior que em 2022, com maioria de mulheres.
L
A trajetória de 33 anos no combate à mudança do clima da Eco92 à COP30

A trajetória de 33 anos no combate à mudança do clima da Eco92 à COP30

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas retorna ao Brasil, em Belém, resgatando a história iniciada no Rio de Janeiro em 1992.
L
Democrata e muçulmano Zohran Mamdani é eleito prefeito de Nova York

Democrata e muçulmano Zohran Mamdani é eleito prefeito de Nova York

Aos 34 anos, Mamdani torna-se o mais jovem a assumir o cargo desde 1892 e conquista vitória expressiva após campanha acirrada contra republicanos.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.