QUARTA-FEIRA, 09/07/2025
Publicidade

L

Brasil

Quem são os índios isolados que mataram o sertanista mais respeitado do Brasil

Indígenas isolados do território Uru-Eu-Wau-Wau estão sendo expulsos de suas terras pelo fogo e por fazendeiros e não sabiam que Rieli Franciscato queria ajudá-los

Publicado em 

Quem são os índios isolados que mataram o sertanista mais respeitado do Brasil - News Rondônia

Os indígenas isolados que vivem no território Uru-Eu-Wau-Wau em Rondônia têm a migração como forma de sobrevivência. Um dos trabalhos de Rieli Franciscato, que morreu nesta quarta-feira (9) após ser atingido no tórax por uma flecha, era monitorar essa circulação à distância.

Quem são os índios isolados que mataram o sertanista mais respeitado do Brasil - News Rondônia

Rieli Franciscato (ao centro)

Rieli tinha 56 anos e era coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental Uru-Eu-Wau-Wau, que pertence à Fundação Nacional do Índio (Funai).

Junto com o amigo Roberto de Barros Ossak, que é agente da Pastoral da Terra e pesquisa o direito agrário na região, Rieli fez uma expedição no território Uru-Eu-Wau-Wau para entender o motivo de os indígenas circularem do interior da reserva para áreas afastadas do núcleo. O encontro do indigenista com membros da tribo ocorreu perto de um acesso viário conhecido como Linha 6, em Seringueiras (RO).

O grupo que disparou a flecha contra Rieli é formado por 5 indígenas, segundo testemunhas. Eles são identificados como Isolados do Cautário (nome de um rio da região). Não se sabe a quantidade total de pessoas que compõem esse povo indígena.

O trabalho de Rieli era justamente tentar conscientizar a população sobre a importância da preservação da reserva para que os povos continuassem no interior da mata.

Ossak explicou que a circulação dos indígenas está diretamente ligada às invasões de território, principalmente na região de Buritis, Parecis e Campo Novo: “Estão vindo para a borda em busca de alimentos. Eles são coletores, não cultivam, então precisam migrar de uma região para a outra coletando alimentos, como: castanha, mel, açaí”.

A partir da expedição, segundo o pesquisador, foi possível notar que as invasões começam pelos madeireiros e depois por latifundiários que querem desmatar a região para criação de gado. Também há a ação de garimpeiros.

Em maio, a Funai e a Polícia Federal flagraram um garimpo e atos de extração de madeira no entorno da terra indígena, no município de Campo Novo de Rondônia. Ninguém foi preso.

A Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau é uma área habitada por 9 povos indígenas. No ano passado, ela ficou entre as 10 terras mais desmatadas do país. Com 1,8 milhão de hectares de área, a Uru-Eu-Wau-Wau já perdeu 42,54 km² entre 2008 e novembro de 2019, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A análise de Ossak é que o avanço das invasões fez com que os indígenas ficassem acuados no centro da terra indígena.

“No período que eles ficaram reclusos ao centro, começou a faltar alimento. Então, agora eles estão retornando às bordas. Essa é minha análise enquanto técnico agrícola. A falta de alimento é o que vai ocasionando que os indígenas venham para a borda da reserva, onde tem mais caça, mais fartura de alimento. E é na borda que eles são avistados”, diz o especialista.

Para a Associação Etnoambiental Kanindé, também colaborou para ação o fato de os indígenas isolados não saberem a distinção entre defensor e inimigo. O entendimento em caso de contato com não membros é que o território do grupo “está sendo invadido e os índios estão tentando sobreviver”.

Um morador que vive no local há 25 anos disse que é a primeira vez que avista os indígenas naquela região.

A tragédia

O policial Paulo Ricardo Bressa, amigo de Rieli Franciscato, narrou os momentos que antecederam a morte do sertanista. “O Rieli chegou aqui, pediu apoio pro sargento, se a gente poderia ir com ele lá, porque lá é uma área de conflito. O sargento liberou a gente pra ir, a gente foi. Quando a gente chegou lá onde eles apareceram, ele entrou em contato com a senhora dona da terra e perguntou se podia dar uma olhada por onde eles tinham vindo”.

Os policiais e Rieli adentraram a região seguindo as pegadas dos indígenas. Quando chegaram na divisa, segundo o relato, viram a placa da reserva com aviso de entrada proibida. Então Rieli começou a subir um morro. A intenção era fazer um trabalho, à distancia, de monitoramento, para averiguar a migração dos povos isolados.

“A soldado Luciana estava atrás dele e eu um pouquinho atrás dela. A gente só escutou o barulho da flecha, que pegou no peito dele. Aí ele deu um grito, arrancou a flecha e voltou pra trás correndo. Ele conseguiu correr de 50 a 60 metros e já caiu praticamente morto . Nosso amigo se foi, infelizmente”, disse Bressa.

 

informações da Reuters e Agência Estado

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Menina de 8 anos pula na piscina e salva coleguinha de 6, em GO; vídeo

Menina de 8 anos pula na piscina e salva coleguinha de 6, em GO; vídeo

No vídeo compartilhado nas redes sociais, a menina Ashley, de Quirinópolis (GO), pula rapidamente na piscina e salva o coleguinha, que se afogava.
L

Braga Netto pede acareação com Cid na ação penal da trama golpista

Defesa do general aponta divergências em depoimentos dos militares.
L

Bolsonaro pede ao STF anulação da delação de Mauro Cid

Defesa alega que ex-ajudante de ordens mentiu em interrogatório.
L
Mecânico brasileiro desenvolve o menor carro do mundo

Mecânico brasileiro desenvolve o menor carro do mundo; conheça o Nanico P-50; vídeo

O mecânico brasileiro Caio Strumiello, de São Vicente (SP), inventou o menor carro do mundo: o Nanico P50. Ele leva apenas duas pessoas e faz 40 km com 1 litro de combustível.
L
Irmãs do Brasil estão entre as 100 crianças mais inteligentes do mundo

Irmãs do Brasil estão entre as 100 crianças mais inteligentes do mundo

Beatriz, de 14 anos, e Isabella Toassa da Silva, de 15, de São Paulo, são as irmãs brasileiras escolhidas entre as crianças e adolescentes mais inteligentes do mundo.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Beramadeira é sucesso de público e Porto Velho Shopping reforça fase de expansão do empreendimento

Arraial Beramadeira celebra cultura popular em Porto Velho com dança, música, comidas típicas e reforça novo momento do shopping como espaço de experiências e convivência.
L

Chevrolet apresenta a linha Onix 2026 menos potente ao mercado nacional

Nova linha Chevrolet Onix 2026 traz design renovado, motor 1.0 turbo com injeção direta e tecnologias avançadas, reafirmando liderança no mercado brasileiro.
L
Orkut, redes sociais, retorno do Orkut, Orkut Brasil, Orkut 2025

Orkut: história, fim e o possível retorno da rede social que marcou gerações

O Orkut, rede social criada por Orkut Büyükkökten em 2004, marcou a internet no Brasil e pode voltar com nova proposta; entenda o passado, o encerramento e os rumores do retorno.
L
Câmara proíbe aproximação de agressor mesmo com consentimento da vítima

Câmara proíbe aproximação de agressor mesmo com consentimento da vítima

Projeto que altera a Lei Maria da Penha foi aprovado pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira, proibindo a aproximação do agressor mesmo com consentimento da vítima.
L
Câmara aprova projeto que cria estratégia nacional de Saúde para autonomia do Brasil

Câmara aprova projeto que cria estratégia nacional de Saúde para autonomia do Brasil

Aprovado pela Câmara dos Deputados, o PL 2583/2020 institui a Estratégia Nacional de Saúde visando fortalecer a indústria e a pesquisa para a autonomia brasileira na produção de insumos e equipamentos médicos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L

POLÍTICA

Deputado Pedro Fernandes cobra aplicação da Lei de Atendimento à Endometriose em Rondônia

Deputado Pedro Fernandes cobra aplicação da Lei de Atendimento à Endometriose em Rondônia

Autor da Lei de Atendimento à Endometriose, parlamentar destaca urgência de garantir diagnóstico e tratamento especializado na rede pública.
L

Presidente da Alero convida população a participar da capacitação promovida pela Escola do Legislativo em Ariquemes

A realização deste curso de libras é um passo fundamental para promover uma sociedade mais inclusiva e respeitosa.
L
Projeto do Dr. Fernando Máximo já beneficiou 16 mil alunos com entrega gratuita de óculos em Rondônia

Projeto do Dr. Fernando Máximo já beneficiou 16 mil alunos com entrega gratuita de óculos em Rondônia

“Enxergando com Amor” promove saúde ocular na infância e melhora rendimento escolar nas redes pública estadual e municipal.
L
Jaime Bagattoli comemora aprovação no Senado de projeto que prorroga regularização de imóveis rurais em faixa de fronteira

Jaime Bagattoli comemora aprovação no Senado de projeto que prorroga regularização de imóveis rurais em faixa de fronteira

Senador Jaime Bagattoli defende segurança jurídica e articula novo projeto para unificar regras em todo o país.
L
Fim da linha! Governador exonera vice da Secretaria de Desenvolvimento e nomeia Lauro Fernandes para o cargo

Fim da linha! Governador exonera vice da Secretaria de Desenvolvimento e nomeia Lauro Fernandes para o cargo

A exoneração do vice-governador da Secretaria de Desenvolvimento marca nova fase na gestão estadual. Lauro Fernandes assume o comando da pasta.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF incinera aproximadamente duas toneladas de drogas em Porto Velho

PF incinera aproximadamente duas toneladas de drogas em Porto Velho

A ação foi acompanhada por representantes do Ministério Público e do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, conforme determina a legislação vigente
10
Suspeito de homicídio se entrega à Polícia em Ji-Paraná e entrega arma do crime

Suspeito de homicídio se entrega à Polícia em Ji-Paraná e entrega arma do crime

Homem suspeito de matar José Carlos Avelino dos Santos, de 48 anos, em Ji-Paraná, se apresentou voluntariamente à polícia nesta terça-feira e entregou a arma usada no crime.
14
Acidente grave na Linha 94 em Ji-Paraná deixa motorista preso às ferragens

Acidente grave na Linha 94 em Ji-Paraná deixa motorista preso às ferragens

Colisão frontal entre carro e caminhão na Avenida Edson Lima do Nascimento, em Ji-Paraná, deixou motorista idoso preso às ferragens e com suspeita de pneumotórax.
12
Equipe do Sargento Machado prende homem com moto roubada em Porto Velho

Equipe do Sargento Machado prende homem com moto roubada em Porto Velho

A equipe do Sargento Machado do 02 da Polícia Militar prendeu um homem de 38 anos pilotando uma moto roubada na Avenida Imigrantes, em Porto Velho.
10
Policiais do 5º BPM prendem trio que planejava execução no Residencial Cristal da Calama

Policiais do 5º BPM prendem trio que planejava execução no Residencial Cristal da Calama

Polícia Militar do 5º Batalhão prendeu três indivíduos armados que planejavam uma execução no Residencial Cristal da Calama, zona Leste de Porto Velho, evitando um ataque entre facções.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de RO inicia audiências públicas para atualizar plano estadual de desenvolvimento sustentável

Governo de RO inicia audiências públicas para atualizar plano estadual de desenvolvimento sustentável

Audiências públicas do PDES 2030 acontecem de 16 a 31 de julho e contam com participação popular para revisar planejamento estratégico de Rondônia.
L
Com CNH Sem Barreiras, jovem de Vilhena conquista sonho de dirigir e reforça inclusão em Rondônia

Com CNH Sem Barreiras, jovem de Vilhena conquista sonho de dirigir e reforça inclusão em Rondônia

Programa CNH Sem Barreiras facilita habilitação para pessoas com deficiência, oferecendo veículos adaptados e redução de custos em Rondônia.
L
Passeio ciclístico mobiliza Machadinho d’Oeste e motiva alunos para avaliações Saeb e Saero

Passeio ciclístico mobiliza Machadinho d’Oeste e motiva alunos para avaliações Saeb e Saero

Projeto “Pedalando Rumo à Proficiência” reúne 350 participantes em Machadinho d’Oeste, incentivando melhor desempenho nas provas Saeb e Saero.
L
Energisa realiza ação de negociação de débitos na zona leste de Porto Velho

Energisa realiza ação de negociação de débitos na zona leste de Porto Velho

Clientes podem quitar contas em atraso com condições especiais até quinta-feira, 11 de julho, no Caminhão da Eficiência Energética, estacionado no bairro Mariana
L

Detran-RO abre inscrições para cursos de qualificação de profissionais do trânsito em todo o estado

Capacitações gratuitas oferecidas pela Escola Pública de Trânsito incluem formação e atualização para condutores de emergência, escolares, aplicativos e mais.
L
FAPERON solicita apoio da bancada federal de Rondônia para aprovação do novo marco legal do licenciamento ambiental

FAPERON solicita apoio da bancada federal de Rondônia para aprovação do novo marco legal do licenciamento ambiental

A Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia (FAPERON) reforça a importância do PL 2159/2021 para modernizar o licenciamento ambiental, com foco no setor agropecuário.
L
CMEC'inhas São Miguel lança primeira Cooperativa Mirim do Sicoob em associação comercial de Rondônia

CMEC’inhas São Miguel lança primeira Cooperativa Mirim do Sicoob em associação comercial de Rondônia

Projeto pioneiro valoriza o protagonismo infanto-juvenil e reforça o papel da educação cooperativista em São Miguel do Guaporé, com apoio do CMEC e FACER.
L
Acidente entre carro e moto deixa motociclista ferido em Rolim de Moura

Acidente entre carro e moto deixa motociclista ferido em Rolim de Moura

Colisão transversal no bairro São Cristóvão, em Rolim de Moura, resultou em motociclista ferido e atendido pelo Corpo de Bombeiros.
14
Mulher fica ferida em colisão entre carro e bicicleta em Rolim de Moura

Mulher fica ferida em colisão entre carro e bicicleta em Rolim de Moura

Acidente de trânsito em Rolim de Moura deixou ciclista com suspeita de fratura na perna direita após colisão transversal entre carro e bicicleta.
12
Segundo envolvido em tiroteio em Barbearia de Vilhena é identificado e buscado pela Polícia

Segundo envolvido em tiroteio em Barbearia de Vilhena é identificado e buscado pela Polícia

A polícia de Vilhena já identificou o segundo atirador envolvido no tiroteio que feriu duas pessoas em uma barbearia, mas ele segue foragido. Um dos atiradores, de 21 anos, se entregou após invadir uma escola.
10
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.