SEXTA-FEIRA, 02/01/2026
Publicidade

Em destaque

L

Brasil

BRUMADINHO: 'MEU CORAÇÃO NÃO MANDOU PARAR', DIZ BOMBEIRO SOBRE BUSCAS

Capitão do Corpo de Bombeiros, Leonard Farah comanda as equipes terrestres de resgate, que vasculham área de 3,9 milhões de metros quadrados

Publicado em 

O capitão do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais Leonard Farah, 34 anos, estava de férias em casa quando foi convocado para se juntar à operação de resgate das vítimas do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho. O oficial, que aos 19 anos largou a faculdade de medicina para ser bombeiro, tem larga experiência nesse tipo de desastre e ficou tão preocupado com a frequência dessas ocorrências no estado que decidiu se especializar no assunto.

Estava cursando o mestrado em engenharia geotécnica de desastres naturais, na Universidade Federal de Ouro Preto, em 2015, quando houve o rompimento da barragem da Samarco, em Mariana, onde ele foi um dos primeiros a chegar.

Em 2018, fez nova especialização, desta vez no Japão. No trabalho de conclusão de curso, alertou para a possibilidade de novas tragédias, que podem ser ainda mais catastróficas, como explica nesta entrevista para o Metrópoles.

Ele diz ainda que o refeitório e o escritório da mineradora “jamais” deveriam estar abaixo da barragem, por essa ser uma área de risco potencial.

Em Brumadinho, o capitão Farah comanda as equipes terrestres de busca e resgate, que vasculham uma área de 3,9 milhões de metros quadrados. Isso equivale a uma vez e meia a Lagoa da Pampulha, famoso cartão-postal de Belo Horizonte.

No local, 86 bombeiros vindos de quatro estados (MG, RJ, SC e PR) e seis cães atuam nas buscas. O capitão afirma que não há prazo para encerrar a procura pelos desaparecidos. “Meu coração ainda não mandou parar”, afirma.

Confira a entrevista:

Você estudou sobre grandes desastres no Japão, há pouco tempo, e no seu trabalho de conclusão de curso alertou para a possibilidade de novas tragédias em barragens de mineração em Minas Gerais. Por quê?

Considerando os últimos rompimentos de barragens em Minas Gerais, Miraí (2007), Herculano (2014, 3 mortos) e Mariana (2015, 19 mortos), eu digo que a gente poderia esperar nos próximos 10 anos, no mínimo, mais dois eventos de ruptura de barragens. Houve Brumadinho e eu acredito que mais um evento possa acontecer. Cada vez é mais recorrente a questão de sismos no Brasil. O tremor de terra é um gatilho para a liquefação de barragens. Quando a barragem não está 100% ou quando ela não foi dimensionada pra isso, ou seja, quando não se pensou em construir uma barragem resistente a terremoto, o terremoto pode fazer com que a barragem de rejeito se liquefaça.

Além de tremores, tem barragem que não é bem monitorada. Isso aumenta o risco?

A barragem não rompe do nada. Ela dá avisos de que vai romper. O monitoramento bem-feito não evita que a barragem se rompa, mas ele avisa do risco. Se o risco for grande, a medida a ser feita é a evacuação das pessoas. Se tem risco, a cultura preventiva tem que agir. Tem que tirar as pessoas de perto da barragem.

A barragem não rompe do nada. Ela dá avisos de que vai romper. O monitoramento bem-feito não evita que a barragem se rompa, mas ele avisa do risco"

Leonard Farah

Como avalia o fato de que o escritório e o refeitório, no caso da Vale, ficassem abaixo da barragem?

Talvez seja o excesso de confiança que leva a uma prepotência. Quando se convive muito com o risco, ele vira paisagem. Quando uma pessoa acha que tudo vai dar certo, ela não consegue enxergar o problema. Então, o excesso de confiança de que “isso nunca vai romper” pode fazer com que as pessoas tenham essa prepotência. A empresa tem que fazer o dam break, que é avaliar a mancha de inundação, no caso de ruptura de uma barragem. Se você tem estruturas administrativas que estão dentro da mancha de inundação, você tira as instalações de lá. É muito óbvio. A primeira coisa que pedimos quando chegamos aqui foi o dam break da barragem, e o dam break mostrava isso claramente.

Então, essas instalações jamais deveriam ter ficado onde estavam?

Nunca! Uma gestão de risco jamais, jamais colocaria essas instalações ali. São estruturas que poderiam estar em outro lugar. Não faz sentido estarem ali, numa zona de risco potencial. Se você tem uma barragem, você tem uma zona de risco potencial, que é exatamente o seguinte: se alguma coisa der errado e a barragem se romper, isso vai afetar essa área, que é chamada de zona de risco potencial, onde o potencial destrutivo é muito grande. Então, as estruturas nunca deveriam estar ali.

Faltou prevenção?

A gente tem uma cultura muito pobre de prevenção. A ONU [Organização das Nações Unidas] fala que, para cada dólar investido em prevenção, você economiza sete. Se a gente considerar os custos que a empresa está tendo com toda a resposta ao desastre e o custo que ela teria para remover as instalações, fica fácil de evidenciar. E tem um custo que não pode ser mensurado que é a vida. Esse custo é imensurável. Se uma pessoa pode morrer, esse custo não pode ser quantificado. Se uma pessoa pode morrer, então toda a estrutura deveria ter sido tirada dali. Será que, se seu filho estivesse lá, seu pai, sua mãe, você não iria prevenir isso?

Além da possibilidade de ocorrerem outros desastres, a magnitude deles tende a ser maior?

A gente tem um potencial para isso muito grande. O rejeito dessa barragem [Vale] é inerte, não é tóxico. Mas, se houver um desastre em barragem, por exemplo, com arsênio, que é altamente tóxico e com o qual a gente não pode entrar em contato, eu nem sei o que a gente vai fazer. Tem uma barragem assim em Rio Acima [uma mineração de ouro abandonada], tem uma barragem em Paracatu. Uma barragem de rejeito tóxico, com volumes maiores, atingindo comunidades maiores, sem dúvida, é algo que pode acontecer.

É possível comparar Mariana e Brumadinho?

A extensão da área que a gente tem que procurar aqui é menor, porém a quantidade de vítimas é muito maior. E aqui nós tivemos uma grande dificuldade. Como a Vale informou que faria doações em dinheiro para as famílias das vítimas, isso nos atrapalhou demais, porque teve muita gente que botou nomes de desaparecidos nas listas. São estelionatários, gente que queria levar uma vantagem. Isso prejudicou muito as nossas buscas. Nesse desastre, eu percebi o melhor e o pior lado do ser humano.

Como vocês conseguiram saber que alguns desaparecidos não eram, de fato, desaparecidos?

A experiência ajuda muito. O comportamento de alguém que perde um parente é de revolta, ele vai para as redes sociais, chora, busca informação. E o número de vítimas que era informado para a gente não condizia com o número de famílias que estavam mesmo reclamando. Não condizia, e a gente insistiu muito: “Essa lista está errada”. Quando a minha equipe pegou a lista, a gente começou a checar: “Quem é o reclamante dessa pessoa?”. Em muitos casos, não tinha reclamante. Isso atrapalhou muito.

Você disse que também viu o melhor do ser humano. Por exemplo?

Os voluntários. Por exemplo, a senhora que começou a lavar a nossa roupa. No começo, eu fiquei quatro dias com a roupa toda suja. É uma forma muito simples de ajudar, mas que faz muita diferença para a gente. Teve um dia que estava muito calor e eu falei, brincando, que queria um açaí. Não é que um voluntário trouxe um açaí?

No começo, eu fiquei quatro dias com a roupa toda suja, e uma senhora começou a lavar nossa roupa. É uma forma muito simples de ajudar, mas que faz muita diferença para a gente"

Leonard Farah

Você chegou a entrar na faculdade de medicina e a abandonou para ser bombeiro. Diante de tudo que tem vivido nesses desastres, em algum momento você se arrependeu de ter mudado de profissão?

Eu nem sei por que não tomei essa decisão antes. Eu entrei para os bombeiros quando tinha 19 anos, e podia ter entrado com 18. Eu sou apaixonado pelo que faço. Eu recebi convite pra trabalhar no Japão e não quis. A gente, como funcionário público, está numa situação difícil [os bombeiros estão com salários atrasados], mas eu acho que, quando a gente acha o nosso propósito, quando a gente tem um ideal, independe do salário. Imagina se eu estivesse no Japão quando aconteceu o desastre? Poxa, é a minha casa, a minha terra, como que eu não vou ajudar? A nossa ação é ajudar o próximo, independentemente de quem seja. A lama deixa todo mundo igual. A gente salva uma pessoa que a gente não sabe quem é. Então, eu não me arrependo nem um pouco.

Quando a busca por corpos será encerrada?

Não temos prazo para isso. Nossas decisões têm que se basear em questões técnicas. Eu procurei saber se existe uma norma técnica que afirme quando você deve parar de buscar. Eu não encontrei em literatura nenhuma. Como a gente estava com o pessoal de Israel aqui, eu perguntei ao comandante deles, o coronel Golan: “Quando a gente para de fazer essa busca?”. Ele me disse: “Quando a sua cabeça e o seu coração disserem que você fez tudo que podia, você pode parar a busca”. Eu acho que não teve resposta melhor. E o meu coração ainda não mandou parar.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

CNBB defende democracia e alerta para retrocessos no Brasil

CNBB defende democracia e alerta para retrocessos no Brasil

Entidade aponta desafios éticos e sociais, mas celebra avanços como fortalecimento do SUS.
L
Alistamento militar de 2026 começa nesta quinta-feira

Alistamento militar de 2026 começa nesta quinta-feira

Serviço é obrigatório para homens e voluntário para mulheres.
L
Réveillon 2026 tem atrações gratuitas pelo Brasil

Réveillon 2026 tem atrações gratuitas pelo Brasil

Réveillon 2026 reúne shows, fogos e festas em várias capitais.
L
Anac faz operação em aeroportos com maior fluxo

Anac faz operação em aeroportos com maior fluxo

Anac reforça fiscalização e orienta passageiros na alta temporada.
L
Expectativa externa não deve guiar metas para 2026

Expectativa externa não deve guiar metas para 2026

Expectativa externa é alerta para metas pessoais em 2026.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Mega da Virada premia 6 apostas com R$ 181,8 milhões cada

Mega da Virada premia 6 apostas com R$ 181,8 milhões cada

Sorteio ocorreu nesta quinta-feira com números 09-13-21-32-33-59.
L
Moraes nega prisão domiciliar e mantém Bolsonaro na PF

Moraes nega prisão domiciliar e mantém Bolsonaro na PF

Ex-presidente retorna ao regime fechado após alta hospitalar.
L
Prefeitura divulga calendário oficial de feriados e pontos facultativos para 2026

Prefeitura divulga calendário oficial de feriados e pontos facultativos para 2026

O Decreto nº 21.691 estabelece as datas de repouso e funcionamento da administração municipal em Porto Velho, garantindo a manutenção de serviços essenciais como saúde e limpeza.
L
Isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil passa a valer

Isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil passa a valer

Salários e dividendos têm mudanças com nova regra do Imposto de Renda.
L
Sete pessoas são intoxicadas por metanol na Bahia

Sete pessoas são intoxicadas por metanol na Bahia

Vigilância sanitária interdita comércio de bebidas após casos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

PF determina retorno imediato de Eduardo Bolsonaro à carreira de escrivão

PF determina retorno imediato de Eduardo Bolsonaro à carreira de escrivão

Filho de ex-presidente deve reassumir cargo na Polícia Federal após cassação de mandato parlamentar.
L
STF promove evento para lembrar atos golpistas de 8 de janeiro

STF promove evento para lembrar atos golpistas de 8 de janeiro

Suprema Corte realiza programação sobre invasões de prédios dos poderes em Brasília.
L
Bolsonaro recebe alta e retorna à PF em Brasília

Bolsonaro recebe alta e retorna à PF em Brasília

Ex-presidente Bolsonaro deixa hospital DF Star e volta a cumprir pena na PF após cirurgia.
L
Lula sanciona LDO com veto a reajuste do Fundo Partidário

Lula sanciona LDO com veto a reajuste do Fundo Partidário

Presidente Lula sanciona LDO de 2026 e veta reajuste do Fundo Partidário e restos a pagar de 2019 a 2023.
L
Justiça eleitoral reconhece fraude à cota de gênero em Candeias do Jamari

Justiça eleitoral reconhece fraude à cota de gênero em Candeias do Jamari

MPRO atua contra irregularidade do Partido Liberal nas eleições de 2024.
L
Publicidade

POLÍCIA

Criminoso é preso após manter motorista refém durante roubo na BR-364

Criminoso é preso após manter motorista refém durante roubo na BR-364

Suspeito de 37 anos rendeu a vítima no distrito de Extrema; ação rápida da Polícia Militar evitou o roubo do veículo e garantiu a libertação do condutor.
14
VÍDEO: Ladrão furta capacete de jornalista em frente do Departamento de Flagrantes

VÍDEO: Ladrão furta capacete de jornalista em frente do Departamento de Flagrantes

Câmeras de segurança registraram a ação do criminoso na Rua Miguel Chakian.
10
Piloto de CB1000 morre após queda no centro de Porto Velho

Piloto de CB1000 morre após queda no centro de Porto Velho

Acidente aconteceu durante a madrugada, vítima não resistiu aos ferimentos.
18
Polícia prende traficante com droga avaliada em R$6 mil.

Polícia prende traficante com droga avaliada em R$6 mil

Sargento Machado conduz operação que resultou em prisão por tráfico em Nova Porto Velho.
16
Homem é preso após disparos e ameaças em Machadinho d’Oeste

Homem é preso após disparos e ameaças em Machadinho d’Oeste

Disparos de arma de fogo causaram pânico na região central.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LI, LP, LO): CONDOMÍNIO RESIDENCIAL PIATÃ

Licença Prévia L.P., Licença de Instalação L.I. e Licença de Operação L.O e OUTORGAS
L
Suíços iniciam identificação das vítimas de incêndio em Crans-Montana

Suíços iniciam identificação das vítimas de incêndio em Crans-Montana

Tragédia em bar suíço deixa 40 mortos e mais de 100 feridos durante festa de Ano Novo.
L
Cuidados com crianças nas férias ajudam a evitar acidentes

Cuidados com crianças nas férias ajudam a evitar acidentes

Pais devem atenção a segurança e supervisão durante atividades fora da rotina.
L
Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Reforma da Previdência altera regras de aposentadoria e pontuação para 2026.
L
Regras para ciclomotores passam a valer nesta quinta

Regras para ciclomotores passam a valer nesta quinta

Novas regras para ciclomotores incluem registro, habilitação e equipamentos obrigatórios.
L
Perseverança e moderação são chave para cumprir metas no ano novo

Perseverança e moderação são chave para cumprir metas no ano novo

Especialistas reforçam perseverança e moderação para alcançar metas de forma sustentável no ano novo.
L
Papa pede paz entre nações ensanguentadas por conflitos

Papa pede paz entre nações ensanguentadas por conflitos

Papa Leão XIV reforça pedido de paz entre nações ensanguentadas por conflitos durante o Angelus.
L
Réveillon na Paulista teve música e fogos silenciosos

Réveillon na Paulista teve música e fogos silenciosos

Cantora Simone Mendes conduziu a contagem da virada.
L
Salário mínimo de R$ 1.621 passa a valer nesta quinta-feira

Salário mínimo de R$ 1.621 passa a valer nesta quinta-feira

Reajuste de 6,79% deve injetar R$ 81,7 bilhões na economia.
L
Reforma tributária inicia fase de testes com IVA Dual em 2026

Reforma tributária inicia fase de testes com IVA Dual em 2026

Empresas e contribuintes precisam se adaptar a novas regras fiscais.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.