QUINTA-FEIRA, 19/02/2026

Em destaque

L

Brasil

DIRCEU, EXCLUSIVO: 'COMO VOU DEIXAR O PAÍS SE O LULA ESTÁ PRESO?'

“Como vou deixar o país se o Lula está preso? Não se abandona um companheiro assim. Há erros que você pode cometer. Outros, não.”

Publicado em 

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, 72 anos, condenado a mais de 40 na Operação Lava Jato, fez a afirmação acima durante encontro, em Brasília, com a reportagem do Congresso em Foco. Respondia a uma questão que lhe tem sido apresentada com frequência: quais as chances de fugir do país para descumprir uma pena que ele e seus correligionários atribuem a um processo de “perseguição política” ao PT e à esquerda?

Dirceu diz não ver sentido em tal ideia porque Lula, o Partido dos Trabalhadores e a “luta” se tornaram sua vida. Ele admite que deixar o Brasil é um conselho que tem recebido, pessoalmente ou por meio de mensagens, de várias pessoas, mas insiste: “A vida não é assim. Com Lula preso, não há chances de deixar o Brasil”.

No PT, somente o ex-presidente Lula teve mais poder do que ele. Réu na Ação Penal 470, que tratou das responsabilidades criminais pelo mensalão, ele foi condenado em outubro de 2012 por formação de quadrilha. Até recebeu perdão de pena em outubro de 2016, mas continuou preso em razão da Lava Jato. Provocado a comentar a possibilidade de se refugiar em Cuba, onde o remanescente regime socialista da América Latina certamente lhe daria guarida, Dirceu solta um riso largo e ironiza:

“Tem muita gente querendo que eu vá para Cuba mesmo”, comenta, referindo-se à frase que se tornou recorrente entre os adversários do PT: “Vai pra Cuba!”. Enquanto recebe o repórter, aliás, Dirceu ouve a lendária banda cubana Buena Vista Social Club, a mesma que contribuiu para a aceitação de ritmos como salsa e rumba pela alta intelectualidade do Ocidente. Lembra que já morou em Cuba, que, para ele, é uma mistura de Minas com Bahia.

Antes de serem recebidos pelo ex-ministro, os repórteres veem Dirceu reunido, em uma sala à meia luz, com seu advogado. Era mais uma das incontáveis reuniões que têm marcado o cotidiano pós-condenação, no qual ele e seu defensor jurídico conversam sobre o curso do processo conduzido pelo juiz paranaense Sérgio Moro e sobre os seus possíveis desdobramentos. No chão, no quadro encostado em uma das paredes do cômodo, Marlon Brando em O poderoso chefão, exalando o charme dos anos dourados de um cinema que não existe mais.

Em um primeiro momento, instantes depois da chegada da reportagem, a porta da sala se entreabriu para o entra e sai do advogado. Na antessala, sorvete de chocolate e água regam a expectativa sobre o que ele diria, ou mesmo se diria algo, depois da entrevista a Mônica Bergamo, colunista da Folha de S.Paulo. Desde então o petista foi aconselhado por sua defesa a não mais falar com a imprensa. O ex-ministro sai rapidamente, dirige algumas palavras de cumprimento, mas volta para a sala para mais meia hora de conversa privada com seu interlocutor.

À espera do cárcere

Sim, Dirceu aceitaria falar mais uma vez. Com uma camisa preta sem estampa, calça jeans e mocassim escuro, o petista – que, apesar das restrições impostas pela vida de condenado, conserva grande influência em seu partido – parece bem humorado, apesar da perspectiva de ter de ficar, segundo seus cálculos, “quatro ou cinco anos” preso. Dirceu espera ser beneficiado não só pela progressão de pena por bom comportamento, mas também por trabalhos e estudos que podem levar à diminuição do tempo de detenção. Em tese, pode receber até anistia ou indulto, apesar do endurecimento imposto ao benefício pelo Supremo Tribunal Federal no final do ano passado.

Com fala grave e pausada marcada pelo acentuado sotaque mineiro, José Dirceu diz ter voltado a ver muitas séries de TV depois de um ano e nove meses preso no Complexo Médico Prisional de Pinhais, região metropolitana de Curitiba (PR), onde cumpria pena antes de receber habeas corpus do STF em 2 de maio de 2017. E é justamente isso o que quer fazer na iminência de ser preso novamente: passar mais tempo com a família, de preferência vendo seriados. “Quero me divertir”, diz, sem esconder um tanto de resignação em saber que voltará ao cárcere a qualquer momento.

Menciona algumas das obras que viu recentemente: a produção espanhola Casa de Papel, que narra um assalto à Casa da Moeda; a série Alienista, que relata a caçada a um serial killer que aterroriza Nova York; e, entre as que mais gostou, Marte, por se tratar de ficção científica. “Eu adoro assistir ficção científica”, completa.

Dirceu está solto desde setembro do ano passado, depois de passar um ano e nove meses preso. O STF ainda tem a última palavra antes de decidir se manda prendê-lo novamente. Mesmo à distância, ele diz ter acompanhado a prisão de Lula, sem ligações diretas, mas por meio de troca de informações com interlocutores em comum.

Em vez de tristeza, resignação

Diante do repórter, demonstra grande cuidado com as palavras. Não quer fazer declarações políticas. Ressalta que não é de falar, mas de fazer. Na rua, conta que é muitas vezes reconhecido por motoristas de táxi e de Uber. Vários deles, acrescenta, pedem para tirar foto com ele. Receber amigos, determinados a visitá-lo e a serem fotografados com ele antes de o ex-ministro voltar à prisão, tem sido outro compromisso constante em sua agenda..

O olhar de Dirceu, assim como o estado de espírito de amigos que aguardam para encontrá-lo, não é de tristeza, mas de resignação. “Cada dia é um dia”, afirma o ex-ministro.

Na ampla sala em que estamos, está sendo organizada uma estante de livros que ocupa uma parede inteira. Entre os livros pinçados para ocupar o móvel, uma suntuosa estrutura em tons negros e aspecto aveludado, está O amor em tempos de desamor e o enigma: o Brasil tem jeito? (foto abaixo). Trata-se de uma coletânea organizada pelo economista João Paulo dos Reis Velloso, que durante o regime militar foi ministro do Planejamento dos governos Médici e Geisel. O livro reúne textos de nomes como Maria Adelaide Amaral, Jaime Pinsky, Mary Del Priore, Sergio F. Quintella e Alberto da Costa e Silva.

 “Soldada de esquerda”

Se evitou declarações políticas, Dirceu não se recusou a falar de futebol. Mostrou-se, porém, pouco atualizado sobre o assunto. Ao saber que um de seus times favoritos, o espanhol Barcelona, foi eliminado nas quartas de final da Liga dos Campeões, surpreendeu-se com a sua própria desinformação. Exclamou, em tom de brincadeira: “Estou preso mesmo”. O supertime perdeu no início deste mês, dentro de casa, por inacreditáveis três a zero, com Messi e tudo mais.

Dirceu é mineiro, mas aos 14 anos foi para São Paulo, onde até mudou de time para não ser escanteado pelos outros. “O que é mais perto do Flamengo? O Corinthians, pela paixão, intensidade”, diz. Hoje, corintiano, se considera paulistano, e resume que é uma pessoa fácil de se adaptar a diferentes lugares. Morou também no Paraná, antes da prisão, e na capital federal, quando era ministro e agora novamente.

Em Brasília, movimenta-se com discrição para não se tornar alvo daqueles que veem nele um dos mais perniciosos “petralhas”. Para a militância petista, sua trajetória de ex-líder estudantil e dirigente político e o fato de ter se mantido leal a Lula e ao partido preservou o seu prestígio. Petistas costumam chamá-lo de “guerreiro do povo brasileiro”.

Duas advogadas eram esperadas pelo ex-ministro com apenas um propósito: tirar fotos junto com José Dirceu. Uma delas diz ter sonhado a cena que pediu para reproduzir ali mesmo, onde Dirceu se reunia com advogados, amigos, familiares e apoiadores: o petista sentado, como um general ideológico, e a mulher posicionada à sua esquerda, como uma “espécie de soldado, para lhe proteger”. “Até porque meu pai foi um preso político de esquerda”, arrematou a mulher.

Buena Vista ainda não havia começado a tocar.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

ONU apresenta soluções urbanas brasileiras para países do Sul Global

ONU apresenta soluções urbanas brasileiras para países do Sul Global

Iniciativas tratam de desafios como sustentabilidade e igualdade
L
Lula assina MP que libera FGTS a entidades filantrópicas

Lula assina MP que libera FGTS a entidades filantrópicas

Medida prevê R$ 4 bilhões em 2026 para hospitais e instituições que atuam com o SUS, com crédito mais barato e reforço à assistência pública de saúde.
L
Desperdício de alimentos preocupa 60%, mas só 1% vê como problema central

Desperdício de alimentos preocupa 60%, mas só 1% vê como problema central

Pesquisa nacional aponta distância entre consciência e prática no dia a dia, com 93,9% associando desperdício à perda de dinheiro e não ao impacto ambiental ou social.
L
Exército inicia no Rio a incorporação da primeira turma de mulheres recrutas

Exército inicia no Rio a incorporação da primeira turma de mulheres recrutas

Ao todo, 159 mulheres passam a integrar o serviço militar como soldados
L
Serviços do INSS ficam fora do ar a partir desta terça (27)

Serviços do INSS ficam fora do ar a partir desta terça (27)

Aplicativo Meu INSS, site oficial e Central 135 ficarão indisponíveis até 31 de janeiro por manutenção nos sistemas; atendimento presencial também será suspenso.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prazo para seleção do serviço militar feminino termina na sexta

Prazo para seleção do serviço militar feminino termina na sexta

Candidatas devem consultar local e data no site oficial para realizar exames e entrevistas da fase final antes da incorporação nas Forças Armadas.
L
Previsão do tempo: Rondônia tem alerta de temporais

Previsão do tempo: Rondônia tem alerta de temporais

Instabilidade atmosférica avança sobre Rondônia com risco de chuvas intensas, descargas elétricas e ventos fortes, mantendo o estado em atenção para acumulados elevados.
L
Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de quarta-feira, 18/02/2026: equilíbrio, ajustes e atenção às relações

Dia favorece reorganização de prioridades, decisões ponderadas e diálogo equilibrado.
L
CLIOM: 26 anos transformando sorrisos e histórias em Rondônia

CLIOM: 26 anos transformando sorrisos e histórias em Rondônia

Na CLIOM – Clínica Odontológica Moderna, cada sorriso carrega uma história. E a história da própria clínica começa com coragem, propósito e vocação.
L
Carnaval 2026: Porto Velho terá desfile de blocos nesta terça-feira

Carnaval 2026: Porto Velho terá desfile de blocos nesta terça-feira

Blocos tradicionais como Kachorras e Porto Maria animam ruas e avenidas da capital, com programação oficial do Carnaval Bera Folia 2026.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos podem consultar notas definitivas e respostas aos recursos a partir das 16h no site da FGV; confirmação de interesse começa na sexta-feira.
L
Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes arquiva inquérito contra Carla Zambelli por obstrução

Moraes arquiva inquérito contra Carla Zambelli por obstrução

Ministro acolheu parecer da Procuradoria-Geral da República que apontou falta de provas suficientes sobre suposta coação e interferência em investigações.
L
Pedro Fernandes solicita manutenção emergencial no Travessão B-40

Pedro Fernandes solicita manutenção emergencial no Travessão B-40

Solicitação ao DER prevê cascalhamento, drenagem e vistoria na RO-144 para garantir trafegabilidade, segurança viária e escoamento da produção regional.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Ano político começa sob tensão institucional e disputa eleitoral

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Ano político começa sob tensão institucional e disputa eleitoral

Cenário de 2026 reúne debate sobre economia, eleições, segurança pública e embates políticos que devem marcar o pós-Carnaval em todo o país.
L
Justiça que tarda é Justiça que falha: o caso Sérgio Cabral é uma vergonha nacional 

Justiça que tarda é Justiça que falha: o caso Sérgio Cabral é uma vergonha nacional 

Ex-governador condenado em 23 processos da Lava Jato ainda não cumpre pena definitiva, evidenciando falhas estruturais do Judiciário brasileiro
L
Lula visita Índia para debater IA e multilateralismo com Narendra Modi

Lula visita Índia para debater IA e multilateralismo com Narendra Modi

Presidente do Brasil participa de cúpula sobre Inteligência Artificial e agenda bilateral entre 18 e 21 de fevereiro em Nova Delhi.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é ferido a golpes de facão na zona leste

Homem é ferido a golpes de facão na zona leste

Vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros após sofrer diversos golpes de facão na Rua Teodora Lopes
14
Carro que seria levado para a Bolívia é apreendido após fuga em RO

Carro que seria levado para a Bolívia é apreendido após fuga em RO

Perseguição do batalhão de fronteira terminou com prisão em Guajará-Mirim; veículo seria enviado ilegalmente ao país vizinho.
12
Suspeito furta carro em Pimenta Bueno e capota na BR-174 durante fuga

Suspeito furta carro em Pimenta Bueno e capota na BR-174 durante fuga

Homem ficou gravemente ferido após acidente entre Vilhena e Juína; caso mobilizou forças policiais de Rondônia e Mato Grosso.
14
Adolescentes de 17 anos são baleados em Vilhena; um está na UTI

Adolescentes de 17 anos são baleados em Vilhena; um está na UTI

Dupla foi atingida a tiros enquanto trafegava de bicicleta; polícia investiga autoria e motivação do ataque.
16
PF e PM Ambiental combatem garimpo ilegal em Colorado do Oeste

PF e PM Ambiental combatem garimpo ilegal em Colorado do Oeste

Operação conjunta resulta em prisão em flagrante e apreensão de arma e escavadeira usada na exploração irregular de recursos naturais.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Licença Ambiental (LAMP, LP, LI): ANTONIO SENA LOPES

Licença Ambiental de Médio Porte –  LAMP, Licença Ambiental Prévia e Licença Ambiental de Instalação.
L

Recebimento da Licença Ambiental: VIA VELLOSO GESTAO PATRIMONIAL LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OBRA – Licença Previa – LP e Licença de Instalação – LI
L

Requerimento da Licença Ambiental: SHEVET BARUCH HASHEM SPE LTDA

LICENÇAS AMBIENTAIS: PREVIA e de INSTALAÇÃO
L
Igreja foca no direito à moradia digna na Campanha da Fraternidade

Igreja foca no direito à moradia digna na Campanha da Fraternidade

Com o lema “Ele veio morar entre nós”, a CNBB lança iniciativa para debater o déficit habitacional e a habitação como porta de entrada para a cidadania.
L
Ex-presidente do BRB aguarda convocação para novo depoimento

Ex-presidente do BRB aguarda convocação para novo depoimento

Defesa de Paulo Henrique Costa solicitou oitiva para esclarecer pontos da acareação realizada no STF; fraude investigada pode chegar a 17 bilhões de reais.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.