QUARTA-FEIRA, 07/01/2026
Publicidade

Em destaque

L

Brasil

DIRCEU, EXCLUSIVO: 'COMO VOU DEIXAR O PAÍS SE O LULA ESTÁ PRESO?'

“Como vou deixar o país se o Lula está preso? Não se abandona um companheiro assim. Há erros que você pode cometer. Outros, não.”

Publicado em 

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, 72 anos, condenado a mais de 40 na Operação Lava Jato, fez a afirmação acima durante encontro, em Brasília, com a reportagem do Congresso em Foco. Respondia a uma questão que lhe tem sido apresentada com frequência: quais as chances de fugir do país para descumprir uma pena que ele e seus correligionários atribuem a um processo de “perseguição política” ao PT e à esquerda?

Dirceu diz não ver sentido em tal ideia porque Lula, o Partido dos Trabalhadores e a “luta” se tornaram sua vida. Ele admite que deixar o Brasil é um conselho que tem recebido, pessoalmente ou por meio de mensagens, de várias pessoas, mas insiste: “A vida não é assim. Com Lula preso, não há chances de deixar o Brasil”.

No PT, somente o ex-presidente Lula teve mais poder do que ele. Réu na Ação Penal 470, que tratou das responsabilidades criminais pelo mensalão, ele foi condenado em outubro de 2012 por formação de quadrilha. Até recebeu perdão de pena em outubro de 2016, mas continuou preso em razão da Lava Jato. Provocado a comentar a possibilidade de se refugiar em Cuba, onde o remanescente regime socialista da América Latina certamente lhe daria guarida, Dirceu solta um riso largo e ironiza:

“Tem muita gente querendo que eu vá para Cuba mesmo”, comenta, referindo-se à frase que se tornou recorrente entre os adversários do PT: “Vai pra Cuba!”. Enquanto recebe o repórter, aliás, Dirceu ouve a lendária banda cubana Buena Vista Social Club, a mesma que contribuiu para a aceitação de ritmos como salsa e rumba pela alta intelectualidade do Ocidente. Lembra que já morou em Cuba, que, para ele, é uma mistura de Minas com Bahia.

Antes de serem recebidos pelo ex-ministro, os repórteres veem Dirceu reunido, em uma sala à meia luz, com seu advogado. Era mais uma das incontáveis reuniões que têm marcado o cotidiano pós-condenação, no qual ele e seu defensor jurídico conversam sobre o curso do processo conduzido pelo juiz paranaense Sérgio Moro e sobre os seus possíveis desdobramentos. No chão, no quadro encostado em uma das paredes do cômodo, Marlon Brando em O poderoso chefão, exalando o charme dos anos dourados de um cinema que não existe mais.

Em um primeiro momento, instantes depois da chegada da reportagem, a porta da sala se entreabriu para o entra e sai do advogado. Na antessala, sorvete de chocolate e água regam a expectativa sobre o que ele diria, ou mesmo se diria algo, depois da entrevista a Mônica Bergamo, colunista da Folha de S.Paulo. Desde então o petista foi aconselhado por sua defesa a não mais falar com a imprensa. O ex-ministro sai rapidamente, dirige algumas palavras de cumprimento, mas volta para a sala para mais meia hora de conversa privada com seu interlocutor.

À espera do cárcere

Sim, Dirceu aceitaria falar mais uma vez. Com uma camisa preta sem estampa, calça jeans e mocassim escuro, o petista – que, apesar das restrições impostas pela vida de condenado, conserva grande influência em seu partido – parece bem humorado, apesar da perspectiva de ter de ficar, segundo seus cálculos, “quatro ou cinco anos” preso. Dirceu espera ser beneficiado não só pela progressão de pena por bom comportamento, mas também por trabalhos e estudos que podem levar à diminuição do tempo de detenção. Em tese, pode receber até anistia ou indulto, apesar do endurecimento imposto ao benefício pelo Supremo Tribunal Federal no final do ano passado.

Com fala grave e pausada marcada pelo acentuado sotaque mineiro, José Dirceu diz ter voltado a ver muitas séries de TV depois de um ano e nove meses preso no Complexo Médico Prisional de Pinhais, região metropolitana de Curitiba (PR), onde cumpria pena antes de receber habeas corpus do STF em 2 de maio de 2017. E é justamente isso o que quer fazer na iminência de ser preso novamente: passar mais tempo com a família, de preferência vendo seriados. “Quero me divertir”, diz, sem esconder um tanto de resignação em saber que voltará ao cárcere a qualquer momento.

Menciona algumas das obras que viu recentemente: a produção espanhola Casa de Papel, que narra um assalto à Casa da Moeda; a série Alienista, que relata a caçada a um serial killer que aterroriza Nova York; e, entre as que mais gostou, Marte, por se tratar de ficção científica. “Eu adoro assistir ficção científica”, completa.

Dirceu está solto desde setembro do ano passado, depois de passar um ano e nove meses preso. O STF ainda tem a última palavra antes de decidir se manda prendê-lo novamente. Mesmo à distância, ele diz ter acompanhado a prisão de Lula, sem ligações diretas, mas por meio de troca de informações com interlocutores em comum.

Em vez de tristeza, resignação

Diante do repórter, demonstra grande cuidado com as palavras. Não quer fazer declarações políticas. Ressalta que não é de falar, mas de fazer. Na rua, conta que é muitas vezes reconhecido por motoristas de táxi e de Uber. Vários deles, acrescenta, pedem para tirar foto com ele. Receber amigos, determinados a visitá-lo e a serem fotografados com ele antes de o ex-ministro voltar à prisão, tem sido outro compromisso constante em sua agenda..

O olhar de Dirceu, assim como o estado de espírito de amigos que aguardam para encontrá-lo, não é de tristeza, mas de resignação. “Cada dia é um dia”, afirma o ex-ministro.

Na ampla sala em que estamos, está sendo organizada uma estante de livros que ocupa uma parede inteira. Entre os livros pinçados para ocupar o móvel, uma suntuosa estrutura em tons negros e aspecto aveludado, está O amor em tempos de desamor e o enigma: o Brasil tem jeito? (foto abaixo). Trata-se de uma coletânea organizada pelo economista João Paulo dos Reis Velloso, que durante o regime militar foi ministro do Planejamento dos governos Médici e Geisel. O livro reúne textos de nomes como Maria Adelaide Amaral, Jaime Pinsky, Mary Del Priore, Sergio F. Quintella e Alberto da Costa e Silva.

 “Soldada de esquerda”

Se evitou declarações políticas, Dirceu não se recusou a falar de futebol. Mostrou-se, porém, pouco atualizado sobre o assunto. Ao saber que um de seus times favoritos, o espanhol Barcelona, foi eliminado nas quartas de final da Liga dos Campeões, surpreendeu-se com a sua própria desinformação. Exclamou, em tom de brincadeira: “Estou preso mesmo”. O supertime perdeu no início deste mês, dentro de casa, por inacreditáveis três a zero, com Messi e tudo mais.

Dirceu é mineiro, mas aos 14 anos foi para São Paulo, onde até mudou de time para não ser escanteado pelos outros. “O que é mais perto do Flamengo? O Corinthians, pela paixão, intensidade”, diz. Hoje, corintiano, se considera paulistano, e resume que é uma pessoa fácil de se adaptar a diferentes lugares. Morou também no Paraná, antes da prisão, e na capital federal, quando era ministro e agora novamente.

Em Brasília, movimenta-se com discrição para não se tornar alvo daqueles que veem nele um dos mais perniciosos “petralhas”. Para a militância petista, sua trajetória de ex-líder estudantil e dirigente político e o fato de ter se mantido leal a Lula e ao partido preservou o seu prestígio. Petistas costumam chamá-lo de “guerreiro do povo brasileiro”.

Duas advogadas eram esperadas pelo ex-ministro com apenas um propósito: tirar fotos junto com José Dirceu. Uma delas diz ter sonhado a cena que pediu para reproduzir ali mesmo, onde Dirceu se reunia com advogados, amigos, familiares e apoiadores: o petista sentado, como um general ideológico, e a mulher posicionada à sua esquerda, como uma “espécie de soldado, para lhe proteger”. “Até porque meu pai foi um preso político de esquerda”, arrematou a mulher.

Buena Vista ainda não havia começado a tocar.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ação dos EUA na Venezuela ameaça paz regional, diz Brasil na ONU

Ação dos EUA na Venezuela ameaça paz regional, diz Brasil na ONU

Embaixador afirma que captura de Maduro viola o direito internacional e reacende riscos históricos na América do Sul.
L
Brasil abre seleção para formação de agentes populares de saúde: bolsas disponíveis

Brasil abre seleção para formação de agentes populares de saúde: bolsas disponíveis

Programa do Ministério da Saúde vai criar 450 turmas em 17 estados, com bolsas para educadores e auxílio para estudantes, visando fortalecer participação popular no SUS.
L
Acidentes em rodovias federais durante o Ano Novo matam 109 pessoas

Acidentes em rodovias federais durante o Ano Novo matam 109 pessoas

Operação da PRF registrou 1.152 sinistros e mais de mil feridos em seis dias de fiscalização intensa.
L
CNH do Brasil já soma quase 2 milhões de pedidos pelo app

CNH do Brasil já soma quase 2 milhões de pedidos pelo app

CNH do Brasil impulsiona habilitação digital e supera modelo tradicional.
L
CNBB defende democracia e alerta para retrocessos no Brasil

CNBB defende democracia e alerta para retrocessos no Brasil

Entidade aponta desafios éticos e sociais, mas celebra avanços como fortalecimento do SUS.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Primeiro imóvel em Rondônia: o que avaliar antes de comprar

Comprar o primeiro imóvel exige planejamento financeiro, análise da localização e atenção à documentação. Veja o que considerar em Rondônia.
L
Calendário de licenciamento anual de veículos 2026 é divulgado pelo Detran-RO

Calendário de licenciamento anual de veículos 2026 é divulgado pelo Detran-RO

Proprietários devem observar o último dígito da placa para evitar multas e irregularidades
L
Prefeitura alerta população de Porto Velho para riscos do “inverno amazônico”

Prefeitura alerta população de Porto Velho para riscos do “inverno amazônico”

Zona de Convergência do Atlântico Sul pode provocar chuvas intensas, alagamentos e ventanias na capital
L
Desconto social na conta de luz beneficia milhões de famílias

Desconto social na conta de luz beneficia milhões de famílias

Novo abatimento médio de 11,8% na tarifa de energia já está em vigor para inscritos no CadÚnico e amplia a inclusão energética no Brasil.
L
Anvisa determina recolhimento de chá de camomila Água da Serra

Anvisa determina recolhimento de chá de camomila Água da Serra

Agência identificou larvas e fragmentos de insetos em lote do produto e proibiu fabricação, venda e consumo após comunicação de irregularidades pela empresa.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

A relação nominal dos candidatos inscritos encontra-se disponível conforme disposto no edital
L
AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes autoriza Bolsonaro a realizar exames após queda na prisão

Moraes autoriza Bolsonaro a realizar exames após queda na prisão

Ex-presidente fará tomografia e ressonância magnética do crânio por determinação do STF.
L
OEA: reunião sobre Venezuela escancara divisão política nas Américas

OEA: reunião sobre Venezuela escancara divisão política nas Américas

Conselho Permanente se divide entre apoio e críticas à ação militar dos EUA na Venezuela, expondo polarização diplomática no continente.
L
Cláudia de Jesus: deputada pede mais vagas na Polícia Civil

Cláudia de Jesus: deputada pede mais vagas na Polícia Civil

Requerimento cobra ampliação imediata de vagas e convocação da 2ª turma da Acadepol para enfrentar déficit histórico e reforçar a segurança em Rondônia.
L
Dra. Taíssa Sousa: Seringueiras recebe R$ 100 mil para saúde

Dra. Taíssa Sousa: Seringueiras recebe R$ 100 mil para saúde

Recurso destinado pela deputada Dra. Taíssa Sousa fortalece a saúde municipal em Seringueiras, garantindo renovação de materiais e melhor estrutura de atendimento à população.
L
Dra. Taíssa Sousa: UBS de Querência do Norte recebe equipamentos

Dra. Taíssa Sousa: UBS de Querência do Norte recebe equipamentos

Emenda da deputada Dra. Taíssa Sousa destina R$ 70 mil para novos equipamentos hospitalares na UBS do distrito, ampliando acesso à saúde e atendimento local.
L
Publicidade

POLÍCIA

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em Ji-Paraná

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em Ji-Paraná

Acidente ocorreu em cruzamento; vítima foi socorrida e encaminhada a unidade de saúde.
12
Atropelamento em garagem deixa passageira ferida em Ji-Paraná

Atropelamento em garagem deixa passageira ferida em Ji-Paraná

Mulher foi atingida ao tentar pegar cachorro; vítima foi socorrida pelo SAMU.
14
Acidente em cruzamento deixa motociclista ferido em Ji-Paraná

Acidente em cruzamento deixa motociclista ferido em Ji-Paraná

Subtítulo: Colisão ocorreu durante manobra de ultrapassagem; vítima foi socorrida pelo SAMU.
14
Acidente envolvendo XRE 300 deixa motociclista ferido no bairro Três Marias

Acidente envolvendo XRE 300 deixa motociclista ferido no bairro Três Marias

Colisão ocorreu quando veículo saia de oficina; vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros.
14
Filho é preso após ameaçar e xingar própria mãe na zona leste de Porto Velho

Filho é preso após ameaçar e xingar própria mãe na zona leste de Porto Velho

Homem de 46 anos descumpriu medida protetiva e foi detido pela Polícia Militar.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edital de Convocação AGO-ELETIVA: FEDERAÇÃO DE PETECA DO ESTADO DE RONDÔNIA

Escola Padre Mario Castagna – Av. Campos Sales nº 395 – bairro Areal – Porto Velho/RO
L
Ministério da Justiça estabelece normas para uso de informações criminais no país

Ministério da Justiça estabelece normas para uso de informações criminais no país

Sistema Nacional de Informações Criminais será única fonte para emissão de certidões criminais; protocolo padroniza reconhecimento de pessoas em investigações.
L
Organizações manifestam preocupação com vazamento de fluido na Foz do Amazonas

Organizações manifestam preocupação com vazamento de fluido na Foz do Amazonas

Entidades indígenas e ambientalistas alertam para riscos da exploração de petróleo na região e questionam licença concedida à Petrobras.
L
EcoPVH reforça compromisso com Porto Velho em 2026 com operação contínua de limpeza urbana

EcoPVH reforça compromisso com Porto Velho em 2026 com operação contínua de limpeza urbana

Empresa amplia cobertura e ajusta rotas para manter regularidade do serviço em bairros urbanos e distritos ribeirinhos.
L
I FESTEC celebra 20 anos da Temática Editora com premiações e homenagens em Rondônia

I FESTEC celebra 20 anos da Temática Editora com premiações e homenagens em Rondônia

Festival literário em Porto Velho destaca a literatura amazônica e reconhece autores, ilustradores e instituições culturais.
L
Bombardeio dos EUA destruiu centro de pesquisas do IVIC na Venezuela

Bombardeio dos EUA destruiu centro de pesquisas do IVIC na Venezuela

Instalações científicas, incluindo o Centro de Matemática, foram afetadas por ataques durante operação militar dos EUA.
L
Calderano e Bruna Takahashi estreiam temporada 2026 no WTT Champions Doha

Calderano e Bruna Takahashi estreiam temporada 2026 no WTT Champions Doha

Brasileiros enfrentam adversários do top 10 mundial nesta quinta-feira no Catar; partidas terão transmissão ao vivo.
L

Hospitais inteligentes do SUS: Lula anuncia rede nacional

Com investimento de R$ 4,8 bilhões, governo cria rede de hospitais e UTIs inteligentes no SUS, com uso de inteligência artificial, telemedicina e foco no acesso da população mais vulnerável.
L

Requerimento da Licença Ambiental: WENIS PESSOA ALVES

LICENÇA AMBIENTAL  PRÉVIA E A LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO (LAPP)
L
Inscrições da 1ª Corrida da Polícia Penal geram doações de alimentos a instituições sociais

Inscrições da 1ª Corrida da Polícia Penal geram doações de alimentos a instituições sociais

Valores arrecadados com inscrições foram convertidos em cestas básicas para instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.