QUINTA-FEIRA, 10/07/2025
Publicidade

L

Brasil

DESEMBARGADORA QUE CRITICOU MARIELLE E PROFESSORA COM DOWN PUBLICA CARTA

Desembargadora que caluniou Marielle Franco e debochou de professora com síndrome de down divulga carta com pedido de desculpas oficial. Leia a íntegra.

Publicado em 

DESEMBARGADORA QUE CRITICOU MARIELLE E PROFESSORA COM DOWN PUBLICA CARTA - News Rondônia

A desembargadora Marília Castro Neves, que afirmou em uma rede social que a vereadora assassinada Marielle Franco (PSOL-RJ) “estava engajada com bandidos“, escreveu uma carta a uma professora com síndrome de Down na qual pede desculpas por seus comentários feitos sobre ela, sobre a parlamentar morta no Rio e sobre o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ).

Depois da polêmica mensagem sobre Marielle, outros comentários antigos da desembargadora feitos na internet vieram à tona. Em um deles, Marília questionou o que professores com Down poderiam ensinar. Em uma rede social, a professora Débora Seabra publicou uma carta em resposta à desembargadora.

DESEMBARGADORA QUE CRITICOU MARIELLE E PROFESSORA COM DOWN PUBLICA CARTA - News Rondônia

“Não quero bater boca com você! Só quero dizer que tenho síndrome de Down e sou professora auxiliar de crianças em uma escola de Natal (RN)”, disse Débora em sua postagem.

“(…) Eu ensino muitas coisas para as crianças. A principal é que elas sejam educadas, tenham respeito pelas outras, aceitem as diferenças de cada uma, ajudem a quem precisa mais. (…) O que eu acho mais importante de tudo isso é ensinar a incluir as crianças e todo mundo pra acabar com o preconceito porque é crime. Quem discrimina é criminoso”, acrescentou.

Outro texto polêmico de Marília, publicado em 2015, dizia que Jean Wyllys deveria ir para um paredão (de fuzilamento) “embora não valha a bala que o mata“.

Leia a íntegra da carta da desembargadora Marília Castro Neves abaixo:

“Prezada professora Débora,

Estou escrevendo para agradecer a carta que você me mandou e lhe dizer que suas palavras me fizeram refletir muito. Bem mais do que as centenas de ataques que recebi nas últimas semanas. Desculpe a demora na resposta, mas eu precisava desse tempo.

Tenho sofrido muito desde que fui atropelada pela divulgação de comentários meus, postados em grupos privados –restritos a colegas da magistratura. Mas alguém resolveu torná-los públicos. Alguns haviam sido postados há tanto tempo que eu nem me lembrava deles. A repercussão foi imensa.

Desde então, decidi me recolher. Chorei, fui abraçada e pensei muito.

E, de tudo que li e ouvi a meu próprio respeito, foi de você, de quem em um primeiro momento duvidei da capacidade de ensinar, que me veio a maior lição: a de que precisamos ser mais tolerantes e duvidar de pré-conceitos.

Minhas posições pessoais jamais interferiram nas minhas decisões, conhecidas por serem técnicas e, por isso mesmo, quase sempre acompanhadas unanimemente pelos meus colegas de turma julgadora.

Hoje, contudo, percebi que, mesmo quando meu corpo despe a toga, a mesma me acompanha aonde eu for.

As opiniões pessoais de um magistrado, uma vez divulgadas, sempre terão peso, pouco importando ao tribunal das redes sociais que tenham elas sido ditas em caráter público ou privado e que opinião não seja sentença.

Magistrados também erram e, quando o fazem, incumbe-lhes desculparem-se. Esta carta é justamente isso: um pedido de perdão.

Perdão, Débora, por ter julgado, há três anos atrás, ao ouvir de relance, no rádio do carro, uma notícia na Voz do Brasil, que uma professora portadora de Síndrome de Down seria incapaz de ensinar. Você me provou o contrário.

Aproveito o ensejo para também me desculpar à memória da vereadora Marielle Franco por ter reproduzido, sem checar a veracidade, informações que circulavam na internet. No afã de rebater insinuações, também sem provas, na rede social de um colega aposentado, de que os autores seriam policiais militares ou soldados do Exército, perdi a oportunidade de permanecer calada. Nesses tempos de fake news’temos que ser cuidadosos.

Estendo esta reflexão ao deputado Jean Wyllys. Sempre me oporei às suas ideias e às do PSOL, nada mudará isso, mas é evidente que não desejo mal a ninguém.

Obrigada, Débora, por ter me ensinado tanto.

Marilia de Castro Neves Vieira”

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Menina de 8 anos pula na piscina e salva coleguinha de 6, em GO; vídeo

Menina de 8 anos pula na piscina e salva coleguinha de 6, em GO; vídeo

No vídeo compartilhado nas redes sociais, a menina Ashley, de Quirinópolis (GO), pula rapidamente na piscina e salva o coleguinha, que se afogava.
L

Braga Netto pede acareação com Cid na ação penal da trama golpista

Defesa do general aponta divergências em depoimentos dos militares.
L

Bolsonaro pede ao STF anulação da delação de Mauro Cid

Defesa alega que ex-ajudante de ordens mentiu em interrogatório.
L
Mecânico brasileiro desenvolve o menor carro do mundo

Mecânico brasileiro desenvolve o menor carro do mundo; conheça o Nanico P-50; vídeo

O mecânico brasileiro Caio Strumiello, de São Vicente (SP), inventou o menor carro do mundo: o Nanico P50. Ele leva apenas duas pessoas e faz 40 km com 1 litro de combustível.
L
Irmãs do Brasil estão entre as 100 crianças mais inteligentes do mundo

Irmãs do Brasil estão entre as 100 crianças mais inteligentes do mundo

Beatriz, de 14 anos, e Isabella Toassa da Silva, de 15, de São Paulo, são as irmãs brasileiras escolhidas entre as crianças e adolescentes mais inteligentes do mundo.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Dullim lança Brownie e Petit Gâteau para deixar seus momentos ainda mais doces

Agenda News: Dullim lança Brownie e Petit Gâteau para deixar seus momentos ainda mais doces

Combinadas com os tradicionais sorvetes da marca, as novas sobremesas prometem conquistar os apaixonados por sabores intensos.
L
Horóscopo 2025: veja as previsões para os 12 signos nesta quinta-feira (10/7)

Horóscopo 2025: veja as previsões para os 12 signos nesta quinta-feira (10/7)

Confira o horóscopo 2025 desta quinta-feira (10/7) e descubra o que a Lua cheia reserva para amor, carreira e saúde em todos os signos.
L
Brasil responderá Tarifaço dos EUA com Lei de Reciprocidade, afirma Lula

Brasil responderá Tarifaço dos EUA com Lei de Reciprocidade, afirma Lula

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva defende soberania nacional e refuta alegações de Donald Trump, anunciando contramedidas após imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.
L
Câmara aprova criação de 160 funções Comissionadas para o STF

Câmara aprova criação de 160 funções Comissionadas para o STF

Proposta que visa reter servidores qualificados nos gabinetes dos ministros segue agora para o Senado; valor da função é de R$ 3.256,70.
L
Câmara aprova Projeto que proíbe testes de cosméticos em Animais

Câmara aprova Projeto que proíbe testes de cosméticos em Animais

Texto, que segue para sanção presidencial, visa banir o uso de vertebrados vivos em testes de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, priorizando métodos alternativos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L

POLÍTICA

Obras da fábrica de bloquetes são retomadas em Nova Califórnia após atuação de Márcio Pacele

Obras da fábrica de bloquetes são retomadas em Nova Califórnia após atuação de Márcio Pacele

Paralisada há meses, construção do galpão retorna com apoio do vereador e deve impulsionar emprego e infraestrutura no distrito
L
Projeto que exclui terceirizados do limite fiscal retorna à CAE do Senado

Projeto que exclui terceirizados do limite fiscal retorna à CAE do Senado

Proposta que altera a Lei de Responsabilidade Fiscal para desconsiderar gastos com terceirizados dos limites de despesas com pessoal será reexaminada pela Comissão de Assuntos Econômicos.
L
Luciano Brandão recebe título de cidadão honorário de Rondônia por atuação na agricultura familiar

Luciano Brandão recebe título de cidadão honorário de Rondônia por atuação na agricultura familiar

Homenagem proposta por Cássio Gois reconhece trajetória de Brandão na Emater-RO e seu impacto no desenvolvimento rural do estado
L
Coronel Chrisóstomo cobra PF sobre fraudes no INSS e sindicato ligado a irmão de Lula

Coronel Chrisóstomo cobra PF sobre fraudes no INSS e sindicato ligado a irmão de Lula

Durante audiência na Câmara, diretor-geral da Polícia Federal confirmou que entidade presidida por Frei Chico está entre as investigadas por fraudes no INSS
L
Dra. Taíssa protocola projeto que garante transferência de servidoras vítimas de violência doméstica em Rondônia

Dra. Taíssa protocola projeto que garante transferência de servidoras vítimas de violência doméstica em Rondônia

Projeto de Lei 873/2025 assegura a mudança de local de trabalho para servidoras vítimas de violência, preservando sigilo e agilidade no processo.
L
Publicidade

POLÍCIA

Traficante foge de presídio em Porto Velho após descuido

Traficante foge de presídio em Porto Velho após descuido

Rogério H. S. B. S., de 32 anos, aproveita “cela livre” e escapa do presídio Jorge Thiago Aguiar Afonso (603) na zona rural da capital.
10
Ladrão é filmado furtando capacete na zona sul de Porto Velho

Ladrão é filmado furtando capacete na zona sul de Porto Velho

Imagens de câmera de segurança na Avenida Jatuarana registraram a ação do criminoso que levou o objeto de uma moto estacionada.
14
Foragida do Mato Grosso é presa em Peixaria na zona leste de Porto Velho

Foragida do Mato Grosso é presa em Peixaria na zona leste de Porto Velho

Mulher de 33 anos, com mandado de prisão expedido por Vara Criminal de Campo Novo do Parecis (MT), foi detida enquanto trabalhava em estabelecimento na Avenida Guaporé.
12
PRF apreende mais de uma tonelada de drogas, em Vilhena

PRF apreende mais de uma tonelada de drogas, em Vilhena

Ação da Polícia Rodoviária Federal na BR-364 resulta na prisão de motorista paranaense e na apreensão de 1.251 kg de maconha e anfetaminas.
10
Funcionária da Band FM é assaltada e ferida no centro de Porto Velho

Funcionária da Band FM é assaltada e ferida no centro de Porto Velho

Mulher sofre escoriações após luta corporal com criminoso que levou celular e carteira em assalto na Rua Paulo Leal.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Renovação da Licença e Outorga: GILBERTO GOMES DE OLIVEIRA

Licença de Operação e o Termo de Outorga
L

Recebimento da Declaração de Conclusão de Obra: IPÊ EMPREENDIMENTOS IMOBILIARIOS – LOTEAMENTO CALAMA

DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO DE OBRA N° 19 DLA/SEMA
L
UE e Israel firmam acordo para aumentar apoio Humanitário em Gaza

UE e Israel firmam acordo para aumentar apoio Humanitário em Gaza

Abertura de novos pontos de passagem e aumento de caminhões com ajuda visam expandir assistência à população, conforme anunciado pela alta-representante da diplomacia europeia, Kaja Kallas.
L
Quadrilha cria site falso do Enem e prejudica 35 mil candidatos em 2024

Quadrilha cria site falso do Enem e prejudica 35 mil candidatos em 2024

Polícia Federal cumpre mandados em Praia Grande, São Paulo, contra esquema que fraudou inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio, arrecadando ao menos R$ 3 milhões.
L
Gastos com Bets adiam graduação para 34% dos jovens em 2025, revela Estudo

Gastos com Bets adiam graduação para 34% dos jovens em 2025, revela Estudo

Pesquisa da Abmes aponta que apostas online estão impactando o acesso e a permanência de estudantes no ensino superior, com crescimento preocupante dos gastos e prejuízos financeiros.
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): VCR COMERCIO DE MATERIAIS PARA CONSTRUCAO LTDA

Licencia Ambiental de Operação-LAO
L
Toffoli confirma: Ressarcimento do INSS ficará fora de meta fiscal e Arcabouço

Toffoli confirma: Ressarcimento do INSS ficará fora de meta fiscal e Arcabouço

Pagamentos dos descontos indevidos a aposentados e pensionistas devem começar em 24 de julho, sem impactar limites de gastos do governo.
L

Requerimento de Outorga: BENITO FERREIRA DA SILVA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Anatel exige autorização para pequenos Provedores de Internet

Anatel exige autorização para pequenos Provedores de Internet

Medida visa combater a atuação do crime organizado na exploração de serviços de internet, especialmente no Rio de Janeiro.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.