A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) oficializou o calendário de levantamentos para o ano de 2026. O cronograma é uma ferramenta essencial para produtores rurais, sindicatos e o mercado financeiro, trazendo as datas exatas dos anúncios de produtividade para as principais culturas do país, além do monitoramento de preços em Ceasas.
O ciclo de divulgações de safras começa já no dia 15 de janeiro, com o 4º Levantamento da Safra de Grãos 2025/26. Ao todo, a estatal monitora 16 variedades de grãos e fibras, incluindo soja, milho e arroz, com levantamentos mensais que se estendem até setembro para o ciclo atual e iniciam o novo período agrícola em outubro.
Café, cana-de-açúcar e hortigranjeiros
Para a cultura do café, o primeiro anúncio da safra 2026 está agendado para o dia 5 de fevereiro. Este é o primeiro de uma série de quatro relatórios que percorrem as principais regiões produtoras. Já o setor sucroenergético terá o encerramento da safra de cana-de-açúcar 2025/26 no dia 16 de abril, seguido pelas previsões para o ciclo 2026/27.
O calendário também contempla o setor de hortifrúti. No dia 22 de janeiro, será publicado o 1º Boletim Prohort do ano. O documento apresenta dados mensais sobre volume e preços praticados nos mercados atacadistas do Brasil, servindo como termômetro para a comercialização de frutas e verduras.








































