Em comemoração ao Dia do Feirante (25), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), reafirma seu compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar e o escoamento da produção local, aproximando o campo da mesa do consumidor. Atualmente, cerca de 200 feirantes participam das feiras livres, que acontecem de terça a domingo em diferentes bairros da capital e nos distritos.
“As feiras representam uma ponte direta entre o campo e a mesa do consumidor. É uma ação que valoriza o pequeno produtor e dinamiza a economia tanto nos bairros urbanos quanto nos distritos. Estamos falando de geração de renda e segurança alimentar”, afirma o secretário municipal de Agricultura, Rodrigo Ribeiro.
A Semagric realiza o cadastramento dos feirantes e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), responsável pela organização e suporte dos eventos. A Seinfra garante toda a estrutura necessária, incluindo banheiros químicos acessíveis, serviços de limpeza e a manutenção dos espaços após cada feira. Luís Tamborim, diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural e Técnicas Agrícolas da Semagric, reforça.

“O apoio técnico e logístico tem sido fundamental. A Semagric tem trabalhado constantemente para garantir a estrutura necessária para que os feirantes possam vender com dignidade e os consumidores comprem com conforto. Estamos em campo junto com os produtores, incentivando boas práticas e garantindo que a produção chegue com qualidade ao consumidor final”.
Esse suporte também inclui o caminhão da produção da Semagric, que facilita o transporte dos alimentos direto da roça para a feira, ajudando consumidores e produtores a economizar tempo e custos logísticos.
O feirante Romário Santos Matos, diz que a variedade de produtos atrai os clientes. “Aqui encontra-se de tudo, de frutas frescas a temperos, e isso só é possível com esse suporte logístico e técnico”.
Para feirante Reane Alves Ferreira a feira é o ponto de encontro da comunidade com o produtor. “Já criei laços de amizade com meus clientes e tenho orgulho em ser feirante”.

João Miguel, cliente cativo das manhãs de domingo na Feira do Produtor, resume o sentimento geral. “É renovador iniciar o dia aqui, sabendo que o que levo para casa vem direto da roça, com frescor e carinho. Essa ponte criada pela Prefeitura nos conecta com o produtor de um jeito que só na feira a gente encontra”.
PROPGRAMAÇÃO SEMANAL DAS FEIRAS EM PORTO VELHO
Todas funcionam das 5h às 14h:
• Terça-feira: bairro Caladinho – rua Caetano entre av. Jatuarana e Rua Algodoeiro
• Quarta-feira: bairro Igarapé – rua Ananias Ferreira de Andrade entre av. Calama e Eliezer de Carvalho
• Quinta-feira: bairro Liberdade – rua Rafael Vaz e Silva esquina com rua Senador Álvaro Maia
• Sexta-feira: bairro Areal – rua Princesa Isabel entre Marechal Deodoro e Campos Sales
• Sábado: bairro Nova Porto Velho – rua Nicarágua entre av. Amazonas e Raimundo Cantuária e rua Jaci Paraná entre Buenos Aires e Nicarágua
• Domingo: bairro Baixa da União – av. Rogério Weber (Galpão do Produtor Rural)
• Domingo (Distritos): Jaci-Paraná, Nova Mutum, Vista Alegre e Extrema.