O programa Transporte da Produção Rural, coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), tem facilitado o escoamento da produção agrícola e garantindo economia para famílias da zona rural de Porto Velho.
Na última semana, o caminhão do programa transportou 2.400 melancias do distrito de Rio Pardo, localizado a 156,8 km da capital, até a área urbana de Porto Velho. Os beneficiados foram os primos Allielsson Marcelino Carboni e Wesley Vorago da Silva, que cultivam juntos cinco hectares da fruta, nas variedades manchester, brabba e dakar.
Segundo Allielsson, o apoio da Prefeitura é essencial para reduzir custos e preservar a qualidade da produção. “Cada frete custa cerca de R$ 2 mil. Essa ajuda chegou em boa hora, pois a melancia é sensível e precisa de transporte rápido. O caminhão gratuito manteve a qualidade das frutas até a capital”, explicou.
Impacto na agricultura familiar
De janeiro a agosto de 2025, o programa atendeu 48 produtores de diferentes comunidades, transportando produtos como banana-prata, banana-comprida, macaxeira, milho-verde, melancia, café, pupunha, abacaxi e mudas para reflorestamento.
Entre os destaques estão:
-
Milho-verde: grande volume escoado entre março e maio.
-
Melancia: pico de produção em agosto, com 50 toneladas transportadas apenas na primeira quinzena.
O secretário da Semagric, Rodrigo Ribeiro, ressaltou que a iniciativa fortalece diretamente a agricultura familiar. “O transporte gratuito tem impacto direto na renda dos produtores e no abastecimento da cidade. Já ultrapassamos 400 mil quilos transportados, e esse número vai continuar crescendo”, afirmou.
Comunidades beneficiadas

Além de Rio Pardo, o transporte gratuito atende localidades como Cujubim, Aliança, CO1, Vila da Penha, União Bandeirantes, Nova Califórnia e Bom Jardim. Desde o início do programa, mais de 80 produtores já foram beneficiados.
Como solicitar o serviço
Os agricultores interessados devem procurar a sede da Semagric, localizada na rua Mário Andreazza, nº 8072, bairro JK II (ao lado da Semob), ou buscar atendimento na Feira do Produtor, na rua Euclides da Cunha, bairro Baixa da União.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (69) 99987-9540, com Rubens Nogueira.