QUARTA-FEIRA, 17/12/2025

Em destaque

L

Agro

Safra 2024/2025: Produção de Grãos deve alcançar 323,3 Milhões de toneladas

A edição 15 do Informativo Agropecuário traz também informações sobre a produção agropecuária no estado, com destaque para a produção de grãos.

Por Embrapa - 25

Publicado em 

Safra 2024/2025: Produção de Grãos deve alcançar 323,3 Milhões de toneladas
Foto - Embrapa

As perspectivas para a safra brasileira de grãos 2024/2025 indicam crescimento de 8,3% da produção em comparação com a safra 2023/2024, com estimativa de serem colhidas 323,3 milhões de toneladas. A área plantada e a produtividade deverão crescer 2% e 1,4%, respectivamente. As informações são da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab.

Esses e outros dados constam na 15ª edição do Informativo Agropecuário, o documento, editada pela equipe da Embrapa Rondônia, apresenta dados sobre a estimativa da safra de grãos no estado, divulgados pela Conab no 12º levantamento da safra de grãos 2023/2024, em setembro deste ano, bem como informações sobre a produção de outros produtos agropecuários, tais como café, mandioca, banana, peixes, carne e leite. As informações estão disponíveis na 15ª edição e podem ser acessadas no endereço: 

https://www.embrapa.br/rondonia/informativo-agropecuario

Produção em números

No que diz respeito à safra 2023/2024, o 12º e último levantamento desta safra pela Conab indica que a produção de grãos alcançou 298,4 milhões de toneladas, redução de 6,7% (21,4 milhões de toneladas) na comparação com a safra 2022/2023. 

Em Rondônia a produção de grãos na safra 2023/2024 foi 10,5% maior do que a obtida na safra anterior, tendo sido colhidas pouco mais de quatro milhões de toneladas, com incremento de 8,5% da área plantada, que ultrapassou um milhão de hectares. 

Soja

Com relação à produção de grãos a soja continua sendo a principal cultura agrícola do estado, com área plantada de 643,2 mil hectares e produção estimada de quase 2,3 milhões de toneladas, 12% maior do que a colhida na safra 2022/2023.

Arroz

Impulsionada pelo aumento dos preços nos últimos anos, a safra de arroz teve crescimento de 12,7%, tendo sido colhidas, conforme estimativa da Conab, 138,5 mil toneladas do cereal, em uma área de 41,2 mil hectares.

Milho

A produção de milho, considerando duas safras, atingiu 1,7 milhão de toneladas, favorecida por melhores condições climáticas na comparação com a safra anterior.

Para Calixto Rosa Neto, analista da Embrapa Rondônia e membro da equipe de elaboração do Informativo, o crescimento da produção de grãos em Rondônia deve-se, principalmente, ao avanço das áreas de produção de soja para as regiões central e norte do estado, principalmente para os municípios de Porto Velho, Machadinho  d’Oeste, Rio Crespo e Candeias do Jamari.

Café

Mudanças, pela Conab, na metodologia de apuração da área plantada com café, devido ao ajuste nas estimativas de área total, em razão do trabalho de mapeamento do parque cafeeiro que a referida instituição vem fazendo no estado, implicou na redução de estimativa da produção na safra 2024, estimada em 2,5 milhões de sacas, 16,4% menor do que a obtida na safra 2023.Cabe destacar que condições climáticas desfavoráveis também contribuíram para essa queda na produção.

Mandioca

A produção de mandioca, que na safra 2024 deve ser maior do que a da safra 2023, e da banana, que deve decrescer na comparação com a safra 2023. No caso da mandioca, a produção deve aumentar de 375,5 mil para 411,8 mil toneladas, 9,7% maior; já a banana deve apresentar redução de 1%, devendo ser produzidas nesta safra 82,2 mil toneladas, 800 toneladas a menos do que a obtida em 2023.

Pecuária

A produção pecuária mostra dados da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), do IBGE, um indicativo sobre o rebanho bovino do estado em 2023 que contava com 18,2 milhões de cabeças, com destaque para Porto Velho, com quase 1,8 milhão de animais dessa espécie, vindo em seguida Nova Mamoré, Jaru e Ariquemes.

A produção de leite foi de 644,2 milhões litros, tendo sido ordenhadas 354,7 mil vacas. Machadinho d’Oeste, com 38,2 milhões de litros e Jaru, com 36,6 milhões, foram os principais produtores de leite em 2023, seguidos dos municípios de Porto Velho, Ouro Preto do Oeste e Nova Mamoré.

VBP

O Valor Bruto da Produção Agropecuária de Rondônia em 2024, calculado pela equipe do Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologia da Embrapa Rondônia (SPAT), está estimado em 22,2 bilhões de reais, com destaque para bovinos, soja, café e milho.

Exportações 

As exportações de carne bovina in natura, soja e milho de Rondônia, de janeiro a agosto deste ano, geraram juntas receitas de US$ 1,7 bilhão, com destaque para a soja, cujo volume exportado no período foi de 2,1 milhões de toneladas.

O documento reúne informações coletadas em diversas fontes de dados oficiais,  que permitem o acesso aos dados de maneira agregada e suas respectivas análises. Além disso, as fontes consultadas também estão disponíveis no documento. Os dados apresentados foram obtidos de fontes secundárias, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Emater-RO, entre outros.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Conab divulga classificação das propostas para formação de estoques de mel e castanhas

Conab divulga classificação das propostas para formação de estoques de mel e castanhas

Produtores da agricultura familiar já podem consultar o ranqueamento dos projetos.
L
Assembleia aprova lei que proíbe reconstituição de leite importado

Assembleia aprova lei que proíbe reconstituição de leite importado

Lei contra leite em pó importado fortalece produção local.
L
Governo de RO entrega novo escritório local da Emater-RO em Itapuã do Oeste revitalizado e modernizado

Governo de RO entrega novo escritório local da Emater-RO em Itapuã do Oeste revitalizado e modernizado

Estrutura reformada e modernizada amplia serviços de assistência técnica e extensão rural para agricultores familiares.
L
Conab inicia entrega de 1,3 mil maquinários para fortalecer agricultura familiar

Conab inicia entrega de 1,3 mil maquinários para fortalecer agricultura familiar

Investimento de R$ 13 milhões beneficia 8 mil famílias em todo o país e promove modernização da produção agrícola.
L
Crise do leite mobiliza Assembleia, produtores e governo em Rondônia

Crise do leite mobiliza Assembleia, produtores e governo em Rondônia

Audiência pública debate situação do leite e propõe medidas emergenciais.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prefeito Flori Cordeiro detalha virada na saúde, transporte e gestão de Vilhena em entrevista ao Em Cima da Hora

Flori Cordeiro apresenta ações em Vilhena, com foco em reorganização da saúde, reformas em UBSs, transporte coletivo gratuito, austeridade fiscal, LED, concursos e investimentos.
L

Devido às intensas chuvas na Bolívia e, principalmente, à cheia do rio Piraí em Santa Cruz, uma parte de Rondônia está sob risco

Alerta vermelho na Bolívia acende sinal de atenção para Rondônia, com risco de cheia dos rios Mamoré, Beni e Madeira, após chuvas intensas que já causaram mortes, desaparecimentos e situação de desastre em Santa Cruz e regiões vizinhas.
L

A chuva torrencial que não cessa na Bolívia intensifica o drama das famílias em cinco municípios do estado vizinho de Santa Cruz

A enchente provocada pelo transbordamento do rio Piraí causou um rastro de destruição, com pessoas sendo levadas pela força da água. Até o momento, o governo federal andino contabiliza 21 mortos, mas teme que outras 30 pessoas estejam desaparecidas.
L
CCJ do Senado aprova projeto de lei da dosimetria e texto segue para o plenário

CCJ do Senado aprova projeto de lei da dosimetria e texto segue para o plenário

Proposta que reduz penas de condenados por tentativa de golpe de Estado recebeu 17 votos favoráveis e pode ser votada definitivamente ainda hoje.
L
Supremo Tribunal Federal forma maioria contra o marco temporal de terras indígenas

Supremo Tribunal Federal forma maioria contra o marco temporal de terras indígenas

Placar na Corte atinge 6 votos a 0 pela inconstitucionalidade da regra que limita demarcações à posse em 1988 na data da Constituição.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Celso Sabino deixa o Ministério do Turismo após pedido do União Brasil

Celso Sabino deixa o Ministério do Turismo após pedido do União Brasil

Ministro anunciou a saída nesta quarta-feira e confirmou intenção de concorrer ao Senado nas eleições de 2026 após ser expulso de sua ex-legenda.
L
Ex-advogado de Bolsonaro é condenado por injúria racial

Ex-advogado de Bolsonaro é condenado por injúria racial

Advogado e ex-defensor de Jair Bolsonaro foi sentenciado ao pagamento de indenização e a penas alternativas por ofensas contra atendente de pizzaria.
L
Lula afirma que acordo entre Mercosul e União Europeia terá última chance no sábado

Lula afirma que acordo entre Mercosul e União Europeia terá última chance no sábado

Presidente brasileiro declara que, caso o pacto não seja selado durante a cúpula em Foz do Iguaçu, o país não retomará as negociações em seu mandato.
L
Ieda Chaves fortalece empreendedorismo feminino ao destinar recursos para o Festival Empreende Mulheres BVQQ

Ieda Chaves fortalece empreendedorismo feminino ao destinar recursos para o Festival Empreende Mulheres BVQQ

Evento impulsiona negócios, capacitação e geração de renda em Porto Velho.
L
CCJ reduz prazo de vista do projeto de lei da dosimetria para quatro horas

CCJ reduz prazo de vista do projeto de lei da dosimetria para quatro horas

A decisão do presidente da comissão permite que a proposta seja votada ainda nesta quarta-feira e siga para análise imediata do plenário do Senado.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Forças de segurança realizam operação contra garimpo e extração ilegal de madeira em Rondônia

Forças de segurança realizam operação contra garimpo e extração ilegal de madeira em Rondônia

Ação integrada mira crimes ambientais em Porto Velho e Nova Mamoré.
14
Mulher é baleada no Beco da 13 durante tarde de quarta-feira em Porto Velho

Mulher é baleada no Beco da 13 durante tarde de quarta-feira em Porto Velho

Vítima foi atingida na região do pé e encaminhada ao Hospital João Paulo II enquanto a polícia busca informações sobre a motivação do crime.
16
Polícia Civil recupera 50 celulares furtados de transportadora em Porto Velho

Polícia Civil recupera 50 celulares furtados de transportadora em Porto Velho

Equipes da 5ª Delegacia de Polícia identificaram os autores do crime e localizaram os aparelhos que serão devolvidos ao proprietário nesta quarta-feira.
12
VULGO “MK”: Força-tarefa da PM prende acusado de assaltar equipe de comunicação do governo

VULGO “MK”: Força-tarefa da PM prende acusado de assaltar equipe de comunicação do governo

Suspeito ligado a facção criminosa foi localizado em condomínio popular após roubo armado ocorrido durante gravação institucional.
14
Acidente entre táxi e motocicleta deixa ferido na Avenida Ji-Paraná

Acidente entre táxi e motocicleta deixa ferido na Avenida Ji-Paraná

Colisão traseira mobilizou o SAMU e levantou alerta sobre segurança viária no trecho.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agenda News: Tons terrosos dominam a moda praia no verão 2026 da Quero Biquíni

Agenda News: Tons terrosos dominam a moda praia no verão 2026 da Quero Biquíni

Biquínis e maiôs em cores como terracota e areia trazem elegância, versatilidade e estilo para os dias mais quentes da estação.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LAP, LAI, LAO): ALYNE FARMA LTDA

Licenças Previa (LAP), Instalação (LAI) e Operação (LAO).
L
Vendas globais de celulares devem cair 2,1% em 2026, aponta estudo

Vendas globais de celulares devem cair 2,1% em 2026, aponta estudo

Alta nos custos de produção pressiona preços e freia consumo.
L

Recebimento de Dispensa de Licenciamento: ASMOCUN

Dispensa de Licenciamento.
L
Operação Natal Seguro do Inmetro identifica 90 mil produtos irregulares

Operação Natal Seguro do Inmetro identifica 90 mil produtos irregulares

Brinquedos sem selo de conformidade lideram as falhas detectadas durante a fiscalização realizada em todo o país ao longo do mês de novembro.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.