SEXTA-FEIRA, 14/03/2025
Publicidade

L

Agro

Ações sustentáveis orientadas pelo governo de RO ajudam produtores a superar estiagem severa com produtividade

Governo tem impulsionado a sustentabilidade na produção de alimentos por meio de diversas ações

Por Vanessa Moura/Secom/Gov-RO-010

Publicado em 

Ações sustentáveis orientadas pelo governo de RO ajudam produtores a superar estiagem severa com produtividade - News Rondônia
Foto: Anderson Flôres

A sustentabilidade trabalhada a partir de políticas públicas do governo de Rondônia está ajudando as lavouras a se manterem produtivas, mesmo atravessando o período de estiagem severa. A combinação de mudas mais tolerantes a pragas e à seca, e a preservação das nascentes, têm feito a lavoura cafeeira prosperar, indo ao encontro das medidas do governo no desenvolvimento do estado, impulsionando o setor de produção de alimentos.

Um exemplo de ações desenvolvidas é a produção de café do agricultor João da Luz, no município de Cacoal, onde a preservação de nascentes tem feito a produção prosperar. O produtor conquistou, em maio deste ano, o prêmio de melhor café especial torrado artesanal do Brasil, concedido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), ocupou o 2º lugar no pódio do Coffee Of The Year, em Minais Gerais, e foi ganhador do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café (Concafé), promovido pelo governo de Rondônia. Neste último, ganhou torrador e trator agrícola, e está vencendo também esse período de seca prolongada.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, defende o desenvolvimento sustentável no estado e orienta os produtores de alimentos às boas práticas sustentáveis. ”Estamos empenhados no trabalho de conscientização sobre a responsabilidade ambiental, por meio de diversas políticas públicas do governo. Os resultados nas lavouras mostram que as ações estão dando certo, temos produções de alimentos prosperando mesmo nesse período tão longo sem chuvas”, ressaltou.

O governo de Rondônia tem  impulsionado a sustentabilidade na produção de alimentos por meio de diversas ações, entre elas: Rondônia Rural Show Internacional:  feira agropecuária rondoniense que vem trabalhando temas como uso de inovações, tecnologias, pesquisas e boas práticas sustentáveis para que os negócios rurais sejam não só competitivos, mas estejam em conformidade com a defesa do meio ambiente; premiação de cadeias produtivas: onde são realizados três tipos de concursos que premiam os melhores cafés (Concafé), cacaus (Concacau), e queijos (ConQueijos), com a combinação de qualidade e sustentabilidade é que garante a pontuação; assistência técnica gratuita aos agricultores familiares, com compartilhamento de práticas sustentáveis; e apoio à produção e visibilidade de cadeias produtivas sustentáveis no mercado global.

NASCENTES PROTEGIDAS

A propriedade do cafeicultor João é uma das que recebe assistência técnica da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), desde os anos 80, sendo orientada sobre a preservação das nascentes e mudança para um sistema de irrigação mais adequado para evitar desperdício de água.

Na propriedade é trabalhada a harmonia com o meio ambiente. ”Não estamos sendo afetados pela estiagem, pois nossa propriedade tem as áreas de preservação permanentes, e graças a Deus temos bastante água, e estamos usando um sistema de irrigação de baixa vazão, que gasta bem menos água”, disse João.

Os produtores foram incentivados a mudar as lavouras convencionais, originadas de sementes, para o cultivo de clones. Há dois anos participam da Rede Estadual de Avaliação de Clones de Café no Estado de Rondônia (Rede Café), um resultado do investimento do governo de Rondônia, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e produtores de café, que objetiva impulsionar a cafeicultura de Rondônia com sustentabilidade. Todos os clones da propriedade do  produtor são específicos para produção do café especial, com colheita seletiva. A família está alcançando a colheita de 110 sacas por hectare.

PRESERVAÇÃO

Para João da Luz, o grande prêmio por trabalhar com café sustentável é saber que está contribuindo com o meio ambiente e a economia verde. Além de ter, pessoalmente, reunido a família no trabalho de produção do café. ”É um trabalho que fazemos com amor e dedicação.”

Em busca de melhorar ainda mais as condições da propriedade, o cafeicultor está alinhando à recuperação de mais uma nascente na propriedade, por meio do projeto Renascer das Águas, iniciativa  que resulta de parceria do governo de Rondônia, por meio da Emater-RO, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), com o município de Cacoal.

Um projeto ecologicamente correto e economicamente viável, onde o governo de Rondônia investe com o material para intervir no projeto, como hora máquina, pedra rachão, canos e cimento, em parceria com os municípios. ”Talvez não tenha necessidade para mim, mas essa outra nascente a ser recuperada pode ser aproveitada pelos meus vizinhos. Preservar nascentes é preservar vidas”, destacou o produtor.

DESENVOLVIMENTO

A combinação de mudas mais tolerantes a pragas e à seca, e a preservação das nascentes, têm feito a lavoura do produtor cafeeiro prosperar. A propriedade também funciona com um biodigestor para tratamento do esgoto, a fim de fortalecer a preservação do meio ambiente. O extensionista da Emater-RO, Jailton Santana explicou que, essa é a recomendação para todas as famílias de agricultores familiares do estado, que a Emater tem acompanhado e assistido em suas produções.

‘‘Já estamos orientando o seu João há anos e as nascentes deles estão bem protegidas. Inclusive, ele possui outorga para o uso da água. O sistema de irrigação usado por ele é localizado, onde não há desperdício de água. Orientamos para a troca do sistema, que antigamente era por aspersão. O produtor também tem um reservatório para peixes, e foi orientado a manter sempre limpo para evitar assoreamentos. São práticas que estamos instruindo a todos os produtores’’, afirmou.

Entre as recomendações da Emater-RO para manutenção de lavouras sustentáveis, estão:

  • Recuperação de nascentes;
  • Manter um bom sistema de armazenamento de água;
  • Manter represas limpas;
  • Racionalizar o uso da água;
  • Fazer manutenção no sistema de irrigação; e
  • Usar equipamentos modernos que evitem o desperdício de água, como o método por gotejo ou irrigação localizada.
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sérgio Gonçalves apoia produtores no Maior Concurso de Cacau do Brasil com a maior premiação da história

O estado já demonstrou sua força nas edições passadas do concurso, garantindo posições de destaque
L

Prefeitura de Porto Velho entrega 12 caminhões basculantes para atender a agricultura no município

Investimento é de mais de R$ 8 milhões, com recursos do Fitha e contrapartida do Município
L

Pela primeira vez, Rondônia sedia concurso nacional de cacau e reúne produtores de todo o Brasil

O município de Cacoal será a sede do maior concurso que qualidade do grão.
L

Carolina Brazil: A voz do agro que conecta mulheres incentivando-as a romper barreiras

No setor do agronegócio, um dos motores econômicos de Rondônia, a jornalista Carolina Vinholi Brazil se tornou uma referência ao dar voz ao campo e conectar profissionais do agro à comunicação.
L

Prefeitura de Porto Velho destaca o papel das mulheres na agricultura e em diversas áreas da sociedade

Mulheres do campo fazem parte do crescimento da agricultura, um dos pilares da economia local
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Candeias do Jamari: município sediará o primeiro reality show de Rondônia

“Meus amores, para e foca, gente! Primeiro reality show de Candeias!”
L

Vereador Breno Mendes participa da entrega de 12 caminhões basculantes para fortalecer a agricultura em Porto Velho

Veículos adquiridos por meio do programa Fit vão auxiliar no transporte de insumos e no escoamento da produção agrícola no município
L

Prefeito Leo Moraes entrega 12 caminhões basculantes para fortalecer a agricultura e melhorar as estradas rurais

Veículos adquiridos com recursos do Fitha vão auxiliar no transporte de insumos e escoamento da produção agrícola em Porto Velho
L

Taberna das Artes: escola de teatro abre novas turmas com início das aulas em 15 de março

As aulas começam no próximo sábado, 15 de março, na sede da escola, localizada na Rua Dom Pedro II, 1833, bairro São Cristóvão.
L

Vídeo mostra funcionário da Energisa sendo violentamente agredido em Porto Velho

A vítima tentou correr, caiu ao solo e as agressões continuaram.
10
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Público para o TJRO – Servidores: divulgado o resultado definitivo das provas objetivas

Concurso Público para o TJRO – Servidores: divulgado o resultado definitivo das provas objetivas

A lista oficial já está disponível no site da organizadora.
L
Lula autoriza uso do eSocial para ofertar consignado a empregados CLT

Lula autoriza uso do eSocial para ofertar consignado a empregados CLT

Febraban prevê adesão de 19 milhões de celetistas ao sistema em 4 anos
L
Aprovados no CNU já podem se inscrever em cursos de formação

Aprovados no CNU já podem se inscrever em cursos de formação

Terceira etapa do concurso para nove cargos tem caráter eliminatório
L

Prefeitura divulga nomes de convocados para o programa Unidos da Educação

Os voluntários irão receber uma ajuda de custo de R$ 80 por dia
L
Ministério desmente que inscrições para novo CNU estejam abertas

Ministério desmente que inscrições para novo CNU estejam abertas

Alerta foi feito nas redes sociais da pasta
L
Publicidade

POLÍTICA

Sem acordo, deputados adiam decisão sobre Comissões da Câmara

Sem acordo, deputados adiam decisão sobre Comissões da Câmara

Comissões de Relações Exteriores, de Orçamento e CCJ estão em disputa
L

Vereador Márcio Pacele participa da entrega de 12 caminhões basculantes para fortalecer a agricultura em Porto Velho

Investimento de mais de R$ 8 milhões impulsiona o escoamento da produção agrícola e a infraestrutura rural do município
L

JAIME BAGATTOLI: Comissão de Infraestrutura aprova requerimento do senador para que o TCU realize auditoria sobre a privatização da BR-364

Parlamentar também cobrou que o ministro dos Transportes preste informações ao Senado
L
Deputado Cássio Gois assegura R$ 6 milhões em parceria com Senador Jaime Bagattoli para novo hospital de Cacoal

Deputado Cássio Gois assegura R$ 6 milhões em parceria com Senador Jaime Bagattoli para novo hospital de Cacoal

O valor integra um pacote inicial de R$ 11 milhões, somado a recursos próprios da prefeitura do município, destinados à reabertura e modernização da unidade de saúde.
L
Deputada Cristiane Lopes fortalece segurança nos distritos de Porto Velho com investimento de 1 milhão

Deputada Cristiane Lopes fortalece segurança nos distritos de Porto Velho com investimento de 1 milhão

Totens de videomonitoramento e central de segurança garantem mais proteção à população.
L
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática flagra criminoso com arma, drogas e quase R$ 15 mil

Policiais da Força Tática foram até a Avenida Rio de Janeiro, na entrada do condomínio, após receberem denúncias de que o suspeito estava vendendo drogas no local.
10

PF e IBAMA combatem o garimpo ilegal em terras indígenas na divisa entre Rondônia e Mato Grosso

Foram inutilizados maquinários e estruturas utilizadas na extração criminosa de ouro, diamantes e cassiterita
10
Atropelamento deixa motociclista e ciclista feridos na capital

Atropelamento deixa motociclista e ciclista feridos na capital

Segundo testemunhas, o motociclista teria tentado fazer um retorno, quando atropelou a ciclista e na queda bateu contra uma árvore.
16
Polícia Militar

Polícia Militar recupera motoneta furtada durante a 6ª operação Fronteira Segura

Após consulta aos sistemas de segurança, constatou-se que o veículo possuía registro de furto no município de Cacoal.
10
Polícia Militar desmantela ponto de tráfico e apreende mais de 40 kg de drogas em Cacoal

Polícia Militar desmantela ponto de tráfico e apreende mais de 40 kg de drogas em Cacoal

O trabalho incansável dos policiais foi essencial para retirar uma grande quantidade de drogas de circulação, reforçando a segurança e a tranquilidade da população.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Petrobras contribuiu com 7% da arrecadação total do país em 2024

Petrobras contribuiu com 7% da arrecadação total do país em 2024

Foram R$ 270,3 bilhões em tributos direcionados aos cofres públicos
L
F1: McLaren se diz confiante na harmonia dos pilotos Norris e Piastri

F1: McLaren se diz confiante na harmonia dos pilotos Norris e Piastri

Com a dupla, escuderia faturou campeonato de construtores em 2024
L
Inscrições para a Olimpíada de Matemática vão até o dia segunda-feira

Inscrições para a Olimpíada de Matemática vão até o dia segunda-feira

Alunos de escolas públicas e privadas podem participar da competição
L
Rondônia se destaca com crescimento econômico no comércio, indústrias e agronegócio

Rondônia se destaca com crescimento econômico no comércio, indústrias e agronegócio

O setor de comércio de Rondônia obteve um aumento de 20% no faturamento em 2024, em comparação com o ano anterior.
L
Governo de RO amplia acesso à educação com novas embarcações para estudantes ribeirinhos

Governo de RO amplia acesso à educação com novas embarcações para estudantes ribeirinhos

A titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, ressaltou que a melhoria do transporte fluvial foi um compromisso firmado com as comunidades ribeirinhas.
L

Requerimento da Licença Ambiental: PATILLA COMERCIO E SERVIÇOS LTDA

Licença Ambiental de Médio  Porte, Licença Ambiental Prévia, Licença Ambiental de Instalação e operação
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: NUTREKO NUTRIÇÃO ANIMAL EIRELI

Licença Ambiental de Pequeno Porte
L

Requerimento da Licença Ambiental: M FRUAUF LTDA

Licença Ambiental de Médio  Porte, Licença Ambiental Prévia, Licença Ambiental de Instalação e operação
L

Requerimento da Licença Ambiental: A BESSA AUTO SOCORRO E TRANSPORTES LTDA

Licença Ambiental Simplificada
L