QUARTA-FEIRA, 05/11/2025

Em destaque

L

Agro

Governo de RO apresenta potencialidades do estado premiadas em Feira Internacional de Comércio

O governo de Rondônia se prepara para apresentar os atrativos e a evolução do estado durante palestra programada no Espaço Global da Ficomex 2024, na tarde da quarta-feira (28).

Por Vanessa Moura/Secom/Gov-RO - 010

Publicado em 

Governo de RO apresenta potencialidades do estado premiadas em Feira Internacional de Comércio
Fotos: Daiane Mendonça

Rondônia vai mostrar produtos de alta qualidade e os motivos de estar em evidência no Brasil pelo modelo de economia, que cresce com sustentabilidade e velocidade surpreendente no país, com a presença do governo do estado na Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), que ocorre entre terça-feira (27) e quinta-feira (29), no Centro de Convenções de Goiânia.

Com cadeias produtivas sustentáveis premiadas e reconhecidas nacional e internacionalmente, as exportações de Rondônia estão presentes em 109 países, contemplando 296 produtos, de acordo com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), através da Coordenação de Geointeligência de Dados Econômicos, com dados obtidos pelo Sistema oficial para extração das estatísticas do comércio exterior brasileiro de bens. O estado vem conquistando cada vez mais o mercado internacional, com crescimento de 94% nas exportações de 2019 para 2023.

A participação na Ficomex 2024, no estado de Goiás, é para Rondônia uma oportunidade de fortalecer as relações comerciais com o mercado global com o fomento de novos negócios, além de fortalecer a integração com os estados do Brasil Central, que inclusive, contemplará em sua programação, a realização do Fórum dos Governadores do Brasil Central, no período da manhã da quarta-feira (28), com o tema: “Comércio Exterior no Brasil Central: desenvolvimento e integração’’.

CRESCIMENTO CONJUNTO

Participam do Consórcio Brasil Central os estados de Rondônia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Tocantins, e o Distrito Federal. O governador de Rondônia, Marcos Rocha, principal representante do estado no evento, destacou que os investimentos em qualidade, sustentabilidade e crescimento conjunto dos estados do Brasil Central contribui para avanços na competitividade no mercado global.

“Ficamos felizes de oferecer ao mercado global produtos de alta qualidade e sustentabilidade, feitos com dedicação pela população, e o governo de Rondônia está presente na Ficomex 2024, para mostrar todos os atrativos rondonienses prontos para novos negócios com o mercado exterior; e também para defender e contribuir com o crescimento conjunto dos estados do Brasil Central, do qual fazemos parte”, ressaltou Marcos Rocha.

ATRATIVOS RONDONIENSES

O café rondoniense, robusta amazônico, estará disponível para degustação na Feira

O governo de Rondônia se prepara para apresentar os atrativos e a evolução do estado durante palestra programada no Espaço Global da Ficomex 2024, na tarde da quarta-feira (28). E estará presente na Feira também com o estande personalizado com as potencialidades do estado, inclusive com uma cafetaria. No local, o café rondoniense, robusta amazônico vai estar disponível para degustação e realização de novos negócios. A expectativa é servir mil doses por dia.

O café de Rondônia ocupa o pódio nas principais premiações nacionais do segmento como melhor café do Brasil, e o governo pleiteia junto ao governo federal e estaduais que seja servido na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que reunirá no Brasil, no próximo ano, os líderes das maiores economias do mundo.

Além disso, os peixes de Rondônia também vão estar presentes na Feira. Segundo o Anuário da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR), o estado é o maior produtor de peixes nativos do Brasil, e líder nacional na produção da espécie Tambaqui, que já recebeu premiação internacional pelo sabor inigualável. A costelinha de Tambaqui foi eleita o melhor produto de serviço de alimentação [Foodservice] da Seafood Expo North America, considerada uma das maiores feiras mundiais de pescados e frutos do mar, realizada em Boston, capital do estado de Massachusetts, nos Estados Unidos da América (EUA). Todas as riquezas, potencialidades e demais oportunidades de negócios com Rondônia – serão compartilhadas com o público da Ficomex 2024 pelo governador do estado Marcos Rocha, assim como pela equipe da Sedec.

SOBRE A FEIRA 

Os pescados também estão entre as oportunidades de negócios de Rondônia

A Ficomex 2024 tem a perspectiva de movimentar empresas, embaixadas, estados e municípios em negociações para exportação. Com o tema “O Brasil Central e a geração de negócios com o mercado global”, a Feira é dividida em três eixos: negócios, políticas públicas e educação. O evento é promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), e Federação das Associações Empreendedoras, Comerciais, Industriais, de Serviços, de Tecnologia, de Turismo e do Terceiro Setor do Estado de Goiás (Faciest), com correalização do governo de Goiás.

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

IWCA Brasil abre as portas para as mulheres do Acre entrarem no mercado global de café

Mulheres do café fortalecem sua presença e mostram protagonismo na Semana Internacional do Café.
L

Presidente da Caferon anuncia marco inédito do café Robustas Amazônicos: 1º concurso mundial

Rondônia sediará o primeiro concurso mundial de café canéfora, fortalecendo o protagonismo do robusta amazônico e destacando a região no cenário internacional.
L
Brasil e Romênia consolidam parceria em reservas estratégicas e segurança alimentar

Brasil e Romênia consolidam parceria em reservas estratégicas e segurança alimentar

Países iniciam agenda permanente de intercâmbio técnico para aprimorar gestão de estoques públicos e fortalecer respostas a emergências.
L

De cafeicultores a intérpretes: Na SIC, Acre mostra força dos Robustas Amazônicos com comitiva recorde

Com uma comitiva de mais de 100 pessoas, o Acre se destaca na Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, levando produtores, baristas e experiências sensoriais que valorizam o Robusta Amazônico e a nova geração da cafeicultura sustentável.
L

Cacoal apresenta café em cápsula e reforça protagonismo na Semana Internacional do Café

Na SIC, em Belo Horizonte, o prefeito Adailton Fúria celebrou o avanço da cafeicultura de Cacoal e o lançamento do café local em cápsulas, destaque de inovação e orgulho regional.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Pesquisador de RO avalia: “O Acre não precisa ser o maior, mas será o melhor em qualidade de café”

Enrique Alves, da Embrapa Rondônia, destaca na SIC o avanço do Acre na produção de cafés robustas finos com base em ciência, tecnologia e sustentabilidade.
L

ALE-RO destaca força e entusiasmo dos cafeicultores de Rondônia na SIC

Assembleia Legislativa de Rondônia, Semana Internacional do Café, café rondoniense, agronegócio
L

Fernando Santos, do Sebrae Rondônia, fala sobre o protagonismo do café robusta amazônico na SIC 2025

Durante a Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, Fernando Santos destacou o trabalho conjunto do Sebrae com produtores e instituições que fortalecem a cafeicultura rondoniense, consolidando o robusta amazônico no mercado mundial.
L

Para secretário mineiro, Acre trilha caminho de protagonismo no mercado do café

Durante a Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, o secretário adjunto de Agricultura de Minas Gerais, João Albanez, elogiou o avanço do Acre na produção e qualidade do café, destacando o estado como nova promessa da cafeicultura brasileira.
L

Acre exalta sua floresta e seus produtores na Semana Internacional do Café em Belo Horizonte

O Acre encanta na Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, com um estande que celebra o café robusta amazônico, a cultura indígena e a sustentabilidade da floresta.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Mais de 500 novas oportunidades foram abertas nesta semana em diferentes municípios de Rondônia.
L
Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

O Tribunal de Contas da União (TCU) oferece 20 vagas imediatas para auditor federal de controle externo, cargo de nível superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$ 26,1 mil para 40 horas semanais.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Selecionados atuarão em diversas funções, incluindo agente de campo, auxiliar de serviços gerais e agente operacional.
L
Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Atendimento auxilia trabalhadores em busca de recolocação e capacitação profissional.
L

POLÍTICA

Alexandre de Moraes anuncia inquérito da PF para investigar crime organizado no Rio

Alexandre de Moraes anuncia inquérito da PF para investigar crime organizado no Rio

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, declarou que a Polícia Federal abrirá investigação para apurar a lavagem de dinheiro e a infiltração de criminosos no poder público do Rio de Janeiro.
L
STF adia conclusão de julgamento sobre aumento de planos de saúde para idosos

STF adia conclusão de julgamento sobre aumento de planos de saúde para idosos

O Supremo Tribunal Federal suspendeu a análise da validade do reajuste em contratos antigos de planos de saúde de pessoas com mais de 60 anos, após pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes.
L
Deputada Lebrinha viabiliza R$ 594 mil para construção de campo society em Teixeirópolis

Deputada Lebrinha viabiliza R$ 594 mil para construção de campo society em Teixeirópolis

Obra será realizada por meio de emenda parlamentar e atenderá pedido do prefeito e do vereador do município.
L
Seringueiras recebe R$ 990 mil para aquisição de aduelas por emenda de Gislaine Lebrinha

Seringueiras recebe R$ 990 mil para aquisição de aduelas por emenda de Gislaine Lebrinha

Recursos serão usados para melhorar linhas vicinais e facilitar o acesso da zona rural às estradas principais.
L
Com apoio da deputada Gislaine Lebrinha, mães de Cacaulândia são beneficiadas com o Projeto Leite na Mesa

Com apoio da deputada Gislaine Lebrinha, mães de Cacaulândia são beneficiadas com o Projeto Leite na Mesa

Ação social garante leite diário a famílias em vulnerabilidade e fortalece a assistência no município.
L
Publicidade

POLÍCIA

Idosa em moto fica gravemente ferida em acidente na zona leste

Idosa em moto fica gravemente ferida em acidente na zona leste

Testemunhas contaram que a idosa pilotava a moto 50cc quando acabou avançando a preferencial e foi atingida pelo carro, indo os dois veículos parar na calçada.
16
Bandidos são filmados fazendo assalto em saltenharia no centro de Porto Velho

Bandidos são filmados fazendo assalto em saltenharia no centro de Porto Velho

As imagens mostram quando dois criminosos invadem o estabelecimento comercial e rendem funcionários e clientes.
10
Motorista de aplicativo é preso com 75kg de drogas na zona leste

Motorista de aplicativo é preso com 75 kg de maconha em operação do BPTAR na zona leste

A prisão ocorreu na Avenida Mamoré, bairro Aponiã, zona leste da capital.
12
Ciclista e motociclista ficam feridos após colisão no Igarapé

Ciclista e motociclista ficam feridos após colisão no Igarapé

Colisão entre moto e bicicleta na Rua Andréa, em Porto Velho, deixa ciclista venezuelano e motociclista feridos na manhã desta quarta-feira (5).
14
Polícia Civil prende idosa por tráfico de drogas em Seringueiras

Polícia Civil prende idosa por tráfico de drogas em Seringueiras

A prisão ocorreu após investigações que indicaram que o estabelecimento comercial da suspeita estava sendo usado para a venda de entorpecentes.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: M.M. FERREIRA DE SOUZA

Licença Ambiental Simplifica Nº 540 SOL/DLA
L

Requerimento da Licença Ambiental: NILTON SANTOS DE OLIVEIRA

Licença Ambiental Previa, Instalação
L

Recebimento da Licença Ambiental: CONDOMINIO EDIFICIO VARANDAS DO MADEIRA

Licença Ambiental de Operação nº 50 SOL /DLA
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: E. F. DA SILVA COMERCIO – ME

TAGS: ambientallicençaMeio AmbientePorto Velhosema Deixe seu comentário Publicidade Publicidade Publicidade
L

Requerimento da Licença Ambiental: Antônio Luiz Almeida Costa

Licença Prévia e Licença de Instalação (LP e LI)
L
Apoio dos EUA ao Rio é inadequado, dizem especialistas

Apoio dos EUA ao Rio é inadequado, dizem especialistas

Especialistas em relações internacionais classificam como “incomum e inadequada” a carta do Consulado dos EUA oferecendo apoio à segurança do Rio de Janeiro, e defendem que a resposta deve ser conjunta das autoridades federais.
L
Suprema Corte da Bolívia ordena libertação de ex-presidente Áñez

Suprema Corte da Bolívia ordena libertação de ex-presidente Áñez

A Suprema Corte da Bolívia encerrou a detenção da ex-presidente Jeanine Áñez, anulando sua sentença de 10 anos e redirecionando seu caso para um julgamento de responsabilidades.
L
Gleisi Hoffmann manifesta apoio a Claudia Sheinbaum após assédio

Gleisi Hoffmann manifesta apoio a Claudia Sheinbaum após assédio

A ministra de Relações Institucionais do Brasil, Gleisi Hoffmann, classificou como “revoltante” o assédio sofrido pela presidente do México, reforçando a luta contra o machismo e a misoginia.
L

Saúde de Seringueiras recebe reforço com micro-ônibus garantido por Gislaine Lebrinha

Veículo será usado para transporte de pacientes e vai fortalecer o atendimento de saúde no município.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.