SEXTA-FEIRA, 23/01/2026

Em destaque

L

Agro

Grito da Terra aponta diferença da agricultura familiar do agronegócio

Agricultores querem inclusão produtiva de 1,7 milhão de famílias

Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Grito da Terra aponta diferença da agricultura familiar do agronegócio
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Mãos calejadas e rostos marcados pelo sol. Essas são as características mais visíveis de se observar nos cerca de 10 mil agricultores familiares que atravessaram a Esplanada dos Ministérios nesta terça-feira (21), em Brasília, para participar do 24º Grito da Terra Brasil.

Do alto do caminhão de som, uma lista de demandas era apresentada a cada parada à frente de uma pasta ministerial que, de alguma forma, é responsável por políticas públicas voltadas ao ambiente rural, em especial, aos pequenos e médios produtores que têm, nas pequenas porções de terra onde vivem, o seu sustento ou sua subsistência.

Organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) e pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), o 24º Grito da Terra Brasil teve seu lema “agricultura familiar é alimento saudável e conservação ambiental” reiterado a todo momento por suas lideranças.

“Nossa pauta é centrada em várias questões relacionadas à produção e à reprodução da vida. Com relação à produção, apresentamos em abril ao governo propostas voltadas a políticas sociais e alimentares, sempre tendo como referência a sustentabilidade e uma produção alimentar que seja saudável para a população”, resumiu a secretária de Políticas Agrícolas da Contag e coordenadora do 24º Grito da Terra Brasil, Vânia Marques.

Além de reivindicar estímulos governamentais à produção de sistemas resilientes às mudanças climáticas, os agricultores familiares defendem também a inclusão produtiva das cerca de 1,7 milhão de famílias que produzem ainda apenas para consumo próprio, sem comercializar seus excedentes.

“Já existem, no Brasil, 5 milhões de famílias que conseguem produzir e comercializar. Imagina o quanto agregaremos à economia, ao aumentarmos esse número em cerca de 30%”, defendeu Vânia Marques à Agência Brasil.

Agricultura familiar x agronegócio

Segundo o presidente da CTB, Adílson Araújo, a agricultura familiar responde por 3,9 milhões de estabelecimentos rurais no Brasil e ocupa 23% das áreas cultivadas do país. Responde também por 23% do valor bruto da produção agropecuária e por 67% das ocupações no campo.

“No entanto, enquanto o governo destina R$ 364 bilhões para o agronegócio, destina apenas R$ 77,7 bilhões para a agricultura familiar, que é responsável por 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros. Há que se rever isso, porque grande parte do agro produz apenas para exportação, enquanto os pequenos produtores alimentam a família brasileira”, argumentou Araújo.

As diferenças entre agronegócio e a agricultura familiar não param por aí. “O pequeno agricultor ara e semeia a terra nos seu próprio habitat, e tem mãos calejadas pelo uso de seus instrumentos. Tem também um olhar solidário. Por isso temos como lema a questão da sustentabilidade associada à solidariedade”, disse.

“Já o agro trabalha pensando apenas no grande mercado, sem preocupações com sustentabilidade. O resultado são essas tragédias ambientais que têm ocorrido, como a do Rio Grande do Sul. Eles são, na verdade, grandes empresários que exploram a terra com o objetivo de maximizar seus lucros por meio de produções mecanizadas. Por isso sequer têm as mãos calejadas. Geram cada vez menos empregos para terem lucros cada vez maiores”, acrescentou.

Regularização de posses

Os calos nas mãos do agricultor familiar Valdinei Grigório de Lima, 62, foram adquiridos ao longo de anos nos roçados de mandioca e de milho. Ele produz também leite e capim para gado em um pequeno pedaço de terra em Vila Bela, Mato Grosso. Os peixes de tanque, os porcos e as galinhas o ajudam a garantir o sustento, bem como fazer um extra ao comercializar seus excedentes.

O que mais o motivou a encarar 24 horas dentro de um ônibus para chegar ao Grito da Terra é a defesa da reforma agrária. “Nós queremos regularizar nossas posses”, afirmou em meio a relatos sobre a situação agrária em sua região.

“Vila Bela é uma localidade do tempo da escravidão, com muitos quilombolas que fazem parcerias com os agricultores familiares. Trabalhamos todos juntos, comercializando produtos em um clima de muita solidariedade. Minha posse, inclusive, está localizada em um terreno quilombola”, disse.

“Mas temos muitos problemas com alguns fazendeiros do agronegócio na região. Como são muito ricos, eles compram muitas terras, de forma a cercar as áreas dos pequenos proprietários. Depois, dificultam o escoamento de nossos produtos. Cometem muita maldade mesmo. Já despejaram famílias para tomar suas terras, após apresentarem títulos frios de terras em áreas que são da União ou mesmo quilombolas. A Justiça até diz para a gente não desistir, mas ela nunca chega lá para nos ajudar. Sempre foi assim”, denuncia.

Merenda escolar

Os pés de coco licuri da agricultora familiar Glória Carneiro, 69, são excelentes para fazer cocada. E a cocada comprada pelo governo vira merenda escolar em Várzea da Roça, na Bahia, município a cerca de 300 quilômetros de Salvador.

“Cheguei a produzir e vender, em apenas 6 meses, 1 tonelada de cocada para distribuir entre escolas, eventos e cooperativas de alimentos. Minha casa foi construída com o dinheiro obtido a partir dessa cocada de licuri, um coco pequeno e oleoso, excelente para fazer doce. E o melhor de tudo é que ele vira um alimento bom e de qualidade para os meninos das escolas da região”, acrescentou.

Secretária da Terceira Idade do Sindicato Rural de Várzea da Roça, ela diz que a solidariedade é algo muito comum entre os agricultores familiares. “Não deixamos ninguém passando fome em nossa região. Estamos sempre nos mobilizando para alimentar aqueles que precisam”.

Aposentadoria e Pronaf

Já a agricultora familiar Gilda Lima, 58, passou 3 dias dentro de um ônibus para ir de Bom Jardim, Pernambuco, município a cerca de 70 quilômetros de Recife, até Brasília.

Presidente do Sindicato Rural da região, ela veio à capital federal com a expectativa de facilitar o processo de aposentadoria dos agricultores familiares e mais facilidades de acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), apoio financeiro do governo federal às atividades agropecuárias exploradas mediante emprego direto da força de trabalho do produtor e de sua família.

“Queremos também políticas públicas mais voltadas às mulheres, em especial para as mães. Há muita burocracia para conseguirmos o salário maternidade. No caso do INSS, eles pedem muitas provas materiais disso e daquilo. São muitas dificuldades para o agricultor idoso, que acaba tendo de se deslocar demais para conseguir aquilo que lhes é de direito”, disse a produtora de milho, feijão, fava, mandioca, batata, galinha e ovo.

“Tenho uns bois também. Às vezes vendo a carne deles para comprar outros bois”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Porto Velho aos 111 anos: Agricultura familiar em expansão

Porto Velho aos 111 anos: Agricultura familiar em expansão

Histórico de produtor rural reflete transformação do município, com apoio da Semagric fortalecendo sistemas sustentáveis, acesso a mercados e renda para famílias que cultivam o solo amazônico.
L
Conab: Preços da laranja caem nas Ceasas em dezembro

Conab: Preços da laranja caem nas Ceasas em dezembro

Levantamento da Conab mostra queda de 0,68% no preço da laranja nas principais Ceasas do país em dezembro, enquanto hortaliças como batata e cebola registram altas superiores a 20% devido a fatores climáticos e de oferta.
L
Lei reconhece açaí como fruta nacional e fortalece produção da agricultura familiar em Porto Velho

Lei reconhece açaí como fruta nacional e fortalece produção da agricultura familiar em Porto Velho

Sanção da Lei nº 15.330/2026 valoriza cadeia produtiva local e impulsiona geração de renda no campo; Porto Velho registra 1.030 toneladas produzidas.
L

Rondônia emplaca nove cidades entre as maiores produtoras de milho do Norte

Levantamento recente destaca o avanço do agronegócio em Rondônia, com nove municípios figurando entre os maiores produtores de milho da Região Norte, impulsionando a economia local e o setor agrícola.
L
Safra de arroz e milho avança com bom desenvolvimento das lavouras em Rondônia

Safra de arroz e milho avança com bom desenvolvimento das lavouras em Rondônia

Boletim da Conab aponta bom desenvolvimento das lavouras de arroz e milho no estado, impulsionado por chuvas acima da média, apesar da cautela dos produtores diante dos custos e do mercado.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Inscrições para 274,8 mil vagas do Sisu terminam nesta sexta-feira

Inscrições para 274,8 mil vagas do Sisu terminam nesta sexta-feira

O processo seletivo deste ano oferece o maior número de vagas da história e permite o uso das notas das últimas três edições do Enem para a classificação.
L
Inmetro orienta sobre segurança no uso do bebê conforto

Inmetro orienta sobre segurança no uso do bebê conforto

O instituto alerta para a obrigatoriedade do selo de certificação e as normas técnicas de instalação para garantir a proteção de crianças em veículos.
L
Horóscopo de sexta-feira (23/1): decisões práticas e ajustes emocionais

Horóscopo de sexta-feira (23/1): decisões práticas e ajustes emocionais

Previsões para sexta-feira, 23 de janeiro de 2026, indicam organização, diálogo claro e escolhas racionais no trabalho e na vida afetiva.
L

Terror em Silent Hill: Regresso para o Inferno estreia no Cine Araújo em Porto Velho

Novo capítulo da franquia Silent Hill chega às telas do Cine Araújo em Porto Velho, trazendo uma atmosfera sombria, suspense psicológico e terror intenso para os fãs do gênero.
L
Inscrições para o Fies 2026 começam em 3 de fevereiro

Inscrições para o Fies 2026 começam em 3 de fevereiro

O Ministério da Educação publicou o edital que oferece mais de 67 mil vagas de financiamento para o primeiro semestre, destinadas a estudantes com renda familiar de até três salários mínimos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Lebrinha empenha R$ 81,1 mil para notebooks em Seringueiras

Deputada Lebrinha empenha R$ 81,1 mil para notebooks em Seringueiras

Recurso de emenda parlamentar será destinado à aquisição de equipamentos de informática para fortalecer a tecnologia na educação municipal
L
Deputada Lebrinha empenha R$ 81,1 mil para compra de notebooks em Seringueiras

Deputada Lebrinha empenha R$ 81,1 mil para compra de notebooks em Seringueiras

O investimento em tecnologia educacional atende ao pedido da vereadora Jéssica da Saúde.
L
Alex Redano indica reforço na frota do IML para garantir agilidade em Porto Velho

Alex Redano indica reforço na frota do IML para garantir agilidade em Porto Velho

Parlamentar alerta para sobrecarga do único veículo disponível e cobra mais agilidade e dignidade no atendimento às famílias.
L
Cláudia de Jesus pede mudanças no concurso da Seduc para garantir justiça e inclusão

Cláudia de Jesus pede mudanças no concurso da Seduc para garantir justiça e inclusão

Indicações tratam da prova de títulos, inclusão de candidatos indígenas e fortalecimento das bibliotecas.
L
Alero derruba veto do Governo e mantém emenda da Dra. Taíssa aos servidores do Iperon

Alero derruba veto do Governo e mantém emenda da Dra. Taíssa aos servidores do Iperon

Atuação da deputada garantiu auxílios a servidores cedidos e reforçar a isonomia no serviço público.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil prende três suspeitos de tortura em Rondônia

Polícia Civil prende três suspeitos de tortura em Rondônia

A segunda fase da Operação Arur Betach foi deflagrada pela Draco nesta sexta-feira em Porto Velho para prender integrantes de uma facção criminosa que agrediram vítimas.
10
Motociclista sofre fratura após carro invadir preferencial no Centro

Motociclista sofre fratura após carro invadir preferencial no Centro

Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que um Renault Sandero invadiu a via, causando o atropelamento
16
PM flagra dupla furtando fios elétricos de residência no centro de Porto Velho

PM flagra dupla furtando fios elétricos de residência no centro de Porto Velho

Com a prisão da dupla, a polícia investigará se os suspeitos possuem envolvimento com receptadores de cobre na região.
10
Polícia Civil de Rondônia moderniza investigações com ciclo de investimentos entre 2019 e 2025

Polícia Civil de Rondônia moderniza investigações com ciclo de investimentos entre 2019 e 2025

Sob gestão do governador Marcos Rocha, a polícia recebeu novos complexos, tecnologia de inquérito eletrônico e reforço no combate ao crime organizado em todo o estado.
L
Segurança no Carnaval em Rondônia terá reforço da Polícia Militar em todo o estado

Segurança no Carnaval em Rondônia terá reforço da Polícia Militar em todo o estado

Comandante-geral da PMRO, Coronel Glauber Souto, detalha operação de segurança no Carnaval em Rondônia que inicia em 31 de janeiro para proteger foliões e combater crimes.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

"O cinema brasileiro está em um dos melhores momentos de sua história", diz Lula ao celebrar indicações de O Agente Secreto ao Oscar

“O cinema brasileiro está em um dos melhores momentos de sua história”, diz Lula ao celebrar indicações de O Agente Secreto ao Oscar

Longa de Kleber Mendonça Filho recebe quatro indicações; diretor de fotografia Adolpho Veloso também é indicado; cerimônia será em 15 de março
L
Investimentos em tecnologia e novos peritos fortalecem a Politec em Rondônia

Investimentos em tecnologia e novos peritos fortalecem a Politec em Rondônia

Com equipamentos de ponta e reforço no quadro de servidores, instituição celebra 10 anos consolidada como pilar essencial na elucidação de crimes.
L
Tem sortuda na área! Almoço no Peixinn já tem ganhadora

Tem sortuda na área! Almoço no Peixinn já tem ganhadora

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou uma apaixonada pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L
Exposição geológica com apoio da Fiocruz é novidade no Parque Natural de Porto Velho

Exposição geológica com apoio da Fiocruz é novidade no Parque Natural de Porto Velho

Museu reúne rochas e amplia opções de lazer e educação ambiental na capital
L
Brasil lidera crescimento do turismo internacional com alta de 37%

Brasil lidera crescimento do turismo internacional com alta de 37%

O relatório da ONU aponta que o país recebeu 9,3 milhões de visitantes estrangeiros em 2025, superando destinos tradicionais e batendo recordes históricos de visitação.
L
Rio Open confirma João Fonseca e Lorenzo Musetti para 2026

Rio Open confirma João Fonseca e Lorenzo Musetti para 2026

A 12ª edição do maior torneio de tênis da América do Sul terá um top 5 mundial e o brasileiro João Fonseca como um dos principais cabeças de chave no Jockey Club.
L
Guia de Direitos dos Povos de Matriz Africana é lançado hoje

Guia de Direitos dos Povos de Matriz Africana é lançado

A publicação detalha mecanismos de defesa jurídica contra a intolerância religiosa e o racismo em homenagem ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.
L
Bolsa de valores bate recorde e encosta nos 172 mil pontos

Bolsa de valores bate recorde e encosta nos 172 mil pontos

O Ibovespa registrou a maior alta diária desde 2023 impulsionado pelo recuo de Donald Trump em tarifas globais e pelo forte ingresso de capital estrangeiro no país.
L
Espanha defende exército europeu após ameaças à Groenlândia

Espanha defende exército europeu após ameaças à Groenlândia

O governo espanhol propôs a criação de uma força de defesa conjunta da União Europeia para garantir a soberania do bloco e responder a pressões externas dos EUA.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.