SEXTA-FEIRA, 11/04/2025

L

Agro

Grito da Terra aponta diferença da agricultura familiar do agronegócio

Agricultores querem inclusão produtiva de 1,7 milhão de famílias

Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Grito da Terra aponta diferença da agricultura familiar do agronegócio
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Mãos calejadas e rostos marcados pelo sol. Essas são as características mais visíveis de se observar nos cerca de 10 mil agricultores familiares que atravessaram a Esplanada dos Ministérios nesta terça-feira (21), em Brasília, para participar do 24º Grito da Terra Brasil.

Do alto do caminhão de som, uma lista de demandas era apresentada a cada parada à frente de uma pasta ministerial que, de alguma forma, é responsável por políticas públicas voltadas ao ambiente rural, em especial, aos pequenos e médios produtores que têm, nas pequenas porções de terra onde vivem, o seu sustento ou sua subsistência.

Organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) e pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), o 24º Grito da Terra Brasil teve seu lema “agricultura familiar é alimento saudável e conservação ambiental” reiterado a todo momento por suas lideranças.

“Nossa pauta é centrada em várias questões relacionadas à produção e à reprodução da vida. Com relação à produção, apresentamos em abril ao governo propostas voltadas a políticas sociais e alimentares, sempre tendo como referência a sustentabilidade e uma produção alimentar que seja saudável para a população”, resumiu a secretária de Políticas Agrícolas da Contag e coordenadora do 24º Grito da Terra Brasil, Vânia Marques.

Além de reivindicar estímulos governamentais à produção de sistemas resilientes às mudanças climáticas, os agricultores familiares defendem também a inclusão produtiva das cerca de 1,7 milhão de famílias que produzem ainda apenas para consumo próprio, sem comercializar seus excedentes.

“Já existem, no Brasil, 5 milhões de famílias que conseguem produzir e comercializar. Imagina o quanto agregaremos à economia, ao aumentarmos esse número em cerca de 30%”, defendeu Vânia Marques à Agência Brasil.

Agricultura familiar x agronegócio

Segundo o presidente da CTB, Adílson Araújo, a agricultura familiar responde por 3,9 milhões de estabelecimentos rurais no Brasil e ocupa 23% das áreas cultivadas do país. Responde também por 23% do valor bruto da produção agropecuária e por 67% das ocupações no campo.

“No entanto, enquanto o governo destina R$ 364 bilhões para o agronegócio, destina apenas R$ 77,7 bilhões para a agricultura familiar, que é responsável por 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros. Há que se rever isso, porque grande parte do agro produz apenas para exportação, enquanto os pequenos produtores alimentam a família brasileira”, argumentou Araújo.

As diferenças entre agronegócio e a agricultura familiar não param por aí. “O pequeno agricultor ara e semeia a terra nos seu próprio habitat, e tem mãos calejadas pelo uso de seus instrumentos. Tem também um olhar solidário. Por isso temos como lema a questão da sustentabilidade associada à solidariedade”, disse.

“Já o agro trabalha pensando apenas no grande mercado, sem preocupações com sustentabilidade. O resultado são essas tragédias ambientais que têm ocorrido, como a do Rio Grande do Sul. Eles são, na verdade, grandes empresários que exploram a terra com o objetivo de maximizar seus lucros por meio de produções mecanizadas. Por isso sequer têm as mãos calejadas. Geram cada vez menos empregos para terem lucros cada vez maiores”, acrescentou.

Regularização de posses

Os calos nas mãos do agricultor familiar Valdinei Grigório de Lima, 62, foram adquiridos ao longo de anos nos roçados de mandioca e de milho. Ele produz também leite e capim para gado em um pequeno pedaço de terra em Vila Bela, Mato Grosso. Os peixes de tanque, os porcos e as galinhas o ajudam a garantir o sustento, bem como fazer um extra ao comercializar seus excedentes.

O que mais o motivou a encarar 24 horas dentro de um ônibus para chegar ao Grito da Terra é a defesa da reforma agrária. “Nós queremos regularizar nossas posses”, afirmou em meio a relatos sobre a situação agrária em sua região.

“Vila Bela é uma localidade do tempo da escravidão, com muitos quilombolas que fazem parcerias com os agricultores familiares. Trabalhamos todos juntos, comercializando produtos em um clima de muita solidariedade. Minha posse, inclusive, está localizada em um terreno quilombola”, disse.

“Mas temos muitos problemas com alguns fazendeiros do agronegócio na região. Como são muito ricos, eles compram muitas terras, de forma a cercar as áreas dos pequenos proprietários. Depois, dificultam o escoamento de nossos produtos. Cometem muita maldade mesmo. Já despejaram famílias para tomar suas terras, após apresentarem títulos frios de terras em áreas que são da União ou mesmo quilombolas. A Justiça até diz para a gente não desistir, mas ela nunca chega lá para nos ajudar. Sempre foi assim”, denuncia.

Merenda escolar

Os pés de coco licuri da agricultora familiar Glória Carneiro, 69, são excelentes para fazer cocada. E a cocada comprada pelo governo vira merenda escolar em Várzea da Roça, na Bahia, município a cerca de 300 quilômetros de Salvador.

“Cheguei a produzir e vender, em apenas 6 meses, 1 tonelada de cocada para distribuir entre escolas, eventos e cooperativas de alimentos. Minha casa foi construída com o dinheiro obtido a partir dessa cocada de licuri, um coco pequeno e oleoso, excelente para fazer doce. E o melhor de tudo é que ele vira um alimento bom e de qualidade para os meninos das escolas da região”, acrescentou.

Secretária da Terceira Idade do Sindicato Rural de Várzea da Roça, ela diz que a solidariedade é algo muito comum entre os agricultores familiares. “Não deixamos ninguém passando fome em nossa região. Estamos sempre nos mobilizando para alimentar aqueles que precisam”.

Aposentadoria e Pronaf

Já a agricultora familiar Gilda Lima, 58, passou 3 dias dentro de um ônibus para ir de Bom Jardim, Pernambuco, município a cerca de 70 quilômetros de Recife, até Brasília.

Presidente do Sindicato Rural da região, ela veio à capital federal com a expectativa de facilitar o processo de aposentadoria dos agricultores familiares e mais facilidades de acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), apoio financeiro do governo federal às atividades agropecuárias exploradas mediante emprego direto da força de trabalho do produtor e de sua família.

“Queremos também políticas públicas mais voltadas às mulheres, em especial para as mães. Há muita burocracia para conseguirmos o salário maternidade. No caso do INSS, eles pedem muitas provas materiais disso e daquilo. São muitas dificuldades para o agricultor idoso, que acaba tendo de se deslocar demais para conseguir aquilo que lhes é de direito”, disse a produtora de milho, feijão, fava, mandioca, batata, galinha e ovo.

“Tenho uns bois também. Às vezes vendo a carne deles para comprar outros bois”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de RO dá início oficialmente à colheita do cacau em Buritis

Governo de RO dá início oficialmente à colheita do cacau em Buritis

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressalta a relevância do setor para a economia estadual, e o compromisso do governo com os produtores rurais.
L
Produção de grãos pode chegar a 330,3 milhões de toneladas com clima positivo, projeta Conab

Produção de grãos pode chegar a 330,3 milhões de toneladas com clima positivo, projeta Conab

Os dados estão no 7º Levantamento da Safra de Grãos 2024/24 divulgado nesta quinta-feira (10) pela Companhia.
L
Produção de grãos pode chegar a 330,3 milhões de toneladas com clima positivo, projeta Conab

7º Levantamento da Safra de Grãos 2024/2025

7º Levantamento da Safra de Grãos 2024/2025
L

Gripe Aviária: Rondônia e outros estados seguem em emergência zoossanitária, por 180 dias

Esse reconhecimento é essencial para assegurar a continuidade das exportações brasileiras de carne e produtos avícolas sem restrições sanitárias internacionais.
L

Agroindústrias familiares são impulsionadas em RO com curso de Produção Queijeira

Cerca de 90 participantes estão presentes na primeira edição do Curso, que conta com especialistas de Minas Gerais
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Solidariedade que navega: apoio do Exército e Prefeitura leva ajuda às vítimas da cheia do Madeira

Com 12 mil pessoas afetadas e comunidades isoladas, ação conjunta leva mantimentos, saúde e esperança a famílias atingidas no Médio e Baixo Madeira
L

Início da gestão de Léo Moraes em Porto Velho é marcado por conquistas celebradas em evento especial

Evento para celebrar os 100 dias de gestão acontece no sábado, no Parque da Cidade
L

Baile da Astro: News Rondônia revela os ganhadores do sorteio para o maior evento funk do ano

Porto Velho já está se preparando para a festa que promete ser o destaque do calendário local! O Baile da Astro, prestes a acontecer no dia 12 de abril no Oasis Camping Club, contará com um line-up estrelado e uma superestrutura que promete uma noite épica.
L

#FalaêPodCast | Entrevista Felipe Medeiros e Wevi Silva

Nesta quinta-feira, dia 10, às 18h, o Falaê Podcast recebe dois convidados com trajetórias marcadas pela fé: Felipe Medeiros, de 19 anos, que prega desde os 10 anos de idade e vive há 19 anos na presença de Deus, e Wevi Silva, cantor gospel e influenciador digital, com 26 anos de caminhada cristã. Uma conversa inspiradora sobre propósito, ministério e transformação. Não perca!
L

#AgendaNews | Entrevista Magno Felipe, fundador da Xêro Doce Confeitaria

Nesta quinta-feira, às 17h, o programa Agenda News recebe Magno Felipe, fundador da Xêro Doce Confeitaria. Localizada no bairro Flodoaldo Pontes Pinto, a confeitaria é referência em bolos e doces para pronta entrega, com atendimento via delivery ou retirada no local.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

Concurso para servidores: Comissão comunica sobre etapas presenciais de heteroidentificação para candidatos negros e indígenas; Confira datas e locais

Candidatos devem chegar com 30 minutos de antecedência ao horário indicado. A ausência ou atraso implicará eliminação nesta fase. A entrevista será individual e poderá ser gravada para fins de registro institucional.
L
Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Entrevistados citam melhoria na qualidade de vida e na produtividade
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
Publicidade

POLÍTICA

A pedido de moradores, vereador Everaldo Fogaça visita praça no bairro Eletronorte

A proposta do vereador inclui a recuperação da infraestrutura, instalação de novos equipamentos e a criação de um plano de manutenção contínua por parte da Prefeitura.
L

Deputada Dra. Taíssa celebra os 96 anos de Guajará-Mirim e reforça compromisso com a população e investimentos na região

Durante solenidade pelos 96 anos da cidade, Dra. Taíssa destaca união entre poderes e garante apoio contínuo ao desenvolvimento do município.
L

Câmara de Porto Velho aprova Lei de Acolhimento Escolar proposta pelo vereador Pedro Geovar

A formação será organizada pela Secretaria Municipal de Educação, com apoio de instituições especializadas.
L
Lebrinha se reúne com parlamentares da Bolívia para tratar de temas de interesse mútuo

Lebrinha se reúne com parlamentares da Bolívia para tratar de temas de interesse mútuo

Iniciativa faz parte da atuação da deputada na presidência da Frente Parlamentar Binacional Brasil/Bolívia.
L
Centro de Reabilitação Dream da Amazônia completa dois anos de amor e cuidado

Centro de Reabilitação Dream da Amazônia completa dois anos de amor e cuidado

Solenidade na tarde desta sexta-feira (11) marca a comemoração, que terá ainda a inauguração da oficina ortopédica.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher é presa no lugar do marido que vendia arma furtada

Mulher é presa no lugar do marido que vendia arma furtada

Segundo consta em boletim de ocorrência, a guarnição recebeu denúncias que algumas armas haviam sido furtadas de uma residência, e uma delas estava sendo vendida por um indivíduo.
14
PF desarticula esquema de desvio de verbas da saúde em operação com 29 mandados

PF desarticula esquema de desvio de verbas da saúde em operação com 29 mandados

Um dos alvos da Operação Copia e Cola é o prefeito de Sorocaba
10

Briga em ponto de prostituição termina com travesti agredida a pauladas

Uma equipe do Samu prestou socorro à vítima, que foi encaminhada para uma unidade médica.
12
PRF apresenta balanço da Operação Carnaval 2025, em Rondônia

PRF alerta para risco de isolamento em Guajará-Mirim, Nova Mamoré e Porto Velho devido à elevação das águas na BR-425

A estrutura de desvio utilizada na rodovia não suporta o tráfego intenso de veículos, principalmente os de grande porte.
10
Homem é esfaqueado durante assalto e pede socorro em escola

Homem é esfaqueado durante assalto e pede socorro em escola

As primeiras informações dão conta que o rapaz foi vítima de um roubo, em seguida, esfaqueado nas costas pelo suspeito que fugiu.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura dá mais um passo para implantação do primeiro Hospital Municipal Universitário em Porto Velho

Projeto é fruto de articulação da Prefeitura com Unir, Ebserh e Governo Federal, e teve mais um passo importante durante agenda do prefeito Léo Moraes em Brasília
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: ILDO GUBERT

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEO E LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: C ZAMBIAZI E CIA LTDA

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L

Novo exame de sangue pode prever infarto e derrame com mais precisão

Método simples e acessível detecta danos no coração antes dos primeiros sintomas.
L
PEC contra escala 6x1 é protocolada na Câmara com 234 assinaturas

Movimentos sociais lançam plebiscito popular para debater jornada de trabalho, escala 6×1 e isenção do IR até R$ 5 mil

Proposta será lançada na noite desta quinta-feira em São Paulo
L
STF forma maioria para rejeitar recursos de deputados do PL réus por corrupção e organização criminosa

STF forma maioria para rejeitar recursos de deputados do PL réus por corrupção e organização criminosa

Votação na Primeira Turma será encerrada nesta sexta-feira
L

 “O Agente Secreto”, com Wagner Moura, representará o Brasil na disputa

Segundo Kleber, o projeto nasceu do desejo de retratar o Brasil de 50 anos atrás, especialmente sua cidade natal, Recife.
L

COMUNICAÇÃO PARA RETORNO AO TRABALHO: RONALDO BATISTA DA SILVA

Para prestar esclarecimentos sobre sua ausência
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: CONDOMÍNIO AGUAS DO MADEIRA

Licença Ambiental de Operação – LAO
L

Ordem de serviço para construção do Centro de Hemodiálise será assinada nesta sexta-feira, 11

A cerimônia acontecerá nesta sexta-feira, 11, a partir das 8h, na rua Rio de Janeiro, esquina com Rio Grande do Sul, próximo ao Senai no Setor 03.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.