DOMINGO, 01/02/2026

Em destaque

L

Agro

Extensionista da Emater Rondônia conquista a 3ª colocação em concurso para avaliação de cafés especiais do País

Já foi disponibilizado um veículo que servirá de unidade móvel de degustação para que os profissionais possam fazer a análise dos cafés in loco.

Publicado em 

Autor – Wania Ressutti

O incentivo do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri e da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater Rondônia, à cafeicultura rondoniense tem rendido frutos, tanto na lavoura quanto para os técnicos que atuam no desenvolvimento da cultura do Estado. Motivada pelo fortalecimento do café, mais especificamente o da espécie robusta (Coffea canéfora), a extensionista da Emater, Daniela Dalazen ficou em 3° lugar entre mais de 100 concorrentes de diversas localidades de dentro e fora do País, no concurso Q-Robusta Graders, realizado em Cacoal durante o 1° Encontro Brasileiro de Degustadores de Café, no período de 6 a 10 de junho.

Foto: Irene Mendes e Rafael Cidade

Diferenciar as nuances presentes em cada bebida e avaliar a qualidade de cafés variados, a fim de garantir a excelência é o papel dos chamados Q-Graders, avaliadores Q/de qualidade; credenciados e certificados pelo Coffee Quality Institute – CQI.

São profissionais capacitados para analisar a bebida fazendo uso do paladar e do olfato em uma minuciosa degustação, mas também é um especialista em identificar o valor dos grãos da colheita.

Com apoio da Emater, Daniela Dalazen, que atua no escritório local de Novo Horizonte do Oeste, e Marcelo Santos Lopes, do escritório local de Rolim de Moura, realizaram o curso de capacitação e certificação internacional para degustação de cafés, oferecido pelo Instituto de Qualidade do Café, na intenção de levar ao produtor rural a oportunidade de conhecer melhor e investir na qualidade do seu café. “Rondônia vem trabalhando a qualidade do café, mas os produtores não tinham como ter acesso para degustar e saber o que eles produziam na xícara”, explica.

O diretor-técnico da Emater, Raphael Cidade, destaca que o Poder Executivo neste ano de 2022, distribuiu 5,3 milhões de mudas de café clonal do Projeto “Plante Mais”, incentivando os cafeicultores a investirem na melhoria da qualidade e produtividade de suas lavouras. “A Emater é executora desse programa no campo, prestando assistência técnica desde a orientação de planto, colheita, pós-colheita e qualidade”, comenta Raphael Cidade.

A Emater lançou recentemente um projeto piloto, em que os dois profissionais qualificados estarão visitando propriedades de cafeicultores que desejam produzir um café com mais qualidade. Já foi disponibilizado um veículo que servirá de unidade móvel de degustação para que os profissionais possam fazer a análise dos cafés in loco. “O compromisso da Emater é, nos próximos dois meses, nessa colheita ainda, rodar os 15 municípios integrantes da indicação geográfica e onde houver demanda, para promover não só o Concurso de Qualidade do Café de Rondônia – Concafé, que já é um concurso esperado pelos cafeicultores, mas, mostrar a eles a importância de se investir em qualidade.

DEGUSTADORES QUALIFICADOS

O 1° Encontro Brasileiro de Degustadores de Café realizado em Cacoal contou com a presença dos maiores degustadores do Brasil, Espanha, Colômbia e Chile. “Um público de 140 pessoas e a Daniela Dalazen e o Marcelo Santos Lopes foram os nossos representantes”, abordou o diretor-técnico da Emater.

Raphael Cidade comenta que, além de ficar com a 3ª colocação em nível nacional e 1ª na região Norte, Daniela Dalazen foi a única mulher a se destacar entre os classificados. “Muito importante esse destaque em um momento em que muito se fala na força da mulher, que inclusive foi tema na Rondônia Rural Show deste ano”, explica, referindo-se ao tema “mulheres do agro” que motivou a feira de agronegócios.

Os extensionistas foram incentivados a inovarem seus conhecimentos e contaram com o apoio da Emater para se deslocarem até o local do curso, com o objetivo de trazer para os produtores rurais mais tecnologia e oportunidade de terem seus produtos cada vez mais qualificados.

Para a extensionista, a Emater tem contribuído muito para essa qualificação dos produtores rurais e, com essa certificação de Q-Grader, será possível dar mais suporte aos cafeicultores, mostrando a eles as nuances de seus cafés e seus sensoriais. “A perspectiva é que aumente ainda mais o número de produtores que buscam a qualidade de seus cafés”, complementa.

Para o diretor-presidente da Emater, José de Arimateia da Silva, que prestigiou o evento, a participação de Rondônia no 1° Encontro de Degustadores e no Workshop sobre projeto Rede de Clones, projeto de certificação dos clones produzidos por produtores rurais de Rondônia – capitaneado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, em parceria com o Governo de Rondônia por meio da Seagri, Emater e Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, foi muito proveitoso e deverá trazer resultados importantíssimos ao Estado.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Chuvas garantem bom desenvolvimento das lavouras de primeira safra em janeiro, aponta Conab

Chuvas garantem bom desenvolvimento das lavouras de primeira safra em janeiro, aponta Conab

Boletim de Monitoramento Agrícola destaca manutenção da umidade do solo e avanço positivo das culturas em grande parte do país, além do início do plantio do milho segunda safra.
L
Rondônia Rural Show: inscrições abertas para expositores até fevereiro

Rondônia Rural Show: inscrições abertas para expositores até fevereiro

Governo de Rondônia abriu inscrições para expositores da 13ª Rondônia Rural Show Internacional, maior feira do agronegócio do Norte, com prazo até 20 de fevereiro.
L
ICMS do gado em Rondônia: saída de até 500 mil cabeças

ICMS do gado em Rondônia: saída de até 500 mil cabeças

Redução do imposto de 12% para 4% aprovada pela Assembleia libera venda de gado vivo para outros estados e busca corrigir distorções que pressionavam o preço ao produtor.
L
Brasil bate recorde na importação de fertilizantes em 2025

Brasil bate recorde na importação de fertilizantes em 2025

Entrada histórica de insumos, avanço nas exportações de grãos e logística portuária fortalecida sustentam perspectivas positivas para a produção agrícola e o mercado de fretes em 2026.
L
Inspeção Municipal garante carne segura e fortalece a economia em Porto Velho

Inspeção Municipal garante carne segura e fortalece a economia em Porto Velho

Serviço de Inspeção da Semagric fiscaliza frigoríficos e abatedouro, assegurando qualidade sanitária e geração de empregos
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Porto Velho cria política permanente para proteger foliões no Carnaval

Porto Velho cria política permanente para proteger foliões no Carnaval

Decreto institui o programa Carnaval Seguro com ações integradas de proteção, inclusão e garantia de direitos durante a festa na capital.
L

Nota de pesar: Jorge Dias de Castro

Policial Civil aposentado, Jorge Dias de Castro deixa um legado de integridade, alegria e amor à família, sendo lembrado com carinho por amigos, colegas de profissão e familiares em Porto Velho.
L

Cine Araújo Porto Velho: confira os filmes em cartaz e os horários

Do suspense à animação, passando por grandes estreias e títulos para toda a família, o Cine Araújo em Porto Velho segue com uma programação diversificada, pensada para agradar públicos de todas as idades ao longo do dia.
L

Agenda News Folia: Luciana Oliveira fala dos 33 anos do Pirarucu do Madeira

Vice-presidente do bloco explica como a festa gratuita virou símbolo de resistência em Porto Velho, com campanhas sociais, apoio público e novidades no som e no repertório.
L

Momento Agro: Entrevista com Jucilene Cavali destaca o processo de despesca no Projeto ProÁgua

O especial também reforça o papel do Projeto ProÁgua no apoio aos produtores.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula apresenta boa recuperação após cirurgia de catarata

Lula apresenta boa recuperação após cirurgia de catarata

Presidente tem evolução clínica dentro do esperado e deve retomar a agenda oficial na próxima semana
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Rondônia em foco: pedágio, política, justiça e segurança pública

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Rondônia em foco: pedágio, política, justiça e segurança pública

Decisões judiciais sobre a BR-364, mudanças partidárias, violência urbana, economia, eleições e carnaval expõem um Estado em ebulição e com impactos diretos na vida da população.
L
Dr. Fernando Máximo destina mais de R$ 5,5 milhões para a saúde de Ji-Paraná

Dr. Fernando Máximo destina mais de R$ 5,5 milhões para a saúde de Ji-Paraná

Recursos de emendas parlamentares vão reforçar o SUS no município e atender demandas da rede pública de saúde
L
Indicação de Cláudia de Jesus solicita avanços na implantação da Policlínica de Ji-Paraná

Indicação de Cláudia de Jesus solicita avanços na implantação da Policlínica de Ji-Paraná

Deputada pede à Sesau informações atualizadas sobre cronograma, estudos técnicos e etapas administrativas do projeto
L
Deputado Ribeiro do Sinpol anuncia reforma da Delegacia de Polícia Civil de Guajará-Mirim

Deputado Ribeiro do Sinpol anuncia reforma da Delegacia de Polícia Civil de Guajará-Mirim

Intervenção na unidade está prevista no orçamento estadual de 2026 e busca melhorar as condições de trabalho e o atendimento à população
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é esfaqueado durante confusão em distribuidora de bebidas em Candeias do Jamari

Homem é esfaqueado durante confusão em distribuidora de bebidas em Candeias do Jamari

Vítima foi atingida na região lombar durante a madrugada e suspeita fugiu antes da chegada da polícia
16
Atropelamento em Candeias do Jamari: homem é encontrado morto

Atropelamento em Candeias do Jamari: homem é encontrado morto

Vítima não identificada foi localizada na Linha 45, em Vila Nova Samuel, com ferimentos graves na cabeça, e polícia investiga possível atropelamento ocorrido durante a madrugada.
18
Acidente na Avenida Jatuarana: casal e criança ficam feridos

Acidente na Avenida Jatuarana: casal e criança ficam feridos

Ocorrência registrada na zona sul de Porto Velho deixou três pessoas feridas após queda de motocicleta em cruzamento movimentado, mobilizando Polícia Militar e equipes do SAMU.
14
Acidente de trânsito em Porto Velho: colisão grave deixa feridos

Acidente de trânsito em Porto Velho: colisão grave deixa feridos

Batida entre duas motocicletas e um carro no bairro Embratel deixou vítimas em estado grave, mobilizou equipes do SAMU e levou o Batalhão de Trânsito a isolar a área para perícia.
16
VÍDEO: Funcionário é agredido a coronhadas por bandidos durante assalto em posto de combustíveis

VÍDEO: Funcionário é agredido a coronhadas por bandidos durante assalto em posto de combustíveis

Câmeras registraram a ação de dois criminosos que renderam e agrediram o trabalhador
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PM de São Paulo terá atendimento especial a mulheres durante o Carnaval

PM de São Paulo terá atendimento especial a mulheres durante o Carnaval

Policiais femininas vão atuar no acolhimento de vítimas de importunação e no combate a agressões
L
Corinthians enfrenta Arsenal na final inédita da Copa das Campeãs da Fifa

Corinthians enfrenta Arsenal na final inédita da Copa das Campeãs da Fifa

Brabas buscam título histórico contra estrelas do futebol europeu em decisão na Inglaterra
L
Tratado do Alto-Mar: o que muda para o Brasil nos oceanos

Tratado do Alto-Mar: o que muda para o Brasil nos oceanos

Acordo internacional em vigor cria regras globais para proteger a biodiversidade além das águas nacionais, amplia obrigações ambientais e posiciona o Brasil nas decisões sobre o futuro dos oceanos.
L
Manual do Jovem Empreendedor: guia orienta quem quer ser MEI

Manual do Jovem Empreendedor: guia orienta quem quer ser MEI

Material lançado pelo governo reúne regras, vantagens e caminhos para formalização como microempreendedor individual, com foco em jovens que desejam iniciar um negócio legalizado.
L

1win cassino no Brasil com guia de bônus, Pix e app

Se você quer começar pelo cadastro, este guia reduz erros. Depois de ler, você decide se faz sentido seguir com 1 win.
L
Delcy Rodríguez propõe anistia geral para promover reconciliação na Venezuela

Delcy Rodríguez propõe anistia geral para promover reconciliação na Venezuela

Lei de anistia abrangendo casos desde 1999 busca liberar presos políticos e promover coexistência pacífica, enquanto governo planeja fechar o Helicoide e a Assembleia aprová-la.
L
Governo executa manutenção asfáltica em 40 km da RO-133 entre Vale do Anari e Theobroma

Governo executa manutenção asfáltica em 40 km da RO-133 entre Vale do Anari e Theobroma

Serviços do DER-RO recuperam trechos desgastados da rodovia para melhorar a trafegabilidade, segurança e conforto de motoristas e produtores rurais.
L

Baile Municipal marca abertura do Béra Folia e inicia o Carnaval em Porto Velho

O evento realizado hoje no Mercado Cultural deu o pontapé inicial oficial às festividades de 2026.
L
Carnaval de Porto Velho terá QR Code para identificar crianças no Curumim Folia

Carnaval de Porto Velho terá QR Code para identificar crianças no Curumim Folia

Cadastro online com QR Code vai facilitar a identificação de crianças e agilizar o reencontro com responsáveis durante eventos carnavalescos.
L
Mãe é presa ao tentar levar droga no estômago para filho preso no 603

Mãe é presa ao tentar levar droga no estômago para filho preso no 603

Diante do flagrante a mulher foi encaminhada ao Hospital João Paulo II,para a retirada das drogas
10
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.