TERÇA-FEIRA, 25/11/2025

Em destaque

L

Agro

ATER – Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural vai inserir agricultura de Rondônia em patamar tecnológico

Na última semana, a diretoria da Emater-RO apresentou ao Conselho de Administração da autarquia as metas e ações previstas para a prestação de serviços à família rural no próximo ano.

Publicado em 

Prestes a completar 50 anos de história em 2021, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) se prepara para enfrentar o novo ano. E a meta é trazer novidades que promovam o desenvolvimento rural de forma rentável, sustentável e consolidando a tecnologia como meio de integração e monitoramento visando o aperfeiçoamento do setor produtivo.

Na última semana, a diretoria da Emater-RO apresentou ao Conselho de Administração da autarquia as metas e ações previstas para a prestação de serviços à família rural no próximo ano. Trata-se do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater), que define as estratégias de ação que serão desenvolvidas em consonância com as propostas de políticas públicas inseridas no plano de governo das esferas estadual e federal.

Dentre as metas preestabelecidas está levar adiante o conceito da “agricultura 4.0”, que versa sobre uma sociedade rural cada vez mais conectada e integrada às tecnologias digitais. A ideia é ofertar um atendimento de Ater diferenciado, utilizando para isso, ferramentas tecnológicas como softwares e aplicativos específicos que possibilitem a melhoria do atendimento à família rural no campo e, para isso já estão sendo criadas plataformas que serão potencializadas em 2021.

Para o diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, com a inclusão da “agricultura 4.0”, será possível aperfeiçoar o processo produtivo em todas as suas etapas, aprimorando os processos de monitoramento, gestão e controle das propriedades. E isso deverá ser feito em articulação com parceiros que envolvem instituições de pesquisa, ensino, organizações, comitês e diversas outras instâncias de representação e construção coletiva, em harmonia com as políticas de desenvolvimento das três esferas governamentais: municipal, estadual e federal.

AGRICULTURA FAMILIAR

O segmento da agricultura familiar, em Rondônia, de acordo com o censo agropecuário 2017/2018 é formado por 91.438 unidades produtivas de caráter familiar, unidades estas que correspondem a 81,3% do total de estabelecimentos rurais no Estado. É da agricultura familiar, segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que sai 90% da produção que abastece o Estado com alimentos como carne, leite, hortaliças, fruticultura, mandioca e pequenos animais.

A Emater-RO assiste hoje, 41% das unidades produtivas de agricultores familiares de Rondônia e conta com total apoio do governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) para fortalecimento da agricultura familiar. O programa desenvolvido para prestação dos serviços de Ater é de vital importância para esse fortalecimento, pois busca na sua eficiência, eficácia e efetividade, desenvolver as principais cadeias produtivas do Estado.

A execução do programa Ater parte desde o cadastramento das famílias rurais, suas unidades produtivas, diagnósticos de potencialidade, até orientações especializadas para melhor desenvolvimento da produção, crédito rural, escoamento da produção e comercialização de seus produtos, sempre buscando garantir a melhoria da qualidade de vida da família rural em todos os seus aspectos.

PROGRAMA DE ATER

Para prestar serviços de assistência técnica e extensão rural com a eficiência desejada, o Proater foi elaborado em consonância com as políticas públicas inseridas no plano estratégico de desenvolvimento da agricultura do governo estadual, bem como em estrita observância às diretrizes da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater).

Com sua estrutura técnico-administrativa, a Emater-RO coordena, executa e viabiliza a comunicação entre seu público beneficiário, inclusive com a participação social dos conselhos e fóruns. A ideia é promover amplo debate entre as diversas instâncias que atuam no segmento da assistência técnica, visando maior transparência no processo de planejamento e implementação das atividades.

Assim, o Proater proposto para 2021 visa dar continuidade ao seu papel de “prestação de assistência técnica econômica, social e ambiental aos agricultores familiares do Estado de Rondônia, buscando tornar as propriedades em unidades de produção estruturadas, através da promoção do conhecimento com inclusão social, cidadania, geração e distribuição de renda, inserida no processo de produção e voltada para o desenvolvimento sustentável e tecnológico”, com foco específico para a consolidação de uma sociedade rural interativa e tecnologicamente integrada.

Os fundamentos principais na execução do Proater é garantir à família rural acesso às políticas públicas, sejam elas governamentais, de iniciativa privada ou do terceiro setor. O incentivo vem do governo estadual, por meio de programas e projetos oriundos da Seagri, integrados com as demais secretarias de Estado, que contribuem para que a Emater-RO execute as atividades que envolvem os seguintes programas e projetos: Programa de Verticalização da Pequena Produção Agropecuária de Rondônia (Prove); Programa de Melhoria da Qualidade do Leite (Proleite); Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Estadual); Programa de Comercialização e Incentivo da Melhoria da Qualidade do Café (Funcafé), incluindo a Plataforma Global do Café; Projeto Peixe Saudável; Projeto CocoaAction Brasil/World Cocoa Foundation; além do Projeto Previna-se (de enfrentamento à Covid-19) que terá continuidade em 2021, visando manter as devidas precauções de controle da pandemia do coronavírus.

A Emater-RO trabalha ainda, com um conjunto de projetos de geração de dados e informações, fomento, capacitação e estruturação das principais cadeias produtivas do Estado de Rondônia, que são: Projeto Expansão e revitalização da Cacauicultura – que visa a distribuição de sementes e hastes para enxerto do cacau; Projeto Levantamento de Safra de Café no Estado de Rondônia; Projeto de programa Pró-genética, Projeto Levantamento da Produção Agrícola Municipal (PAM); Levantamento da Pesquisa Semanal de Preço; Projeto Custo de Produção da Piscicultura; Cooperação na educação técnica de jovens rurais no Centro Técnico Abaitará; Compartilhamento de conhecimento técnico na classificação de café e nas políticas para o Programa de Regularização Ambiental (PRA); Promoção do licenciamento e outorga da água; além da elaboração de nota fiscal eletrônica do produtor rural.

Na esfera federal, o Proater também se justifica pela necessidade de execução dos programas estruturados e consolidados pelo governo federal de apoio à produção e comercialização da produção agropecuária, tais como: Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); Programa Crédito Fundiário; Programa Terra Brasil; Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Federal); Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Institucional; Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae); Programa Fomento Rural; Projeto BRS Capiaçu; Promoção à redução de desmatamento e queimadas em Rondônia; Ater em Projetos de Assentamentos; e por fim, Ater em Terras Indígenas.

Soma-se a todas essas ações a reestruturação que a autarquia vem promovendo nos dois últimos anos, com reformas, aquisição de equipamentos, capacitação de seu corpo técnico e do público beneficiário, além da modernização e tecnificação dos serviços de Ater.

Todos esses programas, projetos e ações proporcionam à Emater-RO definir sua estrutura programática para execução das atividades nas dimensões: econômica, social e ambiental, sempre buscando o desenvolvimento da agricultura e da família rural no Estado, vencendo o grande desafio de trabalhar a educação no campo.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Maratona Madeira Agro Spark impulsiona inovação no campo

Maratona Madeira Agro Spark impulsiona inovação no campo

Evento da Agrotec conecta produtores e equipes para criar soluções práticas em até 90 dias.
L
Novo prédio da Emater-RO fortalece assistência técnica em Rolim de Moura

Novo prédio da Emater-RO fortalece assistência técnica em Rolim de Moura

Estrutura moderna amplia atendimento aos agricultores da Zona da Mata.
L
COP 30: Conab e MDS doam 18 toneladas de alimentos a cozinhas solidárias do Pará

COP 30: Conab e MDS doam 18 toneladas de alimentos a cozinhas solidárias do Pará

Ação de doação de alimentos na COP 30 beneficia cozinhas e cooperativas do Pará, que também receberam equipamentos utilizados em atividades gastronômicas durante a conferência.
L
Conab lança projeto para ampliar mecanização rural

Conab lança projeto para ampliar mecanização rural

Iniciativa entregue na COP 30 prevê kits de mecanização para agricultura familiar em todo o país.
L
Semagric inicia emissão do CAF e agiliza atendimento aos agricultores

Semagric inicia emissão do CAF e agiliza atendimento aos agricultores

A emissão do CAF agora é realizada diretamente na Semagric, e os primeiros documentos serão entregues durante a Agrotec, em Porto Velho.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Jovem News: entrevista com Jaimerson Costa da JS_Décor

Uma conversa essencial para quem está começando na área, para quem já atua e para quem busca entender como transformar talento em oportunidade.
L

Presidente do TJRO assume Governo de Rondônia nesta terça, 25

Desembargador Raduan Miguel Filho ocupará interinamente o cargo de governador enquanto Marcos Rocha cumpre agenda oficial fora do estado, seguindo previsão constitucional
L

Ponto e Contra-Ponto: Leonardo Soares fala sobre as expectativas ao finalizar o curso de Direito

Ele chega para um bate-papo esclarecedor sobre as expectativas do acadêmico ao se aproximar do final do curso e as perspectivas para quem deseja construir carreira na área jurídica.
L

Nova 364 terá 20 pontos de intervenção na rodovia até sábado

Frentes de trabalho irão operar em Pare e Siga entre Vilhena, Cacoal, Ouro Preto do Oeste, Ariquemes e Ji-Paraná
L

Leitura Finalizada: Um Experimento de Amor em Nova York — romance lento, mas envolvente

Spin-off de Uma Farsa de Amor na Espanha, novo livro de Elena Armas entrega romance lento, divertido e apaixonante com personagens cativantes.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CDL Ji-Paraná realiza treinamento de alta performance em vendas

CDL Ji-Paraná realiza treinamento de alta performance em vendas

Capacitação híbrida reúne profissionais e foca em técnicas de vendas, fidelização e estratégias de mercado.
L
Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Publicidade

POLÍTICA

STF mantém prisão preventiva de Bolsonaro por unanimidade

STF mantém prisão preventiva de Bolsonaro por unanimidade

Ex-presidente cumpre pena após condenação por tentativa de golpe de Estado.
L
Bolsonaro e a tornozeleira: surto ou indisciplina?

Bolsonaro e a tornozeleira: surto ou indisciplina?

Ação do ex-presidente configura violação de ordem judicial e evidencia postura de confronto com instituições.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Justiça reforça que ações de reintegração de posse foram cumpridas conforme decisões liminares, com acompanhamento da Polícia Militar.
L
TJRO dá posse a nova desembargadora em sessão histórica

TJRO dá posse a nova desembargadora em sessão histórica

Juíza Inês Moreira da Costa assume cargo no TJRO em solenidade transmitida ao vivo pelo YouTube.
L
Dra. Taíssa comemora avanço das obras do Estádio João Saldanha em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa comemora avanço das obras do Estádio João Saldanha em Guajará-Mirim

Revitalização do Estádio João Saldanha avança após emenda parlamentar que garantiu retomada das obras
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática prende suspeito com drogas no Orgulho do Madeira

Força Tática prende suspeito com drogas no Orgulho do Madeira

Ação ocorreu após denúncia anônima no residencial.
16
Idoso morre em acidente de moto em Candeias do Jamari

Idoso morre em acidente de moto em Candeias do Jamari

Vítima de 61 anos sofreu queda enquanto voltava para casa após comprar remédios.
18
Segurança é preso após assaltos a postos em Porto Velho

Segurança é preso após assaltos a postos em Porto Velho

Suspeito foi filmado em três estabelecimentos e preso pela Polícia Militar nesta segunda-feira (24).
16
Forças de segurança apreendem 600kg de drogas na Zona da Mata

Forças de segurança apreendem 600kg de drogas na Zona da Mata

Operação conjunta em Rondônia e Mato Grosso combate crimes transfronteiriços e envolve PRF, PM e Gefron.
16
Motociclista morre em grave acidente próximo de Candeias do Jamari

Motociclista morre em grave acidente próximo de Candeias do Jamari

Vítima não identificada sofreu queda na via rural e morreu antes da chegada do socorro.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ecobarreira no Lagoinha reduz alagamentos após forte chuva em Porto Velho

Ecobarreira no Lagoinha reduz alagamentos após forte chuva em Porto Velho

Solução da Prefeitura mostra eficiência contra alagamentos no bairro Lagoinha durante temporal de domingo
L

Ceaclin renova a Acreditação DICQ, compromisso contínuo com a qualidade

Renovação da acreditação DICQ reforça o compromisso do Laboratório Ceaclin com segurança, precisão e excelência nos processos, garantindo atendimento humanizado e gestão de alta qualidade.
L
Brasil perde para Portugal nos pênaltis e está fora da final do Mundial Sub-17

Brasil perde para Portugal nos pênaltis e está fora da final do Mundial Sub-17

Seleção disputará o bronze contra a Itália na quinta-feira (27)
L
Dia D contra a influenza será no sábado em Jaru

Dia D contra a influenza será no sábado em Jaru

Ação inclui vacinação e emissão do certificado estudantil.
L
Disputas marcam o 5º Open Jaru de Handebol

Disputas marcam o 5º Open Jaru de Handebol

Competição reuniu equipes feminina e masculina no município.
L
Inscrições para comitê da EBC se encerram na quarta

Inscrições para comitê da EBC se encerram na quarta

Prazo final para participar do processo vai até 23h59.
L
Rio terá representantes na Marcha Nacional das Mulheres Negras

Rio terá representantes na Marcha Nacional das Mulheres Negras

Milhares de mulheres do Rio seguem para Brasília em defesa de igualdade e reparação.
L
Lula recebe título de doutor honoris causa em Maputo

Lula recebe título de doutor honoris causa em Maputo

Universidade Pedagógica de Maputo homenageia Lula por cooperação educacional.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.