QUINTA-FEIRA, 11/12/2025
Publicidade

Em destaque

L

Agro

MERCADO SUSTENTÁVEL – Plataforma AmazoniAtiva aproxima produtores e mercado na Amazônia

Além de vitrine de produtos, a plataforma é uma interface também para os diferentes ativos financeiros gerados na região

Publicado em 

Entre os objetivos do Fórum Amazônia+21 está o de identificar e promover iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável da região. Uma dessas iniciativas, lançada recentemente, é a AmazoniAtiva, uma plataforma online que facilita o acesso aos produtos da Amazônia obtidos de maneira legal e que conecta seus produtores com o mercado, valorizando a produção sustentável.

A plataforma de produtos e ativos ambientais tem foco em iniciativas que respeitem a legislação ambiental, valorizem a diversidade cultural, contribuam para a redução do desmatamento e promovam a igualdade de gênero.

Lançada em 2019, inicialmente para Rondônia, agora a plataforma abrange todos os nove estados que compõem a Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), e é uma das parceiras do Amazônia+21.

A iniciativa é da ONG BVRio, em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia e recursos da agência de cooperação internacional da Noruega (NORAD), por intermédio do PNUD e da Força-Tarefa de Governadores pelo Clima e Florestas (GCF, na sigla em inglês).

A BVRio, que é uma das parcerias do Amazônia+21, tem realizado um importante trabalho de geração de renda com proteção ao bioma amazônico em toda a região.

O Fórum Mundial Amazônia+21 ocorrerá entre os dias 4 e 6 de novembro, numa realização da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, da Prefeitura Municipal de Porto Velho e da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho, com correalização da Confederação Nacional da Indústria e Instituto Euvaldo Lodi.

VITRINE

Na prática, o que a plataforma faz é promover as pontes necessárias entre os empreendedores da Amazônia e os mercados interessados em consumir produtos sustentáveis. Como forma de valorizar e destacar a riqueza natural da região, a iniciativa facilita e amplia o acesso aos produtos da Amazônia mundo afora por meio da vitrine online.

"Além das riquezas naturais já presentes, mostrar a região é um enorme privilégio. São móveis e utensílios feitos de madeira, peças artesanais feitas com látex, frutos, sementes e fibras, polpas de frutas, cafés, óleos essenciais, resinas naturais, cosméticos naturais, fitoterápicos e muitos outros produtos. Nossa proposta é valorizar a produção com sustentabilidade e preservação da cultura local", diz Luiza Montoya, coordenadora de Projetos da BVRio.

A AmazoniAtiva já tem mais de 40 empreendimentos parceiros, na sua maioria grupos comunitários e familiares. "Queremos reafirmar e apoiar essa potência que é a Amazônia para todo o mundo, valorizando o trabalho dos povos indígenas, quilombolas, comunidades extrativistas, pequenos e médios empreendedores, agricultores familiares e lideranças femininas", explica. Veja abaixo exemplos de produtos das lojas parceiras.

ATIVOS FINANCEIROS

Além de vitrine de produtos, a plataforma é uma interface também para os diferentes ativos financeiros gerados na região. Os detentores de créditos de carbono, cotas de reserva ambiental, certificados de redução de emissões, créditos de logística reversa e outros tipos de instrumentos financeiros oriundos de serviços ambientais, têm na AmazoniAtiva uma oportunidade de encontrar investidores e apoiadores para suas iniciativas.

Renato Castro Santos, coordenador da iniciativa Design & Madeira Sustentável, também da ONG BVRio, afirma que a plataforma é uma das pioneiras no mercado e reforça o compromisso de estimular o acesso aos produtos da Amazônia obtidos de maneira legal. Outro destaque é o fomento ao manejo florestal comunitário. "Um dos critérios da curadoria é que o parceiro ofereça produtos e ativos gerados com responsabilidade e busca pela sustentabilidade", conclui Renato.

Para o consumidor final, o contato será direto com os produtores, a partir do site da AmazoniAtiva. Os produtores interessados em incluir seus produtos devem preencher o formulário e o termo de anuência disponíveis no site e aguardar o contato da equipe da BVRio.

Amazonia21.org

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Aplicação estratégica de recursos fortalece defesa sanitária agropecuária em Rondônia em 2025

Aplicação estratégica de recursos fortalece defesa sanitária agropecuária em Rondônia em 2025

Educação sanitária, modernização tecnológica e declaração de rebanhos são destaques nas ações do ano.
L
Senador Jaime Bagattoli fortalece agricultura familiar com entrega de colheitadeira a produtores rurais

Senador Jaime Bagattoli fortalece agricultura familiar com entrega de colheitadeira a produtores rurais

Equipamento destinado pelo parlamentar moderniza a produção e amplia a capacidade de trabalho de cooperativas no interior de Rondônia.
L
Agricultores de Vale do Anari recebem trator e triturador com recurso de Cláudia de Jesus

Agricultores de Vale do Anari recebem trator e triturador com recurso de Cláudia de Jesus

Entrega de trator e triturador fortalece agricultura familiar.
L
Concurso Nacional de Cacau Especial é realizado pela primeira vez em Rondônia e consolida estado como referência no setor

Concurso Nacional de Cacau Especial é realizado pela primeira vez em Rondônia e consolida estado como referência no setor

Rondônia recebe 7ª edição do concurso e reforça protagonismo na produção de cacau especial..
L
Governo reajusta preço mínimo da uva na safra 2026 para R$ 1,80 por quilo

Governo reajusta preço mínimo da uva na safra 2026 para R$ 1,80 por quilo

Reajuste acompanha alta nos custos de produção e passa a valer em janeiro de 2026.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

“Um ataque direto à vida dos povos indígenas”. É assim que Neide Cardozo, da Kanindé, define a PEC 48/2023, cuja aprovação gerou sua revolta

“Isso é gravíssimo. É inconstitucional. É um ataque direto aos povos originários e aos seus territórios”, afirma.
L

Itens essenciais ficam mais baratos, mas óleo e banana seguem em alta em Porto Velho

Levantamento da Conab e Dieese aponta queda de 0,76% na cesta básica de Porto Velho em novembro, com recuo acumulado de 7,78% em sete meses e impacto direto no orçamento das famílias.
L

Luis Arce, ex-presidente da Bolívia, foi formalmente preso

Ex-presidente boliviano Luis Arce é detido em La Paz e levado à unidade anticrime da FELCC, acusado de irregularidades no uso de recursos do fundo indígena durante seu período como ministro da Economia.
L
Petroleiros aprovam greve nacional a partir de segunda-feira após rejeitar proposta da Petrobras

Petroleiros aprovam greve nacional a partir de segunda-feira após rejeitar proposta da Petrobras

Trabalhadores do Sistema Petrobras aprovaram a deflagração de uma greve nacional a partir da próxima segunda-feira (15), após considerarem insuficiente a segunda contraproposta da estatal para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
L

Giro News: Vereador Pedro Geovar é o entrevistado desta quarta-feira

que vai comentar os principais trabalhos realizados nos bairros, projetos sociais, cobranças ao Executivo, apoio ao agro e ações em parceria com instituições da capital.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Publicidade

POLÍTICA

Futebol profissional em Rondônia ganha reforço com reunião entre Alex Redano e dirigente do Pimentense

Futebol profissional em Rondônia ganha reforço com reunião entre Alex Redano e dirigente do Pimentense

Futebol profissional foi tema de encontro entre Alex Redano e Éder Palmonari, que discutiram demandas do clube e propostas para ampliar o apoio ao esporte.
L
Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026

Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026

A deputada reforça necessidade de ampliar investimentos na saúde e alerta para impactos da falta de estrutura no atendimento à população
L
Ribeiro do Sinpol propõe Educação Integral para a Escola Maria de Nazaré em Porto Velho

Ribeiro do Sinpol propõe Educação Integral para a Escola Maria de Nazaré em Porto Velho

O deputado solicita implantação da Educação Integral na Escola Maria de Nazaré e destaca impacto para estudantes de áreas vulneráveis
L
Cláudia de Jesus articula com Sesdec o chamamento de aprovados da Polícia Civil de 2022

Cláudia de Jesus articula com Sesdec o chamamento de aprovados da Polícia Civil de 2022

A deputada debate com a Sesdec a convocação da 2ª turma e reforça necessidade de planejamento orçamentário do Estado
L
Assembleia Legislativa de Rondônia promove entrega de presentes em parceria com os Correios

Assembleia Legislativa de Rondônia promove entrega de presentes em parceria com os Correios

Assembleia reforça solidariedade em ação natalina com os Correios e reúne crianças, famílias e servidores em Porto Velho
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Homem é encontrado caído após ataque a pauladas na zona leste

Homem é encontrado caído após ataque a pauladas na zona leste

A vítima foi socorrida consciente, mas bastante debilitada devido ao sangramento.
12
Jovem é presa e três comparsas fogem após furto de roupas

Jovem é presa e três comparsas fogem após furto de roupas

O prejuízo estimado foi de R$ 2.600, além de itens levados por outras suspeitas.
10
PF deflagra operação contra crimes de abuso sexual infantojuvenil em Porto Velho/RO

PF deflagra operação contra crimes de abuso sexual infantojuvenil em Porto Velho/RO

Operação cumpre mandados de prisão e busca na capital de Rondônia.
10
PF investiga organização que aliciava e traficava mulheres para exploração sexual na Europa

PF investiga organização que aliciava e traficava mulheres para exploração sexual na Europa

A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação para combater uma organização criminosa que recrutava e traficava mulheres no Brasil para fins de exploração sexual na Espanha, movimentando mais de 40 milhões de reais.
10
PF cumpre mandados em Rondônia contra grilagem e incêndio na Terra Indígena Igarapé Lage

PF cumpre mandados em Rondônia contra grilagem e incêndio na Terra Indígena Igarapé Lage

A Polícia Federal deflagrou a Operação Lage em Chamas, cumprindo cinco mandados de busca e apreensão para combater a grilagem e incêndio criminoso em terra indígena em Rondônia por um grupo que invadiu e desmatou a área.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Inflação de 0,18% em novembro faz IPCA voltar para meta do governo

Inflação de 0,18% em novembro faz IPCA voltar para meta do governo

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulou 4,46% em 12 meses, voltando ao limite superior da meta de inflação estabelecida pelo governo federal.
L
Número de nascimentos cai 5,8% em 2024, diz IBGE

Número de nascimentos cai 5,8% em 2024, diz IBGE

A queda no número de nascimentos em 2024 é a mais expressiva dos últimos 20 anos, confirmando a tendência de envelhecimento da população brasileira e baixa fecundidade.
L

Governo do Brasil simplifica acesso à CNH com novo aplicativo e medidas que modernizam o processo de habilitação no país

Nova MP atualiza o Código de Trânsito, facilita exames, reduz burocracias e permite obter a primeira habilitação pelo aplicativo oficial
L

Paredão formado com JP Alves, Lylyan Silva e Aron Pierre no Rondônia Reality Show 2025

Após eliminação falsa de Daniel Moraes, liderança de Nete Pinheiro na prova de resistência e Anjo definido, o público decide quem deixa o jogo nesta sexta-feira.
L

Sinalização viária em obras na BR-364 é foco em capacitação da Nova 364

Treinamento envolveu mais de 500 colaboradores em cinco cidades
L
Entidades médicas alertam contra prescrição de testosterona para mulheres sem indicação

Entidades médicas alertam contra prescrição de testosterona para mulheres sem indicação

A (SBEM), a Febrasgo e a (SBC) emitiram uma nota conjunta restringindo o uso de testosterona para mulher apenas à indicação formalmente reconhecida e alertando para os riscos potenciais do uso sem indicação terapêutica.
L
EUA reduzem taxa de juros para 3,5% a 3,75% e Fed sinaliza pausa em cortes

EUA reduzem taxa de juros para 3,5% a 3,75% e Fed sinaliza pausa em cortes

O Federal Reserve (Fed) cortou a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, fixando-a na faixa entre 3,50% e 3,75%, mas sinalizou uma provável pausa em novas reduções, buscando sinais mais claros sobre a inflação e o mercado de trabalho.
L
Comissão da Câmara denuncia execuções em operação policial no Rio e pede federalização

Comissão da Câmara denuncia execuções em operação policial no Rio e pede federalização

Relatório da Comissão de Direitos Humanos da Câmara sobre a operação nos Complexos do Alemão e da Penha, que resultou em 122 mortes, pede a federalização das investigações e aponta casos de tortura, execuções e violação de diversos direitos humanos.
L
Deputada Lebrinha verifica execução da ampliação do Hospital Regional em São Francisco

Deputada Lebrinha verifica execução da ampliação do Hospital Regional em São Francisco

Parlamentar acompanhou obras e destacou importância do investimento para a saúde da região.
L
Novo teste desenvolvido por Fiocruz e UFRJ diagnostica hantavirose em 20 minutos

Novo teste desenvolvido por Fiocruz e UFRJ diagnostica hantavirose em 20 minutos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu registro a uma nova tecnologia que permite o diagnóstico rápido de hantavirose em apenas 20 minutos, o que pode reduzir a alta letalidade da doença, que atualmente atinge 40% das pessoas infectadas.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.