QUINTA-FEIRA, 18/12/2025

Em destaque

L

Agro

PISCICULTURA – Piscicultor de Cacaulândia ganha destaque na produção de alevinos de pirarucu

Não é de hoje que o bacalhau brasileiro, nome que deu fama a um dos maiores peixes da bacia amazônica, faz sucesso entre os mais diversos apreciadores de peixes e chefes de cozinha.

Publicado em 

Assistido pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) desde meados de 2010, o piscicultor Ronilson de Menezes Morais de Cacaulândia, conquistou sua independência econômica com a comercialização de alevinos de pirarucu. Mais de 90% de sua produção é comercializada para fora do Estado, garantindo a presença do peixe de Rondônia nas mesas das mais diversas cidades brasileiras.

Em visita pelo interior do Estado, o presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, acompanhado do gerente regional do Território do Vale do Jamari, Matheus Folador, visitou a propriedade e pôde comprovar os resultados do trabalho realizado pela equipe de extensionistas locais com o produtor.

Não é de hoje que o bacalhau brasileiro, nome que deu fama a um dos maiores peixes da bacia amazônica, faz sucesso entre os mais diversos apreciadores de peixes e chefes de cozinha. Assim como o verdadeiro bacalhau, a carne do pirarucu de Rondônia também costuma ser vendida salgada, na forma de manta. Em Rondônia sua produção ganha incentivo do governo estadual, por meio das ações da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e da Emater-RO, que além de elaborar os projetos para implantação e ampliação de tanques, oferece assistência técnica para melhoria na qualidade da produção.

Em Cacaulândia, o produtor rural Ronilson de Morais, proprietário da chácara Três Lagoas, localizada no quilômetro um da Linha C-15, iniciou sua atividade em 2010, com apenas dois tanques construídos pelo programa de mecanização agrícola do governo estadual, conseguindo, por meio de parceria firmada com frigorífico para engorda de peixes de pirarucu, três casais matrizes.

Com a desova dos casais o produtor se interessou pelo manejo dos peixinhos, fazendo seus próprios alevinos para engorda. “Foi um aprendizado e tanto, deu trabalho, mas hoje ele se tornou um especialista na atividade”, diz Henrique Marchi, gerente da Emater-RO em Cacaulândia.

O produtor vem recebendo assessoramento constante dos extensionistas da Emater-RO. Com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e da Agência de Desenvolvimento Agrosilvopastoril (Idaron), a produção de alevinos de peixes pirarucu de Ronilson foi legalizada e ele pode comercializar para outros estados.

Em 2019/2020 o produtor conseguiu vender cerca de 80 mil alevinos para os estados de Rondônia, Amazonas, Pará, Espírito Santo e Bahia, sendo que 90% de sua produção tem destino fora do Estado. O produtor explica ainda que, por ano/ciclo, comercializou oito toneladas de peixes tambaqui e nove toneladas de peixes pirarucu com peso médio de 12 quilos.

Hoje sua renda está ancorada na comercialização dos alevinos de pirarucu que produz em sua chácara de 16,97 hectares, dos quais, 2,38 hectares são destinados à piscicultura. Além dos alevinos o produtor desenvolve outras atividades como bovinocultura de corte e suinocultura, ambas dentro das especificações da agricultura familiar, mas a comercialização de alevinos de pirarucu tem ganhado cada vez mais destaque dentro e fora de Rondônia. Para Luciano Brandão verificar in loco os resultados das ações da Emater-RO é muito gratificante, pois mostra que “estamos indo pelo caminho certo”.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Conab divulga classificação das propostas para formação de estoques de mel e castanhas

Conab divulga classificação das propostas para formação de estoques de mel e castanhas

Produtores da agricultura familiar já podem consultar o ranqueamento dos projetos.
L
Assembleia aprova lei que proíbe reconstituição de leite importado

Assembleia aprova lei que proíbe reconstituição de leite importado

Lei contra leite em pó importado fortalece produção local.
L
Governo de RO entrega novo escritório local da Emater-RO em Itapuã do Oeste revitalizado e modernizado

Governo de RO entrega novo escritório local da Emater-RO em Itapuã do Oeste revitalizado e modernizado

Estrutura reformada e modernizada amplia serviços de assistência técnica e extensão rural para agricultores familiares.
L
Conab inicia entrega de 1,3 mil maquinários para fortalecer agricultura familiar

Conab inicia entrega de 1,3 mil maquinários para fortalecer agricultura familiar

Investimento de R$ 13 milhões beneficia 8 mil famílias em todo o país e promove modernização da produção agrícola.
L
Crise do leite mobiliza Assembleia, produtores e governo em Rondônia

Crise do leite mobiliza Assembleia, produtores e governo em Rondônia

Audiência pública debate situação do leite e propõe medidas emergenciais.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prefeito Flori Cordeiro detalha virada na saúde, transporte e gestão de Vilhena em entrevista ao Em Cima da Hora

Flori Cordeiro apresenta ações em Vilhena, com foco em reorganização da saúde, reformas em UBSs, transporte coletivo gratuito, austeridade fiscal, LED, concursos e investimentos.
L

Devido às intensas chuvas na Bolívia e, principalmente, à cheia do rio Piraí em Santa Cruz, uma parte de Rondônia está sob risco

Alerta vermelho na Bolívia acende sinal de atenção para Rondônia, com risco de cheia dos rios Mamoré, Beni e Madeira, após chuvas intensas que já causaram mortes, desaparecimentos e situação de desastre em Santa Cruz e regiões vizinhas.
L

A chuva torrencial que não cessa na Bolívia intensifica o drama das famílias em cinco municípios do estado vizinho de Santa Cruz

A enchente provocada pelo transbordamento do rio Piraí causou um rastro de destruição, com pessoas sendo levadas pela força da água. Até o momento, o governo federal andino contabiliza 21 mortos, mas teme que outras 30 pessoas estejam desaparecidas.
L
CCJ do Senado aprova projeto de lei da dosimetria e texto segue para o plenário

CCJ do Senado aprova projeto de lei da dosimetria e texto segue para o plenário

Proposta que reduz penas de condenados por tentativa de golpe de Estado recebeu 17 votos favoráveis e pode ser votada definitivamente ainda hoje.
L
Supremo Tribunal Federal forma maioria contra o marco temporal de terras indígenas

Supremo Tribunal Federal forma maioria contra o marco temporal de terras indígenas

Placar na Corte atinge 6 votos a 0 pela inconstitucionalidade da regra que limita demarcações à posse em 1988 na data da Constituição.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Celso Sabino deixa o Ministério do Turismo após pedido do União Brasil

Celso Sabino deixa o Ministério do Turismo após pedido do União Brasil

Ministro anunciou a saída nesta quarta-feira e confirmou intenção de concorrer ao Senado nas eleições de 2026 após ser expulso de sua ex-legenda.
L
Ex-advogado de Bolsonaro é condenado por injúria racial

Ex-advogado de Bolsonaro é condenado por injúria racial

Advogado e ex-defensor de Jair Bolsonaro foi sentenciado ao pagamento de indenização e a penas alternativas por ofensas contra atendente de pizzaria.
L
Lula afirma que acordo entre Mercosul e União Europeia terá última chance no sábado

Lula afirma que acordo entre Mercosul e União Europeia terá última chance no sábado

Presidente brasileiro declara que, caso o pacto não seja selado durante a cúpula em Foz do Iguaçu, o país não retomará as negociações em seu mandato.
L
Ieda Chaves fortalece empreendedorismo feminino ao destinar recursos para o Festival Empreende Mulheres BVQQ

Ieda Chaves fortalece empreendedorismo feminino ao destinar recursos para o Festival Empreende Mulheres BVQQ

Evento impulsiona negócios, capacitação e geração de renda em Porto Velho.
L
CCJ reduz prazo de vista do projeto de lei da dosimetria para quatro horas

CCJ reduz prazo de vista do projeto de lei da dosimetria para quatro horas

A decisão do presidente da comissão permite que a proposta seja votada ainda nesta quarta-feira e siga para análise imediata do plenário do Senado.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Forças de segurança realizam operação contra garimpo e extração ilegal de madeira em Rondônia

Forças de segurança realizam operação contra garimpo e extração ilegal de madeira em Rondônia

Ação integrada mira crimes ambientais em Porto Velho e Nova Mamoré.
14
Mulher é baleada no Beco da 13 durante tarde de quarta-feira em Porto Velho

Mulher é baleada no Beco da 13 durante tarde de quarta-feira em Porto Velho

Vítima foi atingida na região do pé e encaminhada ao Hospital João Paulo II enquanto a polícia busca informações sobre a motivação do crime.
16
Polícia Civil recupera 50 celulares furtados de transportadora em Porto Velho

Polícia Civil recupera 50 celulares furtados de transportadora em Porto Velho

Equipes da 5ª Delegacia de Polícia identificaram os autores do crime e localizaram os aparelhos que serão devolvidos ao proprietário nesta quarta-feira.
12
VULGO “MK”: Força-tarefa da PM prende acusado de assaltar equipe de comunicação do governo

VULGO “MK”: Força-tarefa da PM prende acusado de assaltar equipe de comunicação do governo

Suspeito ligado a facção criminosa foi localizado em condomínio popular após roubo armado ocorrido durante gravação institucional.
14
Acidente entre táxi e motocicleta deixa ferido na Avenida Ji-Paraná

Acidente entre táxi e motocicleta deixa ferido na Avenida Ji-Paraná

Colisão traseira mobilizou o SAMU e levantou alerta sobre segurança viária no trecho.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agenda News: Tons terrosos dominam a moda praia no verão 2026 da Quero Biquíni

Agenda News: Tons terrosos dominam a moda praia no verão 2026 da Quero Biquíni

Biquínis e maiôs em cores como terracota e areia trazem elegância, versatilidade e estilo para os dias mais quentes da estação.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LAP, LAI, LAO): ALYNE FARMA LTDA

Licenças Previa (LAP), Instalação (LAI) e Operação (LAO).
L
Vendas globais de celulares devem cair 2,1% em 2026, aponta estudo

Vendas globais de celulares devem cair 2,1% em 2026, aponta estudo

Alta nos custos de produção pressiona preços e freia consumo.
L

Recebimento de Dispensa de Licenciamento: ASMOCUN

Dispensa de Licenciamento.
L
Operação Natal Seguro do Inmetro identifica 90 mil produtos irregulares

Operação Natal Seguro do Inmetro identifica 90 mil produtos irregulares

Brinquedos sem selo de conformidade lideram as falhas detectadas durante a fiscalização realizada em todo o país ao longo do mês de novembro.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.