SEGUNDA-FEIRA, 23/06/2025

L

Agro

CONAB SUSTENTA ESTIMATIVA DE PRODUÇÃO ACIMA DE 250 MILHÕES DE TONELADAS

Em relação ao levantamento passado (abril/2020), houve uma queda de 0,4%, mas a estimativa de safra recorde para essas duas culturas se mantém.

Publicado em 

CONAB SUSTENTA ESTIMATIVA DE PRODUÇÃO ACIMA DE 250 MILHÕES DE TONELADAS - News Rondônia

Apesar do impacto causado pelos problemas climáticos na Região Sul sobre a produtividade de soja e milho, o volume da produção de grãos no país está estimado em 250,9 milhões de toneladas, 3,6% ou 8,8 milhões de t superior ao colhido em 2018/19. Em relação ao levantamento passado (abril/2020), houve uma queda de 0,4%, mas a estimativa de safra recorde para essas duas culturas se mantém. É o que aponta o 8º Levantamento da Safra 2019/2020, divulgado nesta terça-feira (12) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

CONAB SUSTENTA ESTIMATIVA DE PRODUÇÃO ACIMA DE 250 MILHÕES DE TONELADAS - News Rondônia

As culturas de primeira safra estão com a colheita praticamente encerrada e a conclusão da produção ainda depende do comportamento climático nas culturas de segunda safra, que se encontram em estágio avançado de desenvolvimento. Em relação às culturas de terceira safra e de inverno, o plantio ainda está em andamento. Vale lembrar que os agricultores continuam suas atividades, tomando os cuidados necessários para o enfrentamento da pandemia de COVID-19. Com relação à área plantada, a estimativa é de um crescimento de 3,5%, ou 2,2 milhões de hectares em relação à safra passada, que significa um total de 65,5 milhões de ha.

A produção de soja está estimada em 120,3 milhões de t, um ganho de 4,6% em relação à safra 2018/19. Com o avanço da colheita no Rio Grande do Sul, foi confirmado o menor rendimento ocasionado pelas condições climáticas desfavoráveis.

Com o fim da colheita próximo, a produção do milho primeira safra é de 25,3 milhões de t, 1,5% inferior à safra passada. O milho segunda safra deverá ter uma produção de 75,9 milhões de t, com área total de 13,8 milhões de ha, um crescimento de 7%. Já o milho terceira safra deverá alcançar uma produção de 1,17 milhão de t, com uma área plantada de 511,2 mil ha. Para o milho total, que é o somatório dos três, a produção deverá ser de 102,3 milhões de t com área de 18,5 milhões de ha.

A produção de feijão primeira safra ficará em 1,08 milhão de t, 8,9% superior ao volume produzido no período anterior. O feijão segunda safra deve alcançar uma produção de 1,24 milhão de t. A colheita já está iniciada. Estima-se uma redução de 0,8% na área cultivada. O feijão terceira safra está em fase de plantio. A área está estimada em 589,5 mil hectares, com um crescimento de 1,5% sobre a área da safra anterior. O feijão total apresenta uma produção de 3 milhões de toneladas e uma área de 2,9 milhões de ha. Desse total de produção, 1,9 mil t são de feijão-comum cores, 687,4 mil t de feijão-caupi e 509,5 mil t de feijão-comum preto.

As condições climáticas vêm favorecendo o desenvolvimento do algodão. Esta cultura deverá ter uma produção de 2,88 milhões de toneladas de pluma, 3,6% superior à safra passada. A colheita do arroz está próxima de se encerrar. A produção está estimada em 10,8 milhões de toneladas, 3,9% superior ao volume produzido na safra passada. Dessas, 9,9 milhões de toneladas em áreas de cultivo irrigado e o restante em áreas de plantio de sequeiro.

Culturas de inverno – Sobre as culturas de inverno (aveia, canola, centeio, cevada, trigo e triticale), o plantio ainda está no início. Deve ocorrer um crescimento de 2% na área plantada, com destaque para o trigo. O plantio em andamento mostra boas perspectivas, com crescimento de 2,4% na área a ser cultivada, 2,1 milhões de hectares ao todo, e uma produção de 5,4 milhões de toneladas.

Confira os números completos do 8º Levantamento – Safra 2019/20, publicado no Portal da Conab.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Baixas temperaturas impactam no andamento da colheita do milho 2ª safra em alguns estados, aponta Conab

De acordo com o Progresso de Safra, publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a colheita atinge 3,9% da área semeada do milho 2ª, índice inferior ao registrado na média dos últimos 5 anos.
L

Governo de RO impulsiona a pecuária e consolida o estado como líder na exportação de carne no Norte

Desde 2021, o estado mantém o status de zona livre de febre aftosa sem vacinação
L

Com área livre de aftosa, trânsito de bovinos está liberado entre RO e todos os estados brasileiros

A nova medida libera o trânsito de bovinos e bubalinos entre todos os estados livres de febre aftosa sem vacinação, incluindo Rondônia. 
L

Técnicas do Projeto Degusta 80+ se destacam durante Dia de Campo em Rolim de Moura

A palestra do extensionista do escritório local da Emater em Rolim de Moura, Marcelo Lopes, destacou as ações do Projeto Degusta Rondônia 80+ voltada para a qualidade na fermentação dos cafés especiais
L

Legislação impulsiona a produção agrícola e fortalece cadeias do leite e do café em Rondônia

A medida representa um marco estratégico para o fortalecimento da pecuária leiteira, da cafeicultura e do desenvolvimento agroeconômico do estado
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Fest Escova chega a Porto Velho com proposta de beleza sem hora marcada

Agenda News: Fast Escova chega a Porto Velho com proposta de beleza sem hora marcada

A rede que conquistou o Brasil promete facilitar a vida das mulheres com escova, penteado, maquiagem e mais, tudo com praticidade e atendimento ágil, mesmo na correria do dia a dia.
L

Caravana Nacional de Regularização Fundiária Urbana chega a Rondônia nesta segunda-feira (23)

Rondônia será o primeiro estado da Região Norte a sediar a iniciativa, que visa promover e fomentar a regularização fundiária em todo o país.
L
Prefeitura de Porto Velho realiza transporte de mais de 136 toneladas de alimentos em apoio aos produtores rurais

Prefeitura de Porto Velho realiza transporte de mais de 136 toneladas de alimentos em apoio aos produtores rurais

O transporte gratuito auxilia no escoamento da produção até a feira livre de todo domingo.
L

Abarth Pulse 2026 chega com mudanças no visual e novos equipamentos

Modelo teve o visual renovado e melhorias em desempenho, conforto e conectividade
L

Sorteio do Arraiá de Prêmios RondônCAP já foi realizado; confira todos os detalhes

Mais de 50 ganhadores levaram prêmios em dinheiro para casa neste domingo (22)
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L
Publicidade

POLÍTICA

Jaime Bagattoli: Esclarece que não votou a favor do aumento na conta de energia

Bagattoli lembrou de medida do governo que repassará impacto bilionário a consumidores
L
Projeto do Ifro apoiado pelo senador Bagattoli leva cursos e maquinários a associações rurais

FORÇA DO CAMPO: Projeto do Ifro apoiado pelo senador Bagattoli leva cursos e maquinários a associações rurais

Iniciativa foca na capacitação do pequeno produtor e agricultura familiar.
L

Jaime Bagattoli: Senador reafirma apoio à emancipação dos distritos de Rondônia

Bagattoli apontou grande disparidade, como o distrito de União Bandeiras, em Porto Velho
L
Deputado Eyder Brasil realiza 2ª edição do Projeto Cidadania nos Bairros

Deputado Eyder Brasil realiza 2ª edição do Projeto Cidadania nos Bairros

Ação acontece neste sábado na E.M.E.F Maria Francisca de Jesus, no Residencial Orgulho do Madeira e levará serviços gratuitos à população
L

Deputada Cristiane Lopes ao lado do povo na investigação de fraudes contra aposentados

CPMI do INSS é oficialmente lida no Congresso Nacional
L
Publicidade

POLÍCIA

Adolescente de 17 anos é encontrada morta em residência na Zona Leste de Porto Velho

Adolescente de 17 anos é encontrada morta em residência na Zona Leste de Porto Velho

O corpo da adolescente foi encontrado nos fundos da propriedade. As causas da morte ainda não foram divulgadas pelas autoridades.
18
PRF encerra Operação Corpus Christi 2025 em Rondônia

PRF encerra Operação Corpus Christi 2025 em Rondônia

PRF intensifica ações e quase dobra testes de alcoolemia nas rodovias federais de Rondônia
10
Ponte é interditada após homem ameaçar pular no Rio Madeira em Porto Velho

Ponte é interditada após homem ameaçar pular no Rio Madeira em Porto Velho

A PRF foi acionada e fez o isolamento do local enquanto equipes do Corpo de Bombeiros passaram a negociar com o indivíduo que estava pendurado na grade.
16
Polícia Federal apreende 24 kg de skunk no Aeroporto Internacional Jorge Teixeira

Polícia Federal apreende 24 kg de skunk no Aeroporto Internacional Jorge Teixeira

A droga foi identificada na bagagem de um casal de passageiros que embarcaria em um voo com destino a São Paulo/SP
10
Ladrão furta botijão de Gás pela segunda vez na mesma residência

Ladrão furta botijão de Gás pela segunda vez na mesma residência

A Polícia Militar foi acionada pela Central de Operações. No local, a vítima relatou que, no dia anterior, já havia tido dois botijões de gás furtados e apontou um indivíduo conhecido como o autor.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vereador Fernando Silva solicita limpeza urgente nas imediações das torres da Rua Ibrahim Sued, no Bairro Pantanal

A solicitação foi feita após queixas de moradores, que relataram o crescimento de matagal na região, o que tem dificultado o tráfego de pedestres e veículos.
L
Conab atualiza tarifas de armazenagem para reforçar gestão dos estoques públicos

Técnicos da Conab estão em campo para atualizar informações sobre safra brasileira de grãos

Trabalhos serão realizados ao longo desta semana; as informações irão compor o 10º Levantamento da Safra de Grãos 2024/2025, que será divulgado no próximo dia 10 de julho.
L

UNIR ofertará curso a docentes da Educação Infantil

Programa atenderá professores dos 52 municípios rondonienses. Foco é no desenvolvimento da leitura e escrita das crianças.
L
Governança Comunitária ganha força na Resex Lago do Cuniã com oficina de Turismo

Projeto Turismo: Governança Comunitária ganha força na Resex Lago do Cuniã com oficina de Turismo

Oficina participativa reúne moradores, pesquisadores e órgãos ambientais para construir experiências de turismo sustentável na Reserva Extrativista Lago do Cuniã
L
CREA-RO promove curso sobre Projeto Estrutural com TQS e capacita engenheiros civis em Porto Velho

CREA-RO promove curso sobre Projeto Estrutural com TQS e capacita engenheiros civis em Porto Velho

A capacitação será realizada no auditório do CREA-RO, em Porto Velho.
L
Engenheiras são destaque na coordenação da Energisa Rondônia

Engenheiras são destaque na coordenação da Energisa Rondônia

Hoje, 23 de junho, é Dia Internacional da Mulher na Engenharia. Conheça Claudia Bilha e Samalei Malheiros que são destaques na Energisa Rondônia.
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAS): SORV-PARK COMERCIO DE ALIMENTOS E SERVICOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA (LAS) SOL 274
L

Diretor do GrupoCal destaca Cacoal como uma excelente cidade para investir

Saiba por que investir em imóveis é uma excelente opção.
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): TENORIO & TENORIO ODONTOLOGIA E MEDICINA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO SOL 269
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.