TERÇA-FEIRA, 06/05/2025

L

Saúde

PESQUISADORES DO ESTADO ENCONTRAM PROTEÍNA EXTRAÍDA DO VENENO DE COBRAS QUE PODE COMBATER A LEISHMANIOSE E OUTRAS DOENÇAS

A doutora comenta que a descoberta de dois compostos extraídos do veneno de serpentes da espécie jararacuçu

Publicado em 

PESQUISADORES DO ESTADO ENCONTRAM PROTEÍNA EXTRAÍDA DO VENENO DE COBRAS QUE PODE COMBATER A LEISHMANIOSE E OUTRAS DOENÇAS - News Rondônia

A pesquisa está sendo realizada por um aluno de doutorado da Universidade Federal de Rondônia (Unir) que faz parte do projeto Pró-Rondônia financiado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero).

PESQUISADORES DO ESTADO ENCONTRAM PROTEÍNA EXTRAÍDA DO VENENO DE COBRAS QUE PODE COMBATER A LEISHMANIOSE E OUTRAS DOENÇAS - News Rondônia

A coordenadora do projeto é a doutora em imunologia, formada pela Universidade de São Paulo (USP), Juliana Zuliani, que também é pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e professora na Unir. A área de atuação está ligada à bioquímica e bioinformática. A doutora comenta que a descoberta de dois compostos extraídos do veneno de serpentes da espécie jararacuçu, muito embora seja uma cobra encontrada no sul do país, e os pesquisadores vem trabalhando com o veneno de duas jararacas, nativas da região Amazônica, em que o veneno é similar ao da Jararacuçu. A enzima pode ser a cura para a leishmaniose. “Estamos estudando um composto de proteínas no interior da célula que culmina a liberação de um mediador, que é o causador da inflamação. A descoberta dessa enzima pode quebrar o processo de inflamação da leishmaniose”, explicou, informando que há pesquisas sendo desenvolvidas para o combate da malária utilizando também um composto do veneno de cobras.

Esses são apenas um dos avanços da equipe de pesquisadores que fazem parte do Pró- Rondônia, iniciado há quase três anos. Seis estudantes participam do projeto com bolsas de iniciação científica, mestrado e doutorado, com alunos de graduação, pós-graduação e doutores. Para o Pró-Rondônia, foram investidos R$ 125 mil.

Os estudantes são orientados por doutores que também são professores da Unir e pesquisadores da Fiocruz; Leonardo de Azevedo Calderon com experiência nas áreas de bioquímica e biofísica e Andreimar Martins Soares, que atua nas áreas de saúde pública e biotecnologia.

O foco principal do projeto são pesquisas sobre a bioprospecção da biodiversidade amazônica. De acordo com os pesquisadores, a partir desses estudos de compostos oriundos da biodiversidade da região amazônica, possam surgir novas drogas. Para que isso aconteça, através do Pró-Rondônia foi criada a Rede de Biotecnologia de Toxinas e Inibidores (Redebiotex), que integra pesquisadores de diferentes regiões do Brasil e de outros país como a Argentina, Equador, Panamá e Paraguai. “Contamos com pesquisadores de várias áreas diferentes, como a bioquímica, biofísica, imunologia, bioinformática, microbiologia. Praticamente todas a vertentes para poder ter um estudo integrado para chegar a um produto final”, destacou a coordenadora do programa, Juliana Zuliani.

Entusiasmado com o resulto de muitas pesquisas desenvolvidas pelo projeto, o pesquisador Leonardo de Azevedo Calderon destaca a importância do incentivo à pesquisa e a contribuição dela para os mais variados setores. “É preciso desmistificar a história que a pesquisa não serve para nada e que é dinheiro jogado fora, porque a pesquisa é a base para um novo conhecimento. Por mais simples que seja é importante. Senão fossem os estudos básicos da doutora Juliana, não conseguiríamos descobrir a proteína que pode combater a leishmaniose, a malária e outras doenças, uma vez que Rondônia é uma área endêmica. A pesquisa é fundamental e as informações se interligam”, desabafou.

“A falta de incentivo prejudica todo o desenvolvimento das pesquisas, que precisam parar por falta de recursos. A pesquisa não é barata. Todos os insumos são importados, não há insumos nacionais, porém, é muito mais caro uma pessoa no leito de hospital público, ou comprar medicamentos com compostos do Brasil patenteados por outros países, como é o caso do captopril, produzido através de uma proteína do veneno de cobra nativa da região”, declarou Zuliani.

Com o investimento do Governo do Estado na área de pesquisa, hoje Rondônia conta com mais de 700  doutores qualificados nas mais diversas áreas.

O governo do Estado, por meio da Fapero, busca alternativas para manter as pesquisas em andamento e para abrir novas frentes de estudos. Atualmente Rondônia conta com mais de 700 doutores, sendo que a maioria passou pela orientação da pesquisadora e coordenadora do Pró-Rondônia, Juliana. ”Nós qualificamos e especializamos mão de obra para o Estado nas mais diferentes áreas de atuação, sejam elas na agricultura, pecuária, administração, engenharia entre outros setores” ressaltou.

Pesquisadores tipo exportação

Com a falta de incentivo e sem área para atuar, depois de formado, muitos pesquisadores brasileiros encontram emprego em outros países, onde são reconhecidos. “São quase 12 anos para formar um pesquisador, em que o governo investe e o qualifica, mas sem incentivo perdemos nossos doutores para o mercado internacional que os absorve. A atual administração está empenhada em investir nos programa de pesquisas em diversas áreas e absorver essa mão de obra”, salientou o presidente da Fapero, Leandro Dill, doutor e pesquisador da Fiocruz e orientador no Pró-Rondônia.

Leandro Dill foi convidado pela equipe da General Eletric dos Estados Unidos para trabalhar no setor de desenvolvimento, mas preferiu continuar em Rondônia.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo abre 3.174 vagas no Mais Médicos para ampliar atendimento em regiões vulneráveis

Governo abre 3.174 vagas no Mais Médicos para ampliar atendimento em regiões vulneráveis

Inscrições começam na segunda-feira (5)
L
Amazonas e Pará registram casos de mpox; Ministério da Saúde monitora nova cepa vinda do Congo

Amazonas e Pará registram casos de mpox; Ministério da Saúde monitora nova cepa vinda do Congo

Foram 33 casos confirmados no Amazonas e 19 no Pará
L
Vacinação contra hepatite A é ampliada para usuários de PrEP no Brasil, anuncia Ministério da Saúde

Vacinação contra hepatite A é ampliada para usuários de PrEP no Brasil, anuncia Ministério da Saúde

Medida pretende conter surtos da doença na população adulta
L
Anvisa retoma interdição do creme dental Colgate Total Clean Mint após relatos de reações adversas

Anvisa retoma interdição do creme dental Colgate Total Clean Mint após relatos de reações adversas

Empresa retirou recurso que pedia suspensão da interdição
L
Brasil recebe 1,3 milhão de doses atualizadas contra a covid-19 para grupos prioritários, diz Ministério da Saúde

Brasil recebe 1,3 milhão de doses atualizadas contra a covid-19 para grupos prioritários, diz Ministério da Saúde

Imunização vai atender primeiramente os grupos prioritários
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Idealizada pela CNC, Semana S do Comércio será realizada pelo sistema Fecomércio em Rondônia

De forma inédita, evento acontecerá em todas as unidades das Federações, Sesc e Senac do País no mês de maio
L

Divulgado resultado final do Concurso Público para servidores (as) Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia

O certame ofereceu 25 vagas imediatas além da formação de cadastro reserva, contemplando oportunidades para Técnico Judiciário (nível médio) e Analista Judiciário (nível superior) em diversas especialidades.
L

Jovem News | Entrevista Márcio Coimbra

O programa Jovem News desta segunda-feira, 05 de maio, às 17h, recebe Márcio Coimbra.
L

Ponto & Contra-ponto | Entrevista Samuel Costa Menezes

Na estreia do programa Ponto e Contra Ponto, nesta segunda-feira, dia 05, às 16h, o entrevistado é Samuel Costa Menezes.
L

Ginásio lotado, luta e união: Campeonato Interno da Família Márcio Frank movimenta a cidade

Uma participação que demonstrou imparcialidade, ética e profissionalismo exemplar.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Segundo os dados do Novo Caged, a maioria das vagas geradas em março foram preenchidas por mulheres (816) e por pessoas com ensino médio completo (760).
L
Saiba como consultar os locais de prova do concurso do MPU

Saiba como consultar os locais de prova do concurso do MPU

Provas serão aplicadas no próximo domingo em todas as capitais do país
L
Governo define locais de lotação dos primeiros 370 aprovados no Concurso Nacional Unificado

Governo define locais de lotação dos primeiros 370 aprovados no Concurso Nacional Unificado

Vagas irão compor quadro do Ministério da Gestão em vários estados
L
Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

No acumulado do ano, saldo positivo é de 654.503 empregos
L
Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Cargos são de níveis médio e superior na área administrativa
L
Publicidade

POLÍTICA

Pedro Fernandes sugere criação de Grupo de Trabalho para enfrentar desafios da pecuária em Rondônia

Pedro Fernandes sugere criação de Grupo de Trabalho para enfrentar desafios da pecuária em Rondônia

Parlamentar alerta para prejuízos bilionários e cobra articulação entre governo, setor produtivo e entidades representativas
L

Deputada Dra. Taíssa solicita explicações sobre ocorrência envolvendo o Barco Hospital Walter Bártolo

Parlamentar protocolou o requerimento exigindo informações sobre causas, responsáveis e medidas adotadas após o ocorrido.
L
Em Vista Alegre do Abunã, Cristiane Lopes cobra agilidade na regularização de terras e reforça apoio aos agricultores

Em Vista Alegre do Abunã, Cristiane Lopes cobra agilidade na regularização de terras e reforça apoio aos agricultores

Deputada federal destaca projeto de lei de sua autoria que visa transferir terras da União para o Estado de Rondônia, como forma de garantir segurança jurídica e dignidade aos moradores da região.
L

Deputada Sílvia Cristina garante entrega de cadeiras de rodas a pacientes do Centro de Reabilitação Dream da Amazônia

Deputada federal garantiu mais esse benefício, em parceria com a Fundação Pio XII, para assegurar locomoção e autonomia
L

2º Encontro Turístico do Ferrovia Motoclube é realizado em Guajará-Mirim com apoio da deputada Dra. Taíssa

Motociclistas de todo o estado se reúnem para celebrar cultura, turismo e paixão sobre duas rodas
L
Publicidade

POLÍCIA

Apenado é baleado e comparsas são presos durante perseguição na zona Leste

Com apoio de outras guarnições, a PM fez o cerco ao imóvel, momento em que os criminosos tentaram fugir no carro.
12

Mulher fica ferida em acidente envolvendo três veículos no Centro

Os demais envolvidos não tiveram lesões.
12
CICLO DA MORTE: Polícia Civil deflagra operação e cumpre mandados de busca e apreensão em Vilhena

Polícia Civil prende homem condenado por estupro de vulnerável em Porto Velho

O homem havia sido sentenciado a 18 anos de prisão, com a condenação já confirmada em definitivo. Após investigações, os agentes localizaram o suspeito e cumpriram o mandado de prisão.
16
Polícia Civil prende homem por ameaça e violação de medida protetiva

Polícia Civil prende homem por ameaça e violação de medida protetiva

O suspeito responde a processo por ameaça e pelo descumprimento de medida protetiva judicial.
10
PRF em Rondônia cumpre quatro mandados de prisão e realiza duas prisões em flagrante relativas a crimes violentos

PRF em Rondônia cumpre quatro mandados de prisão e realiza duas prisões em flagrante relativas a crimes violentos

Essas ocorrências se distribuíram nos municípios de Porto Velho, Vilhena e São Miguel do Guaporé, entre os dias 30 de abril e 04 de maio
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Márcia Lopes é empossada como nova ministra das Mulheres no lugar de Cida Gonçalves

Márcia Lopes é empossada como nova ministra das Mulheres no lugar de Cida Gonçalves

Ela assume comando da pasta no lugar de Cida Gonçalves
L
Dólar sobe para R$ 5,68 com dados fortes da economia dos EUA

Dólar sobe para R$ 5,68 com dados fortes da economia dos EUA

Bolsa cai 1,22% e volta aos 133 mil pontos
L
Edital para investimentos em minerais estratégicos tem 124 propostas

Edital para investimentos em minerais estratégicos tem 124 propostas

Chamada do BNDES e da Finep vai apoiar pesquisa e inovação
L
Atleta do América-MG é solto, após prisão em flagrante por racismo

Atleta do América-MG é solto, após prisão em flagrante por racismo

Miguelito teria cometido injúria racial contra Allano, do Operário-PR
L
O média-metragem mergulha nas raízes e vozes que construíram Vilhena, a "Princesinha da Amazônia".

Associação Diversidade Amazônica produz documentário sobre a história e a cultura de Vilhena

O média-metragem mergulha nas raízes e vozes que construíram Vilhena, a “Princesinha da Amazônia”.
L

Recebimento da Licença Ambiental:. AGROPECUÁRIA MASUTTI LTDA

LICENÇA PRÉVIA 006.000096/2025-35, LICENÇA DE INSTALAÇÃO 007.000090/2025-35 e LICENÇA DE OPERAÇÃO 008.000081/2025-35
L

15º Barco Cross e 1º Festival de Pesca de Jaru batem recorde de público

Promovido pela Prefeitura de Jaru, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo em parceria com o Departamento de Comunicação, o Barco Cross, chegou a sua 15ª edição, consolidando-se como o maior evento do segmento na Região Norte do Brasil
L

MPRO inicia 9ª edição do projeto MP Itinerante na região do Baixo Madeira

População ribeirinha é contemplada com atendimentos de serviços essenciais
L
Governo Lula anuncia medidas para reembolsar aposentados vítimas de descontos indevidos no INSS

Governo Lula anuncia medidas para reembolsar aposentados vítimas de descontos indevidos no INSS

Ele lembrou que a prática acontecia desde 2019
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.