SEXTA-FEIRA, 13/06/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Fundação Heinrich Böll lança Atlas da Amazônia com foco em justiça socioambiental e impactos do crime organizado na região

Levantamento é da Fundação Heinrich Böll no Brasil

Por Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Fundação Heinrich Böll lança Atlas da Amazônia com foco em justiça socioambiental e impactos do crime organizado na região
Jose Zamith de Oliveira Filho

O Atlas da Amazônia Brasileira foi lançado nesta segunda-feira (5) pela Fundação Heinrich Böll no Brasil, e busca desconstruir estereótipos da região com um conteúdo que contribui para uma mudança urgente de perspectiva, para que pessoas do país e do mundo possam conhecer a Amazônia novamente, desta vez sob a perspectiva dos diversos habitantes da região.

Trata-se de uma publicação inédita com 32 artigos que abordam os desafios, os saberes e as potências da maior floresta tropical do planeta.

A iniciativa busca ampliar o debate sobre justiça climática e territorial em um ano marcado pela realização da COP30 na Amazônia brasileira. Entre os 58 autores e autoras, estão 19 indígenas, cinco quilombolas e dois ribeirinhos.

Para o coordenador da área de Justiça Socioambiental da Fundação Heinrich Böll no Brasil e co-organizador do atlas, existe uma visão de que a Amazônia é só floresta, mas existe uma riqueza singular na região que muitas vezes fica invisibilizada.

“A gente mal sabe que 75% da população da Amazônia é urbana. Tem povos e comunidades que há muito tempo trabalham na relação com a natureza, com formas de proteção e preservação ambiental com a construção de um bem viver cada vez mais sustentável. É preciso colocar quem está nos territórios para ter um papel de protagonista nesses debates.”

Segundo da Fundação, entre 2019 e 2022, a Amazônia registrou recordes de desmatamento (principalmente para abertura de pastagem para criação de gado); o garimpo ilegal em áreas protegidas (principalmente em terras indígenas da região amazônica) cresceu em 90%; e cidadãos estimulados pelo avanço da extrema direita se armaram – entre 2018 e 2022 o número de pessoas com registro de armas na Amazônia Ocidental aumentou 1.020%.

Ao mesmo tempo, em 2022 a Amazônia reuniu mais de um quinto dos assassinatos de defensores do meio ambiente em todo o mundo: foram 39 ativistas assassinados na região naquele ano.

Crises

Em 2023, o mundo teve acesso às cenas da crise humanitária vivida pelo povo indígena Yanomami, cujo território, nos anos anteriores, foi tomado pela atividade garimpeira ilegal.

No mesmo ano, a Amazônia foi assolada por uma intensa crise climática, com secas extremas e rios alcançando os mais baixos níveis já registrados, o que, além da morte de animais, impactou sua extensa infraestrutura fluvial, levando à escassez de água potável e alimentos, além da dificuldade de acesso a aparelhos públicos.

Os danos não foram totalmente superados e outra seca atingiu a região em 2024. No mesmo ano, o bioma amazônico concentrou o maior número de focos de incêndio dos 17 anos anteriores, e o impacto da fumaça na qualidade do ar prejudicou a saúde de milhares de pessoas – sendo transportada pela atmosfera para outros estados das regiões Centro Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.

Outros biomas que compõem a Amazônia Legal, como o Pantanal e o Cerrado, também atingiram recordes de queimadas.

Assim, na avaliação da fundação, os últimos anos parecem ter desenhado um futuro sombrio para a Amazônia e sua população, seja pelos impactos do colapso climático na região, seja pelas disputas políticas que ditam não apenas o ritmo da intensificação de crimes ambientais (cada vez mais organizados pelas facções do tráfico de drogas nos territórios), mas os interesses econômicos que orientam grandes projetos para a região.

“Em contrapartida, a Amazônia é território de uma efervescente mobilização de movimentos sociais, coletivos e organizações socioambientais que têm se tornado linha de frente das discussões envolvendo tanto a gestão territorial regional, quanto a agenda climática global”, diz a fundação.

“Essa mobilização envolve a valorização dos modelos de pensamento dos povos e comunidades, que constroem relações com o território e seus seres bastante distintas daquelas que guiam os setores responsáveis pelo iminente colapso climático”,

Crime organizado

No artigo Crime Organizado, os autores Aiala Colares Couto (professor e pesquisador na área de geografia da Universidade do Estado do Pará – UEPA) e Regine Schönenberg (Fundação Heinrich Böll) traçam as dinâmicas das facções criminosas na região amazônica.

Segundo eles, importantes rotas do tráfico de drogas passam pela Amazônia brasileira e controlar essas rotas e os mercados locais se tornou o objetivo das facções. Com a profissionalização do narcotráfico e sua relação com os crimes ambientais, a região vive um processo de interiorização da violência.

“Estudos apontam que, desde os anos de 1980, a bacia amazônica é utilizada pelo crime organizado. Na época, como um importante corredor para o escoamento de cocaína que entrava pelas fronteiras do Brasil com os países andinos, principalmente Bolívia, Colômbia e Peru, que até hoje se destacam como os maiores produtores de cocaína do mundo”, dizem os autores.

De acordo com Aiala e Regine, facções criminosas que antes atuavam na Região Sudeste passaram a ter mais presença na Amazônia, tais como, o Primeiro Comando da Capital (PCC), de São Paulo, e o Comando Vermelho (CV), do Rio de Janeiro.

Além disso, facções regionais passaram a se organizar na região instituindo relações de poder e controle dos territórios, a exemplo da Família do Norte (FDN) do Amazonas e Comando Classe A (CCA) do Pará, fazendo alianças e enfrentamento aos grupos faccionais não-regionais, algo que contribuiu de forma significativa para os conflitos violentos na Amazônia.

Segundo os autores, a relação entre o narcotráfico e os crimes ambientais se dá por meio de atividades ilegais como exploração ilegal de madeira, contrabando de minérios (manganês e cassiterita) e grilagem de terras.

Essas atividades vêm sendo financiadas pelo crime organizado nos últimos anos, principalmente como estratégia de lavagem de dinheiro.

“Em relação à ameaça aos territórios indígenas, destacam-se a expansão do garimpo ilegal do ouro e a invasão desses territórios por integrantes de facções criminosas, aliciando jovens indígenas e alterando o cotidiano das comunidades”, dizem os pesquisadores, que alertam para o alcance desse impacto.

“Também se enfatiza a aproximação a esses povos gerada pelos vários meios de transporte das drogas, seja via estradas próximas ou interligadas às Terras Indígenas, pelos rios que se conectam a elas ou pela utilização de aeronaves que pousam em pistas clandestinas construídas ilegalmente nas áreas protegidas.”

Nascido no quilombo de Menino Jesus de Pitimandeua, no município de Inhangapi, no Pará, o pesquisador Aiala diz que há uma dificuldade na ação do Estado no que diz respeito à agilidade do processo de intervenção no combate ao crime organizado.

“O crime organizado não passa por processos burocráticos para agir. A agilidade do crime organizado em suas múltiplas conexões acaba se sobrepondo às ações governamentais que dependem de recursos financeiros e da desburocratização por parte do governo”.

A fundação

A Fundação Heinrich Böll é uma organização política alemã presente em mais de 42 países. Promover diálogos pela democracia e garantir os direitos humanos; atuar em defesa da justiça socioambiental; defender os direitos das mulheres e se posicionar como antirracista são valores que impulsionam as ideias e ações da fundação.

No Brasil, a Fundação apoia projetos de diversas organizações da sociedade civil, organiza debates e produz publicações gratuitas. No campo da justiça socioambiental, busca fortalecer o debate público que alie a defesa do meio ambiente à garantia dos direitos dos povos do campo e da floresta. A fundação completa 25 anos de atuação no Brasil.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Quase 286 mil clientes ficaram sem energia em Rondônia por acidentes com pipas, no acumulado dos últimos cinco anos

Crescimento de 52,3% nas ocorrências entre os anos de 2023 e 2024 acende alerta para os riscos de soltar pipas perto da rede elétrica
L

Governo de RO alerta sobre risco contínuo de sementes adulteradas para pastagens

Trabalho de fiscalização da Idaron nas lojas agropecuárias tem resultado na diminuição de sementes irregulares em Rondônia.
L

Rondônia precisa de olhos voltados para o futuro e não de uma crise política 15 meses antes da eleição

Crise interna no governo de Rondônia expõe disputas de poder e ameaça antecipar clima eleitoral de 2026, com prejuízos diretos à população e ganhos estratégicos para a oposição.
L
Acesso escolar no Brasil avança em 2024, mas não atinge metas do PNE para todas as faixas etárias

Acesso escolar no Brasil avança em 2024, mas não atinge metas do PNE para todas as faixas etárias

Frequência na idade certa ficou aquém do objetivo do PNE em 2024
L
Especialista alerta que ameaças internas à Amazônia superam externas e exigem ação integrada

Especialista alerta que ameaças internas à Amazônia superam externas e exigem ação integrada

Mariana Plum destaca ameaças internas do narcotráfico
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prazo de inscrições para o Enem 2025 termina hoje

Prazo de inscrições para o Enem 2025 termina hoje

Taxas podem ser pagas até a próxima quarta-feira
L

Estão abertas as inscrições para casamento comunitário promovido pela Prefeitura de Porto Velho

Serão 100 vagas disponíveis para os casais interessados em oficializar a união
L

Falaê PodCast | Entrevista Amarildo Ferreira Barros

Nesta quinta-feira, dia 12, às 18h, o Falaê Podcast recebe Amarildo Ferreira Barros, coordenador da Unidade de Acolhimento para Adulto e Família – Frei Damião, da Prefeitura de Porto Velho.
L

Agenda News | Entrevista DJ Kau Gomes

Nesta quinta-feira, 12 de junho, às 17h, o Agenda News recebe DJ Kau Gomes para um mergulho nostálgico na festa Brega & Chique. Prepare-se para descobrir como os clássicos da disco music, o romantismo do brega e o pop retrô vão incendiar o Grego Original Pub no sábado (14), a partir das 22h.
L

Giro News | Entrevista Alexandre Custódio, especialista em educação do SENAI

Nesta quinta-feira, 12 de junho, às 16h, o Giro News recebe Alexandre Custódio, especialista em educação do SENAI, para discutir as inovações e desafios na formação profissional. Saiba como as novas metodologias e parcerias do SENAI estão preparando jovens e adultos para as demandas do mercado de trabalho. Não perca!
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L

Prefeitura de Porto Velho Anuncia Nova Alteração no Cronograma do Processo Seletivo Emergencial

Alteração foi necessária para garantir transparência e análise criteriosa
L
FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

Nova edição será realizada no segundo semestre e ofertará 3.652 vagas
L

Governo de RO abre processo seletivo com 100 vagas temporárias para engenheiros, arquitetos e desenhistas na Seduc

O objetivo da seleção é atender às demandas de fiscalização de obras, elaboração de projetos, orçamentos e combate a incêndio nas escolas da Rede Estadual de Ensino.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Pedro Fernandes participa da entrega de relatório da CPI das Reservas ao Tribunal de Justiça

O parlamentar esteve acompanhado do presidente da comissão e presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano, e do deputado Lucas Torres, no ato de entrega do documento ao presidente do TJRO, desembargador Raduan Miguel
L
Câmara dos Deputados pauta urgência para derrubar decreto do IOF, mesmo após reedição do governo

Câmara dos Deputados pauta urgência para derrubar decreto do IOF, mesmo após reedição do governo

Se provado no mérito, volta a valer decreto do IOF com maior impacto
L

Pedro Fernandes acompanha entrega do relatório da CPI das Reservas ao Tribunal de Justiça

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD), relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas Ambientais, participou da entrega do relatório final da investigação ao Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) nesta semana.
L

Deputada Cláudia de Jesus propõe criação de política estadual para arborização urbana

Projeto de Lei pretende integrar o plantio de árvores ao planejamento urbano.
L

Deputada realiza entrega de playground e repassa R$ 400 mil para a saúde em Cacaulândia

Recursos foram destinados por emenda parlamentar e atendem demandas da área social e da saúde.
L
Publicidade

POLÍCIA

Equipe do sgt Machado devolve três foragidos ao sistema prisional em Porto Velho

Equipe do sgt Machado devolve três foragidos ao sistema prisional em Porto Velho

Durante pesquisa constatado mandado de prisão expedido pela Vara de Execuções Penais por furto, com validade até 2032. Todos foram apresentados no Departamento de Flagrantes.
14
Kombi é destruída por incêndio na Avenida Imigrantes

Kombi é destruída por incêndio na Avenida Imigrantes

De acordo com informações apuradas pelo site, o veículo estava em movimento quando começou a sair fumaça, em seguida, o fogo rapidamente se espalhou. O motorista desceu rápido e não ficou ferido.
10
Polícia Civil prende dois homens por tráfico de drogas em São Francisco do Guaporé

Polícia Civil prende dois homens por tráfico de drogas em São Francisco do Guaporé

Os suspeitos já vinham sendo monitorados pelas equipes policiais e, na data de hoje, foram detidos portando aproximadamente 40 kg de maconha, configurando flagrante delito.
12
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por furto no Distrito de Nova Mutum

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por furto no Distrito de Nova Mutum

O investigado era procurado pelo crime de furto. A ordem judicial foi devidamente executada pelas equipes da unidade, reforçando o compromisso da Polícia Civil com a responsabilização penal daqueles que atentam contra o patrimônio alheio.
14
Investigação da Polícia Civil leva à condenação por latrocínio em escola de Porto Velho

Investigação da Polícia Civil leva à condenação por latrocínio em escola de Porto Velho

O trabalho investigativo resultou na condenação de J.N. F. a 23 anos de reclusão em regime fechado pelo crime de latrocínio consumado, roubo seguido de morte.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sebrae marca presença no 12º Congresso Internacional de Compliance

Maior evento de integridade e compliance da América Latina aconteceu esta semana em São Paulo
L
Volume de serviços no Brasil cresce 0,2% em abril, marcando terceira alta consecutiva

Volume de serviços no Brasil cresce 0,2% em abril, marcando terceira alta consecutiva

Resultado foi puxado pelo setor de transportes
L
Governo brasileiro estuda rompimento de relações militares com Israel por ações em Gaza

Governo brasileiro estuda rompimento de relações militares com Israel por ações em Gaza

Ação seria resposta à guerra em Gaza, tida como genocídio pelo Brasil
L
Fiocruz alerta para aumento de 91% nos casos de síndrome respiratória aguda em 2025

Fiocruz alerta para aumento de 91% nos casos de síndrome respiratória aguda em 2025

Especialista reforça importância da vacina contra gripe
L
MPF pede suspensão de leilão de blocos de Petróleo na Foz do Rio Amazonas

MPF pede suspensão de leilão de blocos de Petróleo na Foz do Rio Amazonas

Bacia do rio Amazonas abriga estuário e seus manguezais
L
Justiça bloqueia R$ 2,8 bilhões em bens de envolvidos em fraudes contra aposentados do INSS

Justiça bloqueia R$ 2,8 bilhões em bens de envolvidos em fraudes contra aposentados do INSS

Bloqueios envolvem 12 entidades associativas e os dirigentes
L
Mega-Sena acumula em R$ 100 milhões; Ninguém acerta as seis dezenas

Mega-Sena acumula em R$ 100 milhões; Ninguém acerta as seis dezenas

Números sorteados foram: 06 – 15 – 31 – 38 – 40 – 49
L

Requerimento de Renovação de Licença Ambiental Simplificada (LAS): J. JESSICA DA SILVA

Renovação Licença Ambiental Simplificada (LAS).
L
Assembleia geral da ONU exige cessar-fogo imediato em Gaza e acesso humanitário

Assembleia geral da ONU exige cessar-fogo imediato em Gaza e acesso humanitário

Assembleia também exige libertação de reféns e retorno de prisioneiros
L
Brasil perde para Cuba no Tie-Break da VNL 2025 no Rio de Janeiro

Brasil perde para Cuba no Tie-Break da VNL 2025 no Rio de Janeiro

Seleção brasileira sofre revés no Maracãnazinho por 3 sets a 1
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.