Em uma votação polêmica realizada na noite de terça-feira (6), a Câmara dos Deputados aprovou o projeto que prevê a ampliação do número de cadeiras na Casa, passando dos atuais 513 para 531 parlamentares. Mesmo sem ganhar nenhuma vaga adicional com a mudança, Rondônia registrou um voto favorável à proposta: o do deputado Maurício Carvalho (União Brasil). Os demais integrantes da bancada rondoniense se posicionaram contra o aumento.
A proposta aprovada foi um substitutivo do relator Damião Feliciano (União-PB) e agora segue para o Senado. O texto prevê a criação de 18 novas cadeiras para estados com crescimento populacional, o que deve gerar um impacto estimado em R$ 64,6 milhões por ano aos cofres públicos. Estados como Pará e Santa Catarina seriam os mais beneficiados, com quatro novas vagas cada.
O apoio isolado de Maurício Carvalho causou surpresa nos bastidores, especialmente entre parlamentares que defendem o controle de gastos públicos. A expectativa era de que a bancada de Rondônia, que não será contemplada com nenhuma das novas cadeiras, votasse de forma unânime contra o projeto. Agora, caberá ao Senado decidir se o projeto terá continuidade ou será barrado.