SEGUNDA-FEIRA, 16/06/2025

Câmara tenta suspender processo de golpe de Estado com base em imunidade de Ramagem

Juristas avaliam que suspensão de ação penal é inconstitucional

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Câmara tenta suspender processo de golpe de Estado com base em imunidade de Ramagem
Roque de Sá/Agência Senado/Direitos reservados

Especialistas em direito constitucional consultados pela Agência Brasil avaliam que a Câmara dos Deputados fez uma manobra jurídica para tentar suspender a íntegra do processo de tentativa de golpe de Estado contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros 33 acusados.

Com 315 votos contra 143, a Câmara aprovou nesta quarta-feira (7) a suspensão de toda ação penal da trama golpista com base no artigo 53 da Constituição, que permite ao Legislativo interromper, enquanto durar o mandato, processos criminais contra parlamentares, tendo em vista a participação do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) na denúncia.

Partidos de centro-esquerda prometem recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão da Casa. Se provocado, o STF será obrigado a se manifestar sobre o tema, podendo derrubar ou reformar a decisão.

Segundo os juristas consultados, a Câmara não pode estender a imunidade parlamentar aos outros réus denunciados por tentarem impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O professor de pós-graduação de direito da Universidade de Brasília (UnB) Gladstone Leonel Jr. avaliou que a Câmara fez um “malabarismo interpretativo” que viola a Constituição.

“O artigo 53 é nítido quando diz que a denúncia recebida é contra senador ou deputado. Ele é restrito aos parlamentares e não pode ser estendido às pessoas envolvidas numa mesma ação. Estamos falando de um artigo da Constituição que está na seção V, que chama ‘Dos deputados e dos senadores’”, disse Gladstone.

O professor Georges Abboud, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PCU-SP), lembrou que o STF já definiu, na Súmula 245, que a imunidade parlamentar não pode se estender aos corréus de uma ação penal.

“Isso o Supremo já esclareceu. O sustar a ação está ligado à imunidade parlamentar, não dá para arrastar todo mundo como quiseram fazer, o que seria uma interferência indevida no funcionamento de outro Poder. É uma distorção do texto constitucional”, argumentou Abboud, que também é professor do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

Relatório

O relator do caso, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), informou à Agência Brasil durante a sessão de ontem que apenas transcreveu no requerimento aprovado o que está na Constituição, em especial, no trecho “sustar o andamento da ação”.

Isso porque o parágrafo 3º do Artigo 53 diz que: “recebida a denúncia contra o Senador ou Deputado, por crime ocorrido após a diplomação, o STF dará ciência à Casa respectiva, que, por iniciativa de partido político nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, poderá, até a decisão final, sustar o andamento da ação”.

Os deputados que aprovaram o parecer alegaram que a Constituição determina sustar toda a ação penal, independentemente de quem está nela.

Diplomação

Outra divergência apontada na votação da Câmara é se os crimes imputados à Ramagem ocorreram antes ou depois da diplomação do parlamentar, ocorrida no dia 16 de dezembro de 2022. Segundo o Artigo 53, apenas podem ser suspensas ações penais de crimes cometidos após a diplomação.

Ramagem foi diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no governo Bolsonaro, acusado de monitorar ilegalmente autoridades e de apoiar a tentativa de golpe de Estado produzindo desinformação para atacar a legitimidade das eleições e das urnas.

O relator Alfredo Gaspar sustentou que o crime de organização criminosa é um crime continuado e, por isso, continua após a diplomação, permitindo à Câmara suspender essa acusação.

Já para o Supremo, em ofício enviado à Câmara, informou que a Casa só poderia suspender as ações em relação ao crime de dano qualificado e grave ameaça contra o patrimônio da União relacionado aos ataques de 8 de janeiro. Ou seja, que Ramagem teria que continuar respondendo por tentativa de golpe de Estado e de organização criminosa.

Para o professor Gladstone Leonel, o crime de organização criminosa se consuma no momento em que foi estabelecido o acordo de colaboração entre os integrantes para o golpe de Estado, ou seja, antes da diplomação.

“Ele se consuma no momento em que se estabelece o acordo de vontades entre, no mínimo, quatro pessoas com o objetivo de obter vantagens indevidas, no caso, um golpe de Estado”, disse.

O professor Georges Abboud, por sua vez, diz que tanto o argumento do relator, quanto o do professor Gladstone, podem ter razão “em abstrato”.

“Um deles vai ter razão em relação ao caso concreto, que o Supremo terá que enfrentar. Ainda deve haver uma discussão acerca do encadeamento dos eventos e da caracterização de elementos do tipo penal, como a grave ameaça, independentemente dos acontecimentos posteriores à diplomação”, disse.

Golpe de Estado

Ainda segundo o STF, a Câmara não poderia suspender o crime de tentativa de Golpe imputado à Ramagem. Já o relator Gaspar sustentou que esse crime só poderia ocorrer após a posse do novo governo eleito, o que ocorreu após a diplomação dos deputados.

“A suposta tentativa de golpe contra eventual governo legitimamente constituído somente poderia ocorrer após a efetiva constituição do novo governo”, defendeu no relatório.

Na avaliação do professor da PUC-SP Georges Abboud, o governo “legitimamente” constituído pode ser aquele eleito pelas urnas, portanto, em 30 de outubro de 2022.

“Legitimamente constituído pode ser o resultado das eleições. O que a lei quer proteger? Eleições livres e democráticas. Se não, posso ter uma interpretação que, até o dia 31 de dezembro, posso pôr o Exército na rua, matar a oposição, e isso não é golpe de Estado”, completou.

Sobre a argumento do deputado Ramagem de que não houve violência e grave ameaça para caracterizar a tentativa de golpe de Estado, o professor Abboud avalia que essa linha argumentativa é frágil.

“Fica-se com a nítida impressão, ao olharmos as imagens de 8 de janeiro, que houve, sim, emprego de tipos de violência, ainda que não aquela dos golpes de estado típicos. Trata-se de uma situação complexa porque muitos crimes na atualidade precisam ser vistos de forma contextual, a partir de um encadeamento de eventos e não só de seu ponto culminante [8 de janeiro]”, concluiu.

Denúncia

A denúncia de tentativa de golpe de Estado feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR) diz que o objetivo da trama era anular as eleições presidenciais de 2022 e que estava incluída a previsão de assassinatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro do STF Alexandre de Moraes.

Conforme a denúncia, a trama golpista liderada pelo ex-presidente Bolsonaro buscou apoio das Forças Armadas para a decretação de Estado de Sítio, que funcionaria para promover uma ruptura democrática no Brasil. Os investigados negam as acusações.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

JAIME BAGATTOLI: Senador vai à manifestação e se une aos produtores afetados pela criação das 11 reservas no estado

Após apresentar ao país o drama vivido por milhares de famílias afetadas pela criação de 11 reservas em Rondônia, o senador Jaime Bagattoli (PL) foi ao local da manifestação pacífica prestar apoio aos pequenos produtores rurais.
L
Após denúncias, senador pede explicações ao BASA sobre gastos com consultorias

JAIME BAGATTOLI: Após denúncias, senador pede explicações ao BASA sobre gastos com consultorias

Presidente do banco deverá prestar informações sobre possíveis desvios de finalidade.
L
Deputado Pedro Fernandes celebra sucesso do 1º Ariquemes Rodeio Fest e reforça compromisso com a cultura regional

Deputado Pedro Fernandes celebra sucesso do 1º Ariquemes Rodeio Fest e reforça compromisso com a cultura regional

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) esteve presente no evento e destacou o sucesso da iniciativa, que atraiu grande público e foi marcada por excelente organização.
L

Alan Queiroz solicita implantação de turma de Educação de Jovens e Adultos em escola de Machadinho D’Oeste

Turma deve ser implantada na escola Hermínia Castoldi de Oliveira.
L

Presidente da Alero participa das celebrações do aniversário de Ouro Preto durante etapa estadual de Motocross

“É uma grande alegria ver o motocross de volta a Ouro Preto que representa muito mais que esporte: é cultura, lazer e geração de renda para a população”, diz Alex Redano.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

BPTran e Detran realizam grande operação de trânsito no Espaço Alternativo

BPTran e Detran realizam grande operação de trânsito no Espaço Alternativo

Durante a operação, mais de 250 veículos foram abordados.
L
Pelas redes sociais, Expovel anuncia cancelamento do evento em 2025 em Porto Velho

Pelas redes sociais, Expovel anuncia cancelamento do evento em 2025 em Porto Velho

Segundo os organizadores, o principal motivo para o cancelamento é a falta de estrutura adequada para sediar a programação.
L

Jovem News | Entrevista Monique Landi, Acadêmica de Medicina

Nesta segunda-feira, dia 16, às 17h, o Jovem News recebe Monique Landi, uma jovem com uma trajetória singular: formada em Direito e licenciada como advogada, ela agora trilha um novo caminho como acadêmica de Medicina.
L

Ponto & Contraponto | Entrevista Iara Cahú, Psicóloga

Nesta segunda-feira, dia 16, às 16h, o programa Ponto & Contraponto recebe a psicóloga Iara Cahú.
L
Designer e ilustrador brasileiro, Monge Han lança HQ 'Daruma - Perseverança' abordando luto e preconceito

Designer e ilustrador brasileiro, Monge Han lança HQ ‘Daruma – Perseverança’ abordando luto e preconceito

Monge Han, nascido em Manaus, relata que vivenciou a discriminação contra pessoas amarelas, principalmente na infância. Ele busca abordar esse tema em seus trabalhos para conscientizar e representar os amarelo-brasileiros, que raramente se veem na mídia tradicional.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L

Prefeitura de Porto Velho Anuncia Nova Alteração no Cronograma do Processo Seletivo Emergencial

Alteração foi necessária para garantir transparência e análise criteriosa
L
FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

Nova edição será realizada no segundo semestre e ofertará 3.652 vagas
L
Publicidade

POLÍTICA

Sílvia Cristina finaliza entrega de motocicletas aos Agentes Comunitários de Saúde de São Francisco do Guaporé

São 22 veículos entregues no total, que passam a ser utilizados nas ações dos profissionais.
L

Pedro Fernandes defende regularização fundiária e união de estados em reunião do Parlamento Amazônico

O deputado também se solidarizou com os moradores da região conhecida como Soldado da Borracha, que receberam terras como forma de integrar a Amazônia ao restante do país.
L
Deputados debatem derrubada de regra do governo que exige acordo para trabalho em feriados

Deputados debatem derrubada de regra do governo que exige acordo para trabalho em feriados

A portaria 3.665/2023, do Ministério do Trabalho e Emprego, busca anular uma regra do governo anterior que desobrigava essa negociação.
L
Deputado Coronel Chrisóstomo participa de entrega simbólica de ambulância ao Hospital Municipal de Colorado do Oeste 

Deputado Coronel Chrisóstomo participa de entrega simbólica de ambulância ao Hospital Municipal de Colorado do Oeste 

Veículo foi adquirido com R$ 249.321,00 de emenda parlamentar destinada pelo deputado em 2021; parlamentar também anunciou R$ 400 mil para a próxima edição da Expocol.
L

Deputada Cláudia de Jesus propõe sessão solene em reconhecimento ao trabalho dos assistentes sociais

Sessão solene acontece na próxima quarta-feira, 18, no auditório da Alero.
L
Publicidade

POLÍCIA

Nova Superintendente Regional da PF toma posse em Rondônia

Nova Superintendente Regional da PF toma posse em Rondônia

A cerimônia formaliza um ato administrativo de grande relevância para a Polícia Federal, que tem como missão o planejamento, a direção, a coordenação, o controle e a execução das atividades institucionais
L
Motocicleta Honda Biz é furtada durante celebração em Rondônia

Motocicleta Honda Biz é furtada durante celebração em Rondônia

A Polícia Militar foi imediatamente acionada, registrou a ocorrência e incluiu a restrição do veículo no sistema policial. Apesar do patrulhamento imediato na região, a motocicleta não foi localizada até o momento.
12
Condutor detido após perseguição em alta velocidade e desafio à Polícia

Condutor detido após perseguição em alta velocidade e desafio à Polícia

A ocorrência teve início por volta das 00h45, quando o condutor de uma motocicleta foi flagrado realizando manobras perigosas na Rua Princesa Isabel.
10
Motociclista fica com perna fraturada em colisão com caminhão em Rondônia

Motociclista fica com perna fraturada em colisão com caminhão em Rondônia

Ambos os veículos seguiam no mesmo sentido quando o caminhão, pertencente à Prefeitura Municipal, realizou uma conversão à esquerda, resultando na colisão.
16
Jovem é executado com doze tiros dentro de carro em Rondônia

Jovem é executado com doze tiros dentro de carro em Rondônia

A vítima estava dentro de um Toyota Corolla quando foi surpreendida por dois criminosos em uma motocicleta.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Regularização Fundiária: Prefeitura de Jaru entrega quase 100 títulos urbanos para moradores de Tarilândia

Nesta etapa, 158 imóveis foram regularizados por meio do programa Moradia Legal.
L
Justiça da Espanha condena quatro por crime de ódio contra Vinicius Jr

Justiça da Espanha condena quatro por crime de ódio contra Vinicius Jr

Brasileiro foi vítima de atos racistas antes de clássico de Madri
L
OAB inicia processo para cassar registro de Marcelo Bretas após decisão do CNJ

OAB inicia processo para cassar registro de Marcelo Bretas após decisão do CNJ

Conduta de Bretas à frente de processos da Lava Jato é questionada
L
ONU reduz ajuda humanitária em US$ 15 bilhões devido a cortes de financiamento

ONU reduz ajuda humanitária em US$ 15 bilhões devido a cortes de financiamento

Com medida cerca de 60 milhões de pessoas deixam de receber apoio
L
Israel ataca sede da TV estatal do Irã em Teerã

Israel ataca sede da TV estatal do Irã em Teerã

Vídeos registraram âncora ao vivo durante ataque; veja
L
Carro despenca de rampa e atinge veículo estacionado em Rondônia

Carro despenca de rampa e atinge veículo estacionado em Rondônia

Um Fiat Palio vermelho, por razões ainda desconhecidas, perdeu o controle, caiu de uma rampa de aproximadamente dois metros de altura e atingiu a parte dianteira de um Hyundai HB20 estacionado.
10
Colisão entre motocicletas deixa um condutor inconsciente

Colisão entre motocicletas deixa um condutor inconsciente

A colisão, que ocorreu na Avenida Zacarias Rocha de Azevedo pouco depois das 7h20, foi causada por um dos motociclistas que teria invadido a preferencial.
12
Três corpos carbonizados encontrados em sítio incendiado; Assessor parlamentar e casal são identificados

Três corpos carbonizados encontrados em sítio incendiado; Assessor parlamentar e casal são identificados

Embora os corpos estivessem irreconhecíveis devido à carbonização, o vereador fez o reconhecimento preliminar.
18
Brasil conquista US$ 250 milhões para descarbonização industrial em fundo climático internacional

Brasil conquista US$ 250 milhões para descarbonização industrial em fundo climático internacional

Projeto do governo brasileiro venceu disputa entre 26 países
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.