SÁBADO, 26/04/2025

L

Saúde

Alerta para alta de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e hospitalizações por gripe no país

Situação é pior no Distrito Federal e em 13 estados; saiba quais

Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Alerta para alta de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e hospitalizações por gripe em 13 estados e no DF, aponta Fiocruz
Tomaz Silva/Agência Brasil

No Brasil, 13 estados e o Distrito Federal estão em nível de alerta, de risco ou de alto risco para a incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Nesses locais, a tendência é de crescimento dos casos, considerando o que foi observado nas últimas seis semanas. Em todo o país, houve ainda o aumento das hospitalizações por influenza A, que é o vírus da gripe.

As informações são do último Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta sexta-feira (26). A análise refere-se ao período de 13 a 19 de abril.

De acordo com o boletim, os estados com as maiores incidências de SRAG são Acre, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.

A alta geral de casos de SRAG, segundo o boletim, tem sido alavancada, principalmente, pelo o aumento das hospitalizações de crianças pequenas por conta do vírus sincicial respiratório (VSR) e, em menor volume, de crianças mais velhas e adolescentes até 14 anos com rinovírus.

O boletim também chama atenção para o aumento das hospitalizações por influenza A no agregado nacional. O estado do Mato Grosso do Sul apresenta um cenário mais crítico, com incidência muito alta de hospitalizações pela doença.

Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos de SRAG viral foi de 56,9% de vírus sincicial respiratório, 25,5% de Rinovírus, 15,7% de Influenza A, 3,9% de SARS-CoV-2 (covid-19) e 1% de influenza B.

Entre as mortes registradas com testes positivos para as doenças respiratórias, 35,7% estavam com SARS-CoV-2 (covid-19), 30,4% com Influenza A, 16,1% com Rinovírus, 10,1% com vírus sincicial respiratório e 3,6%, Influenza B.

Orientações

A pesquisadora do Programa de Processamento Científico da Fiocruz e do InfoGripe Tatiana Portella ressalta que esse cenário serve como alerta para que a população intensifique as medidas de prevenção, combatendo o aumento de casos graves por alguns vírus de transmissão respiratória.

Portella reforça ainda a importância da vacinação contra a influenza e indica o uso de máscaras em locais fechados ou com maior aglomeração de pessoas e dentro dos postos de saúde onde a situação for mais preocupante.

Para quem apresentar sintomas de doenças respiratórias, a orientação é adotar a chamada etiqueta respiratória que inclui cobrir o nariz e a boca com lenços de papel ao tossir ou espirrar; evitar abraços, aperto de mão e beijos; não compartilhar copos, utensílios e toalhas; e, lavar as mãos com frequência.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de RO dá início à realização de cirurgias endovasculares na macrorregião II

Governo de RO dá início à realização de cirurgias endovasculares na macrorregião II

A cirurgia endovascular com endolaser é um procedimento minimamente invasivo, utilizado principalmente no tratamento de varizes de maior calibre, como as que acometem a veia safena.
L
Governador Marcos Rocha reafirma dedicação à saúde e dá início a cirurgias endovasculares em Vilhena

Governador Marcos Rocha reafirma dedicação à saúde e dá início a cirurgias endovasculares em Vilhena

Linha de apoio: Com iniciativa do governador Marcos Rocha, cirurgias com tecnologia endolaser chegam à rede pública da macrorregião II.
L
Brasil registra queda de 26,8% nos casos de malária e 27% nas mortes no primeiro trimestre de 2024

Brasil registra queda de 26,8% nos casos de malária e 27% nas mortes no primeiro trimestre de 2024

Óbitos tiveram queda de 27% no mesmo período
L

Servidores da Divisão de Controle de Zoonoses são reconhecidos pela atuação na saúde pública de Porto Velho

A solenidade destacou o comprometimento da equipe que atua diretamente na prevenção de doenças e proteção da saúde coletiva
L

Rondônia reforça vigilância sobre agrotóxicos nos alimentos para proteger a saúde da população

Agevisa intensifica participação em programa nacional que monitora resíduos químicos em alimentos comercializados no estado.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Deep Rover no Momento Empresarial: trajetória, inovação e responsabilidade social que inspiram novos negócios

Empresário compartilha sua história de sucesso, superações e a importância de retribuir à sociedade
L

#AmazoniaGenteeJustiça | Entrevista Dr. Erasmo Moreira

Nesta sexta-feira, dia 25, às 18h, o programa recebe o professor e pesquisador Dr. Erasmo Moreira de Carvalho, doutor em Administração pela UFRGS, mestre pela USP e docente da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
L
Enem: 2º dia de prova não teve ocorrências graves, diz ministro

MEC prorroga prazo para solicitação de isenção da taxa do Enem 2025 até 2 de maio

Mudança de data também vale para as justificativas de ausência
L

#povoadonerd | Entrevista MC’s Lele e Majestade!

Nesta sexta-feira, dia 25, às 17h, o programa Povoado Nerd recebe as potências do funk: as MC’s Lele e Majestade!
L

Região de Porto Velho apresentará as maiores precipitações no final de semana

Para esta sexta-feira, as precipitações de nível 2 colocam em alerta parte do norte e do nordeste de Porto Velho. Ainda assim, a tendência segue para o recuo das chuvas dentro dos próximos dez dias.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Cebraspe é escolhido como organizador do novo concurso da Polícia Federal com 192 vagas administrativas

Cebraspe é escolhido como organizador do novo concurso da Polícia Federal com 192 vagas administrativas

Processo seletivo oferecerá 192 vagas para cargos administrativos
L
Novo Concurso Público Nacional Unificado deve oferecer 3 mil vagas com inscrições previstas para junho

Novo Concurso Público Nacional Unificado deve oferecer 3 mil vagas com inscrições previstas para junho

Ministra Esther Dweck prevê que inscrições começarão em junho
L
Sine Municipal anuncia 93 oportunidades de trabalho nesta semana

Sine Municipal anuncia 93 oportunidades de trabalho nesta semana

Sine também oferece orientação profissional, sobre Carteira de Trabalho Digital, Seguro-Desemprego e emissão da nova CIN.
L
Sine Municipal disponibiliza 50 oportunidades de trabalho em Minas Gerais por meio de Contrato de Opção

Sine Municipal disponibiliza 50 oportunidades de trabalho em Minas Gerais por meio de Contrato de Opção

Equipe da empresa Direcional Engenharia estará em Porto Velho fazendo a seleção de candidatos.
L

Semed publica resultado preliminar do Edital 02 para seleção de voluntários

Candidato tem até terça-feira (22) para entrar com recurso
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Cláudia de Jesus destaca conquista de auxílio emergencial em apoio às comunidades ribeirinhas

Famílias afetadas pela cheia receberão auxílio emergencial de R$ 3 mil em Rondônia.
L

Após solicitação da deputada Dra. Taíssa, DER recupera todo o trecho da RO-420 entre Nova Mamoré e Buritis

Obra melhora trafegabilidade em toda a extensão da rodovia, beneficiando moradores, produtores rurais e estudantes da região
L

Deputada Dra. Taíssa assegura reconhecimento do “Bike Trilha Ecotur” como patrimônio cultural de Rondônia

Evento de Guajará-Mirim agora integra oficialmente o calendário cultural do estado
L

Cláudia de Jesus ressalta entrega de moradias realizadas pelo governo Lula em Porto Velho

O ministro das Cidades reafirmou que será feita a entrega de 1.456 moradias também em Ji-Paraná no Morar Melhor II.
L
Deputado Pedro Fernandes celebra início das obras de revitalização da RO-457, entre Ariquemes e Alto Paraíso

Deputado Pedro Fernandes celebra início das obras de revitalização da RO-457, entre Ariquemes e Alto Paraíso

Trabalho atende Indicação nº 12155/2025 apresentada pelo parlamentar; patrolamento e encascalhamento estão em andamento.
L
Publicidade

POLÍCIA

Denarc cumpre 30 mandados de busca, realiza 13 prisões e apreende drogas durante operação em RO

As buscas foram realizadas em Porto Velho, Guajará-Mirim, Candeias do Jamari e Ariquemes.
12

Motorista de app e passageira ficam feridas em acidente no Centro

Com o impacto, a motorista e a passageira ficaram com dores no corpo.
12

Comunidade News debate infraestrutura e revitalização da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Cabeça Branca compartilha memórias, projetos e esperança para o patrimônio histórico de Porto Velho
L
Batida entre carro e moto deixa homem com a perna quebrada na zona sul

Batida entre carro e moto deixa homem com a perna quebrada na zona sul

Testemunhas contaram que o motociclista seguia na Angico sentido Geraldo Siqueira, quando o carro Pulse, invadiu a preferencial e causou a colisão, que deixou a vítima com fratura na perna.
14
Idoso é atacado a facadas durante briga com usuária de drogas na zona sul

Idoso é atacado a facadas durante briga com usuária de drogas na zona sul

De acordo com as primeiras informações, o idoso teria dito que foi atacado por uma mulher que seria usuária de drogas e fugiu depois.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Incêndio por queima de fios roubados assusta moradores na Almirante Barroso, em Porto Velho

Crime em terreno baldio no cruzamento da Almirante Barroso, Marechal Deodoro e Joaquim Nabuco revolta moradores da capital
L

Endocrinologia e saúde hormonal: Dra. Áurea Nascimento destaca avanços e cuidados essenciais no podcast Mais Saúde

No episódio 100, a médica fala sobre prevenção desde o nascimento, terapia hormonal segura e inovações que transformam vidas
L
Fotógrafo Brasileiro fica de frente com puma e fotografia impressiona

Fotógrafo brasileiro fica de frente com puma e fotografia impressiona

O evento aconteceu na última terça-feira (22), quando ele e outros nove integrantes da expedição registravam imagens da natureza local.
L
Prefeitura de Jaru adota modelo de faixas de pedestre lúdicas em frente às escolas

Prefeitura de Jaru adota modelo de faixas de pedestre lúdicas em frente às escolas

As primeiras faixas lúdicas de cor foram pintadas diante das escolas Maria do Socorro, no Setor 02, e Tânia Barreto, localizada no Setor 05.
L
Sem a presença de Neymar, Dorival convoca seleção para Eliminatórias

Corinthians acerta contratação de Dorival Júnior com vínculo até dezembro de 2026

O treinador de 63 anos, que atualmente reside em Florianópolis, deverá viajar ainda hoje para São Paulo, acompanhado dos auxiliares Lucas Silvestre e Pedro Sotero e do preparador físico Celso de Rezende.
L
Golpes no WhatsApp, falsas vendas e falsa central lideraram fraudes contra clientes bancários em 2024, aponta Febraban

WhatsApp lança recurso de “Privacidade avançada” para impedir exportação de conversas

A ferramenta, chamada “Privacidade Avançada da Conversa”, foi anunciada no dia 23 de abril e está sendo liberada gradualmente para os usuários.
L
Presidente sanciona lei que inclui monitoramento eletrônico como medida cautelar em casos de violência doméstica contra a mulher

Presidente sanciona lei que inclui monitoramento eletrônico como medida cautelar em casos de violência doméstica contra a mulher

A norma também prevê que a vítima receba um equipamento de segurança capaz de alertá-la sobre a proximidade do agressor.
L

Itapuã do Oeste é reconhecido pelo MEC com certificação Prata do Selo Nacional compromisso com a Alfabetização

Reconhecimento destaca os avanços de Itapuã do Oeste na alfabetização infantil por meio de políticas eficazes e estratégias educacionais bem-sucedidas.
L
Campanha “Maio Laranja” é incluída no calendário oficial de Rondônia com foco na proteção de crianças e adolescentes

Campanha “Maio Laranja” é incluída no calendário oficial de Rondônia com foco na proteção de crianças e adolescentes

A nova lei permite ainda que o estado firme parcerias com entidades da sociedade civil e órgãos públicos, ampliando o alcance da campanha.
L

Semed firma parceria com o programa Busca Ativa Escolar para enfrentar a evasão e o abandono nas escolas

Iniciativa desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.