SÁBADO, 26/04/2025

Marina Silva defende justiça climática e transição ecológica como prioridades na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente

Tema é um dos eixos da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente

Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Marina Silva defende justiça climática e transição ecológica como prioridades na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva disse, nesta sexta-feira (25), esperar um avanço no debate sobre justiça climática durante a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, marcada para ocorrer entre os dias 6 a 9 de maio, em Brasília. O evento, precedido de etapas municipais, estaduais e livres, deve reunir cerca de três mil pessoas.

A temática da justiça climática é um dos cinco eixos que serão debatidos na conferência e parte do entendimento de que a crise climática atinge mais fortemente populações vulnerabilizadas, agravando as desigualdades sociais no país.

“É um princípio basilar da conferência, tratar da ideia de justiça climática, onde possamos ter um processo de transição que seja justo, sobretudo para aqueles que são mais vulnerabilizados, as mulheres, as comunidades periféricas, as pessoas pretas, as pessoas LGBTQIA+, os povos indígenas, as populações tradicionais”, defendeu a ministra durante evento para tratar da conferência, em Brasília.

Os outros eixos da conferência são: mitigação, adaptação e preparação para os desastres, transformação ecológica e governança e educação ambiental. Antes da realização da etapa nacional, foram realizadas 439 conferências municipais, 179 intermunicipais, que mobilizaram 1.759 municípios e 287 conferências livres em todos os estados.

Serão 1.501 delegados, dos quais 56% mulheres e 65% de pessoas negras e pardas. As conferências estaduais definiram 20 propostas, cinco de cada eixo, como prioritárias para o debate nacional. Ao final, do encontro devem ser escolhidas 100 propostas que ajudarão a construir, de forma participativa as políticas do país para o meio ambiente.,

“A gente colocou em jogo a capacidade de acreditar, criando e viabilizando as articulações com estados municípios e a sociedade, com diferentes segmentos, para que a gente tivesse essa quantidade de municípios envolvidos”, detalhou Marina.

Entre os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil para mitigar as mudanças climáticas está a redução nas emissões dos gases de efeito estufa em 470 milhões de toneladas até 2025, consideradas as emissões registradas em 2020. Para 2030, a meta é reduzir as emissões do país a 1,2 bilhão de toneladas de carbono e alcançar a neutralidade das emissões até 2050.

“Estamos vivendo uma situação de emergência climática no planeta com o agravante de fenômenos e de problemas que sequer temos condições de mensurar neste momento”, apontou a ministra. “É preciso dar um desdobramento que vai nas agendas de adaptação, de mitigação de educação ambiental”, continuou.

Segundo o ministério, as emissões de gases do efeito estufa, decorrentes do desmatamento, é o que impacta na presença do Brasil entre os maiores poluidores do planeta. Apesar de o país ter registrado uma queda de 50% nos alertas de desmatamento na Amazônia em 2023, o desmatamento no Cerrado aumentou 43%, segundo os alertas registrados entre janeiro e dezembro. Esse cenário mostra que o país ainda precisa de muito trabalho para atingir a meta assumida desmatamento zero em 2030.

“Estamos fazendo um esforço muito grande [para reduzir o desmatamento]. Você tem uma largada em que você consegue uma diminuição mais potente, depois fica mais difícil você manter o processo de desmatamento”, reconheceu a ministra que disse ainda estar buscando formas de intensificar o combate ao desmatamento.

Entre as questões apontadas está a transição na matriz energética, especialmente a atrelada ao uso de combustíveis fósseis e a agropecuária, segunda maior fonte de emissões de gases de efeito estufa no Brasil, sobretudo por conta do processo digestivo do gado, chamado de fermentação entérica, que lança metano na atmosfera, mas também devido ao uso de fertilizantes nitrogenados. A ampliação de áreas protegidas, na forma de Unidades de Conservação também é uma medida necessárias para proteger a vegetação nativa.

“O desafio da transformação ecológica é também criar um novo ciclo de prosperidade, que seja compatível com o desafio que a humanidade está vivendo, sobretudo buscando soluções baseadas na natureza, produtos e materiais baseados na natureza. A gente precisa entender que só vamos ter uma resposta mais eficaz se ficarmos apegados a nossa maneira de fazer. É preciso mudar nossa maneira de ser”, afirmou. “Temos o desafio de fazer a transição justa e planejada para o fim dos combustíveis fósseis”, acrescentou.

COP30

A ministra também abordou a 30ª Conferência das Partes (COP30) da Convenção do Clima, que ocorrerá em novembro, em Belém. Na conferência, os países devem apresentar novos compromissos para 20235 para mitigar as mudanças climáticas. Entre elas, está evitar o aumento de 1,5 graus Celsius (ºC) na temperatura global.

O Brasil já se comprometeu a neutralizar as emissões de gases de efeito estufa até 2050, o que significa que as emissões não poderão superar o volume de gases que o país consegue capturar da atmosfera.

“Que a COP30 seja a COP para implementar aquilo que já foi decidido nos últimos 30 anos, quando decidimos que não vamos ultrapassar 1,5 ºC de temperatura da terra”, exortou Marina que criticou ainda a guerra tarifaria promovida pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. “Não favorece o financiamento climático, a cooperação e a solidariedade”, disse.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Golpistas usam Operação Sem Desconto para aplicar novo golpe em aposentados e pensionistas do INSS, alerta Ministério da Previdência

Golpistas usam Operação Sem Desconto para aplicar novo golpe em aposentados e pensionistas do INSS, alerta Ministério da Previdência

Governo orienta a não acessar links enviados por e-mail ou rede social
L
STF forma maioria para condenar cabeleireira por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro

STF forma maioria para condenar cabeleireira por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro

Caso da cabeleireira não é diferente dos outros acusados, diz ministro
L

Incêndio por queima de fios roubados assusta moradores na Almirante Barroso, em Porto Velho

Crime em terreno baldio no cruzamento da Almirante Barroso, Marechal Deodoro e Joaquim Nabuco revolta moradores da capital
L

Deep Rover no Momento Empresarial: trajetória, inovação e responsabilidade social que inspiram novos negócios

Empresário compartilha sua história de sucesso, superações e a importância de retribuir à sociedade
L

Endocrinologia e saúde hormonal: Dra. Áurea Nascimento destaca avanços e cuidados essenciais no podcast Mais Saúde

No episódio 100, a médica fala sobre prevenção desde o nascimento, terapia hormonal segura e inovações que transformam vidas
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

#AmazoniaGenteeJustiça | Entrevista Dr. Erasmo Moreira

Nesta sexta-feira, dia 25, às 18h, o programa recebe o professor e pesquisador Dr. Erasmo Moreira de Carvalho, doutor em Administração pela UFRGS, mestre pela USP e docente da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
L
Enem: 2º dia de prova não teve ocorrências graves, diz ministro

MEC prorroga prazo para solicitação de isenção da taxa do Enem 2025 até 2 de maio

Mudança de data também vale para as justificativas de ausência
L

#povoadonerd | Entrevista MC’s Lele e Majestade!

Nesta sexta-feira, dia 25, às 17h, o programa Povoado Nerd recebe as potências do funk: as MC’s Lele e Majestade!
L

Região de Porto Velho apresentará as maiores precipitações no final de semana

Para esta sexta-feira, as precipitações de nível 2 colocam em alerta parte do norte e do nordeste de Porto Velho. Ainda assim, a tendência segue para o recuo das chuvas dentro dos próximos dez dias.
L

Presidente do Avante em Porto Velho vai acionar Justiça contra cobrança de ICMS sobre energia solar em Rondônia

Parlamentar busca cessar a cobrança de ICMS sobre energia solar e defende incentivo à sustentabilidade
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Cebraspe é escolhido como organizador do novo concurso da Polícia Federal com 192 vagas administrativas

Cebraspe é escolhido como organizador do novo concurso da Polícia Federal com 192 vagas administrativas

Processo seletivo oferecerá 192 vagas para cargos administrativos
L
Novo Concurso Público Nacional Unificado deve oferecer 3 mil vagas com inscrições previstas para junho

Novo Concurso Público Nacional Unificado deve oferecer 3 mil vagas com inscrições previstas para junho

Ministra Esther Dweck prevê que inscrições começarão em junho
L
Sine Municipal anuncia 93 oportunidades de trabalho nesta semana

Sine Municipal anuncia 93 oportunidades de trabalho nesta semana

Sine também oferece orientação profissional, sobre Carteira de Trabalho Digital, Seguro-Desemprego e emissão da nova CIN.
L
Sine Municipal disponibiliza 50 oportunidades de trabalho em Minas Gerais por meio de Contrato de Opção

Sine Municipal disponibiliza 50 oportunidades de trabalho em Minas Gerais por meio de Contrato de Opção

Equipe da empresa Direcional Engenharia estará em Porto Velho fazendo a seleção de candidatos.
L

Semed publica resultado preliminar do Edital 02 para seleção de voluntários

Candidato tem até terça-feira (22) para entrar com recurso
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Cláudia de Jesus destaca conquista de auxílio emergencial em apoio às comunidades ribeirinhas

Famílias afetadas pela cheia receberão auxílio emergencial de R$ 3 mil em Rondônia.
L

Após solicitação da deputada Dra. Taíssa, DER recupera todo o trecho da RO-420 entre Nova Mamoré e Buritis

Obra melhora trafegabilidade em toda a extensão da rodovia, beneficiando moradores, produtores rurais e estudantes da região
L

Deputada Dra. Taíssa assegura reconhecimento do “Bike Trilha Ecotur” como patrimônio cultural de Rondônia

Evento de Guajará-Mirim agora integra oficialmente o calendário cultural do estado
L

Cláudia de Jesus ressalta entrega de moradias realizadas pelo governo Lula em Porto Velho

O ministro das Cidades reafirmou que será feita a entrega de 1.456 moradias também em Ji-Paraná no Morar Melhor II.
L
Deputado Pedro Fernandes celebra início das obras de revitalização da RO-457, entre Ariquemes e Alto Paraíso

Deputado Pedro Fernandes celebra início das obras de revitalização da RO-457, entre Ariquemes e Alto Paraíso

Trabalho atende Indicação nº 12155/2025 apresentada pelo parlamentar; patrolamento e encascalhamento estão em andamento.
L
Publicidade

POLÍCIA

Denarc cumpre 30 mandados de busca, realiza 13 prisões e apreende drogas durante operação em RO

As buscas foram realizadas em Porto Velho, Guajará-Mirim, Candeias do Jamari e Ariquemes.
12

Motorista de app e passageira ficam feridas em acidente no Centro

Com o impacto, a motorista e a passageira ficaram com dores no corpo.
12

Comunidade News debate infraestrutura e revitalização da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Cabeça Branca compartilha memórias, projetos e esperança para o patrimônio histórico de Porto Velho
L
Batida entre carro e moto deixa homem com a perna quebrada na zona sul

Batida entre carro e moto deixa homem com a perna quebrada na zona sul

Testemunhas contaram que o motociclista seguia na Angico sentido Geraldo Siqueira, quando o carro Pulse, invadiu a preferencial e causou a colisão, que deixou a vítima com fratura na perna.
14
Idoso é atacado a facadas durante briga com usuária de drogas na zona sul

Idoso é atacado a facadas durante briga com usuária de drogas na zona sul

De acordo com as primeiras informações, o idoso teria dito que foi atacado por uma mulher que seria usuária de drogas e fugiu depois.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo inicia em maio norma educativa sobre saúde mental no trabalho com multas previstas para 2026

Governo inicia em maio norma educativa sobre saúde mental no trabalho com multas previstas para 2026

Governo lança guia para orientar empregados e empresas sobre riscos
L
Fotógrafo Brasileiro fica de frente com puma e fotografia impressiona

Fotógrafo brasileiro fica de frente com puma e fotografia impressiona

O evento aconteceu na última terça-feira (22), quando ele e outros nove integrantes da expedição registravam imagens da natureza local.
L
Prefeitura de Jaru adota modelo de faixas de pedestre lúdicas em frente às escolas

Prefeitura de Jaru adota modelo de faixas de pedestre lúdicas em frente às escolas

As primeiras faixas lúdicas de cor foram pintadas diante das escolas Maria do Socorro, no Setor 02, e Tânia Barreto, localizada no Setor 05.
L
Sem a presença de Neymar, Dorival convoca seleção para Eliminatórias

Corinthians acerta contratação de Dorival Júnior com vínculo até dezembro de 2026

O treinador de 63 anos, que atualmente reside em Florianópolis, deverá viajar ainda hoje para São Paulo, acompanhado dos auxiliares Lucas Silvestre e Pedro Sotero e do preparador físico Celso de Rezende.
L
Golpes no WhatsApp, falsas vendas e falsa central lideraram fraudes contra clientes bancários em 2024, aponta Febraban

WhatsApp lança recurso de “Privacidade avançada” para impedir exportação de conversas

A ferramenta, chamada “Privacidade Avançada da Conversa”, foi anunciada no dia 23 de abril e está sendo liberada gradualmente para os usuários.
L
Presidente sanciona lei que inclui monitoramento eletrônico como medida cautelar em casos de violência doméstica contra a mulher

Presidente sanciona lei que inclui monitoramento eletrônico como medida cautelar em casos de violência doméstica contra a mulher

A norma também prevê que a vítima receba um equipamento de segurança capaz de alertá-la sobre a proximidade do agressor.
L

Itapuã do Oeste é reconhecido pelo MEC com certificação Prata do Selo Nacional compromisso com a Alfabetização

Reconhecimento destaca os avanços de Itapuã do Oeste na alfabetização infantil por meio de políticas eficazes e estratégias educacionais bem-sucedidas.
L
Governo de RO dá início à realização de cirurgias endovasculares na macrorregião II

Governo de RO dá início à realização de cirurgias endovasculares na macrorregião II

A cirurgia endovascular com endolaser é um procedimento minimamente invasivo, utilizado principalmente no tratamento de varizes de maior calibre, como as que acometem a veia safena.
L
Campanha “Maio Laranja” é incluída no calendário oficial de Rondônia com foco na proteção de crianças e adolescentes

Campanha “Maio Laranja” é incluída no calendário oficial de Rondônia com foco na proteção de crianças e adolescentes

A nova lei permite ainda que o estado firme parcerias com entidades da sociedade civil e órgãos públicos, ampliando o alcance da campanha.
L

Semed firma parceria com o programa Busca Ativa Escolar para enfrentar a evasão e o abandono nas escolas

Iniciativa desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.