QUARTA-FEIRA, 12/03/2025

Coluna Opinião de primeira – Mentira, omissão, versões longe da realidade: o triste caminho do fim da nossa mídia perante a opinião pública

Perguntinha - Você concorda ou acha que ainda é pouco o número de multas aplicadas, com a prisão de 21 motoristas por dirigirem embriagados, apenas em algumas horas da noite de sábado para domingo, no centro de Porto Velho?

Por Sergio Pires

Publicado em 

Coluna Opinião de primeira - Mentira, omissão, versões longe da realidade: o triste caminho do fim da nossa mídia perante a opinião pública - News Rondônia

Há algo de muito podre rondando redações, noticiário de rádios, TV e alguns sites, obviamente se ressalvando as exceções de sempre. A parcialidade chegou a um tal ponto que assistir a um telejornal, ouvir um noticiário de rádio, ler um texto de alguma notícia na internet, em alguns casos chega a dar vergonha ao leitor e, não raras vezes, ânsia de vômito. Mentiras descaradas, versões longe da realidade, números exagerados para cima ou para baixo, dependendo de quem é o freguês; metamorfoses de criminosos que se tornam santos ou vice e versa, sempre dependendo para que lado a mentira é aplicada, estão acabando com todo o crédito que ainda poderia haver no jornalismo brasileiro, que já foi um dos mais respeitados do mundo. Os exemplos são imensos e a queda de audiência ou de leitores é notória. Um dos telejornais mais importantes da TV brasileira, o da Globo News, tem hoje audiência caminhando para o traço, ou seja, perto do zero. A “conquista” foi pela falta de respeito com o telespectador, pelas opiniões capciosas dos comentaristas e pelas mentiras deslavadas divulgadas tanto neste quanto no governo passado.

Neste final de semana, mais um show, um espetáculo doentio e malandro da maioria da grande mídia! Noticiou-se, com alarde, que “o governo fascista” de Donald Trump havia deportado pelo menos 100 brasileiros, todos coitados e pior, muitos deles desceram algemados do voo que os trouxe de volta. Zero informação de que, nos últimos quatro anos, sob Joe Biden, os americanos mandaram de volta ao Brasil nada menos do que 7.200 imigrantes ilegais. Só nos últimos dois anos, 3.660 deportados. Em todos os casos, a maioria dos que chegavam ao país, vinham algemados. “Esqueceram” de informar que os condenados por qualquer crime nos Estados Unidos chegam algemados, porque esta é a lei naquele país. Todos os voos vindos do governo Biden (este último foi sob Trump, mas as deportações já haviam sido decididos pelo governo anterior) foram “esquecidos”. A mídia quer mudar a história para criar a sua. Por isso, há uma luta insana para acabar com as redes sociais. Não fossem elas, a única versão seria dos mentirosos que usam da sua profissão para enganar o povo.

O caso mais ridículo foi de um condenado a cinco anos de prisão, tratado por alguns telejornais como “pobre coitado”, que viveu 35 anos nos Estados Unidos e agora foi expulso. “Esqueceram” de dizer que o sujeito participava de uma quadrilha de lavagem de dinheiro e que foi condenado a uma pena de cinco anos de cadeia. Para quem só assistiu aos telejornais e não se informou pelas redes sociais, o homem é um injustiçado, quase um herói. Vai acabar, segundo ironizou a vereadora Zoe Martínez, de São Paulo, “sendo convidado para ocupar algum ministério”! Tachar de vergonhoso este tipo de jornalismo é pouco!

POR ENQUANTO, CONFÚCIO NÃO SERÁ MINISTRO, MAS ASSUMIRÁ POSTO IMPORTANTE NA MESA DIRETORA DO SENADO

Ministério ou um dos cargos mais importantes na mesa do Senado? Enquanto a maioria dos políticos do norte lutam para ter algum espaço (até porque a ampla maioria representa o eleitorado conservador, que predomina por aqui) o senador Confúcio Moura está cada vez mais em alta. Cotado para assumir um Ministério do governo Lula (há quem diga que seu sonho seria comandar a Educação, mas este parece um sonho distante) o que é certo é que o senador rondoniense deve mesmo ocupar uma das principais secretarias do Senado da República, numa ampla negociação para eleger Davi Alcolumbre, numa eleição que deve acontecer em pleno sábado, dia 1º de fevereiro. Nos bastidores da política, ouve-se que Confúcio deverá ocupar a 2ª secretaria, das mais importantes do poder. O único rondoniense que ocupou uma cadeira na Mesa do Senado, até hoje, foi Ernandes Amorim, que chegou à 4ª secretaria.

Depois dos dois vice-presidentes, as primeira e segunda secretarias são as mais importantes funções da Mesa. Eles também fazem parte da Comissão Diretora, órgão que trata das questões administrativas, de toda a organização e do funcionamento do alto Parlamento. Também é a Comissão Diretora que examina os requerimentos de tramitação conjunta com a Câmara, dando a Redação final. Confúcio torna-se mais poderoso, depois de ser o gestor do Orçamento Anual da Infraestrutura do país, quando destinou milhões de reais para obras em Rondônia. Muito perto do Governo, ele é, hoje, o mais poderoso político rondoniense em Brasília.

NEM MUDANÇAS, NEM ORÇAMENTO: QUESTÕES NEVRÁLGICAS NO GOVERNO AINDA ESTÃO INDEFINIDAS

A calma pode ser só aparente. Da porta para dentro, há muita coisa acontecendo no Palácio do Governo. Um experiente servidor fez este comentário, que sintetiza o momento de turbulências internas e de mudanças importantes, que estão sendo preparadas pelo governador Marcos Rocha, na sua equipe. Da porta para fora, silêncio. Da porta para dentro, reuniões, decisões, preparação para as mudanças e análise de como elas serão recebidas. Tem ainda outra questão importante. O Governo aguarda, ansioso, que a LDO, apelidada de Orçamento, seja assinada pela Assembleia Legislativa, o que deveria ter acontecido até o final desta terça-feira, mas ainda não havia ocorrido. A aprovação aconteceu há uma semana, mas não do jeito que o Palácio Rio Madeira/CPA queria. Os deputados impuseram algumas emendas ao Orçamento, incluindo algumas, como exemplo, que tiram poderes do Detran, como comentou uma fonte deste blog. Os deputados negam isso e garantem que as emendas apenas ajudarão o Estado. Mas então, qual o problema? A questão é que o Orçamento de mais de 17 bilhões e 200 milhões não chegou às mãos do Governador, para sanção e o começo da utilização dos valores autorizados. Tudo só começa a valer quando a lei orçamentária for sancionada.

A troca na Casa Civil está confirmada? Fontes do gabinete de Rocha garantem que sim. Mas este é um ponto nevrálgico, que vai exigir negociações políticas e muito jogo de cintura do Governador. Tudo isso passa pelos projetos para 2026. Rocha vai ser candidato ao Senado e Sérgio Gonçalves, neste desenho, será Governador por pelo menos seis meses. Sérgio é irmão de Júnior. Ou seja, será necessário enfrentar muitas turbulências, até que a rearrumação da equipe seja feita. Nas últimas semanas, todas as informações são de bastidores. Não havia nada de oficial, ao menos até a noite da terça, dia 28, mas as movimentações palacianas seguem intensas. Até porque Marcos Rocha e seu governo, até agora, não desmentiram uma única informação, por exemplo, publicada neste blog, sobre as mudanças na sua equipe.

PASSAGEIROS TEMIAM QUE GASOLINA EXPLODISSE AVIÃO, MAS FOI APENAS UM SUSTO NO VOO ATÉ PORTO VELHO

Houve realmente algum perigo foi só uma espécie de paranoia coletiva ou o que realmente aconteceu no voo da Azul de Belo Horizonte a Porto Velho, nesta semana? Alguns passageiros que desceram no aeroporto internacional Jorge Teixeira, na Capital, gravaram vídeos afirmando que passaram momentos de terror na viagem. Uma passageira relatou que houve temor de alguma explosão a bordo, pelo fortíssimo cheiro de combustível que estavam sentindo quem estava nas últimas cadeiras da aeronave. O avião começava a andar em direção à pista de decolagem, no aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, quando o tumulto começou. Vários passageiros começaram a gritar, temerosos que o avião pudesse pegar fogo. O comandante ouviu e a decolagem foi suspensa. O avião voltou à área de estacionamento e foi informado aos passageiros que nada de irregular tinha sido detectado. Não havia motivos para que a viagem não prosseguisse e quem não quisesse seguir, poderia desembarcar.

Foi avisado que quem deixasse o voo, poderia ficar até uma semana esperando outra aeronave, pela raridade dos aviões que chegam e saem de Porto Velho. Desceram umas 30 pessoas. Pouco depois, pelo menos a metade retornou ao avião. A demora de tudo isso bateu em quase três horas de atraso. O voo decolou normalmente e chegou sem qualquer problema, depois de mais de três horas e meia. Um médico e sua esposa, que estavam a bordo, confirmaram que, na verdade, não notaram qualquer problema. Mas os vídeos de gente chorosa e assustada, tiveram milhares de visualizações nas redes sociais.

VEREADOR ATACA, FAZ NOTA DE REPÚDIO E RECEBE RÉPLICA DURA DE REPRESENTANTE DOS SERVIDORES DA SAÚDE

O primeiro rolo envolvendo vereadores e a administração do prefeito Léo Moraes começou neste final de semana. Recém eleito, o vereador Dr. Devanildo Santana foi visitar uma unidade de saúde, a José Adelino, no bairro Ulysses Guimarães. Em vídeos postados nas redes sociais, Santana denuncia que foi impedido de usar suas atribuições de vereador, fiscalizando o local, por funcionários que ali trabalham. O próprio Santana publicou notas de repúdio às interferências que seu trabalho teria sofrido. A réplica veio também num duro vídeo, no mesmo nível das críticas do vereador, feito por Joel da Enfermagem, que tratou de falar em nome dos seus colegas servidores e dos que trabalham na Unidade José Adelino, entre as quais a esposa dele. Num longo depoimento, Joel atacou o vereador, perguntando, por exemplo, porque o Dr. Santana, então um dos assessores mais próximos ao ex-prefeito Hildon Chaves, “nada fez, nada fiscalizou”, quando poderia tê-lo feito na administração anterior.

A verdade é que houve exagero nos depoimentos. Santana, ávido por mostrar serviço e dizer a seus eleitores que está trabalhando até nos finais de semana, à noite, se ofendeu por não ter recebido as informações que achava que mereceria receber e entrar num posto de saúde. O vídeo de Joel Enfermeiro também endureceu o caldo, fazendo duros ataques ao edil e ao governo passado, embora alguns questionamentos sejam, realmente, passíveis de um debate mais profundo. O episódio mostrou que Léo Moraes pode enfrentar uma oposição na Câmara que seu antecessor não enfrentou. O importante, contudo, é lembrar que a nova administração começou há menos de 30 dias e que recém está começando a organizar a saúde. E que o novo Prefeito decretou, esta semana, estado de emergência na saúde.

A CRUELDADE TEM SEU PREÇO: ENVOLVIDOS NO BRUTAL ASSASSINATO DE UM PM TAMBÉM ESTÃO MORTOS!

Até que enfim, os bandidos estão perdendo. Pelo menos em Rondônia. Vários deles, que ousaram enfrentar a PM e nossas forças de segurança, estão com o CPF cancelado. Neste domingo, pelo menos três criminosos envolvidos na morte do PM Fábio Martins, foram localizados pela polícia. Reagiram, tentando matar os PMs da guarnição. Dois deles foram mortos na troca de tiros e um terceiro estava hospitalizado, também baleado. O trio, que faz parte de uma organização criminosa que dominava o Orgulho do Madeira, é suspeito no envolvimento direto da execução do PM, que era morador daquele conjunto habitacional popular. Eles foram ajudados por duas mulheres (uma delas foi presa no Acre e trazida para Porto Velho) que armaram a cilada, enquanto os assassinos aguardavam para matar o policial a sangue frio, com vários tiros na cabeça. Aliás, foi a ação da PM nos conjuntos habitacionais, devolvendo apartamentos invadidos pelas facções, depois de expulsos os verdadeiros proprietários, que causou a reação da bandidagem.

Até agora, foram presos vários bandidos, incluindo pelo menos dois chefões do crime que se entregarem, com medo de morrer. Quando armados e ameaçando pessoas pobres e indefesas, são a coragem personificada. Quando correm risco, apressam-se a pedir socorro (um deles teve apoio da Comissão dos Direitos Humanos da OAB) e se entregarem. A ordem do governador Marcos Rocha ao secretário de segurança, o Coronel Felipe Vital, é que para que as ações policiais não parem, até restabelecida a ordem e a lei. Finalmente, a polícia está ganhando!

LULA NÃO É DILMA E PEDIDO DE IMPEACHMENT QUE JÁ TEM 95 ASSINATURAS, TENDE A DAR EM NADA…

Obviamente não vai acontecer nada, até porque já não é o mais o Congresso que decide, mas sim o, no STF parceiro do governo do PT. Mesmo assim, a oposição se assanha com um pedido de impeachment do presidente Lula, que já cooptou, até a terça -feira, algo em torno de 95 assinaturas. São necessárias pelo menos 171 apoiadores, ou seja, faltavam ainda mais 76 deputados, para que o processo pudesse andar na Câmara Federal. A acusação é a mesma que cassou Dilma: uma pedalada fiscal e irregularidades apontadas pelo TCU no programa Pé de Meia, que pretende distribuir mais de seis milhões de reais, com recursos que não estavam programados no Orçamento. Pelo menos cinco dos oito deputados daqui já assinaram o pedido: Cristiane Lopes, Sílvia Cristina, Coronel Chrisóstomo, Fernando Máximo e Thiago Flores. Não se sabe se os demais parlamentares vão aderir ao pedido, mas há esta possibilidade. Em todas as ações contra o governo federal, dos rondonienses, apenas o deputado Lebrão tem ficado de fora.

Há chances de que o assunto ande? Muito perto do zero. O impeachment é uma decisão política e, desta vez, não teria o apoio do Supremo, como o teve processo de cassação de Dilma Rousseff. Pelo contrário: podem correr riscos os que assinaram a petição, alertam alguns opositores. Outros acham perda de tempo e pedem para esperar, porque contam que o governo Lula, por tudo o que está acontecendo no país, pode ruir antes de qualquer impeachment. No futuro, veremos quem tem razão

ACABOOOOOUUUU! LÉO MANDA DESATIVAR RADARES E SUSPENDE MILHARES DE MULTAS APLICADAS NA CAPITAL

Não deu outra! Como já havia avisado, o prefeito Léo Moraes mandou desativar os 15 radares colocados para funcionar em meados de dezembro passado, ainda na gestão Hildon Chaves e cancelou todas as multas aplicadas. Não foi surpresa. O novo Prefeito já havia informado que as multas eram ilegais e que o funcionamento dos radares não respeitou a legislação, que determinava uma campanha de orientação aos motoristas e sinalização correta. Léo criou uma Comissão Especial para que analisasse o assunto e, depois de receber os relatórios que, segundo ele, apontam irregularidades na implantação do sistema, ele foi às redes sociais para informar sua decisão. Ele perguntou e avisou: “você sabia que milhares de multas de radar foram aplicadas irregularmente em Porto Velho? Pois é. Isto acaba hoje!”, antes de afirmar que os radares começaram a aplicar mutas cinco dias antes do final do ano, o que ele considerou totalmente ilegal.

O Prefeito avisou também que todos os radares serão analisadas e só voltarão a funcionar depois de cumpridas todas as normas legais. Disse ainda que os limites de velocidade também serão revistos, para não prejudicar o escoamento do trânsito. Há locais da cidade em que a velocidade máximo é de 30 quilômetros por hora, o que um porto-velhense chamou de “velocidade de acompanhamento de enterro”. Léo Moraes quer um trânsito fluindo mais, com mais sinalização e segurança para os motoristas e pedestres. No vídeo, Léo diz que no trânsito de Porto Velho, “você merece respeito e transparência”. As decisões valem desde a segunda-feira.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Moraes manda PF entregar conversas entre delegado e Marielle Franco

Moraes manda PF entregar conversas entre delegado e Marielle Franco

Defesa quer demonstrar que delegado mantinha boa relação com vereadora
L
Justiça prolonga uso da Força Nacional em incêndios na Amazônia Legal

Justiça prolonga uso da Força Nacional em incêndios na Amazônia Legal

Força permanecerá por mais 30 dias também no Pantanal
L
Lula: é dever do governo garantir cenário estável para investimentos

Lula: é dever do governo garantir cenário estável para investimentos

Presidente visitou centro de tecnologia da Stellantis, em Betim
L
BNDES: Apoio a coprodutora de "Ainda Estou Aqui" faz parte de retomada

BNDES: Apoio a coprodutora de “Ainda Estou Aqui” faz parte de retomada

Conspiração Filmes receberá R$ 32 milhões
L

Castra + Rondônia avança em Porto Velho com apoio do deputado federal Fernando Máximo

Campanha de castração gratuita promove bem-estar animal e controle populacional no estado
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

STF vai decidir se fim da saidinha se aplica a condenados antes de lei

STF vai decidir se fim da saidinha se aplica a condenados antes de lei

Desfecho será seguido em casos semelhantes por todas as instâncias
L

Rondônia registrou 1.540 afastamentos por saúde mental em 2024

A ansiedade (417 casos) e a depressão (342 registros) somaram-se a essa triste realidade, que coloca Rondônia na terceira posição do ranking da Região Norte.
L

#AgendaNews | Entrevista Patrícia Pimenta – CEO e Palestrante

Nesta terça-feira (11), às 17h, o programa Agenda News recebe Patrícia Pimenta, CEO e palestrante, para um bate-papo sobre o impacto da Editora Pimenta no cenário editorial de Rondônia e do Brasil. A editora é pioneira na publicação de livros científicos e literários na região, fortalecendo o acesso ao conhecimento em diversas áreas.
L
Aprovados no CNU já podem se inscrever em cursos de formação

Aprovados no CNU já podem se inscrever em cursos de formação

Terceira etapa do concurso para nove cargos tem caráter eliminatório
L

Prefeitura divulga nomes de convocados para o programa Unidos da Educação

Os voluntários irão receber uma ajuda de custo de R$ 80 por dia
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Ministério desmente que inscrições para novo CNU estejam abertas

Ministério desmente que inscrições para novo CNU estejam abertas

Alerta foi feito nas redes sociais da pasta
L
CNU: matrícula para cursos de formação da Enap começa nesta segunda

CNU: matrícula para cursos de formação da Enap começa nesta segunda

Quem não se inscrever no prazo será automaticamente eliminado
L
Resultados finais do CNPU são homologados

Resultados finais do CNPU são homologados

36,5% dos classificados são de cidades do interior do país
L
Inscrições para concurso do Superior Tribunal Militar começam na sexta

Inscrições para concurso do Superior Tribunal Militar começam na sexta

Provas serão aplicadas em 8 de junho
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereador Márcio Pacele vai à EMDUR buscar esclarecimentos sobre furtos de lâmpadas na Estrada dos Periquitos

Caso o problema persista, o vereador pretende buscar apoio junto à Secretaria de Segurança Pública, comandada pelo coronel Vital, para verificar possíveis ações que ajudem a coibir os furtos e garantir mais segurança à população.
L
Será que realmente Rondônia precisa de um chefe da Casa Civil?

Será que realmente Rondônia precisa de um chefe da Casa Civil?

Governador Marcos Rocha está se saindo um grande articulador.
L

Deputada Dra. Taíssa comemora o nascimento do primeiro bebê no Hospital Regional de Guajará-Mirim

Uma nova vida, um novo capítulo para o município, destaca a parlamentar.
L

Secretário da Sejucel participa de sessão na ALE-RO para discutir investimentos no esporte

O secretário ressaltou a importância do encontro para o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao esporte no estado.
L

“Este é o verdadeiro recurso do povo voltando para o povo”, destaca Dra. Taíssa na inauguração do Hospital Regional de Guajará-Mirim

Compromisso e dignidade: Nova unidade hospitalar revoluciona o atendimento na região.
L
Publicidade

POLÍCIA

Policial de Vilhena preso por abusar sexualmente dos próprios filhos reforça suspeita sobre suposta rede de pedofilia na cidade

Homem vestido de jogador é acusado de abusar de adolescente em comércio abandonado

A adolescente contou que o suspeito já havia mexido com ela e uma amiga alguns dias atrás.
16
BPTAR prende apenados monitorados tentando vender espingarda no Porto Madero 4

BPTAR prende apenados monitorados tentando vender espingarda no Porto Madero 4

Uma guarnição do Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (GIRO), em patrulhamento pelo condomínio popular, avistou a dupla portando uma arma no interior de um dos blocos.
12
Grave acidente deixa dois feridos na BR-319 em Porto Velho

Grave acidente deixa dois feridos na BR-319 em Porto Velho

De acordo com informações apuradas no local, os veículos seguiam sentido Humaitá-AM, quando houve a batida que derrubou ambos pilotos.
16

Motociclista atropela ciclista e foge sem prestar socorro no Embratel

O Samu atendeu o idoso, que estava com suspeita de fratura.
12

Motociclista quebra a perna após carro furar a preferencial e causar acidente

Uma equipe de resgate foi acionada enquanto a vítima, caída no meio da rua, gritava de dor.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA vão enviar mais 600 soldados para a fronteira com o México

EUA vão enviar mais 600 soldados para a fronteira com o México

Objetivo é combater imigração ilegal
L
Comitê da Síria promete investigar massacres contra mil civis

Comitê da Síria promete investigar massacres contra mil civis

Maioria das vítimas seria da minoria religiosa alauíta
L
Em Nova York, mulheres avaliam maior tratado sobre igualdade de gênero

Em Nova York, mulheres avaliam maior tratado sobre igualdade de gênero

Encontro ocorre na sede da ONU até o próximo dia 22
L
Afastamentos por transtornos mentais aumentam 67% em dez anos

Produção industrial fica estável em janeiro, após três meses de baixa

Em 12 meses, setor apresenta alta de 2,9%
L

VENDE-SE: MITSUBISHI TRITON/ L200

Ano e Modelo: 2022/2023
L

Requerimento da Licença Ambiental: ACRONAVE LOG LTDA

Licença Ambiental Prévia-LAP
L

VENDE-SE: FIAT/TORO ULTRA AT9 D4

Ano e Modelo:2020/2021
L

Requerimento de Inclusão de Atividade e Renovação da Licença Ambiental: ASSUNCAO LTDA

Inclusão da Atividade – Renovação da Licença Ambiental
L

Vereador Erikes Santos visita gabinete de Everaldo Fogaça para conhecer trabalho legislativo da capital

A visita ao vereador Everaldo Fogaça proporcionou uma troca de experiências enriquecedora, reforçando o compromisso de ambos com um trabalho legislativo eficaz e transparente.
L

VENDE-SE: FIAT/STRADA FREEDOM 13CS

Ano e Modelo:2021/2022
L