SEXTA-FEIRA, 17/05/2024

Júnior Lopes anseia investimentos na Cultura para fortalecer economicamente a Amazônia

Júnior Lopes, participou do evento como debatedor na Câmara Setorial de Cultura.

Por Wanglézio Braga - ƒ

Publicado em 

Júnior Lopes anseia investimentos na Cultura para fortalecer economicamente a Amazônia - News Rondônia

Nem de longe, nos mais remotos sonhos, o Secretário Estadual de Cultura, Júnior Lopes, pensou em seguir o rito de outrora: ser escalado, ter que vestir o uniforme, entrar em campo e fazer valer a sua melhor defesa. A única diferença é que a liturgia não seria num time de futebol, mas no Governo, e num plantel muito importante para a sociedade, estamos falando na Cultura.

Um ano e alguns meses se passou desde que o capitão Marcos Rocha assinou, via Diário Oficial, o decreto que deu plenos poderes ao ex-atleta. De lá para cá, algumas conquistas e avanços já podem ser comemorados. Nesse curto tempo, as barreiras não foram problemas para ele, como enfatizado em algumas entrevistas, tudo deve ser feito com “humildade”, pois “ela precede Honra”. Neste acaso, não basta ter apenas humildade, precisa ter iniciativa.

Para fazer um balanço dessas ações da pasta que divide as atenções com as áreas – Juventude, Esporte e Lazer – o News Rondônia apresenta uma entrevista especial, produzida na semana passada, em Rio Branco, no Acre, durante o 27° Fórum de Governadores da Amazônia Legal. Júnior Lopes, participou do evento como debatedor na Câmara Setorial de Cultura.

Foi lá, na mesa de debate, que o secretário enfatizou que vale a pena apoiar as manifestações culturais que ocorrem de Porto Velho a Vilhena, que os peculiares eventos como o Duelo na Fronteira e o Flor do Maracujá, são exemplos clássicos de que Rondônia é rica cultura, basta mais incentivo. Além disso, fez uma ampla defesa de se importar em executar editais que proporcionam recursos e oportunidades para os artistas e fazedores de cultura em toda a Amazônia. Confira a seguir:

Júnior Lopes anseia investimentos na Cultura para fortalecer economicamente a Amazônia - News Rondônia
Foto: Wanglézio Braga

NEWS RONDÔNIA – Qual a sua expectativa ao participar do Fórum de Governadores da Amazônia?

O governador Marcos Rocha nos determinou que se equipasse, se fomentasse a cultura do nosso estado. Com isso, quando temos a oportunidade de estar num fórum como esse, a gente nos proporciona muitas coisas, inclusive além da integração, a gente traz ideias diferentes para fortalecer também a região norte do Brasil.

Toda a região norte tem cultura forte e estamos buscando melhorias. Sabemos das dificuldades, porém, só existe uma forma de a gente buscar o melhor para a cultura, é se unindo em procurar o Ministério da Cultura e outras entidades. É juntamente com isso, buscando realmente o nosso espaço, brigando pelo nosso espaço dentro da cultura, que traremos os melhores recursos possíveis para os estados.

Júnior Lopes anseia investimentos na Cultura para fortalecer economicamente a Amazônia - News Rondônia
Foto: Wanglézio Braga

NEWS RONDÔNIA – O que Rondônia pretende mostrar, questionar, apresentar aos outros estados que participam do Fórum?

Na verdade, são construções em conjunto. Nós estamos ali buscando melhorias para o setor Amazônico para que cada vez mais busquemos recursos, possamos nos organizar e realmente mostrar a força da região. Com isso, a gente tem uma participação muito grande, quando falamos na Amazônia. Todo mundo olha para a Amazônia, todo mundo fala a respeito disso, então tem que olhar para a Amazônia também a respeito da cultura, onde realmente possam investir, incentivar, porque a Amazônia é a cultura do Brasil praticamente. Disso a gente sai fortalecendo, trazendo essas ideias, alcançando lugares altos, com certeza.

Júnior Lopes anseia investimentos na Cultura para fortalecer economicamente a Amazônia - News Rondônia
Foto: SECOM – Governo de Rondônia

NEWS RONDÔNIA – O que podemos destacar de altivo na Cultura de Rondônia?

Com certeza, os nossos povos indígenas! Nós não podemos falar em Rondônia sem citar esses povos originários. Nossas manifestações culturais, são muito firmes e peculiares como a Flor do Maracujá, por exemplo, o Duelo na Fronteira, em Guajará-Mirim. São fortes manifestações culturais que a gente está trazendo, e com isso também, trazendo essa força do Ministério da Cultura, que são essas leis. A Lei Paulo Gustavo, a Lei Aldir Blanc, por exemplo, fomenta por inteiro, toda a cultura do estado.

Os nossos fazedores de cultura também, do teatro, da música, todas as outras áreas da cultura do nosso estado são beneficiadas com esses recursos e a gente pode realmente incentivar, fomentar, investir, acreditar nos nossos artistas, botando toda a credibilidade. Então, realmente Rondônia precisa desse momento. Rondônia precisa estar aqui presente, precisa trazer as melhores manifestações possíveis de melhorias para a cultura e buscar a conscientização também, para que venhamos a entender a importância da cultura de Rondônia.

Essa conscientização deve chegar também em todos os órgãos de controle, como o Ministério Público, o Tribunal de Contas. Eles precisam entender de quanto a cultura é benéfica para o nosso povo, para a nossa tradição, para a nossa raiz. Com certeza, estar aqui realmente é uma honra, é uma alegria muito grande para Rondônia!

O ano de 2023 foi muito grande, movimentado e bastante rendoso
Foto: SECOM – Governo de Rondônia

NEWS RONDÔNIA – Nesta entrevista, cabe um balanço das atividades da Secretaria. O que tem feito para elevar a cultura no nosso estado?

Nós tivemos no ano de 2023, por exemplo, um credenciamento de todos os artistas, onde os mesmos são contratados para todos os eventos culturais que temos dentro do estado de Rondônia. Tivemos muitos artistas contratados nesse momento.

Observamos que o nosso artesanato tem crescido muito, levamos para várias feiras fora do estado, totalmente usando recurso do Governo como passagens aéreas, transportes, alimentação, transporte das mercadorias para que eles fossem vender fora do estado e se apresentar a nossa cultura, por exemplo, em Brasília, em São Paulo, em Belo Horizonte.

Nas viagens pudemos ter retornos muito grandes da nossa cultura que estava parada há muito tempo. Nós tivemos três anos sem o Flor do Maracujá, por exemplo. Nós retornamos abraçando e apoiando a 32 grupos folclóricos que se apresentaram com recurso do governo do estado também.

Investimos também no Duelo na Fronteira que estava há sete anos que não acontecia, nós retomamos com conversas diárias com o Ministério Público, Tribunal de Contas, todos os órgãos de controle ali, tivemos realmente um bem comum de todos para entendendo realmente a importância do Duelo lá em Guajará-Mirim. A cidade realmente estava sedenta desse momento. Com o retorno, a gente fortaleceu a economia, fortaleceu a hotelaria, o gênero alimentício, muitos vendedores estiveram lá.

Então, a gente fortaleceu todas as outras áreas que vêm juntamente com a cultura. O ano de 2023 foi muito grande, movimentado e bastante rendoso. Agora é hora de dar continuidade e trazer muito mais melhorias para Rondônia.

NEWS RONDÔNIA – Secretário, sabemos que Rondônia é um estado produtor, forte na agricultura, na pecuária. Mas, a cultura também tem seu valor no mercado. Até que ponto o setor movimenta a economia?

Olha só, foi muito importante você falar sobre isso! Peço a ajuda da imprensa para que realmente fortaleça o quão importante é a cultura do nosso estado. Quando a gente fala de cultura, primeiramente falamos das nossas tradições. A gente não perde a nossa essência de forma alguma, são culturas peculiares, o estado tem essa cultura peculiar. E temos de outro lado os órgãos de controle que juntamente com o Poder Executivo, Poder Legislativo devem se unir e entender sobre essa conscientização da importância da cultura. Tenho certeza que a gente tem muito a crescer ainda.

Não podemos comparar, quando se fala em economia, com outros estados, como o Amazonas, por exemplo, que tem os festivais famosos dos bois. Lá movimenta milhões de reais para o governo e a gente vê um investimento gigante que eles têm nesses eventos, que virou algo internacional, inclusive.

Com esse exemplo, a gente fala a respeito de transformação de vidas, porque quando você fala, de um Duelo na Fronteira ou de uma Flor do Maracujá, você não está falando somente de uma festa no dia do evento, fala-se de uma construção durante todo o ano, dos artistas se preparando, das costureiras se preparando ali, ganhando seus empregos também os artistas ali, toda forma uma manifestação cultural ali, dos músicos, dos coreógrafos, todos eles são contratados para estarem ali, a gente está fomentando a cultura o ano inteiro, e aí quando chega no dia do evento realmente é a cereja do bolo.

Ainda nessa seara, além dos fazedores de cultura que estão sendo beneficiados economicamente, a gente fala daqueles que estão presentes no evento, os vendedores, os ambulantes, é a economia girando, todo mundo sendo beneficiado. Por isso, é muito grande o movimento da cultura, transforma vidas dos nossos jovens pois quando nos envolvemos na cultura, estamos fora das más influências.

Então, a cultura abrange muito a saúde, a educação, a disciplina e a economia. Se investir na cultura, você vai esvaziar hospitais. Se você quer investir na cultura, você vai esvaziar delegacias. Se você investir na cultura, terá retorno financeiro gigante. Com certeza, absoluta, estamos transformando vidas através da cultura do nosso estado.

Júnior Lopes anseia investimentos na Cultura para fortalecer economicamente a Amazônia - News Rondônia
Foto: Wanglézio Braga

NEWS RONDÔNIA – E os fazedores de cultura, o que podem esperar da sua gestão?

Os fazedores de cultura estão ali sedentos nesses editais que estão saindo agora. A equipe da SEJUCEL trabalha arduamente, de manhã até mesmo à noite, para entregar esses editais e com isso temos recurso para todos os nossos fazedores de cultura. Lembro que logo em seguida teremos a Lei Aldir Blanc, que também vai contemplar muitos pontos de cultura, muitos fazedores de cultura. Recursos para a cultura de Rondônia não vai faltar porque realmente nós estamos empenhados para não faltar para os fazedores de Porto Velho a Vilhena.

Aproveito a entrevista para fazer um apelo aqui para todos os municípios, os secretários de cultura que se manifestem realmente, busquem esse recurso porque nós estamos fazendo uma busca ativa com todos eles para que eles se manifestem, apresentem seus projetos ali para receberem um recurso para os seus municípios e que possam transferir para os seus fazedores de cultura.

Por fim, informo que Rondônia, fazendo isso, está buscando beneficiar mais de 44 municípios que já foram beneficiados com esse edital e a gente espera beneficiar os 52 municípios. Quem sabe, com esse apelo os nossos fazedores de cultura realmente sejam beneficiados da melhor forma possível. É o que eles esperam da gestão do governador Marcos Rocha, do secretário Júnior, da SEJUCEL. Com certeza absoluta estamos visando o melhor benefício para todos os fazedores de cultura.

NEWS RONDÔNIA – Chegamos ao fim da entrevista, Secretário! Foi bom compreender e entender que é crucial valorizar e investir na cultura local, pois ela desempenha um papel fundamental na identidade e no desenvolvimento do estado. Espero que mais pessoas reconheçam a importância da cultura de Rondônia e se engajem em apoiar e promover essas manifestações tão significativas. Sucesso!

Veja também:
Ana Pacini almeja deixar uma marca consagrada na educação indígena do Estado de Rondônia
Marco Lagos prega a Sustentabilidade como uma das resoluções para os problemas ambientais na Amazônia

Rondônia ocupa a 17ª posição no ranking geral, com 92,6 pontos de maturidade. É o segundo melhor desempenho da região norte. Na nossa região, o Amapá fica na 9ª posição, com grau de maturidade de 111,5.

Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

PIRATAS DOS RIOS: Bandidos provocam caos nos rios da Amazônia; prejuízos ultrapassam os R$ 47 milhões

Roubos, principalmente de combustíveis, seguem para alimentar os garimpos ilegais.
L

Divulgada nova lista de profissionais do ‘Mais Médicos’, do 35° ciclo, em Rondônia

Os profissionais citados na portaria estão lotados nas regiões de Alta Floresta, Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L

Friagem perde força e termômetros voltam ao habitual

Sexta com previsão de pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
L
Quinze quilombos estão totalmente isolados pelas chuvas no RS

Quinze quilombos estão totalmente isolados pelas chuvas no RS

No estado, há 170 comunidades de remanescentes de escravizados
L
AGU pede ao Supremo suspensão de decisão sobre desoneração

AGU pede ao Supremo suspensão de decisão sobre desoneração

Órgão argumenta que governo fechou um acordo com o Legislativo
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Publicado o edital para contratar 44 profissionais: Vagas são para psicólogos e assistentes sociais

Os contratados serão lotados em Alta Floresta do Oeste, Ariquemes, Buritis, Cacoal, Cerejeiras, Costa Marques, Espigão do Oeste, Extrema, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Porto Velho, Rolim de Moura, São Francisco do Guaporé e Vilhena.
L

Lula dispensa documentação para sacar FGTS em cidades de Rondônia com até 50 mil habitantes

A Caixa Econômica Federal editará, no prazo de cinco dias úteis, contado da data de publicação do decreto, os atos normativos referentes aos procedimentos administrativos e operacionais necessários ao cumprimento do disposto.
L
Lote de restituição do Imposto de Renda para RS supera R$ 1,1 bi

Lote de restituição do Imposto de Renda para RS supera R$ 1,1 bi

Primeiro lote contempla mais de 900 mil contribuintes gaúchos
L
PRF em Rondônia dará início à Operação Via Ápia em todo o estado

PRF em Rondônia dará início à Operação Via Ápia em todo o estado

O objetivo desta Operação é reforçar a fiscalização, especialmente durante os eventos de grande porte que acontecem no interior do estado.
L

Doações do governo de Rondônia já estão a caminho do RS

Além das doações, o Governo de Rondônia encaminhou ao Rio Grande do Sul uma equipe composta por médicos e militares do Corpo de Bombeiros, que está ajudando no atendimento e resgate daqueles que precisam.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Inscrições abertas para capacitação gratuita de mulheres artesãs em Porto Velho

Esta é a primeira etapa da capacitação com dez oficinas e diferentes temas voltados ao empreendedorismo feminino
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L

Prefeitura de Porto Velho convoca candidatos classificados para suprir demanda da Saúde

Todos os candidatos foram classificados por processo seletivo simplificado
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Cássio Gois anuncia investimento de 250 mil reais para projeto de distribuição de água no bairro Planalto em Cacoal

A destinação desses recursos para o projeto de distribuição de água é fundamental para garantir mais qualidade de vida e saúde para os moradores.
L

Dra. Taíssa identifica colchões em más condições durante visita no Hospital de Base

Parlamentar realizou uma indicação à Sesau para aquisição de novos materiais
L
Sessão especial na Câmara Municipal de Porto Velho homenageia os assistentes sociais pelo seu dia

Sessão especial na Câmara Municipal de Porto Velho homenageia os assistentes sociais pelo seu dia

A iniciativa foi liderada pelo vereador Márcio Pacele, do partido REPUBLICANOS, e contou com a participação dos vereadores Everaldo Fogaça, do PSD, e Gilber Mercês, do PL.
L

Um Líder de Fé Comprometido com a Comunidade: Pastor Bruno Luciano

Com uma jornada marcada por fé e serviço, o Pastor Bruno tem demonstrado um compromisso inabalável com nossa comunidade.
L
Cláudia de Jesus apresenta à Sesau propostas para desafogar e humanizar saúde

Cláudia de Jesus apresenta à Sesau propostas para desafogar e humanizar saúde

Deputada articula com outros parlamentares destinação de emendas parlamentares.
L
Publicidade

POLÍCIA

ALTA VELOCIDADE: Foragido da justiça e comparsa são presos com pistola após perseguição em Porto Velho

ALTA VELOCIDADE: Foragido da justiça e comparsa são presos com pistola após perseguição em Porto Velho

Todos foram encaminhados ao Departamento de Flagrantes.
10
Motorista de Polo avança preferencial e causa grave acidente com casal em moto

Motorista de Polo avança preferencial e causa grave acidente com casal em moto

Com a batida, a mulher que estava como passageira sofreu uma fratura na perna.
14

ATUALIZADA: Acidente entre carro e moto deixa homem ferido na Amazonas

A vítima foi amparada por populares.
12

URGENTE: Motorista passa mal no volante e causa acidente com ciclista na zona leste

O ciclista teve apenas leves escoriações.
12
Denarc prende assaltante de banco com drogas em boca de fumo em Porto Velho

Denarc prende assaltante de banco com drogas em boca de fumo em Porto Velho

O criminoso foi encaminhado a sede do Denarc onde está a disposição da justiça.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais de 2 milhões de turistas visitaram o Brasil em 20

Em contrapartida, o público brasileiro demonstra preferência por destinos estrangeiros, dos 100 destinos mais pesquisados, 60 são internacionais.
L

Requerimento da Licença Ambiental: PEDRO M. PIMENTA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA
L
Google lança "Modo Ladrão" com IA para combater roubos de smartphones

Google lança “Modo Ladrão” com IA para combater roubos de smartphones

Recurso usa inteligência artificial para bloquear tela e dificultar acesso ao aparelho
L
Com recuo da água, Porto Alegre enfrenta lixo na rua, ratos e insetos

Com recuo da água, Porto Alegre enfrenta lixo na rua, ratos e insetos

Mais de 300 toneladas de entulho já foram retiradas
L
RS: Pimenta diz que prioridade é drenar água empoçada

RS: Pimenta diz que prioridade é drenar água empoçada

Com prefeitos, ministro estuda formas de levar bombas para a capital
L
Lewis Hamilton pede doações para o RS: “Meu coração está com os impactados pelas enchentes”

Lewis Hamilton pede doações para o RS: “Meu coração está com os impactados pelas enchentes”

Em seguida, em outro stories, ele colocou um link pedindo doações pelo site da ACNUR.
L
Correios suspendem recebimento de roupas doadas ao Rio Grande do Sul

Correios suspendem recebimento de roupas doadas ao Rio Grande do Sul

Água, alimentos não perecíveis e material de limpeza são prioridades
L
Ministro do STF André Mendonça é eleito para o TSE

Ministro do STF André Mendonça é eleito para o TSE

Ministro Alexandre de Moraes deixa a corte eleitoral em junho
L
Prefeitura de Jaru realiza campanha para combater a evasão escolar no município

Prefeitura de Jaru realiza campanha para combater a evasão escolar no município

Entre as medidas urgentes, está a matrícula e oferta de serviços essenciais.
L
Jaru Luz: Residencial Jardim Europa será contemplado com 100% de lâmpadas de LED

Jaru Luz: Residencial Jardim Europa será contemplado com 100% de lâmpadas de LED

Investimento é realizado pela Prefeitura de Jaru.
L