TERÇA-FEIRA, 08/07/2025
Publicidade

Acidentes fatais com a rede elétrica caem 8% em 2023, aponta Abradee

Associação lança campanha para prevenção de acidentes

Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Acidentes fatais com a rede elétrica caem 8% em 2023, aponta Abradee
Marcello Casal JrAgência Brasil

O Brasil reduziu em quase 8% o número de acidentes fatais com a rede elétrica em 2023, se comparado ao ano anterior. No ano passado foram 250, enquanto no ano anterior chegaram a 270. Ainda assim, o setor teve um aumento de 26 casos no número total de acidentes em 2023. O ano fechou com 782 registros, que além de incidentes fatais, incluem lesões graves e leves. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (2) pelo presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Marcos Madureira.

Conforme o levantamento da Abradee, a maior parte dos acidentes está relacionada à construção ou manutenção predial, cabo energizado no solo, serviços realizados na rede, ligação elétrica clandestina, furto de condutor/equipamento de energia e incidentes com equipamentos e máquinas agrícolas.

“Mais de 50% desses acidentes se deveu a algum ato de alguém que se aproximou da rede, ou seja, a maior parte dos acidentes são provocados por alguma interação, seja por alguém que inadvertidamente tocou a rede durante uma obra, por exemplo, porque o principal elemento é a construção ou manutenção de obra civis. Seja por algum serviço prestado por uma empresa que também está atuando na mesma área como de telecomunicações ou simplesmente por atos de alguém que busca fazer contato com a rede para um furto de energia ou de condutores”, observou o presidente da Abradee.

Marcos Madureira explica que os roubos de cabos de energia são um dos riscos que podem provocar mortes. “Quando alguém vai roubar um cabo de energia elétrica, tem o risco de ao roubar o cabo tocar uma rede energizada ou correr o risco do cabo ir ao solo e acidentar alguém próximo. Tivemos este ano [2023] infelizmente 21 casos que envolveram furtos de condutores e de busca de equipamentos. Tivemos um total de 35 acidentes relacionados a este tipo de atitude e desses, 21 foram fatais. A taxa de fatalidade para essa ação é bastante elevada como o número mostra”, disse.

Os acidentes com balões também são uma preocupação, especialmente se atingem alguma instalação ou unidade de energia. “É um elemento complicado porque coloca em risco não só a rede, mas também instalações de maior porte como uma subestação de energia elétrica. A queda de um balão sobre uma instalação de energia elétrica traz um risco muito grande de tocar fogo em uma instalação maior da rede elétrica, pode provocar um curto circuito e provocar acidentes caracterizados em itens gerais. É um problema que infelizmente é crescente. A gente sabe que o balão, além da rede elétrica, traz riscos para outras situações como postos de combustíveis, tanques de abastecimento de refinarias. É também uma prática em que deve haver um esclarecimento do risco que um balão traz para a população”, destacou, acrescentando também que o ato de soltar pipas deve ser cercado de cuidados e só realizado longe de áreas de rede elétrica.

Campanhas

Madureira creditou parte da redução dos acidentes fatais ao efeito das campanhas regionais e nacional que a entidade desenvolve junto com as 39 distribuidoras associadas.

O presidente da Abradee divulgou a 18ª edição da Campanha Nacional de Segurança para a Prevenção de Acidentes com a Rede Elétrica, que busca chamar a atenção da população sobre a importância da prevenção e de manter um comportamento seguro em relação à eletricidade. O esforço é para diminuir ainda mais o número de acidentes e, principalmente, preservar vidas.

“Um ponto importante de observar é que as pessoas não se aproximem e não busquem fazer nenhum ato que as coloque em contato com a rede elétrica. Isso é fundamental porque isso, sem dúvida nenhuma, salva vidas como a gente observou nas reduções que tivemos em 2023 em relação a 2022”, disse, defendendo ainda o empenho da sociedade para a construção de um ambiente mais seguro no uso da energia elétrica.

O slogan da campanha deste ano é Luz, prevenção, ação! Juntos pela nossa segurança com a rede elétrica. “Se faz de uma forma mais lúdica em uma comparação ao cinema exatamente para chamar atenção que a protagonista é a vida, a prevenção da vida”.

Na intenção de atingir diferentes públicos, desde profissionais do setor elétrico até a população em geral, a campanha vai ser desenvolvida com materiais educativos, site exclusivo e ações nas mídias sociais e com influenciadores digitais.

Sobre o aumento de 26 casos na quantidade total de acidentes em 2023 com lesões graves e leves, o presidente comentou que mesmo com a redução de casos fatais os acidentes permanecem existindo e é mais uma situação, segundo ele, que requer esclarecimento à população.

“A busca que as pessoas tomem ciência do risco e da gravidade que um acidente pode trazer é a nossa forma de poder comunicar à população. Daí todo o trabalho realizado na campanha e junto com a imprensa”, apontou, sugerindo a disseminação das informações em escolas, grupos de bairros, representações de trabalhadores, na indústria da construção civil, na agricultura.

“O que nós desejamos é que possamos ter este número [de acidentes] zero. Esse é o nosso objetivo. Para isso, é um trabalho contínuo que nós temos”, defende.

A maior parte de acidentes fatais na área de construção ou manutenção predial, de acordo com o presidente da Abradee, inclui tanto atos de pessoas que estão em uma construção mais formal e se descuidam no desenvolvimento da obra, quanto às construções informais, onde as pessoas não preservam a área onde tem rede elétrica.

Na visão do presidente, o aumento no número total de acidentes mostra que é preciso intensificar os esforços de esclarecimento dos riscos de contato com a rede elétrica. Cada vida importa e nosso objetivo é zerar o índice de acidentes”, afirma. “Com a nova campanha, queremos alcançar um número ainda maior de pessoas e garantir que a mensagem de segurança chegue a todos os cantos do país”.

Na edição deste ano, a campanha traz um ponto novo com o alerta para a ocorrência dos eventos climáticos extremos como ocorreu no Rio Grande do Sul, que ainda luta pela recuperação de moradores e dos negócios.

“[Os eventos climáticos] têm tido impactos cada vez maiores. Trazer essa visão, que nesse tipo de evento, além dos aspectos relacionados à questão de falta de energia e a perdas materiais, a questão do risco também é muito importante. Na campanha e no material que estamos divulgando têm um capítulo exclusivo sobre os cuidados que se deve ter durante e após os eventos climáticos. A gente teve isso agora no Rio Grande do Sul, quando a gente conseguiu junto com as distribuidoras locais mostrar os cuidados que deveriam tomar para evitar acidentes mais graves envolvendo energia elétrica”, explica.

Regiões

Nos registros por região dos casos de acidentes envolvendo a rede elétrica, a Sudeste foi a que teve o maior número (286), sendo a maioria (114) durante atividades de construção ou manutenção predial e 23 resultando em mortes. Incidentes com cabos energizados no solo somaram 19 e acidentes relacionados à poda de árvores chegaram a 18.

“É a região com maior número de acidentes, mas também a de maior população. Com isso, proporcionalmente as regiões terminam tendo quase que um volume equiparado se a gente considerar as densidades”, afirmou.

A segunda região com mais registros foi a Nordeste (233). A maior parte também ocorreu durante atividades de construção ou manutenção predial (77 incidentes). Entre eles, 22 resultaram em mortes. Incidentes envolvendo veículos, como atropelamentos ou batidas em postes, foram responsáveis por 17 casos, com 13 mortes.

No Norte foram 111 acidentes, sendo o tipo de cabo energizado com mais ocorrências. Do total de 17 houve 9 mortes. Na Região Sul o total é um pouco menor (105) e como nas anteriores a maior parte das ocorrências foi durante atividades de construção ou manutenção predial (30), incluindo duas mortes. Serviços na rede de telefonia e TV a cabo alcançaram 17 casos, com cinco mortes.

As distribuidoras de energia do Centro-Oeste anotaram 47 acidentes. Os relacionados à construção ou manutenção predial foram 12, seguidos dos relacionados a operações agrícolas com 11 acidentes.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Inscrições para o cursinho gratuito Pré-Enem em Porto Velho seguem até 9 de julho

Inscrições para o cursinho gratuito Pré-Enem em Porto Velho seguem até 9 de julho

Projeto Superação oferece preparação gratuita para o Enem 2025 com aulas presenciais em polos da capital; cadastro é presencial
L
Prefeitura de Porto Velho restaura bueiro no cruzamento da Abunã com João Goulart

Prefeitura de Porto Velho restaura bueiro no cruzamento da Abunã com João Goulart

Intervenção visa solucionar problema crônico de esgoto acumulado na região central e garantir melhor escoamento das águas pluviais
L
Robótica na Austrália

ELEV3R do SESI Vilhena conquista 2º lugar em torneio internacional de Robótica na Austrália

Equipe rondoniense brilhou no Asia Pacific Open Championship 2025, em Sidney, ficando à frente de mais de 70 equipes de diversos países
L
casamento-comunitario-da-prefeitura-de-porto-velho-e-gratuito-e-garante-seguranca-juridica-a-casais-em-vulnerabilidade

Casamento comunitário da Prefeitura de Porto Velho é gratuito e garante segurança jurídica a casais em vulnerabilidade

Inscrições estão abertas para a edição 2025; economia direta pode ultrapassar R$ 600 por casal com isenção de taxas cartorárias e apoio à cerimônia.
L
Prefeitura de Porto Velho distribui fraldas descartáveis para famílias em situação de vulnerabilidade

Prefeitura de Porto Velho distribui fraldas descartáveis para famílias em situação de vulnerabilidade

Programa da Semusa atende pacientes com doenças crônicas e incapacidades, garantindo dignidade e alívio financeiro a quem mais precisa.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Porto Velho celebra o Dia Mundial do Rock com festival gratuito neste sábado (12) no Mercado Cultural

A partir das 19h, três bandas locais: NITRO, Quilombocada e Da Ordem ao Caos, agitam o público com pop rock, metal e o som potente da Amazônia.
L
Marcos Rocha nomeia Lauro Fernandes para SEDEC após exoneração de vice-governador

Marcos Rocha nomeia Lauro Fernandes para SEDEC após exoneração de vice-governador

A confirmação foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado.
L
Agenda News: Spa dos Pés no Loft Feminino oferece alívio para o cansaço e bem-estar em cada passo

Agenda News: Spa dos Pés no Loft Feminino oferece alívio para o cansaço e bem-estar em cada passo

Com hidratação profunda e massagem relaxante, o tratamento cuida dos pés e renova corpo e mente em uma experiência completa.
L
Horóscopo do dia: veja as previsões para os 12 signos nesta terça-feira (08/07)

Horóscopo do dia: veja as previsões para os 12 signos nesta terça-feira (08/07)

Conexões inesperadas, criatividade e recomeços marcam o horóscopo do dia. Descubra o que os astros reservam para seu signo nesta terça-feira.
L

Renault troca comando no Brasil e aposta em executivo estrangeiro

Ariel Montenegro assume liderança da Renault do Brasil após saída de Ricardo Gondo
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L
Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Inscritos no CadÚnico e doadores de medula têm direito à gratuidade
L

POLÍTICA

População rejeita aumento do IOF e apoia posição do relator Coronel Chrisóstomo

Pesquisa mostra que 52% dos brasileiros são contra a medida do governo Lula; deputado de RO foi relator do projeto que derrubou os decretos
L
Casa de Apoio Nova Esperança em Cacoal recebe R$ 100 mil da deputada federal Sílvia Cristina

Casa de Apoio Nova Esperança em Cacoal recebe R$ 100 mil da deputada federal Sílvia Cristina

Recurso destinado por emenda parlamentar será utilizado na manutenção da instituição, que acolhe pacientes em tratamento de saúde e seus acompanhantes.
L
Cristiane Lopes anuncia Centro de Excelência do Café durante Cafecau e já soma mais de R$ 3 milhões em emendas para Cacoal

Cristiane Lopes anuncia Centro de Excelência do Café durante Cafecau e já soma mais de R$ 3 milhões em emendas para Cacoal

Durante a 4ª edição da Cafecau, deputada federal destinou R$ 1,5 milhão para o novo centro que impulsionará inovação e tecnologia na cafeicultura de Rondônia.
L

Governador exonera vice-governador Sérgio Gonçalves do cargo de secretário da SEDEC

A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado por meio de decreto assinado pelo próprio chefe do Executivo.
L
Dra. Taíssa solicita reconstrução da ponte sobre o Rio Capivari em Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré

Dra. Taíssa solicita reconstrução da ponte sobre o Rio Capivari em Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré

Deputada estadual alerta para risco à população e pede ação urgente do governo para recuperar ponte essencial à mobilidade rural
L
Publicidade

POLÍCIA

Grave acidente deixa passageira de moto aplicativo ferida em Porto Velho

Grave acidente deixa passageira de moto aplicativo ferida em Porto Velho

Colisão entre carro e moto na Avenida 7 de Setembro com Rua Esplendor em Porto Velho resulta em passageira com lesões graves.
16
Motociclista fica ferido em colisão com táxi, em Rondônia

Motociclista fica ferido em colisão com táxi, em Rondônia

Acidente no cruzamento da Rua T-11 com a Rua Curitiba deixa condutor de moto com dores no joelho após colisão com táxi.
10
Motociclista fica ferido em colisão em Rondônia

Motociclista fica ferido em colisão em Rondônia

Cruzamento das ruas T25 e Goiânia foi palco de colisão entre carro e moto, resultando em motociclista ferido em Ji-Paraná.
14
Homem é esfaqueado em mercearia na zona rural de Machadinho d’Oeste

Homem é esfaqueado em mercearia na zona rural de Machadinho D’Oeste

Briga por motivo fútil na RO-133 resulta em esfaqueamento, e agressor foge de motocicleta, enquanto vítima está internada em estado grave.
12
Grave acidente na linha 603 envolvendo cinco veículos deixa vítimas feridas, em RO

Grave acidente na linha 603 envolvendo cinco veículos deixa vítimas feridas, em RO

Engavetamento no KM 5 da Linha 603, sentido Theobroma, começou com carro parado e culminou com colisão de caminhão-guincho, ferindo motorista.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Porto Velho reforça parceria com Projeto Rio Madeira REDD+ para preservar floresta e gerar renda

Prefeitura de Porto Velho reforça parceria com Projeto Rio Madeira REDD+ para preservar floresta e gerar renda

Iniciativa sustentável garante proteção de 52 mil hectares entre Porto Velho e Lábrea, unindo poder público, setor privado e comunidades locais
L
Prefeitura de Porto Velho e governo de RO firmam acordo e lançam Projeto Sentinela Ambiental

Prefeitura de Porto Velho e governo de RO firmam acordo e lançam Projeto Sentinela Ambiental

Parceria entre Prefeitura e Estado marca avanço na gestão de riscos ambientais com uso de tecnologia e ação integrada em Porto Velho
L

Requerimento de Outorga: VAGNER LOURENÇO BRASSOLOTTO

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Mulher fica ferida em acidente de trânsito, em Rondônia

Mulher fica ferida em acidente de trânsito, em Rondônia

Colisão entre carro e moto deixa motociclista com ferimento no rosto e suspeita de fratura na clavícula em Rolim de Moura.
10
Trabalhador morre em acidente trágico em Indústria, em Rondônia

Trabalhador morre em acidente trágico em Indústria, em Rondônia

Jocemar Aires de Andrade, de 43 anos, falece após cair em moenga durante serviço terceirizado em Cacoal, Rondônia.
18
Agência bancária é assaltada em plena luz do dia no interior de RO

Agência bancária é assaltada em plena luz do dia no interior de RO

Criminoso armado rende funcionários, leva R$ 14 mil e foge de motocicleta; câmeras de segurança registraram toda a ação.
14
Homem ameaça comerciante com chaleira e é detido, em Rondônia

Homem ameaça comerciante com chaleira e é detido, em Rondônia

Suspeito, que agiu “sem motivo”, foi abordado pela Polícia Militar na Avenida Paraná, no bairro Alto Alegre, após proferir ameaças em estabelecimento comercial.
12
Prefeitura de Porto Velho investiga suspeita de fraude no IPAM e adota medidas para garantir transparência

Prefeitura de Porto Velho investiga suspeita de fraude no IPAM e adota medidas para garantir transparência

Auditoria interna foi determinada por Léo Moraes após denúncias de pagamentos irregulares no instituto previdenciário; relatório será enviado ao MP e TCE.
L
Copa Jaru 2025 bate recorde de inscrições e começa nesta quinta (10) no Ginásio Sebastião Mesquita

Copa Jaru 2025 bate recorde de inscrições e começa nesta quinta (10) no Ginásio Sebastião Mesquita

Com 79 equipes confirmadas, torneio se consolida como a maior competição de futsal de Rondônia; cerimônia de abertura terá amistoso e fanfarra.
L

Rolex 6 Horas de São Paulo movimenta Interlagos com velocidade e cultura

FIA WEC chega ao Brasil com programação extensa entre os dias 11 e 13 de julho
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.