Dengue: “O Impacto da doença no Brasil pelo Ministério da Saúde”, trouxe números bastante preocupantes. Na pesquisa onde contou com a participação de pouco mais de 2 mil brasileiros, 48% deles responderam que se descuidaram da Dengue no momento em que tentavam lutar contra a pandemia da Covid-19.
No levantamento chamou atenção a quantidade daqueles que responderam ter se descuidado com a doença, a maioria é da Região Norte e Centro-Oeste.
O contato de pessoas com a dengue, ou seja, indivíduos que foram infectados também colocou o Norte e o Centro-Oeste na ponta da fila, 30% dos moradores afirmaram ter contraído a doença causada pela picada do mosquito Aedes aegypti, sendo que 45% deles moram em uma dessas regiões.
O ano começou com 70.555 casos em todo o território brasileiro, 43,5% de projeção na comparação com 2021 onde segundo o MS, houve redução na quantidade de registros e mortes.
foto: Diego Queiroz
O ano de 2020 fechou com a marca de 1 milhão de casos. Rosana Richtmann, médica infectologista, declara que a cheia dos rios contribui para o índice, “isso pode deixar os moradores da região Norte ficarem mais preocupados com a doença”.