Autor: Emerson Barbosa
Desde o início da semana, os especialistas do tempo já anunciavam a queda da temperatura nesta parte do país. Em alguns locais de Rondônia, os termômetros começaram a despencar já durante a manhã da quinta-feira (31), como é o caso de Vilhena, na região Sul do estado. Na noite desta sexta-feira, (01), os vilhenenses devem sentir as menores temperaturas desta friagem em Rondônia quando os termômetros irão atingir os 16ºC.
Porto Velho Rondônia amanheceu com uma cortina de nuvens e um céu misto, decorrente da friagem que estacionou sobre os estados de Rondônia e do Acre. Na capital, a temperatura mais branda é prevista para o sábado (02), com mínima chegando aos 19ºC.
Mas as chuvas nesses dois estados prometem continuar, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o que vai propagar os impactos já decorrentes por conta do índice elevado de chuvas nas cabeceiras dos rios Madeira e Acre.
Também na região Norte, outro grande problema vem sendo averiguado no Amazonas, com o aumento do nível do Rio Negro, que deverá superar a cota de 29 metros em junho.
Segundo levantamento do especialista do tempo, Davi Friale de [O Tempo Aqui], a friagem que surgiu de um encontro de uma onda forte de frio polar concentra a primeira friagem de 2022. Além disso, a temperatura representa “o mais forte fenômeno registrado em um mês de março nos últimos 30 anos”.