Neste último sábado,19, acadêmicos do 6° período do Curso de Serviço Social da Universidade Paulista – Porto Velho/RO estiveram beneficiando alunos e familiares da EMEIEF Areal da Floresta, com atendimento nas áreas de saúde, educação, cidadania e recreação através do Projeto: Serviço Social Unip na escola, estreitando laços junto a família. Os Acadêmicos levaram palestras e oficinas sobre direitos sociais, sobre a Síndrome de Alienação Parental, tenda da cidadania com informações sobre o programa Bolsa Família, atividades e palestras à crianças sobre a violência infantil e outros.
Também contou com brechó solidário, onde a arrecadação do mesmo será revestido para melhorias na escola, palestra sobre a H1N1 com o Clínico Geral Dr. Diego Trevison, atendimento odontológico com o Dr. Rodrigo Andreatta, Oficinas de Corte de cabelo com os monitores da AMM e acadêmicos, Medições de glicose e pressão com o Enfermeiro Weverton dos Santos e um lanche delicioso patrocinado por parceiros do projeto e acadêmicos.
O projeto foi executado sob a orientação e coordenação da professora especialista e Assistente Social Sheila M. Silva Viana, que relata sobre a importância de vivencia da prática aos acadêmicos, pois se constitui de fase primordial do aprendizado e vida dos mesmos.
Conforme o Projeto Pedagógico do Curso de Serviço Social da UNIP, que está em constante atualização, o projeto visa dar oportunidade aos seus egressos a partir de um perfil definido que objetiva a formação por competências, por meio de condições plenas de estudo e práticas durante o curso, promovendo o sucesso na vida pessoal e profissional, contribuindo assim para a formação de cidadãos qualificados e potencialmente aptos a contribuírem para o desenvolvimento socioeconômico da sua região, conscientes do seu papel social e do compromisso com a cidadania.
Sendo assim o acadêmico ao realizar atividades complementares tem o enriquecimento no processo ensino-aprendizagem, a complementação da formação profissional do assistente social, pois essas atividades incorporam o núcleo de estudos integradores e são definidas e normatizadas pelo colegiado do curso de Serviço Social, por meio de planejamento revisto pela coordenação do curso.
O Projeto Serviço Social Unip na escola, estreitando laços junto a família teve como objetivo minimizar os problemas sociais, contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas e promover a socialização da família com a escola, além de retratar a importância do profissional de Serviço social no âmbito escolar. A comunidade escolar e gestores da EMEIEF Areal da Floresta parabenizaram a Unip e aos acadêmicos de Serviço Social pela parceria e pelos serviços ofertados aos mesmos e disseram que esperam vivenciar novamente o projeto realizado com sucesso neste ano.