DOMINGO, 05/05/2024

Exemplo do fim da república sindicalista: cut recebia 62 milhões por ano e agora, só 422 mil reais

O poder financeiro das centrais sindicais, por exemplo, influenciava muito, inclusive, na eleição de vários sindicalistas, com gastanças imensas para chegarem às Câmaras Municipais, Prefeituras, Assembleias Legislativas, Congresso Nacional e, obviamente, a Presidência da República

Publicado em 

Exemplo do fim da república sindicalista: cut recebia 62 milhões por ano e agora, só 422 mil reais - News Rondônia

Exemplo do fim da república sindicalista: cut recebia 62 milhões por ano e agora, só 422 mil reais - News Rondônia

Durante pelo menos duas décadas, com ênfase nos últimos 15 anos, o Brasil viveu sob o tacão de uma espécie de República Sindicalista. Mais de um sindicato para cada categoria, centrais sindicatos irrigadas com milhões de reais do bolso dos trabalhadores, pagamento de imposto sindical obrigatório, transformaram entidades classistas, principalmente as de trabalhadores (mas também algumas patronais), em verdadeiras máquinas de fazer dinheiro. Não se pode generalizar, mas muitas delas utilizavam os recursos abundantes para funções que extrapolavam, em muito, o interesse dos seus filiados. O poder financeiro das centrais sindicais,  por exemplo, influenciava muito, inclusive, na eleição de vários sindicalistas, com gastanças imensas para chegarem às Câmaras Municipais, Prefeituras, Assembleias Legislativas, Congresso Nacional e, obviamente, a Presidência da República. Agora, a história mudou radicalmente. O fim da República Sindicalista nunca esteve tão próximo. Vejamos alguns números: em 2017, por exemplo, a poderosa Central Única dos Trabalhadores, a CUT, braço sindicalista mais importante do PT, recebeu nada menos do que 62 milhões e 300 mil reais. No ano seguinte, depois que caiu o imposto sindical obrigatório, os cofres da CUT emagreceram para 3 milhões e 500 mil reais. Já em 2019, o mesmo valor foi de apenas 442 mil reais. Ou seja, em apenas três anos, ou apenas 0,7 por cento do que recebeu em 2017.

Exemplo do fim da república sindicalista: cut recebia 62 milhões por ano e agora, só 422 mil reais - News Rondônia

Outra Central, a Força Sindical, do até agora poderosa Paulinho da Força, que, aliás, está sendo investigado na Operação Lava Jato, também entrou no mesmo ritmo. Dos 51 milhões e 300 mil recebidos em 2017, a arrecadação caiu para praticamente dez vezes menos (5 milhões e 300 mil) em 2018 e, no ano passado, a queda chegou a apenas 948 mil. A terceira mais forte entidade classista do país, a União Geral dos Trabalhadores, igualmente naufragou, com a nova legislação, que cortou o imposto obrigatório. A UGT recebeu, em 2017, nada menos do que 46 milhões de reais. No ano seguinte, caiu para 5 milhões e 300 mil e já em 2019, a soma não passou de 1 milhão de reais. Quarenta e seis vezes menos. Mas não foi entre as entidades de trabalhadores que os cofres antes recheados, agora minguaram. A poderosa Federação das Indústrias de São Paulo, a Fiesp, que reúne a nata do empresariado, em 2018 faturou quase 17 milhões de reais, No ano passado, a entidade mal chegou aos 3 milhões e 500 mil reais. A partir de agora, todas essas instituições terão que se renovar, para não acabarem fechando as portas.

NA CAPITAL, RECORDE DE MORTES EM JUNHO

Os números de mortos em Porto Velho são assustadores. Comparados com os últimos anos, só em termos de vidas perdidas no mês de junho, superamos em 38 apenas de vítimas da Covid 19. Só para se ter ideia, em junho do ano passado o total de óbitos na Capital chegou a 272, com pessoas de todas as idades e de ambos os sexos, vitimadas das mais diversas causas. Pois no mesmo mês deste 2020 da pandemia, os números saltaram.  Foram 602 as mortes, 310 delas apenas de vítimas do corona. O percentual de crescimento, em junho, foi de 45 por cento a mais. Outros 292 falecimentos tiveram causas diferentes que não a Covid. Em apenas um semestre, por causa da doença, os números saltaram. Basta comparar com os três  anos. De janeiro a junho de 2018, o total de mortes chegou a 1.644 óbitos registrados na cidade.  Em 2019, 1.641, ou seja, três mortes a menos que no ano anteriores. Agora, em 2020, o semestre, por causa do corona, cresceu 13,5 por cento.

O VAI E VEM DE LUIZÃO EM ROLIM

Mais uma confusão generalizada, causada pela legislação eleitoral. O prefeito de Rolim de Moura, Luizão do Trento, foi defenestrado, voltou ao cargo, foi cassado de novo e, agora, volta a comandar a cidade, na reta final do seu mandato. É o efeito sanfona, com tantas decisões contraditórias. Uma coisa absurda, uma gastança desnecessária, uma discussão que vai e volta e que deixa a comunidade maluca, com tantas mudanças.  Primeiro, depois de mais de três anos no cargo, Luizão foi considerado inocente por eventual crime eleitoral. Pouco tempo depois, em novo recurso, foi cassado pelo TRE rondoniense. Em seu lugar, assumiu o Presidente da Câmara, para completar o mandato. Em seguida, também com o apoio do Tribunal Regional, ficou decidido que haveria uma eleição indireta, onde os vereadores escolheriam o nome para o mandato tampão. O TSE decidiu completamente ao contrário. Mandou o prefeito Luizão voltar ao cargo, num vai e volta inacreditável. Espera-se, agora, que a ONU não intervenha e mande Luizão  para casa de novo. Coisa absurda, a que somos submetidos, por legisladores malucos, que criam essas leis sem pé nem cabeça.   

HILDON SÓ DECIDIRÁ NA 25ª HORA

Sem necessidade de deixar o cargo para concorrer à Prefeitura, Hildon Chaves provavelmente vai deixar para a 25ª hora, ou seja, no último prazo possível, para anunciar seu disputará ou não um segundo mandato. Ele tem deixado no ar mensagens nos dois sentidos. No caso de ir à reeleição, destaca-se, por exemplo, o grande pacote de obras que está sendo feito nos bairros e também no centro da cidade, com o apoio da grande maioria dos componentes da bancada federal, mas principalmente do senador Marcos Rogério, do DEM, seu aliado de primeira hora.  Há meses atrás, algumas pesquisas eram desfavoráveis ao atual prefeito, que enfrentava, ao mesmo tempo, uma série de dificuldades.  Hoje, o quadro mudou. Se conseguir ainda resolver a questão do transporte público (agora empacado, de novo, por decisão judicial!), Hildon resolverá um problema de décadas. Tem uma relação infindável de serviços a mostrar e, ao final dos seus quatro anos, terá sim mudado muitas áreas importantes da Capital, embora não todas, claro, porque para isso são necessários pelo menos mais cinco mandatos seguidos. De vários prefeitos…

DECISÕES DIFERENTES DUAS VEZES AO DIA

Em termos de obras, poucas vezes tantos bairros viram tanta coisa sendo feita ao mesmo tempo. E isso num momento complexo, de uma pandemia que há gerações o mundo não via e que atingiu em cheio a Capital. Ou seja, no caminho para a reeleição, Hildon teve grandes desafios, mas também amealhou fortes trunfos. No sentido contrário, de não ir à reeleição, igualmente há indícios fortes. Primeiro, uma resistência familiar fortíssima. E isso pode ser fundamental na Hora H da decisão. Depois, o fato de, ao não se decidir, ter aceitado que partidos parceiros e lideranças aliadas começassem a lançar candidaturas próprias. Afora isso, o Prefeito tem tomado algumas medidas que, ao menos historicamente, não são comuns a quem vai se candidatar, como tirar ambulantes de praças e outras ações mais duras, cumprindo rigorosamente a lei, mas cooptando, certamente, a antipatia desse público. Neste sentido, teve coragem de fazer o que outros não fizeram, mas, certamente, há um preço eleitoral a ser pago por isso.  Enfim, o tempo está passando. A última vez em que falou sobre o assunto, Hildon Chaves disse que pensava em ser candidato de manhã e pensava em não ser à tarde. Agora, só resta esperar pela decisão dele.

MÁXIMO ESTÁVEL, MAS VÍDEO ASSUSTOU…

Exemplo do fim da república sindicalista: cut recebia 62 milhões por ano e agora, só 422 mil reais - News Rondônia

As cenas, embora sempre parecidas e filmadas do mesmo ângulo, assustam, muito mais para quem não conhece como funciona uma UTI e o que ela significa para a vida das pessoas que nela estão internadas. Um vídeo divulgado nesta quarta, de alguns poucos segundos, mostra o dr. Fernando Máximo, secretário de saúde do Estado, guerreando pela vida, afetado que foi pela Covid 19, a doença que está desesperando a todos. Máximo está com dificuldades de respirar desde que começou a sentir os primeiros sintomas mais fortes da doença e precisou ser internado, no final de semana, até por prevenção, porque desde segunda-feira seu estado é considerado estável. Ele não foi entubado, como o são os pacientes mais graves, afetados pelo corona vírus, mas respira com a ajuda de aparelhos. Embora o tratamento não seja tão complexo quando a entubação,  quem viu o vídeo nas redes sociais ou nos sites que o divulgaram, se assustou, certamente.  

PARCEIROS PEDEM ORAÇÕES E TORCEM PELA MELHORA

Fernando Máximo entrou na batalha contra a pandemia bem antes do que ela começou a fazer vítimas no Brasil  todo e especialmente em Rondônia. Esteve sempre na linha de frente e seu trabalho conquistou o respeito dos seus colegas médicos e da equipe da saúde pública, que ele comanda. Começou a sentir os sintomas da doença e já na sexta-feira estava com dificuldades de respirar. Acabou internado na UTI do Hospital 9 de Julho. Familiares, amigos e companheiros da Sesau divulgaram nota na manhã desta quarta-feira. O texto diz que "o  quadro de saúde do Dr. Fernando Máximo tem melhorado gradativamente e, com certeza, a oração de todos tem colaborado decisivamente para que isso ocorra, além do esforço de toda a equipe de saúde que vem trabalhando dia e noite na sua recuperação.

Continua internado na UTI, mas estável e consciente.

"Com fé em Deus, em breve poderá voltar a ajudar a salvar vidas, ofício que realiza há tantos anos. Pedimos que todos continuem em oração"
. Lutador incansável, Máximo certamente vencerá mais essa batalha dura da sua vida.

QUARTA: MENOS CASOS, MENOS MORTES

Depois de uma terça-feira cheia de más notícias, incluindo-se aí mais 16 mortes, a quarta-feira chegou com números menos agressivos de casos e mortes causadas pelo coronavírus no Estado. Foram apenas 389 novas contaminações (já são 27.917 casos) e quatro óbitos, bem menos do que os número de três dias atrás. No total, atualizando-se os dados divulgados pela saúde pública nesta quarta, já são 667 óbitos registrados desde o início da doença. O pico foi em junho, onde apenas na Capital, mais de 310 pessoas morreram. O total de doentes internados é de 432, das quais 173 ou 40 por cento, estão em leitos de UTI. Há também notícias menos ruins. Por exemplo: o Estado já superou os 100 mil testes realizados e, até a noite da quarta, 17.262 pacientes estão curados, o que representa quase 62 por cento do total de infectados. O número de mortos (667), representa 2,3 por cento do total de casos registrados em Rondônia.  

ROCHA GOVERNA DE CASA, MESMO EM QUARENTENA

Pena que autoridades sérias deem atenção à Fake News e percam tempo respondendo a bobagens como as que "informavam" que, com o governador Marcos Rocha em quarentena, o secretário chefe da Casa Civil teria assumindo o comando do Estado. Besteirol puro!. Marcos Rocha não se afastou do cargo. Está cumprindo a quarentena em casa, como manda o protocolo que orienta as prevenções contra a doença, porque a esposa dele, a primeira dama Luana Rocha, foi testada positiva para o corona.  Ela não tem sintomas graves e está bem, assim como o próprio Governador, que, seguindo as orientações da saúde pública e se auto isolou, para não correr o risco de, caso também tenha sido contaminado, possa passar a doença adiante. Rocha continua firme no comando, trabalhando em Home Office, como tantas autoridades do país afora, incluindo-se aí o presidente Jair Bolsonaro, ele sim, atingido pela Covid 19. Caso não pudesse se manter no Poder, por qualquer motivo ou tivesse que se afastar do cargo por mais de 15 dias, o sucessor do Governador seria o vice, Zé Jodan. Ou seja, dar bola para conversa fiada de redes sociais ou de fontes que não têm qualquer credibilidade, é, antes de tudo, uma total e absoluta perda de tempo.

PERGUNTINHA

Você acha que o ministro Gilmar Mendes deveria se desculpar por ter afirmado que o Exército estaria apoiando um genocídio, no caso das mortes pela Covid 19 no Brasil ou acha que ele falou a verdade e que a reação contra ele, de parte das Forças Armadas, foram exageradas?

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Nosso café de cada dia

A partir de estudos e pesquisas, vamos explorar a verdade por trás de algumas questões frequentes: o café aumenta o risco de doenças cardíacas? E de osteoporose? Causa insônia? É viciante?
L

Minha Casa Minha Vida: DPU recomenda inclusão de moradores de áreas de risco no grupo de dispensados de pagamento

Em 2023, Ministério das Cidades passou a permitir que beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ficassem isentos das parcelas
L
OABRO e Polícia Civil se unem para investigar quadrilha que usa nome de advogados para aplicar golpes em Rondônia

OABRO e Polícia Civil se unem para investigar quadrilha que usa nome de advogados para aplicar golpes em Rondônia

O encontro aconteceu no Complexo da Polícia Civil com o delegado Swami Otto, com o diretor de polícia especializada José Marcos, com a corregedora-geral da OABRO Larissa Rodrigues e a conselheira seccional Aline Pinheiro.
L
Complexo da Estrada de Ferro é aberto à população após enorme revitalização

Complexo da Estrada de Ferro é aberto à população após enorme revitalização

Museu interativo com mais de 300 peças é a grande atração da primeira etapa da reabertura, trazendo um novo espaço de história, cultura e lazer de Porto Velho.
L
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 28 milhões

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 28 milhões

Os seis números serão sorteados a partir das 20h, em São Paulo.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ex-deputado Drº Ribamar Araújo emite nota oficial e tranquiliza população

Ainda na nota, a assessoria agradeceu as ligações e orações, tranquilizando assim, a população e amigos.
12

VÍDEO: Ex-deputado estadual Drº Ribamar Araújo sofre acidente em Candeias

Em contato com pessoas próximas do ex-parlamentar, as vítimas foram submetidas a exames e estão fora de qualquer risco.
16
Renovação do Estádio Aluízio Ferreira: Governador Marcos Rocha Anuncia Aporte de 70 Milhões de Reais

Renovação do Estádio Aluízio Ferreira: Governador Marcos Rocha Anuncia Aporte de 70 Milhões de Reais

Com a conclusão do projeto, o Estádio Aluízio Ferreira almeja atrair eventos de abrangência nacional e internacional, consolidando-se como um importante polo no cenário esportivo da região.
L

Programa Sintonia 360 entrevista: Leandro Assunção

Ezielmo Rodrigues receberá Leandro Assunção, Faixa Preta 4° grau da renomada Academia Clube de Lutas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Previsão é de preenchimento imediato de 6.640 vagas efetivas
L
Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Candidato pode pedir devolução de valor até dia 10 de maio.
L
Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Chuvas no RS levaram governo adiar aplicação das provas em todo o país
L
Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

Não há nova data, diz ministra da Gestão
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Pedro Fernandes parabeniza Governo de Rondônia pela entrega de ares-condicionados para escolas

Deputado Pedro Fernandes parabeniza Governo de Rondônia pela entrega de ares-condicionados para escolas

O deputado enfatizou ainda que a ação reflete um compromisso com a educação, promovendo não só melhorias na estrutura física, mas também apoiando programas que visam elevar a qualidade do ensino.
L
Deputado Marcelo Cruz valoriza retomada do curso de Informática na Escola do Legislativo

Deputado Marcelo Cruz valoriza retomada do curso de Informática na Escola do Legislativo

80 computadores foram adquiridos para capacitar pessoas para o mercado de trabalho.
L

“Coração em Ação”: Ieda Chaves reitera convite à população para buscar serviços no sábado, 4

Atendimentos serão nas áreas de cidadania, saúde, educação, lazer, esporte e cultura.
L
Relatório enviado ao senador indica continuidade das obras na BR-319

Relatório enviado ao senador Jaime Bagattoli indica continuidade das obras na BR-319

Documento fala de prazos para os projetos de recuperação do “Trecho do Meio”.
L
Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Diariamente é visto em noticiários a falta de estoque sanguíneo.
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem morre afogado em igarapé na BR-364 em Porto Velho

Jovem morre afogado em igarapé na BR-364 em Porto Velho

De acordo com testemunhas, o rapaz estava se divertindo com alguns amigos, quando acabou se afogando.
18

URGENTE: Acidente entre carro e moto deixa casal ferido na Guaporé em Porto Velho

Com a forte batida, o casal acabou ficando lesionado aguardando uma equipe de resgate.
12

Criminosos armados são flagrados em carro de aplicativo na zona leste de Porto Velho

Com eles foi apreendido um revólver calibre 38 com várias munições.
10

Homem de 41 anos tenta abusar da sogra de 39, enquanto esposa está de resguardo na zona leste

Uma mulher de 39 anos foi vítima de uma tentativa de estupro na madrugada deste sábado (04), em uma residência no bairro Igarapé, zona leste de Porto Velho. O suspeito é o genro dela, de 41 anos.
10

Traficante é preso com drogas em distribuidora de bebidas usada de fachada na zona sul

Agentes do Departamentos de Narcóticos (Denarc) prenderam Daniel de A. C., vulgo “Escobar”, flagrado com drogas. O flagrante ocorreu em ima distribuidora de bebidas na zona sul de Porto Velho neste sábado (04).
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Confira 5 dicas para utilizar eletroeletrônicos e eletrodomésticos de forma econômica e sustentável

Produtos eficientes, fontes de energia renovável e descarte correto são algumas das recomendações da ABREE
L

Após quatro dias de chuvas intensas, Governo Lula autoriza envio da Força Nacional para o RS

Medida visa auxiliar no enfrentamento dos desastres naturais e na assistência às comunidades afetadas pelas inundações no estado gaúcho.
L
Fãs já se aglomeram em frente a palco do show da Madonna no Rio

Fãs já se aglomeram em frente a palco do show da Madonna no Rio

Espetáculo terá início às 21h45 nas areias da Praia de Copacabana.
L
Rio Grande do Sul contabiliza 56 mortes devido a fortes chuvas

Rio Grande do Sul contabiliza 56 mortes devido a fortes chuvas

Evento climático extremo atinge o estado desde início da semana.
L
CRUZOU A FRONTEIRA: BOPE e PM da Bolívia recuperar carro roubado em Rondônia

CRUZOU A FRONTEIRA: BOPE e PM da Bolívia recupera carro roubado em Rondônia

Durante a Operação Protetor, os policiais conseguiram localizar o veículo que havia acabado de cruzar a fronteira de forma clandestina, depois foi mandada de volta ao Brasil.
10

Bandidos fazem família refém e fogem com HB20 para o Orgulho do Madeira

Os bandidos armados pegaram vários objetos e depois fugiram levando tudo em um carro modelo HB20 das vítimas que ficaram trancadas na casa.
12
Loja de artigos de umbanda é destruída por incêndio na zona leste

Loja de artigos de umbanda é destruída por incêndio na zona leste

Rapidamente o fogo se espalhou e tomou grandes proporções, sendo difícil o trabalho de combate ao incêndio que ameaçava atingir outros imóveis ao lado.
10
Laços e Conflitos em Família é Tudo

Intrigas e Conflitos na Família É Tudo

Conspirações e Revelações Surpreendentes
L
Segredos e Confrontos No Rancho Fundo

Reviravoltas e Conflitos No Rancho Fundo

Amores, Armadilhas e Decisões Drásticas
L
Tramas e Desconfianças em Renascer

Confrontos e Revelações em Renascer

Segredos Revelados e Conflitos Familiares
L