primeiro Governador do Território foi o Major Aluizio Pinheiro Ferreira, cuja posse ocorreu no Rio de Janeiro, na época capital do Brasil, em 24 de novembro de 1943.
Na na minha mão direita, estão todos os atos (encadernados) assinados pelo Governador Jorge Teixeira no dia da instalação, na varanda do Palácio Presidente Vargas.
Essa suntuosa e belíssima Catedral tem em seu interior imagens e gravuras que retratam a principal atividade na região na época da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, o Seringueiro.
Devemos destacar também o trabalho social desempenhado pela primeira dama, sua esposa a Sra. Laurinha Marques Henriques, a qual tive a honra de entrevistar em 2010, um ano antes de seu falecimento.
No período de seis meses elaboraram a nossa Carta Magna, a qual foi apresentada ao povo rondoniense, no dia 06 de agosto de 1983, no Ginásio Cláudio Coutinho.
O Coronel Marques Henriques (1) está nessa foto de 1971, junto com o construtor Humberto Corrêa (2), meu pai Anísio Gorayeb (3), que na época era Presidente da Caerd, e o médico Leônidas Rachid (4)
Aproveito a ocasião para parabenizar a família Tourinho, pela justíssima homenagem ao seu patriarca e nosso grande e saudoso mestre Euro Tourinho, que nos deixou no dia 25 de novembro de 2019, aos 97 anos.
Posteriormente, este busto foi colocado na entrada do Palácio Presidente Vargas, inaugurado em janeiro de 1954, onde se encontra até hoje, praticamente escondido.