O Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, um dos principais pontos turísticos de Porto Velho, poderá contar novamente com o embarque dos tradicionais passeios de barco pela praça, iniciativa liderada pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel). O retorno do embarque agrega um novo atrativo cultural e turístico, atendendo também ao desejo da população local, que relembra os tempos em que a praça era ponto de partida e chegada das embarcações.
As tratativas estão em andamento com órgãos como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/RO), Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMDC), Procuradoria Geral do Município e secretarias municipais parceiras. O objetivo é aprimorar a infraestrutura, a segurança, a padronização do atendimento e a organização do fluxo de visitantes.
Segundo o tenente-coronel Clivton, do CBM/RO, a segurança norteia todas as decisões. “O corpo de bombeiros esteve presente para orientar sobre o uso do colete salva-vidas e a presença de bombeiros civis, garantindo a segurança da população. Faremos visita técnica para avaliar riscos e dar continuidade aos trabalhos”, afirmou.
Daniel Maciel, diretor da SMDC, destacou que a melhoria no embarque também previne acidentes relacionados a desbarrancamentos. “Nossa missão é garantir que a população e os trabalhadores com embarcações realizem suas atividades sem prejuízos”, explicou.
Além da segurança, o atendimento ao público será aprimorado. Cerca de 20 pessoas das famílias que trabalham nos quatro barcos de passeios participaram de capacitação em atendimento, reforçando a experiência turística ribeirinha.
Para o secretário Paulo Moraes Júnior, o objetivo é tornar Porto Velho referência no turismo. “Estamos lapidando o que já funciona para receber turistas estrangeiros, valorizando o passeio de barco e a Estrada de Ferro. O diálogo com instituições e a população é essencial para resgatar o sentimento de pertencimento e garantir o funcionamento legal e seguro”, destacou.
Uma visita técnica será realizada para vistoria do espaço e definição do melhor ponto de embarque e desembarque. Enquanto isso, os passeios continuam normalmente pelo Cai N’Água, durante a semana no final da tarde e nos finais de semana a cada hora. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Associação dos Barcos de Apoio ao Turismo: (69) 99962-2068.