A Agrovila Rio Verde, localizada a cerca de 30 minutos da vila Calderita e 40 minutos de São Carlos, recebeu na última quarta-feira (30) uma visita técnica do Conselho Empresarial de Turismo (Conetur). A ação envolveu representantes da Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Fecomércio Rondônia e Sesc.
A pauta da visita foi entender as demandas da comunidade e explorar o potencial do turismo de base comunitária na região, reunindo moradores, empreendedores de pousadas, restaurantes e flutuantes, além da Associação de Produtores e Produtoras Rurais e Moradores do Vale do Jamari e Entorno (Asprovajam).
Diálogo para fortalecer o turismo local
O secretário-executivo de Turismo, Aleks Palitot, destacou a importância do diálogo com a comunidade para planejar melhorias em parceria com outras secretarias. “A Agrovila Rio Verde já tem um funcionamento exemplar, com empreendedores dedicados. Vamos apoiar o aperfeiçoamento do atendimento com capacitação do trade turístico, melhorias em infraestrutura, iluminação e educação”, afirmou.
A Escola Municipal Rio Verde também deve ganhar uma quadra esportiva para atender alunos e moradores, garantindo esporte e lazer.
Empreendedores e comunidade engajados
Para Erivelton Lima, presidente da Asprovajam, a visita foi essencial para engajar ainda mais a comunidade no turismo sustentável. “A presença da equipe aqui fortalece o entendimento sobre o turismo e motiva os moradores a se envolverem ainda mais nesse setor”, comentou.
O turismo de base comunitária já atrai visitantes interessados em pesca esportiva, movimentando pousadas, restaurantes e o comércio local. Em 2026, a Fecomércio Rondônia oferecerá um novo curso de condutor de pesca esportiva, qualificando ainda mais os profissionais da região.
Outro destaque é o artesanato, com peças de madeira e feirinhas que complementam a renda das famílias e ampliam a experiência para os turistas.