TERÇA-FEIRA, 18/11/2025

Em destaque

Governo de RO cria programa para promover o etnoturismo em terras indígenas

O Programa está na fase de diagnóstico, que envolve um levantamento sobre o etnoturismo nas comunidades.

Por Marina Espíndola / Secom/Gov-RO - 25

Publicado em 

Foto - Gasoda Surui e Gisele Louise

Com o objetivo de promover o turismo de forma sustentável e respeitosa às culturas locais, o governo do estado implementou, por meio da Portaria nº 14, de 7 de fevereiro de 2025, o Programa de Visitação em Terras Indígenas de Rondônia. O programa visa integrar as comunidades indígenas ao setor de turismo, promovendo uma experiência imersiva e autêntica para os visitantes, ao mesmo tempo em que fortalece a preservação das tradições e modos de vida indígenas.

Programa de Visitação em Terras Indígenas de Rondônia oferece suporte e capacitação às comunidades indígenas, criando planos de visitação que proporcionem aos turistas internos e internacionais uma vivência autêntica das culturas indígenas, respeitando as particularidades de cada etnia.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa gera um impulso econômico às comunidades indígenas, e também contribui para o fortalecimento da identidade cultural de Rondônia. “O turismo é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento, e, com o programa, buscamos ampliar, ainda mais, a valorização da diversidade cultural do nosso estado”, enfatizou.

O titular da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Gilvan Pereira ressaltou que, “o programa representa uma verdadeira oportunidade de desenvolvimento social e econômico, permitindo que as comunidades preservem suas tradições e, ao mesmo tempo, gerem benefícios para sua população.”

ETAPAS E ATIVIDADES DO PROGRAMA

Programa de Visitação em Terras Indígenas iniciou com a fase de diagnóstico, que envolve um levantamento detalhado sobre o etnoturismo nas comunidades. Durante essa etapa, equipes da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Corpo de Bombeiros Militar DO Estado de Rondônia (CBMRO) e Superintendência Estadual do Indígena (SI) encontra-se em loco para avaliar as condições das comunidades. A equipe verifica a infraestrutura disponível, como a oferta de artesanatos e a estrutura mínima necessária para receber turistas de forma organizada e segura.

A fase inicial do diagnóstico é realizada nos dias 11 e 12 de março, na comunidade Araras, e nos dias 13 e 14, na comunidade Gaviões, ambas em Ji-Paraná. A equipe continuará a visitação em outras localidades ao longo dos próximos meses, com o intuito de mapear as condições e necessidades de cada comunidade.

O Programa de Visitação em Terras Indígenas de Rondônia abrange 17 comunidades indígenas | Foto – Gasoda Surui e Gisele Louise

Após essa fase, o programa passará para a segunda etapa, que envolve uma audiência pública, mentorias e capacitação das comunidades indígenas. A terceira e última fase consistirá na criação de um roteiro etnoturístico, unindo as comunidades que participam do programa em um circuito turístico sustentável que valoriza a diversidade cultural de Rondônia.

ABRANGÊNCIA DO PROGRAMA

Programa de Visitação em Terras Indígenas de Rondônia abrange 17 comunidades indígenas, distribuídas em 7 municípios do estado.

As comunidades participantes são:

Pimenta Bueno: T.I. João Bravo e T.I. Parque Aripuanã

Cacoal: Povo Paiter Suruí, Garah Perewepid Paiter Linha 09, Paiter Wagôh Pakob, Paiterey Agoyah, Centro Olawatawa, Lapetanha – Turismo Yabnabi e Aldeia Gamir

Espigão do Oeste: Cinta Larga Roosevelt

Ji-Paraná: Gaviões e Araras

Mirante da Serra: Amondawa – Terra Uru Eu Wau Wau

Guajará-Mirim: Terra Lage Velho e Santo André – Terra Pacaás Novas

Vilhena: Inajá e Sowaintê

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Brasil aposta no turismo sustentável como diferencial competitivo

Brasil aposta no turismo sustentável como diferencial competitivo

Ministro Celso Sabino destaca ações de ecoturismo e sustentabilidade durante a COP30 em Belém.
L
Turismo sustentável: observação de aves em Porto Velho ganha destaque na COP30

Turismo sustentável: observação de aves em Porto Velho ganha destaque na COP30

Prática de turismo sustentável em Porto Velho integra o Catálogo de Experiências do Brasil na edição especial da COP30
L
Turismo internacional no Brasil bate recorde histórico em 2025

Turismo internacional no Brasil bate recorde histórico em 2025

País recebeu 7,8 milhões de visitantes estrangeiros até outubro, com alta de 42% em relação a 2024.
L
Governo de Rondônia participa do lançamento global da marca “Amazônia” em Londres

Governo de Rondônia participa do lançamento global da marca “Amazônia” em Londres

Evento internacional reforça o protagonismo de Rondônia na promoção do turismo sustentável e integrado da Região Norte
L
Obra do Espaço Alternativo de Ariquemes chega a 50%

Obra do Espaço Alternativo de Ariquemes chega a 50%

Revitalização do Espaço Alternativo da Avenida Capitão Sílvio avança com metade dos trabalhos concluídos e R$ 23 milhões em investimentos.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Rondônia segue livre da gripe aviária, aponta dado do MAPA

Rondônia mantém o status de território livre da gripe aviária, mesmo após 50 investigações de suspeitas em aves, todas encerradas com resultados negativos e sem riscos ao setor produtivo.
L

Agenda News: Grego Original Pub esquenta a semana com muito rock

O Grego é o ponto de encontro do rock com especiais, bandas ao vivo e feijuka animada para curtir com os amigos e a família.
L
STF define penas de nove réus condenados pela trama golpista

STF define penas de nove réus condenados pela trama golpista

As sentenças variam de um ano e 11 meses de regime aberto até 24 anos de prisão em regime fechado. Os acusados também devem pagar R$ 30 milhões em danos e estão inelegíveis por oito anos.
L
Enem 2025: Inep anula três questões por suspeita de vazamento

Enem 2025: Inep anula três questões por suspeita de vazamento

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anulou três questões do Enem 2025 aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, após identificar semelhanças entre itens da prova e conteúdo que circulava na internet.
L

Giro News: Gigliane Alencar fala sobre o trabalho de reabilitação infantil

Um bate-papo humanizado, informativo e cheio de insights sobre terapias, inclusão e o impacto desse cuidado na vida das famílias.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Pedro Fernandes participa do Dia da Alegria em Ariquemes

Deputado Pedro Fernandes participa do Dia da Alegria em Ariquemes

Realizado nos dias 15 e 16 de novembro, o evento reuniu centenas de moradores em uma programação marcada por acolhimento, inclusão e integração comunitária.
L
Vereador Dr. Santana convida contemplados aprovados do Porto Madero V para sorteio de endereços no dia 22 de novembro, no Teatro Banzeiros

Vereador Dr. Santana convida contemplados aprovados do Porto Madero V para sorteio de endereços

Os contemplados do Conjunto Habitacional Porto Madero V são convidados a participarem do sorteio de endereços que acontecerá no próximo dia 22 de novembro, às 9h, no Teatro Banzeiros, localizado na Rua José do Patrocínio, 110, Centro.
L
Governo proíbe uso de linguagem neutra em documentos oficiais

Governo proíbe uso de linguagem neutra em documentos oficiais

A nova Política Nacional de Linguagem Simples, sancionada pelo presidente Lula, proíbe o uso de novas flexões de gênero e número em textos públicos. O objetivo é garantir comunicação mais clara e acessível ao cidadão.
L
CNJ premia TRT-14 por avanço de 53% em equidade racial no Judiciário

CNJ premia TRT-14 por avanço de 53% em equidade racial no Judiciário

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-14) recebeu menção honrosa no 2º Prêmio CNJ de Equidade Racial por demonstrar um salto de 53% no desempenho de suas ações, consolidando o compromisso com o combate ao racismo institucional.
L
STF condena nove réus militares da trama golpista por unanimidade

STF condena nove réus militares da trama golpista por unanimidade

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou placar de 4 a 0 para condenar oito militares do Exército e um policial federal, acusados de planejar ações táticas. O colegiado também absolveu o general Estevam Theophilo por falta de provas.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Rodoviária Federal em Rondônia socorre vítima de condutor que se evadiu no município de Ji-Paraná

Polícia Rodoviária Federal em Rondônia socorre vítima de condutor que se evadiu no município de Ji-Paraná

A Polícia Rodoviária Federal, atendeu a gestante ferida após motociclista fugir da fiscalização na BR-364
10
Mulher é procurada após matar irmão a tiros em trilha

Mulher é procurada após matar irmão a tiros em trilha

Vítima e suspeita brigavam constantemente. Após uma discussão, o homem ameaçou a irmã de morte e, em seguida, foi morto com um tiro de espingarda no meio do caminho.
18
PF pede aumento de 38% no orçamento e sugere dobrar efetivo em CPI

PF pede aumento de 38% no orçamento e sugere dobrar efetivo em CPI

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, solicitou nesta terça-feira (18/11), em sessão da CPI do Crime Organizado no Senado, um aumento de 38% no orçamento da instituição para o próximo ano.
L
PF estima em R$ 12 bilhões o valor de fraudes do Banco Master

PF estima em R$ 12 bilhões o valor de fraudes do Banco Master

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, revelou que a Operação Compliance Zero mira crimes contra o sistema financeiro, com apreensão de R$ 1,6 milhão em espécie.
L
PF identifica mais de 2 mil drones irregulares durante a COP30

PF identifica mais de 2 mil drones irregulares durante a COP30

O sistema de monitoramento da Polícia Federal (PF) registrou 2.270 aparelhos voando sem autorização em áreas sensíveis da 30ª Conferência do Clima, em Belém, no Pará.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura reafirma o compromisso com a 24ª edição do Domingão da CDL

Prefeitura reafirma o compromisso com a 24ª edição do Domingão da CDL

Domingão da CDL fortalece comércio local e reforça parceria entre Prefeitura e CDL para impulsionar vendas no período natalino
L

Rondônia fica entre os 10 melhores estados do Brasil em reciclagem de lixo

Rondônia alcança a 7ª posição no ranking nacional de reciclagem, reflexo do esforço conjunto entre municípios, cooperativas e produtores rurais que ampliaram a recuperação de resíduos no estado.
L

Nova etapa de qualificação da Nova 364 tem foco no manejo de animais silvestres

Treinamento aprimora o manejo adequado de animais silvestres e domésticos ao longo da rodovia
L
Agrotec reunirá cerca de 250 expositores e deve movimentar o setor agro na capital

Agrotec reunirá cerca de 250 expositores e deve movimentar o setor agro na capital

Agrotec ampliará a visibilidade de produtores e agroindústrias, fortalecendo tecnologia e inovação no agronegócio local
L
Parque da Cidade terá espaço exclusivo para famílias neurodivergentes

Parque da Cidade terá espaço exclusivo para famílias neurodivergentes

Novo espaço no Parque da Cidade, palavra-chave do foco, oferece acolhimento gratuito e ambiente seguro para crianças neurodivergentes
L
Porto de Porto Velho: Governo de RO inaugura nova sede e armazém alfandegado na celebração dos 50 anos

Porto de Porto Velho: Governo de RO inaugura nova sede e armazém alfandegado na celebração dos 50 anos

Nova estrutura do Porto de Porto Velho, palavra-chave do foco, marca investimento histórico e inclui armazém alfandegado e sede administrativa modernizada
L
Manguezais ganham pacto global com adesão de 46 governos

Manguezais ganham pacto global com adesão de 46 governos

Estados e municípios brasileiros, incluindo Amapá e Pará, se unem ao movimento Mangrove Breakthrough, que busca mobilizar US$ 4 bilhões para restaurar 15 milhões de hectares de manguezais até 2030.
L
Prefeitura de Jaru asfalta novo trecho da rua Cândido Portinari

Prefeitura de Jaru asfalta novo trecho da rua Cândido Portinari

O serviço de pavimentação foi concluído nesta terça-feira (18/11) no Setor 07, no trecho entre a Paraná e João Batista. A obra foi viabilizada por emenda do deputado Edevaldo Neves.
L
Cesta de Natal de 2025 deve ter alta de 4,5% abaixo da inflação

Cesta de Natal de 2025 deve ter alta de 4,5% abaixo da inflação

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) divulgou prévia do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), indicando que a alta esperada para a cesta natalina é menos da metade do aumento registrado em 2024 (9,16%).
L
Mais de 80 países apoiam proposta do Brasil para fim de combustíveis fósseis

Mais de 80 países apoiam proposta do Brasil para fim de combustíveis fósseis

Coalizão de países do Norte e do Sul Global, reunida na COP30, declarou apoio oficial ao mapa do caminho para abandonar progressivamente o uso de petróleo, gás natural e carvão mineral.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.