Potencialidades turísticas de Rondônia são apresentadas em evento do setor em Roraima
O Salão Internacional de Turismo de Roraima é uma vitrine de apresentação do setor turístico da Amazônia.
Por Andréia Fortini / Secom / Gov-RO - 30
Publicado em
Fotos: Gilvan Pereira
Compartilhe esta notícia:
Nos siga no Google News
Com o objetivo promover as potencialidades turísticas de Rondônia, fortalecer parcerias e atrair investimentos para o desenvolvimento do turismo no Estado. O Governo de Rondônia marca por meio da Superintendência de Turismo (Setur), marca presença no Salão Internacional de Turismo de Roraima, evento relevante para o setor turístico. Iniciou na sexta-feira (26) e que segue até domingo (28), é uma vitrine de apresentação do setor turístico da Amazônia, através das Rotas Amazônicas Integradas (RAIs), que inclui também, os países da região de fronteira, como Guiana e Venezuela. O evento é realizado pelo Governo de Roraima em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e integra diversos parceiros, incluindo as Secretarias de Turismo dos Estados da Amazônia Legal.
As belezas naturais, culturais e históricas de Rondônia estão em exposição em Roraima | Fotos: Gilvan Pereira
De acordo com o superintendente da Setur, Gilvan Pereira, a participação do Governo de Rondônia no Salão Internacional de Turismo em Roraima é uma oportunidade para estabelecer contatos, trocar experiências e compartilhar boas práticas com outros estados e países presentes no evento. “Entre os atrativos turísticos apresentados pela Setur de Rondônia no Salão Internacional de Turismo em Roraima estão as belezas naturais, culturais e históricas do estado, destacando as oportunidades de ecoturismo, turismo de aventura, turismo rural e turismo cultural”, ressaltou.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Estado de Rondônia é conhecido pela rica biodiversidade, cultura diversificada e suas paisagens exuberantes. “Isso vem conquistando e atraindo cada vez mais turistas para Rondônia”, destacou.
PROGRAMAÇÃO
Estão previstas diversas palestras, rodadas de negócios e exposições que destacam as potencialidades turísticas da região, a infraestrutura turística disponível, os projetos de desenvolvimento do setor. Foram debatidos temas importantes, como o Marketing e Inteligência Artificial; Turismo Gastronômico e a Experiência Imeru (café roraimense); Turismo de base comunitária; A Promoção do Destino Brasil no Exterior e a Importância do Turismo Seguro; e ainda, os avanços do turismo em territórios indígenas e o viajante 4.0 – Tendências de novos comportamentos.
ROTAS AMAZÔNICAS INTEGRADAS
As Rotas Amazônicas Integradas (RAI), lançada em 2021, reúne um portfólio de produtos turísticos unificado com os principais atrativos de cada estado, com divulgação em revistas, mapas, redes sociais, sites, feiras, congressos e demais eventos direcionados ao turismo. O objetivo é unir roteiros com perfis turísticos similares e, assim, elevar a atração de turistas nacionais e internacionais. A divulgação das rotas é feita por meio de material trilíngue, que será produzido em parceria com órgãos de turismo.
Além das orientações técnicas sobre o processo de inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro, o evento vai proporcionar troca de experiências e estimular a criação de estratégias locais para promoção e desenvolvimento do setor de forma sustentável.
Nesta sexta-feira, 04 de julho, às 14h, o Comunidade News traz uma edição especial com a participação do deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO). Na pauta, assuntos de grande repercussão nacional e regional.
Com base em relatórios estratégicos e análise contínua das áreas de maior risco, as forças policiais de Rondônia atuam de forma integrada e precisa no combate à criminalidade.
Ao todo foram expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Rondônia dois mandados judiciais de busca e apreensão, cumpridos na cidade de Jaru/RO
Coordenado pelo Professor Luiz Cláudio da Silva, o projeto contou com a participação de todas as turmas de Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio do campus.
A proposta foi estruturada com base no Design Thinking e no modelo Double Diamond, conduzindo todas as etapas do desenvolvimento — da empatia com o público-alvo à entrega do protótipo funcional.
A atividade ocorreu na terça-feira, 1º de julho, com o objetivo de aproximar os participantes das práticas sustentáveis desenvolvidas pela comunidade indígena, incluindo o Sistema Agroflorestal (SAF) e o projeto de etnoturismo Te Xaragá.