QUINTA-FEIRA, 26/02/2026

Em destaque

Potencialidade da pesca esportiva em Rondônia é destaque em evento nacional, em São Paulo

Rondônia oferece uma variedade de rios para os entusiastas da pesca esportiva.

Por Suelen Viana\Secom\Gov-RO - 010

Publicado em 

Gisele Louise

Com o objetivo de estimular o turismo de pesca esportiva em Rondônia e mostrar ao mundo a potencialidade do Estado, o Governo de Rondônia está participando da 16° edição do Pesca & Companhia Trade Show e do 2° Fórum Nacional do Turismo de Pesca, que acontece em São Paulo, entre os dias 21 e 23 de março. O evento, reúne empresários do setor, como fabricantes, importadores, operadores de turismo, agentes de viagens e demais agentes públicos envolvidos com o turismo de pesca.

A evolução da pesca esportiva no Brasil, bem como as políticas públicas efetivas para o seguimento, são temas debatidos durante o Fórum, com a contribuição de representantes das Secretarias de Turismo dos Estados de Rondônia, Amazonas, Goiás, Pará, Mato Grosso e São Paulo. A programação conta ainda, com a apresentação de cases de sucesso dos empresários rondonienses, Claudio Hikague e Anderson Guedes.

O vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves, que participa do evento e cumpre agenda com empresários de pesca, visando o fortalecimento da categoria, destaca que, “o Estado tem alto potencial turístico, inclusive no setor da pesca esportiva. Nesse sentido, o Governo do Estado tem fomentado a iniciativa e o crescimento do setor, com programas desenvolvidos na área”.

Também presente ao evento, o titular da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Gilvan Pereira, ressaltou que, a visibilidade do turismo de pesca no Estado tem ganhado proporção a partir do trabalho em conjunto com órgãos como Sebrae, Fecomércio, associações de pesca e empresários ligados ao setor. “Participar de eventos como esse, proporciona um leque de oportunidades e permite a troca de experiências incríveis com apreciadores da pesca esportiva de diversas regiões do país”, destacou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a participação em evento nacional, incentiva ainda mais o fomento da pesca esportiva no Estado, uma vez que, esse tipo de turismo é algo que vem ganhando notoriedade na região, devido à grande quantidade de rios e lagos disponíveis, além de impulsionar a economia local. “Temos uma grande variedade de peixes em nossos rios e toda estrutura majestosa da Floresta Amazônica, o que, por sua vez, acaba atraindo apaixonados pela pesca, para conhecer nossas belezas naturais”, afirmou o governador.

Gisele Louise

O Trade Show já divulgou alguns eventos que estão previstos para acontecer em Rondônia, ainda em 2024, como o Circuito Estadual de Pesca que será realizado no município de Pimenteiras do Oeste e nos distritos de Jaci-Paraná e Porto Rolim.

RIOS EM RONDÔNIA

Rondônia oferece uma variedade de rios para os entusiastas da pesca esportiva. O rio Madeira por exemplo,  abriga mais de 800 espécies de peixes, que migram para os rios Jaci, Mutum Paraná e Jamari.

Característica marcante na região, o rio Guaporé também é uma das opções onde a diversidade de peixes é abundante.  Municípios como Pimenteiras do Oeste, Cabixi, Costa Marques, São Francisco do Guaporé e Alta Floresta D’Oeste, do mesmo modo, são atrativos para o segmento esportivo, oferecendo segurança e comodidade em pousadas, barcos-hotéis, lanchas de pesca e condutores locais, para receber turistas nacionais e internacionais.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

A Floresta que pulsa no nosso quintal

Turismo Criativo no Baixo Madeira revela a Resex Lago do Cuniã como experiência sensorial e comunitária, conectando visitantes à Amazônia real, viva e cheia de significado.
L
Circuito Arrais fortalece pesca esportiva em RO

Circuito Arrais fortalece pesca esportiva em RO

Curso gratuito de Arrais Amador reúne 100 inscritos em Pimenta Bueno e reforça segurança na pesca esportiva com apoio do governo estadual.
L
Aeroporto de Porto Velho: passageiros crescem 28%

Aeroporto de Porto Velho: passageiros crescem 28%

Movimentação do Aeroporto de Porto Velho atinge 638 mil usuários e amplia voos comerciais, reforçando integração regional e capacidade operacional.
L
Folia e negócios: Carnaval impulsiona turismo em PVH

Folia e negócios: Carnaval impulsiona turismo em PVH

Carnaval 2026 aquece comércio, fortalece pequenos negócios e amplia a renda do setor turístico em Porto Velho.
L
Carnaval 2026: Ecoturismo em Porto Velho impulsiona negócios locais

Carnaval 2026: Ecoturismo em Porto Velho impulsiona negócios locais

Feriado na capital de Rondônia atrai turistas para experiências na natureza, observação de aves e roteiros sustentáveis, com apoio do Sebrae.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Arquitetando memórias e escrevendo histórias

Um reencontro que transforma lembranças em palavras e constrói pontes entre ensino, afeto e literatura rondoniense
L
Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de quinta-feira, 26/02/2026: decisões conscientes e organização prática marcam o dia

Quinta-feira favorece escolhas estratégicas, disciplina e comunicação clara
L
Haddad justifica aumento de imposto sobre importados para proteger indústria

Haddad justifica aumento de imposto sobre importados para proteger indústria

Medida eleva tarifas de smartphones e máquinas em até 7,2 pontos percentuais; governo prevê arrecadação de R$ 14 bilhões e estímulo à produção nacional.
L
Governo busca diálogo para retomar incentivos a data centers no Brasil

Governo busca diálogo para retomar incentivos a data centers no Brasil

Ministro da Fazenda defende programa Redata como estratégia de soberania digital após Medida Provisória perder validade no Senado Federal.
L
Senado aprova novas regras para agências de turismo receptivo

Senado aprova novas regras para agências de turismo receptivo

Projeto de lei define competências para empresas de recepção e transporte de visitantes; senadores também votam redução de tributos para indústria química.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

Candidatos a agente e supervisor podem consultar endereço no site da FGV; exames ocorrem neste domingo em dois turnos diferentes.
L
Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Candidatos aprovados na segunda edição do “Enem dos Concursos” devem realizar o procedimento até às 23h59; manifestação é obrigatória para garantir a posse.
L
Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Publicidade

POLÍTICA

Estrada Alto Paraíso: Redano garante melhorias

Estrada Alto Paraíso: Redano garante melhorias

Melhorias na estrada entre Alto Paraíso e Garimpo Bom Futuro avançam com patrolamento e encascalhamento executados pelo DER para garantir mobilidade e segurança.
L
CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

Comissão Parlamentar Mista de Inquérito autoriza acesso a dados bancários e fiscais do filho do presidente; sessão termina em tumulto após votação de 87 requerimentos.
L
Especialistas em psicopedagogia e terapia ocupacional participam de ação no Espaço Alternativo

Especialistas em psicopedagogia e terapia ocupacional participam de ação no Espaço Alternativo

Tâmara Castro e Ângela Maria integram mobilização do Fevereiro Laranja e Roxo com foco no acolhimento de mães atípicas e conscientização em saúde.
L
RO-133: Alex Redano pede recuperação urgente

RO-133: Alex Redano pede recuperação urgente

A recuperação da RO-133 foi solicitada por Alex Redano ao governo de Rondônia para melhorar a segurança e o escoamento da produção entre Machadinho d’Oeste e Jaru.
L
RESENHA POLITICA – Podemos enfrenta disputa interna enquanto crise institucional expõe fragilidades no cenário político de Rondônia

RESENHA POLITICA – Podemos enfrenta disputa interna enquanto crise institucional expõe fragilidades no cenário político de Rondônia

Pré-candidaturas ao governo acirram tensão na legenda, episódios na Câmara de Porto Velho elevam debate sobre decoro e transparência entra na pauta com pedágio da BR-364.
L
Publicidade

POLÍCIA

Adolescente suspeita de matar avô se entrega em Ariquemes

Jovem de 17 anos é investigada pela morte do avô e por balear a avó na zona rural de Ariquemes; ela se apresentou à Polícia Civil e ficou em silêncio.
18

Casa é atacada a tiros no bairro Teixeirão

Residência na Rua Rita Ibanez, zona leste de Porto Velho, foi alvo de disparos; moradora atribui ataque a ameaças contra o filho.
16

Motociclista fica ferido após bater em carreta na BR-319

Acidente ocorreu na manhã desta quinta-feira (26), na cabeceira da ponte sobre o Rio Madeira, em Porto Velho; vítima foi socorrida ao João Paulo II.
14
Jovem é presa com maconha um dia após completar 18 anos em Porto Velho

Jovem é presa com maconha um dia após completar 18 anos em Porto Velho

Suspeita foi flagrada pela Força Tática no bairro Cohab com porções de entorpecente; jovem alegou que comemorava aniversário com amigos.
12
Motociclista quebra perna em acidente com carro elétrico na zona leste de Porto Velho

Motociclista quebra perna em acidente com carro elétrico na zona leste de Porto Velho

Um motociclista ficou gravemente ferido após um acidente envolvendo um carro elétrico na noite desta quarta-feira (25), no cruzamento das ruas Piratininga e Piracanjuba, bairro Lagoa, na zona leste de Porto Velho.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MEC autoriza Campus Buritis do Ifro com R$ 12,3 mi

MEC autoriza Campus Buritis do Ifro com R$ 12,3 mi

Novo Campus Buritis do Ifro será construído com recursos do Novo PAC. Também foram autorizados restaurantes estudantis e bibliotecas em outras unidades de Rondônia.
L
MEC autoriza RU da Unir em Rolim de Moura: investimento de R$ 16,3 mi

MEC autoriza RU da Unir em Rolim de Moura: investimento de R$ 16,3 mi

O Restaurante Universitário da Unir em Rolim de Moura terá obras retomadas com recursos do Novo PAC. Ministro também vistoriou teatro e futuro hospital universitário em Porto Velho.
L
Empresas incorporam pets à rotina corporativa

Empresas incorporam pets à rotina corporativa

Iniciativas consideram impactos na saúde emocional de cães, gatos e responsáveis
L
Agricultura familiar aponta caminhos sustentáveis em Rondônia

Agricultura familiar aponta caminhos sustentáveis em Rondônia

Experiências com milho e café mostram como sistemas agroflorestais e cooperativismo fortalecem economias locais e ajudam a enfrentar a crise ambiental na Amazônia.
L
Crea-RO realiza IX Treinamento de Conselheiros e Inspetores em Porto Velho

Crea-RO realiza IX Treinamento de Conselheiros e Inspetores em Porto Velho

Capacitação promovida pelo Conselho reúne cerca de 80 profissionais nos dias 5 e 6 de março para alinhar diretrizes, fortalecer a fiscalização e modernizar procedimentos institucionais.
L
Segurança no campo: 80% das mortes com rede elétrica ocorrem na zona rural de Rondônia

Segurança no campo: 80% das mortes com rede elétrica ocorrem na zona rural de Rondônia

Dados apontam que 38 das 50 mortes registradas em sete anos aconteceram em áreas rurais; Energisa reforça orientações de prevenção para trabalhadores do campo.
L

Cristiane Lopes destina R$ 4,5 milhões para famílias atípicas

Com emenda superior a R$ 4,5 milhões, deputada amplia atendimentos de saúde, capacitação e inclusão para mães atípicas e pessoas com deficiência em Rondônia.
L
Governo prepara decreto de salvaguardas para o acordo Mercosul-UE

Governo prepara decreto de salvaguardas para o acordo Mercosul-UE

Texto estabelece mecanismos de proteção para produtores agrícolas brasileiros em caso de surtos de importação de produtos europeus.
L
Ministério das Mulheres cria grupo de trabalho emergencial contra abuso infantil

Ministério das Mulheres cria grupo de trabalho emergencial contra abuso infantil

Ministra classifica como ilegal e esdrúxula decisão judicial em Minas Gerais; GT contará com participação do CNJ para frear teses de “vínculo afetivo” em estupros de vulneráveis.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.