QUINTA-FEIRA, 26/02/2026

Em destaque

Ações desenvolvidas pela Setur promovem o fortalecimento do eixo turístico de Rondônia

Para o governador, Marcos Rocha, o setor turístico faz parte do eixo estratégico para o fomento da economia rondoniense.

Por Richard Neves/Secom/Gov-RO - 010

Publicado em 

Em 2023 foram realizadas várias ações no eixo turístico de Rondônia. São avanços que podem ser atribuídos aos programas e projetos executados pelo Governo do Estado, que além de desenvolver, promove o fortalecimento do setor, com destaque para os projetos, a exemplo do Rondônia Tem TurismoFamtour, além de outros desenvolvidos que apresentam atrativos naturais, patrimônios históricos e culturais.

Para o governador, Marcos Rocha, o setor turístico faz parte do eixo estratégico para o fomento da economia rondoniense. “Temos desenvolvido vários projetos de fomento do setor, que é um dos importantes eixos de desenvolvimento, e o Governo de Rondônia tem trabalhado junto aos municípios, com a apresentação de projetos e workshops com gestores regionais e empresários, incentivado os estudantes com concursos de redação e poesia, dentre outras ações realizadas, para seja fortalecido o crescimento turístico no Estado”, salientou.

Forte Príncipe da Beira -Costa Marques

A ação dá visibilidade aos produtos turísticos de Rondônia, em parceria
com os municípios

De acordo com o titular da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Gilvan Pereira Júnior, “as ações foram desenvolvidas mediante o planejamento estratégico, que foi elaborado por equipe do órgão e colocado em prática durante este ano, com resultados. Projetos como o Rondônia Tem Turismo e incentivo aos estudantes a conhecerem mais a história de Rondônia, com o Concurso de Poesia e RedaçãoViva Rondônia, entre outros”, evidenciou.

RONDÔNIA TEM TURISMO

O projeto lançado no mês de maio em Porto Velho, visa empreender ações de publicidade para impulsionar o crescimento e promover interesse, valorização, além de potencializar as belezas no Estado. A ação é uma estratégia inovadora que propõe visibilidade aos Produtos Turísticos em Rondônia, em parceria com os municípios.

CONCURSO DE POESIA

Com o tema “Rondônia e suas Belezas Naturais”, o objetivo é promover a valorização ao patrimônio geográfico e cultural de Rondônia e difundir o potencial turístico. O projeto é em parceria com a Superintendência Estadual de Turismo de Rondônia (Setur) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O projeto contemplou estudantes e professores do 6º ao 9º ano das escolas da Rede Pública Estadual de Ensino Fundamental II, atendidas com o Programa de Educação Integral (PEI). Os alunos vencedores foram beneficiados com “City Tour” nos pontos turísticos dos respectivos municípios do Estado.

REDAÇÃO TURISMO

Estudantes visitam pontos turísticos de Porto Velho

Com a finalidade de resgatar e conscientizar sobre a importância do conhecimento e da preservação do patrimônio histórico e cultural pelo turismo, a Setur, com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou o projeto Redação Turismo, que leva estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino para conhecerem pontos turísticos.

No total, 72 pessoas foram premiadas com o “City Tour” no concurso de redação, entre estudantes e educadores. Alunos e professores visitaram os principais pontos turísticos do município, como o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, o Mercado Central, a Praça das Três Caixas d’Água, o Museu da Memória Rondoniense (Mero) e o Memorial Marechal Rondon. Tudo foi acompanhado por um guia de turismo, que forneceu informações históricas e culturais sobre cada local visitado.

VIVA RONDÔNIA

O projeto destina a promoção e consolidação do turismo estadual, através de uma gestão descentralizada e compartilhada com os municípios de Rondônia. A ação sensibiliza gestores municipais a desenvolverem o turismo regional e municipal, seguindo os eixos de governança, capacitação, empreendedorismo e fortalecimento dos produtos turísticos.

INTEGRAÇÃO 

O encontro com representante de agência de turismo e entidades aconteceu com o propósito de promover a integração e alinhamentos, com boas práticas e ampliação de conhecimentos entre os participantes. O encontro, realizado este ano, reuniu 85 pessoas, entre secretários, interlocutores e representantes regionais, marcando a relevância de alinhar os projetos e ações desenvolvidas pela Setur, visando fortalecer a conexão, parceria, comunicação, além de proporcionar a troca de experiências. O evento reforça a união entre o Poder Público e todos os representantes inseridos nas atividades turísticas no processo de desenvolvimento local, regional e estadual do turismo.

FAMTOUR

Objetivo do Famtour é mostrar os pontos turísticos de todas as regiões
do Estado

O Projeto de Familiarização Turística de Rondônia (Famtour) consiste em selecionar representantes regionais, guias de turismo, influenciadores digitais, profissionais da imprensa televisiva e digital, gestores/interlocutores, agentes de viagem e turismo e imprensa governamental para uma experiência turística, a fim de que conheçam os atrativos turísticos e desta forma, poderão produzir conteúdos, como matérias e vídeos destas regiões, ressaltando as experiências positivas vividas durante a viagem.

As edições aconteceram nas seguintes cidades:

  • 1° Famtour: 2020 – Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici e Cacoal;
  • 2° Famtour: 2021 – Porto Velho e Candeias do Jamari;
  • 3° Famtour: 2021 – Ariquemes, Campo Novo de Rondônia e Machadinho d’Oeste;
  • 4° Famtour: 2022 – Costa Marques, São Francisco do Guaporé e São Miguel do Guaporé;
  • 5º Famtour: 2023 – Cacoal, Espigão do Oeste e Pimenta Bueno;
  • 6º Famtour: 2023 – Porto Velho, Candeias do Jamari e o distrito de Jaci-Paraná.

POTENCIAL TURÍSTICO

O Mapa de Regionalização do Turismo direciona ações que desenvolvam o setor em cada uma das sete Regiões Turísticas do Estado, mostrando o potencial turístico para investir de forma adequada nos benefícios; como infraestrutura, realização de campanhas publicitárias, entre outras ações.

Trata-se de uma gestão compartilhada, descentralizada, coordenada e integrada, proporcionando a participação, democratização, os consensos e acordos, envolvendo a multiplicidade e diversidade de entes institucionais, agentes econômicos e sociedade civil organizada, no qual estabelece os critérios, as orientações, compromissos, procedimentos e os prazos para a composição.

O Estado possui 15 municípios no mapa, sendo: Costa Marques, São Miguel do Guaporé, Ji-Paraná, Mirante da Serra, Candeias do Jamari, Porto Velho, Vilhena, Colorado do Oeste, Cacoal, Pimenta Bueno, Ariquemes, Machadinho d’Oeste, Rolim de Moura e Alto Alegre dos Parecis.

A Setur destaca o desenvolvimento do etnoturismo

CONEXÃO ETNOTURISMO

O objetivo é criar roteiros regionais em comunidades indígenas e resgatar a cultura indígena de forma sustentável e geração de emprego. Um roteiro foi criado para o etnoturismo, exclusivamente com a tribo indígena Paiter Suruí, no município de Cacoal. De acordo com Gilvan Pereira, o resgate leva os participantes a vivenciarem a cultura, gastronomia e pinturas.

WORKSHOP “AGENTES DO TURISMO”

O workshop proporciona aos alunos do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep/RO), cursos voltados para o turismo, como os de Técnico em Guia de Turismo, Técnico em Eventos, Recepcionistas, Inglês Básico e Espanhol Básico. Oportunidade dos cidadãos terem acesso às informações para aquisição de conhecimentos, por meio de palestras, debates, ampliando também, rede de contatos e empreendedorismo.

Em 2023 foi a 3ª edição do workshop, em que participaram do 60 pessoas. As últimas edições aconteceram nos anos de 2020 e 2021.

CIRCUITO TURÍSTICO

A fim de valorizar todos os trabalhadores do estado de Rondônia, o “Circuito de Turismo do Dia do Trabalhador”, com atividades turísticas, artísticas e culturais, que contou com a participação de aproximadamente mil pessoas, no Espaço Alternativo de Porto Velho. Na oportunidade aconteceu lançamento do programa Rondônia Tem Turismo, com a participação de autoridades públicas, empresários, associações e comunidade.

RONDÔNIA PARA TODOS

Visa o cadastramento de projetos de eventos para impulsionar o turismo nos diversos municípios, após abertura teve inscrição dos seguintes projetos:

  • Corrida do Jerico – Alto Paraíso;
  • Circuito de Motocross – São Miguel do Guaporé; e
  • Olimpíada Indígena – Ji-Paraná.

Fotos: Alex Nunes, Leandro Morais, Ésio Mendes e Frank Néry

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

A Floresta que pulsa no nosso quintal

Turismo Criativo no Baixo Madeira revela a Resex Lago do Cuniã como experiência sensorial e comunitária, conectando visitantes à Amazônia real, viva e cheia de significado.
L
Circuito Arrais fortalece pesca esportiva em RO

Circuito Arrais fortalece pesca esportiva em RO

Curso gratuito de Arrais Amador reúne 100 inscritos em Pimenta Bueno e reforça segurança na pesca esportiva com apoio do governo estadual.
L
Aeroporto de Porto Velho: passageiros crescem 28%

Aeroporto de Porto Velho: passageiros crescem 28%

Movimentação do Aeroporto de Porto Velho atinge 638 mil usuários e amplia voos comerciais, reforçando integração regional e capacidade operacional.
L
Folia e negócios: Carnaval impulsiona turismo em PVH

Folia e negócios: Carnaval impulsiona turismo em PVH

Carnaval 2026 aquece comércio, fortalece pequenos negócios e amplia a renda do setor turístico em Porto Velho.
L
Carnaval 2026: Ecoturismo em Porto Velho impulsiona negócios locais

Carnaval 2026: Ecoturismo em Porto Velho impulsiona negócios locais

Feriado na capital de Rondônia atrai turistas para experiências na natureza, observação de aves e roteiros sustentáveis, com apoio do Sebrae.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Poluição do ar ultrapassa limites recomendados em todo o Brasil

Poluição do ar ultrapassa limites recomendados em todo o Brasil

Relatório do Ministério do Meio Ambiente aponta que maioria dos poluentes excede padrões de saúde; ozônio e material particulado preocupam autoridades.
L

Coluna social Marisa Linhares: Negócios, Solidariedade e Conquistas da Semana

Eventos na FIAT PSV, ações solidárias da ASSDACO, aniversário no Sicoob Fronteiras, homenagens ao comércio local e doações reforçam o protagonismo social e empresarial de Cacoal.
L
Cursos profissionalizantes: inscrições estão abertas

Cursos profissionalizantes: inscrições estão abertas

Cursos profissionalizantes presenciais seguem com inscrições abertas até 5 de março em Porto Velho, com opções técnicas e de qualificação em diversas áreas.
L

Arquitetando memórias e escrevendo histórias

Um reencontro que transforma lembranças em palavras e constrói pontes entre ensino, afeto e literatura rondoniense
L
Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de quinta-feira, 26/02/2026: decisões conscientes e organização prática marcam o dia

Quinta-feira favorece escolhas estratégicas, disciplina e comunicação clara
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

Candidatos a agente e supervisor podem consultar endereço no site da FGV; exames ocorrem neste domingo em dois turnos diferentes.
L
Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Candidatos aprovados na segunda edição do “Enem dos Concursos” devem realizar o procedimento até às 23h59; manifestação é obrigatória para garantir a posse.
L
Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Publicidade

POLÍTICA

Pedro Fernandes solicita recuperação da Linha-101 em União Bandeirantes

Pedro Fernandes solicita recuperação da Linha-101 em União Bandeirantes

Deputado estadual acompanha moradores ao DER e formaliza pedido de manutenção e cascalhamento da estrada vicinal, que deve se tornar RO-402.
L
Câmara aprova uso de recursos do FGO para garantir crédito do Pronaf

Câmara aprova uso de recursos do FGO para garantir crédito do Pronaf

Texto que autoriza até R$ 500 milhões para a agricultura familiar segue para sanção presidencial; medida não impacta o orçamento da União.
L
André Mendonça desobriga irmãos de Toffoli de depor em CPI no Senado

André Mendonça desobriga irmãos de Toffoli de depor em CPI no Senado

Ministro do STF entende que José Eugênio e José Carlos são tratados como investigados e possuem direito à não autoincriminação.
L
Pedro Geovar articula com Fernando Máximo e garante R$ 400 mil para quadra na Zona Sul de Porto Velho

Pedro Geovar articula com Fernando Máximo e garante R$ 400 mil para quadra na Zona Sul de Porto Velho

Emenda do deputado federal Fernando Máximo, solicitada por Pedro Geovar, já está na conta da prefeitura para reforma de quadra no Cidade Nova.
L
Bagattoli comemora suspensão da Hidrovia do Madeira

Bagattoli comemora suspensão da Hidrovia do Madeira

Senador afirma ter liderado articulações contra concessão da hidrovia e diz que medida evitará aumento de custos em Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Prisão de bicheiro é fruto da resiliência de forças policiais, diz PF

Prisão de bicheiro é fruto da resiliência de forças policiais, diz PF

Adilsinho foi detido nesta quinta-feira em Cabo Frio; superintendente destaca combate ao “capo” mais sanguinário da contravenção fluminense.
L
Casal sofre fraturas em grave acidente entre carro e moto no centro de Porto Velho

Casal sofre fraturas em grave acidente entre carro e moto no centro de Porto Velho

Vítimas foram atingidas por veículo que invadiu a preferencial; Corpo de Bombeiros realizou o socorro e encaminhou os feridos ao Hospital João Paulo II.
16
Mulher é presa com drogas no estômago no Presídio 603

Mulher é presa com drogas no estômago no Presídio 603

Esposa de apenado foi flagrada por bod scan ao tentar entrar com cerca de 100 porções de cocaína e maconha em presídio
12
PM de Rondônia lança “Operação Podcast” no YouTube

PM de Rondônia lança “Operação Podcast” no YouTube

Primeiro podcast oficial da PMRO estreia neste sábado (28), às 18h, com entrevista da cabo Kelly Moura e foco em operações e transparência.
L
Motoboy fica ferido após colisão no Agenor de Carvalho

Motoboy fica ferido após colisão no bairro Agenor de Carvalho

Acidente entre moto e Hyundai Creta ocorreu na rua Emídio Alves Feitosa
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gaema participa de reunião sobre prevenção a incêndios florestais em Rondônia

Gaema participa de reunião sobre prevenção a incêndios florestais em Rondônia

A iniciativa visa fortalecer a governança ambiental, ampliar a conscientização sobre os riscos das queimadas e fomentar programas de educação ambiental durante a estiagem.
L
Censo Escolar 2025: Brasil atinge meta de 25% dos alunos em tempo integral

Censo Escolar 2025: Brasil atinge meta de 25% dos alunos em tempo integral

País registra avanço histórico com crescimento de 10,7 pontos percentuais na rede pública desde 2021; ensino médio lidera expansão da modalidade.
L
IDECON é escolhido para concurso da Guarda Municipal

IDECON é escolhido para concurso da Guarda Municipal

Prefeitura define banca organizadora do primeiro concursol; edital deve avançar nas próximas etapas.
L
RO-010 tem 127 km revitalizados na Zona da Mata

RO-010 tem 127 km revitalizados na Zona da Mata

Governo de Rondônia conclui manutenção asfáltica em trechos da RO-010 entre Rolim de Moura, Pimenta Bueno e municípios vizinhos.
L
Rondônia lança Rede PCI Conecta para localizar desaparecidos

Rondônia lança Rede PCI Conecta para localizar desaparecidos

Iniciativa integra Polícias Científicas e padroniza procedimentos para agilizar identificação de pessoas desaparecidas no estado.
L
Baixo Madeira recebe ação itinerante do Cadastro Único

Baixo Madeira recebe ação itinerante do Cadastro Único

Ação itinerante conta com apoio do programa estadual “Mamãe Cheguei”
L
Porto Velho abre inscrições para Feira Mulher do Norte

Porto Velho abre inscrições para Feira Mulher do Norte

Evento da Prefeitura oferece 30 vagas para empreendedoras e acontece no dia 6 de março, no Espaço Multieventos do TRE-RO.
L
Edevaldo Neves destina recursos à Casa de Apoio

Edevaldo Neves destina recursos à Casa de Apoio

Deputado estadual reforça apoio com recursos para melhorar estrutura e atendimento a pacientes em tratamento.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LP, LI): MERCANTIL NOVA ERA LTDA

LICENÇAS AMBIENTAL PREVIA e de INSTALAÇÃO.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.