QUINTA-FEIRA, 18/09/2025

ECOSSISTEMA – Parque Estadual Serra dos Reis, que une o turismo à pesquisa técnico-científica recebe visita do secretário da Amazônia

Em outubro de 2001, uma empresa de engenharia ajudou na viabilidade da co-gestão, instalando um conselho consultivo com representantes das comunidades locais.

Publicado em 

O sonho do ecoturismo no Vale do Guaporé não está mais tão distante da realidade. Ao visitar, na última semana, a sede do Parque Estadual Serra dos Reis, o secretário da Amazônia do Ministério do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite, acenou com apoio federal ao Governo de Rondônia na reestruturação desse reduto verde.

A coordenação do Parque está vinculada à Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), que tem apoiado a proteção integral às riquezas botânicas e faunísticas desse território de 36,44 mil hectares no município de Costa Marques (fronteira Brasil-Bolívia).

Nessa região ainda é possível avistar onças-pintadas, macacos, tamanduás, cobras, lagartos, diversos pássaros, borboletas e demais insetos.

Em outubro de 2001, uma empresa de engenharia ajudou na viabilidade da co-gestão, instalando um conselho consultivo com representantes das comunidades locais. Paralelamente, criou um plano de sustentabilidade econômica, visando à recepção de visitantes, turistas, estudantes e público em geral.

Bem próximas ao Parque estão as praias do rio Guaporé, onde se encontra o berçário de quelônios que a cada ano povoa as águas com filhotes de tartarugas (Podocnemis expansa) e tracajás (Podocnemis unifilis), oferecendo um dos mais belos espetáculos de reprodução animal do mundo.

O secretário visitou o Projeto Quelônios, uma iniciativa da comunidade ribeirinha representada pela Associação Comunitária Quilombola e Ecológica do Vale do Guaporé (Ecovale) em parceria com a Sedam e Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).

Até então, aves predadoras comem os ovos de tartarugas e tracajás a cada ano, enquanto contrabandistas furtam os próprios animais de seu hábitat natural para vendê-los a restaurantes ou para almoços e jantares clandestinos.

O prejuízo à fauna vem se acumulando. Alvo tão fácil quanta a tartaruga, o tracajá também se alimenta do plâncton fluvial, porém, põe menos ovos – de 15 a 30 ovos a cada reprodução. Apenas 10% dos ovos são reproduzidos normalmente.

A possível incorporação das praias aos limites do Parque possibilitaria melhor fiscalização, evitando esse grave problema.

O coordenador de Unidades de Conservação (CUC), Fábio França, e o turismólogo e gestor ambiental do Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) no Parque, Darius Augustus, mostraram o local ao secretário Joaquim Leite. É o primeiro que ele visita nesta parte da Amazônia Ocidental Brasileira. A coordenadora de florestas plantadas e mudanças ambientais, Julie Messias também o acompanhou na visita.

À frente dos mapas com imagens de satélite, Darius disse acreditar que o Parque com área expandida fortaleceria o Corredor Ecológico Costa Marques-Itenez de La Frontera (Beni, Bolívia), avaliado 30 anos atrás pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

Da mesma forma, o coordenador da CUC, Fábio França, enfatizou a importância turística desse verde.

“Ele mantém em pé uma extensa área de floresta muito rica por sua biodiversidade; é um atrativo natural ao turista que busca experimentar a vivência amazônica”.

O gestor Darius Augustus disse ao secretário que no entorno do Parque existem áreas devolutas da União, “ainda não requeridas”. E ponderou: “Tudo depende de vontade política, e, logicamente, de dinheiro”.

Joaquim Leite fez fotos da floresta, caminhou numa trilha, e em seguida conheceu a base do Parque, reformada depois de 15 anos da derradeira modificação. Darius mostrou-lhe quartos e alojamentos.

Criado em 8 de agosto de 1995, pelo Decreto nº 7027, o Parque teve alterados seus limites pela primeira vez em 1997, pela Lei 764, reafirmando o espaço territorial para a conservação da biodiversidade e realização de pesquisas técnico-científicas. Uma delas é recente e será brevemente informada pela Sedam.

TURISMO POTENCIAL

Cerca de 20 mil pessoas participam anualmente do Festival de Praia de Costa Marques. Além das atrações faunísticas e florestais do Parque, outro acontecimento também fortalece o pleito: a centenária Procissão do Divino, que também ocorre a cada ano, nas águas do rio Guaporé, passando por diversas comunidades.

Joaquim Leite disse ao secretário do Desenvolvimento Ambiental Marcílio Lopes que, se o Parque receber melhor estrutura, a região de Costa Marques ganharia voos regionais a partir de Porto Velho e Guajará-Mirim.

Darius explicou-lhe que o Programa Arpa já guarnece bem a conservação da flora e dos animais e, se existir outra fonte de recursos, a exploração do ecoturismo se viabilizaria.

“Eu acredito muito nisso; o secretário Marcílio também vê positivamente a nossa aproximação com a indústria do turismo; afinal, de cada nove pessoas empregadas no mundo, uma é nesse setor”, disse Darius Augustus.

Em 2017, ao anunciar o projeto Voe Rondônia, a empresa regional de aviação que opera em Rondônia previu voos de turismo com aviões Gran Caravan contemplando Ariquemes, Cacoal, Costa Marques, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Pimenteiras e Vilhena.

“Isso acontece na Patagônia, e para atrair mais visitantes em trajetos menores de voos, aqui poderia ser bem utilizada a plataforma floresta e unidade ambiental”, comentou o secretário da Amazônia um dia antes, durante a visita à Base da Resex do rio Cautário, aonde ele chegou, no dia 17.

FAZENDEIRO PRESERVA

Dono da Fazenda Bacuri (232 ha), vizinha ao Parque, o baiano Arthur Miranda Neto também conversou com o secretário de Amazônia, dando-lhe notícias alvissareiras: “Eu comecei a trabalhar aqui em meados da década de 1980, e me orgulho de nunca ter queimado, nem sacrificado animais, e a beira dos córregos estão todas preservadas”.

“Parabéns, parabéns, sua atuação é valorosa”, elogiou o secretário. “O que precisarem, conte com a gente”, respondeu-lhe Arthur Neto.

No período seco do ano, entre junho e outubro, ele consegue confinar 500 bois em apenas um alqueire de pasto. E vê nessa prática “o suficiente”: “Todo cidadão que quiser preservar pode fazer do jeito que eu faço aqui”.

O filho dele, o agrônomo Rodrigo, é gestor ambiental e admira muito o Guaporé. A família veio de Bom Jesus da Lapa (BA) em 1985, passou um período em Cerejeiras e se mudou para Costa Marques.

O secretário Joaquim Leite explicou ao fazendeiro a disponibilidade de recursos do Programa Floresta+ também para as reservas legais. “A base é boa, a sua preservação de córregos está entre os itens contemplados”, disse a Arthur Neto.

SAIBA MAIS

► As unidades geomorfológicas de relevo do Parque são o pediplano centro-ocidental brasileiro e o planalto dos Parecis, com altitudes que variam de 100 a 400 metros.

► Os solos mapeados são das categorias latossolo amarelo e solos litólicos.

► Avaliações ecológicas rápidas registraram 152 espécies de aves e 24 de mamíferos. Há necessidade de levantamentos mais completos, que incluam a herpetofauna e os invertebrados locais, o que vem sendo feito pela Sedam.

► Predominam no Parque as florestas ombrófilas abertas nas áreas planas, com muitas palmeiras e diversidade considerada baixa para padrões amazônicos, e florestas mais densas nas áreas de solos hidromórficos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

São Miguel do Guaporé sedia campeonatos de Pesca Esportiva Feminina e Caiaque nos dias 20 e 21 de setembro

São Miguel do Guaporé sedia campeonatos de Pesca Esportiva Feminina e Caiaque nos dias 20 e 21 de setembro

Competições às margens do Rio Guaporé integram projeto Elas Pescando e reforçam o turismo de pesca esportiva em Rondônia
L
Prefeitura de Porto Velho capacita guias de turismo e valoriza patrimônio histórico da cidade

Prefeitura de Porto Velho capacita guias de turismo e valoriza patrimônio histórico da cidade

Curso gratuito prepara profissionais com aulas teóricas e práticas, promovendo qualificação, emprego e fortalecimento do turismo local.
L
Conexão Etnoturismo 2025 fortalece turismo em comunidades indígenas de Rondônia

Conexão Etnoturismo 2025 fortalece turismo em comunidades indígenas de Rondônia

Evento em Presidente Médici reuniu 17 comunidades indígenas, gestores e instituições, com foco em turismo sustentável e preservação cultural.
L

Governo de Rondônia participa do 9º Salão de Turismo e promove potencial turístico do estado em São Paulo

Com destaque para a gastronomia regional, Rondônia apresentou tradições culturais e atrativos naturais no 9º Salão de Turismo, realizado no Anhembi.
L
Estudantes da rede municipal participam do projeto “Turista Aprendiz” e conhecem história e monumentos de Porto Velho

Estudantes da rede municipal participam do projeto “Turista Aprendiz” e conhecem história e monumentos de Porto Velho

Alunos da Escola Municipal Bilíngue realizaram tour guiado pelos principais pontos turísticos da cidade, promovendo aprendizado fora da sala de aula.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Base do governo vai ao STF contra a PEC da Blindagem

Base do governo vai ao STF contra a PEC da Blindagem

Líderes do PT, PSB e PSOL entraram com uma ação no Supremo Tribunal Federal para suspender a tramitação da PEC que restringe a investigação de deputados e senadores.
L
Gratuidade na conta de luz vai à sanção presidencial

Gratuidade na conta de luz vai à sanção presidencial

Aprovada na Câmara e no Senado, a medida provisória garantirá a gratuidade na conta de luz para 4,5 milhões de famílias de baixa renda, que consomem até 80 kWh por mês.
L

COMUNIDADE NEWS – Entrevista com Francisco Aroldo Vasconcelos de Oliveira

Ele vai apresentar os destaques do seu novo livro “12 Projetos de Pequenos Negócios para abrir em Porto Velho no ano de 2025”.
L
Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Empresa busca profissionais com foco em resultados e experiência em suas respectivas áreas para atuar em projetos rurais.
L
Lula sanciona lei para proteger crianças e adolescentes na internet

Lula sanciona lei para proteger crianças e adolescentes na internet

Nova lei, chamada de ECA Digital, obriga plataformas a prevenirem acesso a conteúdos impróprios e cria regras para supervisão parental e verificação de idade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos prorrogou o prazo para os candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera.
L

Vaga de Emprego: Auxiliar de Estoque com salário de R$2.500 a R$3.000 em Porto Velho

Vaga para Auxiliar de Estoque em Porto Velho oferece salário de R$2.500 a R$3.000, com benefícios como assistência médica, vale-refeição e bonificação anual.
L
Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Oportunidades contemplam funções operacionais, técnicas e administrativas em 14 municípios, com destaque para construção civil e comércio.
L
Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Programa da SJRO oferece bolsa de R$ 3 mil e visa formar cadastro de reserva de bacharéis em Direito.
L
Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) em lista de espera têm até quinta-feira, 18 de setembro, para manifestar interesse nas vagas e permanecerem na lista de espera.
L

POLÍTICA

Alckmin sobre anistia: Judiciário tem a última palavra

Alckmin sobre anistia: Judiciário tem a última palavra

O vice-presidente Geraldo Alckmin comentou a aprovação do regime de urgência do projeto de anistia e destacou a importância da harmonia entre os poderes.
L
Alero aprova projeto que restabelece contagem de tempo de serviço a magistrados e servidores do TJRO

Alero aprova projeto que restabelece contagem de tempo de serviço a magistrados e servidores do TJRO

Medida garante direitos e vantagens funcionais a profissionais que atuaram durante a pandemia da covid-19
L
Mutirão emergencial de RG é solicitado por Cláudia de Jesus para famílias do Morar Melhor II em Ji-Paraná

Mutirão emergencial de RG é solicitado por Cláudia de Jesus para famílias do Morar Melhor II em Ji-Paraná

Ação busca garantir acesso à moradia para 1.456 famílias com documentação regularizada
L
Deputada Cristiane Lopes vota sim à urgência do PL da Anistia

Deputada Cristiane Lopes vota sim à urgência do PL da Anistia

Projeto segue direto para votação no plenário e visa reparar condenações desproporcionais de manifestantes políticos.
L
Câmara aprova urgência para projeto de anistia com apoio decisivo do deputado Coronel Chrisóstomo

Câmara aprova urgência para projeto de anistia com apoio decisivo do deputado Coronel Chrisóstomo

Com 311 votos favoráveis, texto poderá ser votado diretamente no Plenário. Parlamentar de Rondônia celebrou como passo histórico pela pacificação.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher é presa por envolvimento na morte de ex-delegado

Mulher é presa por envolvimento na morte de ex-delegado

Uma mulher suspeita de transportar o fuzil usado no crime foi detida. A morte do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes, em Praia Grande, ainda tem outros dois suspeitos foragidos.
10
Colisão entre carro e motocicleta na zona Leste de Porto Velho

Colisão entre carro e motocicleta na zona Leste de Porto Velho

Acidente em Porto Velho na Guaporé com a Rua Tucunaré deixa motocicleta e carro danificados após colisão.
12
Motociclista passa mal e morre após grave acidente na zona leste

Motociclista passa mal e morre após grave acidente na zona leste

Testemunhas disseram que o rapaz pilotava uma moto Honda Biz, usava uma bombinha contra asma, e depois de passar mal, perdeu o controle e bateu contra o muro de um comércio.
18
PF deflagra operação contra exploração ilegal de madeira da Terra Indígena Roosevelt

PF deflagra operação contra exploração ilegal de madeira da Terra Indígena Roosevelt

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nos municípios de Espigão d’Oeste/RO, Ministro Andreazza/RO e Novo Horizonte do Oeste/RO
10
Motociclista passa mal e bate contra parede de comércio na zona leste

Motociclista morre após grave acidente na zona leste de Porto Velho

Equipes do Samu foram acionadas imediatamente e tentaram reanimar a vítima com massagem cardíaca, mas o homem não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agenda News: Porto do Espeto agora serve almoço com novos sabores

Agenda News: Porto do Espeto agora serve almoço com novos sabores

Espetaria amplia cardápio com vatapá de frango e almoço prático, mantendo os espetinhos que conquistaram o público em Porto Velho.
L
Produção de carne suína e de frango deve ter recorde

Produção de carne suína e de frango deve ter recorde

O Brasil projeta uma produção recorde de proteínas em 2026. A carne suína e de frango devem alcançar seus maiores volumes, compensando a queda na produção de carne bovina.
L
Nasa busca vida em outros mundos com missões espaciais

Nasa busca vida em outros mundos com missões espaciais

A Nasa aposta em novas missões espaciais para procurar vida em luas e planetas, com destaque para a astrônoma brasileira Rosaly Lopes, que falou sobre os desafios e as próximas expedições.
L
Paulinho da Força é relator do PL da anistia

Paulinho da Força é relator do PL da anistia

O presidente da Câmara, Hugo Motta, escolheu o deputado Paulinho da Força como relator do projeto de anistia. O texto, que busca dar perdão a envolvidos nos atos de 8 de janeiro, pode ser votado a qualquer momento.
L
Volvo Trucks alcança 1 milhão de caminhões conectados no mundo

Volvo Trucks alcança 1 milhão de caminhões conectados no mundo

Marca sueca investe em soluções digitais que ampliam eficiência e reduzem tempo de inatividade das frotas.
L
Flávio Dino manda PF investigar Bolsonaro na pandemia

Flávio Dino manda PF investigar Bolsonaro na pandemia

O ministro do STF, Flávio Dino, determinou a abertura de um inquérito na Polícia Federal para apurar as conclusões do relatório da CPI da Covid, que cita nove crimes do ex-presidente Jair Bolsonaro.
L
Brasil deve ter nova safra recorde de grãos

Brasil deve ter nova safra recorde de grãos

A produção de grãos no Brasil pode atingir 353,8 milhões de toneladas na próxima safra 2025/26, superando o recorde histórico anterior, de acordo com as projeções da Conab.
L
CPMI do INSS convida ministros da CGU, AGU e diretor da PF

CPMI do INSS convida ministros da CGU, AGU e diretor da PF

Comissão que investiga fraudes no INSS aprovou cerca de 170 requerimentos para ouvir autoridades e investigados, como os ministros Vinícius Marques e Jorge Messias.
L
Pente-fino em créditos consignados do INSS

Pente-fino em créditos consignados do INSS

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, anunciou que uma força-tarefa está investigando supostas irregularidades e fraudes na concessão de créditos consignados a aposentados e pensionistas.
L
Flávio Dino mantém cassação de Chiquinho Brazão

Flávio Dino mantém cassação de Chiquinho Brazão

O ministro Flávio Dino, do STF, negou pedido da defesa e manteve a cassação do mandato do ex-deputado federal Chiquinho Brazão, réu pelo assassinato de Marielle Franco.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.