DOMINGO, 07/09/2025
Publicidade
SICRED

SETUR APRESENTA MEDIDA PROVISÓRIA QUE AUXILIA SEGMENTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS EM PERÍODO DE PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

Objetivo da Medida Provisória é auxiliar os segmentos turísticos e culturais nesse período de crise com a pandemia do coronavírus

Publicado em 

SETUR APRESENTA MEDIDA PROVISÓRIA QUE AUXILIA SEGMENTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS EM PERÍODO DE PANDEMIA DO CORONAVÍRUS - News Rondônia

A Superintendência Estadual de Turismo (Setur),  chama a atenção dos empresários que trabalham com os segmentos do turismo e da cultura para a Medida Provisória publicada pelo Ministério do Turismo (MTur), que trata de importantes demandas do setor.

“O governo Federal está muito preocupado em tempo de pandemia em fomentar o turismo e a cultura em nosso país”, disse o superintendente Gilvan Pereira Júnior, sugerindo a leitura de matéria esclarecedora publicada pela assessoria do Ministério do Turismo:

SETUR APRESENTA MEDIDA PROVISÓRIA QUE AUXILIA SEGMENTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS EM PERÍODO DE PANDEMIA DO CORONAVÍRUS - News Rondônia

Objetivo da Medida Provisória é auxiliar os segmentos turísticos e culturais nesse período de crise com a pandemia do coronavírus

“Diante dos fortes impactos da pandemia do coronavírus no Turismo e na Cultura foi publicada, quarta-feira (08), a Medida Provisória nº 948 que trata do cancelamento de serviços, reservas e eventos. O objetivo do documento, produzido pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, é auxiliar os segmentos turísticos e culturais nesse período de crise. O documento faz parte de uma série de ações do MTur para garantir a sobrevivência do setor durante a pandemia.

“Todos os esforços do governo Federal neste momento são para salvar as vidas dos brasileiros, mas precisamos cuidar para que esse setor, que é responsável por milhares de empregos no país, se torne sustentável após esse período de crise”, afirmou o ministro. Ainda segundo Álvaro Antônio, “em um momento adverso como este, é preciso trabalhar para que as perdas não sejam ainda maiores. É necessário pensar no depois também e garantir o direito dos consumidores e empreendedores e esse conjunto de medidas é para garantir o futuro do nosso turismo e da nossa cultura”.

Segundo entidades do setor, a taxa de cancelamento de viagens em março ultrapassou os 85%, reforçando que o turismo é um dos segmentos mais afetados pelo surto da Covid-19.

De acordo com a MP, em caso de cancelamento de serviços como pacotes turísticos e reservas em meios de hospedagem, além de eventos – shows e espetáculos, cinema, teatro, plataformas digitais de venda de ingressos, entre outros, o prestador de serviços ou sociedade empresarial não será obrigado a reembolsar valores pagos pelo consumidor imediatamente desde que ofereça opções ao consumidor.”

REMARCAÇÃO OU CRÉDITO

A nova Medida traça três cenários distintos para casos de cancelamento. O primeiro trata da possibilidade de remarcação e caberá aos prestadores a remarcação dos serviços, reservas e eventos cancelados. O segundo fala da disponibilização de crédito para uso ou abatimento na compra de novos ou outros serviços, reservas e eventos, disponíveis nas respectivas empresas. Já a terceira trata da possibilidade de acordo a ser formalizado com o consumidor para restituição dos valores. Caso o prestador não ofereça essas opções, ele deverá reembolsar o cliente do valor pago, no período de 12 meses após o fim da pandemia, com correção monetária.

Os consumidores poderão optar por uma das alternativas sem qualquer custo adicional, taxa ou multa, desde que a solicitação seja efetuada no prazo de 90 dias, a contar da publicação da Medida Provisória. Ou seja, 06 de julho. No caso de a opção for a de restituição do valor recebido do consumidor, o prestador de serviços ou sociedade empresarial poderá restituir o valor recebido no prazo de até 12 meses a partir do encerramento do estado de emergência em saúde pública provocado pelo coronavírus. Essa regra tem de observar as cláusulas contratuais, se existentes.

A proposta da Medida prevê, também, benefícios aos artistas já contratados que forem impactados por cancelamentos de eventos, inclusive de shows, eventos culturais, rodeios e espetáculos musicais e de artes cênicas. O texto exclui a obrigação de reembolso imediato de valores dos serviços ou cachês já pagos, desde que o evento seja remarcado no período de até 12 meses após decretado o fim da pandemia.

QUEM PODERÁ SE VALER DESSAS NOVAS REGRAS

São contemplados pela Medida Provisória: meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos e acampamentos turísticos no quesito de prestadores de serviços.

No setor cultural, a medida valerá para cinemas, teatros, plataformas digitais de vendas de ingressos pela internet, artistas (cantores, apresentadores, atores, entre outros) e contratados pelos eventos.

No campo das sociedades, a medida é válida para restaurantes, cafeterias, bares e similares; centros ou locais destinados a convenções e/ou a feiras e a exposições e similares; parques temáticos aquáticos e empreendimentos dotados de equipamentos de entretenimento e lazer; marinas e empreendimentos de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva; casas de espetáculos e equipamentos de animação turística; organizadores, promotores e prestadores de serviços de infraestrutura, locação de equipamentos e montadoras de feiras de negócios, exposições e eventos; locadoras de veículos para turistas; e prestadores de serviços especializados na realização e promoção das diversas modalidades dos segmentos turísticos, inclusive atrações turísticas e empresas de planejamento, bem como a prática de suas atividades.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de Rondônia participa do 9º Salão de Turismo e promove potencial turístico do estado em São Paulo

Com destaque para a gastronomia regional, Rondônia apresentou tradições culturais e atrativos naturais no 9º Salão de Turismo, realizado no Anhembi.
L
Estudantes da rede municipal participam do projeto “Turista Aprendiz” e conhecem história e monumentos de Porto Velho

Estudantes da rede municipal participam do projeto “Turista Aprendiz” e conhecem história e monumentos de Porto Velho

Alunos da Escola Municipal Bilíngue realizaram tour guiado pelos principais pontos turísticos da cidade, promovendo aprendizado fora da sala de aula.
L
Semtel prepara retorno seguro dos passeios de barco pelo Complexo Madeira-Mamoré

Semtel prepara retorno seguro dos passeios de barco pelo Complexo Madeira-Mamoré

Visita técnica reúne órgãos de fiscalização e empreendedores para organizar embarque e garantir segurança aos turistas
L
Parceria com Embratur fortalece destinos turísticos de Rondônia no mercado internacional

Parceria com Embratur fortalece destinos turísticos de Rondônia no mercado internacional

Renovação do acordo reforça a internacionalização do turismo em Rondônia, valorizando biodiversidade, cultura local e desenvolvimento sustentável.
L
Governo de Rondônia destaca atrativos naturais e culturais em evento internacional de turismo

Governo de Rondônia destaca atrativos naturais e culturais em evento internacional de turismo

Participação no Meeting Brasil 2025 fortaleceu a imagem turística de Rondônia, com rodadas de negócios e integração ao mercado internacional.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Mercedes-AMG apresenta o GT2 Edition W16 com 830 cavalos de potência

Modelo exclusivo une engenharia GT e DNA da Fórmula 1 em edição limitada a 30 unidades
L

Giro News | Emival Barbosa detalha expansão, desafios e inovação no varejo elétrico em Rondônia

CEO da Barbosa Materiais Elétricos e Hidráulicos relembra início em 1997, formação de equipe, pressão tecnológica no pós-pandemia e planos para e-commerce.
L

7 de Setembro: O Dia da Independência do Brasil em Perspectiva

Do Período Joanino ao Grito do Ipiranga, como o 7 de Setembro selou a Independência, abriu o Império e virou símbolo nas celebrações cívicas do Brasil.
L

Agenda News e Depile-se promovem sorteio de Hidratação Facial Tropical para renovar a pele e elevar a autoestima dos participantes

Tratamento exclusivo será sorteado no dia 11/09 e promete hidratar, iluminar e revigorar a pele com técnicas ideais para o clima amazônico.
L

Nota de pesar: Hélio Cruz de Oliveira

Hélio Cruz de Oliveira, 62, faleceu em 06/09/2025 em Porto Velho; velório na Sala de Homenagem 01 da Funerária Dom Bosco a partir das 06h de 07/09, cortejo às 14h rumo ao Cemitério Recanto da Paz.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L
ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

A Agência Nacional de Saúde Suplementar recebeu autorização para o recrutamento temporário de profissionais que atuarão na análise de demandas de ressarcimento ao SUS.
L
Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Ao todo, 1.316 candidatos serão nomeados para cargos de auditores-fiscais do trabalho e analistas em tecnologia e infraestrutura.
L
CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

O modelo de aplicação do Concurso Público Nacional Unificado foi pensado para que os candidatos realizem as provas a, no máximo, 100 km de sua residência.
L

POLÍTICA

Jaime Bagattoli homenageia ex-deputado Assis Canuto em sessão no Senado

O senador Jaime Bagattoli (PL-RO) realizará uma sessão especial no Senado Federal para homenagear o ex-deputado e engenheiro agrônomo Assis Canuto
L
Assembleia Legislativa aprova repasse de mais de R$ 71 milhões do Detran para a Saúde

Assembleia Legislativa aprova repasse de mais de R$ 71 milhões do Detran para a Saúde

Recursos serão aplicados em convênios, serviços especializados, assistência farmacêutica e apoio a prefeituras e hospitais
L
Deputado Alex Redano anuncia novos investimentos para Ji-Paraná

Deputado Alex Redano anuncia novos investimentos para Ji-Paraná

Recursos destinados à Motolância, Polícia Mirim e infraestrutura rural fortalecem saúde, cidadania e desenvolvimento local
L
Alex Redano solicita vistorias em estruturas temporárias para garantir acessibilidade em eventos

Alex Redano solicita vistorias em estruturas temporárias para garantir acessibilidade em eventos

Deputado estadual pede que Corpo de Bombeiros e órgãos estaduais fiscalizem palcos e arquibancadas conforme normas da ABNT NBR 9050
L
Projeto de Cristiane Lopes para ampliar voos em Rondônia avança com apoio do ministro

Projeto de Cristiane Lopes para ampliar voos em Rondônia avança com apoio do ministro

PL da deputada Cristiane Lopes busca abertura do mercado aéreo, aumento da concorrência e redução dos preços das passagens no Norte
L
Publicidade

POLÍCIA

Empresário que morreu em acidente com Porsche havia comprado veículo para uso comercial

Jonas S., de 45 anos, morreu em um acidente de trânsito em Carazinho (RS), duas horas após buscar o Porsche Cayman que havia adquirido para uso comercial em sua empresa esportiva
18

VIOLÊNCIA: Mulher leva corpo do marido morto com tiro na cabeça, até quartel da PM

A mulher disse que o casal estava chegando de carro em casa, quando escutou um barulhos de tiros, em seguida viu o marido caído baleado na cabeça, no entanto devido a escuridão não identificou quem fez os disparos
18

Motorista de aplicativo é indiciado por agredir passageira em Fortaleza

Um motorista de aplicativo de 35 anos foi indiciado pela polícia por agredir uma fisioterapeuta no Bairro Monte Castelo, em Fortaleza
14

Médico é condenado por fraude após amputar as próprias pernas para receber seguro

Um cirurgião vascular do Reino Unido, Neil H., foi sentenciado a dois anos e oito meses de prisão por fraude
14

Mala com partes de corpo é encontrada em rodoviária

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul investiga a descoberta de uma mala com partes de corpo humano em um guarda-volumes de Porto Alegre
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Partidos de esquerda protestam contra anistia a golpistas no 7 de setembro

Manifestações de movimentos e partidos de esquerda foram realizadas no feriado da Independência em defesa da soberania nacional e contra a anistia a condenados por atos golpistas
L

Desfile de 7 de setembro em Rondônia reforça união e cidadania

O desfile cívico-militar, que acontece em diversos municípios de Rondônia, celebra a Independência do Brasil e os valores democráticos. O historiador Célio Leandro explica que o evento no estado reflete a forte influência militar e a importância da união familiar
L

Lula exalta soberania e critica “traidores da pátria” em pronunciamento de 7 de setembro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância da soberania nacional e da união dos brasileiros em seu pronunciamento na véspera do Dia da Independência
L

Romance proibido derruba CEO da Nestlé: detalhes da investigação e dos envolvidos

A saída do CEO global da Nestlé, Laurent Freixe, foi motivada por uma investigação interna que confirmou um relacionamento amoroso com uma subordinada
L
Professora Jane Lúcia conta como a vocação nasceu em projetos comunitários, defende a escuta da criança na escola e alerta para a adultização precoce. Assista à entrevista.

Momento Empresarial | Professora Jane Lúcia fala de infância, docência e proteção da criança

Professora Jane Lúcia fala de infância, docência e o desafio de proteger as crianças
L
UNICEF alerta para cuidados com crianças após período de seca e fumaça no Norte do Brasil

Reservatórios em seca há 10 anos: Crise hídrica expõe falha em sistema elétrico

Os principais reservatórios do Brasil enfrentam um período de seca persistente há uma década, com reflexo no aumento da conta de luz
L

Rússia faz o maior ataque aéreo a Kiev desde o início da guerra

Ao menos 810 drones e 13 mísseis foram lançados pela Rússia neste domingo (7), no que as autoridades ucranianas chamaram de o maior ataque aéreo à capital, Kiev, desde o início do conflito
L

Lotofácil da Independência: 54 apostas acertam 15 dezenas e levam R$ 4,2 milhões

O concurso especial Lotofácil da Independência (3480) foi sorteado neste sábado (6), e o prêmio principal será dividido entre 54 apostas vencedoras
L

Justiça do Trabalho poderá multar DROGASIL nos próximos dias em mais de R$ 150.000,00 por descumprimento de CCT

Justiça do Trabalho cobra cumprimento da Convenção Coletiva pelo grupo Raia Drogasil em Rondônia, após denúncia do sindicato dos farmacêuticos sobre descumprimentos e débitos salariais.
L

Filho de Romário convive com guerra na Ucrânia

O jogador Romarinho atua há seis meses no futebol da Ucrânia e relata a rotina de bombardeios e alarmes
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.