QUINTA-FEIRA, 26/02/2026

Em destaque

EM CACOAL, INDÍGENAS SÃO MAIORIA DOS ALUNOS EM CURSO VOLTADO AO TURISMO DE PESCA

O curso segue até dia 8 de novembro.

Publicado em 

Desde o dia 14 de outubro, 11 alunos, em sua maioria indígenas da etnia Paiter Suruí, se reúnem nas aulas do Curso de Condutor de Turismo de Pesca, oferecido pelo Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercia (Senac), em Cacoal. O curso segue até dia 8 de novembro.

O curso tem como objetivo principal desenvolver conhecimentos e habilidades naqueles que querem utilizar a pesca esportiva como atrativo turístico em sua região. Vem daí o grande interesse dos indígenas, que vêem no turismo sustentável um grande potencial na geração de renda dentro das aldeias, preservando o ambiente em que vivem. Dos 11 alunos do curso, 10 são indígenas.

“Queremos levar o turista para dentro da nossa aldeia, por isso o meu interesse nesse curso, a pescaria é um bom caminho e queremos aprender mais. Essa iniciativa é muito importante pra gente, para o turismo dentro da aldeia. Porque a pesca é um atrativo, tem muita gente que gosta de pescar, que vem de longe, e a gente vai oferecer todas as condições para que os pescadores escolham ir pescar na nossa aldeia”, destaca Ailton Suruí.

Curso de Condutor de Turismo de Pesca segue até dia 8 de novembro, com aulas teóricas e práticas no Rio Machado

Ailton pertence a Aldeia Linha 10 Central, localizada há aproximadamente 50 quilômetros de Cacoal. Lá, vivem cerca de 20 famílias que agora buscam, através dos Rios Jacaré e Rio Branco, oportunizar um novo destino de pesca para rondonienses e pescadores de todos os cantos do Brasil.

“Neste curso aprendi muitas coisas, principalmente que a gente tem que cuidar das florestas e dos nossos rios. Temos na aldeia o rio Branco, o rio Jacaré e outros rios. E nesses rios temos muitos peixes, tem o pintado, o pacu, o tucunaré, o jaú, piranhas, temos muitos peixes que os pescadores vão poder ir pescar. Então nesse curso eu vi que a gente pode gerar emprego na nossa aldeia e trazer renda para as nossas famílias. E vamos fazer isso, cuidando da Floresta, através da pesca esportiva”, ressalta o indígena.

Ailton Suruí reforça que além da pesca esportiva, a ideia é valorizar a cultura Paiter Suruí. “Se os pescadores vão pescar lá na nossa aldeia, a gente quer estar preparado para receber o turista. A gente quer que ele experiente as comidas que comemos, quer que eles conheçam a nossa cultura, as moradias tradicionais do povo Paiter Suruí, a gente quer que eles vejam como vivemos e como usamos a floresta”, reforça.

Durante o Curso de Condutor de Turismo de Pesca, a ideia é tornar os alunos aptos a conduzir visitantes e turistas em atividades de pesca, a partir de roteiros pré-estabelecidos, com segurança e bem-estar, de forma preservacionista e sustentável, favorecendo o desenvolvimento socioeconômico da região e do estado.

“Se os pescadores vão pescar lá na nossa aldeia, a gente quer estar preparado para receber o turista”, destaca Ailton Suruí, aluno do curso

Dentro do curso, os alunos estudam a qualidade no atendimento e relacionamento humano, legislação e educação ambiental na pesca, prática de pesca e técnicas de soltura evitando danos à integridade do peixe, bem como estudam as espécies de peixes encontradas nos rios da região e, ainda, uma infinidade de conhecimentos relativos à pesca.

Curso é uma realização do Governo de Rondônia, através da Setur, em parceria com o Senac

“Eles estão aprendendo muitas coisas, desde o atendimento inicial ao turista, como se comportar junto ao turista, como ressaltar os potenciais, e hoje estamos aqui numa aula prática, voltada ao pesque e solte. Desde o comportamento dentro do barco, primando pela segurança dos ocupantes, o manuseio dos equipamentos de pesca e técnicas de captura e soltura dos peixes, para que causem o menor dano possível ao animal”, destaca a professora Vanessa Bressan, condutora de turismo de pesca.

A aula prática citada por Vanessa está acontecendo no Rio Machado em Cacoal. Os alunos  estão sendo divididos em equipes e nos períodos matutino e vespertino estão colocando em prática todo os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

A Floresta que pulsa no nosso quintal

Turismo Criativo no Baixo Madeira revela a Resex Lago do Cuniã como experiência sensorial e comunitária, conectando visitantes à Amazônia real, viva e cheia de significado.
L
Circuito Arrais fortalece pesca esportiva em RO

Circuito Arrais fortalece pesca esportiva em RO

Curso gratuito de Arrais Amador reúne 100 inscritos em Pimenta Bueno e reforça segurança na pesca esportiva com apoio do governo estadual.
L
Aeroporto de Porto Velho: passageiros crescem 28%

Aeroporto de Porto Velho: passageiros crescem 28%

Movimentação do Aeroporto de Porto Velho atinge 638 mil usuários e amplia voos comerciais, reforçando integração regional e capacidade operacional.
L
Folia e negócios: Carnaval impulsiona turismo em PVH

Folia e negócios: Carnaval impulsiona turismo em PVH

Carnaval 2026 aquece comércio, fortalece pequenos negócios e amplia a renda do setor turístico em Porto Velho.
L
Carnaval 2026: Ecoturismo em Porto Velho impulsiona negócios locais

Carnaval 2026: Ecoturismo em Porto Velho impulsiona negócios locais

Feriado na capital de Rondônia atrai turistas para experiências na natureza, observação de aves e roteiros sustentáveis, com apoio do Sebrae.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Número de mortos sobe para 46 após temporais na Zona da Mata Mineira

Número de mortos sobe para 46 após temporais na Zona da Mata Mineira

Corpo de Bombeiros confirma 40 vítimas fatais em Juiz de Fora e seis em Ubá; pelo menos 21 pessoas seguem desaparecidas sob escombros de deslizamentos.
L
Senado aprova política de proteção a animais resgatados em desastres

Senado aprova política de proteção a animais resgatados em desastres

Proposta estabelece regras para manejo de fauna doméstica e silvestre em emergências; texto segue para sanção presidencial e altera leis ambientais e de segurança de barragens.
L
Morador denuncia casal que aluga casas no Cristal da Calama e depois vende os imóveis

Morador denuncia casal que aluga casas no Cristal da Calama e depois vende os imóveis

O golpe teria causado prejuízo de R$ 25 mil, envolvendo a venda fraudulenta de uma casa no Cristal da Calama.
10

Saúde em crise: moradores cobram explicações sobre desvio de mais de R$ 13 milhões em São Francisco do Guaporé

População questiona falhas no controle da gestão municipal e pede responsabilização após abertura de CPMI pela Câmara
L
In Foco Podcast: Reginaldo Trindade fala sobre literatura, justiça e pensamento crítico

In Foco Podcast: Reginaldo Trindade fala sobre literatura, justiça e pensamento crítico

Nesta quarta-feira, dia 25, às 15h, o In Foco Podcast recebe Reginaldo Trindade, procurador da República e escritor, para uma conversa sobre trajetória, obras, educação e sociedade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

Candidatos a agente e supervisor podem consultar endereço no site da FGV; exames ocorrem neste domingo em dois turnos diferentes.
L
Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Candidatos aprovados na segunda edição do “Enem dos Concursos” devem realizar o procedimento até às 23h59; manifestação é obrigatória para garantir a posse.
L
Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Publicidade

POLÍTICA

Pré-candidato a Deputado Federal Jônatas França reúne grandes lideranças políticas de Ji-Paraná

Reunião de alinhamento estratégico em Ji-Paraná juntou parlamentares, vereadores, lideranças religiosas e comunitárias para consolidar o projeto político e ampliar o diálogo com a população rondoniense.
L
Senado aprova vulnerabilidade absoluta para menor de 14 anos

Senado aprova vulnerabilidade absoluta para menor de 14 anos

Projeto de lei elimina brechas jurídicas que permitiam absolvição em casos de estupro de vulnerável; texto segue para sanção do presidente Lula.
L

Bagattoli integra grupo no Senado sobre acordo Mercosul-UE

Senador Jaime Bagattoli passa a compor grupo da Comissão de Relações Exteriores que acompanha impactos do acordo Mercosul-União Europeia.
L
CPI do Crime convoca Vorcaro, Campos Neto e Paulo Guedes

CPI do Crime convoca Vorcaro, Campos Neto e Paulo Guedes

Comissão investiga se desregulação do mercado financeiro facilitou fraudes bilionárias; sigilos do Banco Master e de seus sócios foram quebrados pelos senadores.
L

DER executa tapa-buracos na RO-459, em Alto Paraíso, após solicitação de Pedro Fernandes

Serviço executado nesta semana atende solicitação do deputado Pedro Fernandes e busca melhorar segurança e trafegabilidade na rodovia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Capotamento é registrado após colisão no bairro Agenor de Carvalho

Capotamento é registrado após colisão no bairro Agenor de Carvalho

Acidente envolveu dois veículos no cruzamento das ruas Capitão Natanael de Aguiar e Cléa Mercês; apesar do impacto, motoristas e uma criança saíram ilesos.
16
PRF apreende cerca de 20 kg de maconha em ônibus em Pimenta Bueno

PRF apreende cerca de 20 kg de maconha em ônibus em Pimenta Bueno

Ação na BR-364 resultou na descoberta de 20 tabletes da droga escondidos em mala de passageiro; suspeito apresentou nervosismo durante abordagem policial.
10
Neta é procurada por matar avô e balear avó em Ariquemes

Neta é procurada por matar avô e balear avó em Ariquemes

Crime ocorreu no distrito de Garimpo Bom Futuro; neta teria pedido para o casal sentar no sofá antes de iniciar os disparos pelas costas das vítimas.
18
Equipe do SGT Rocha prende envolvidos em furto a loja de calçados

Equipe do SGT Rocha prende envolvidos em furto a loja de calçados

Ação policial localiza jovem de 18 anos e adolescente de 14 após postagem em rede social; criminosos furtaram unidade da Sapatinho de Luxo na zona Leste.
14
PRF apreende cerca de 20 kg de skunk em ônibus na BR-364

PRF apreende cerca de 20 kg de skunk em ônibus na BR-364

Ação ocorreu durante fiscalização de rotina em Vilhena; passageiro de 23 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas ao transportar 20 tabletes do entorpecente.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura organiza atendimentos do Cadastro Único

Prefeitura organiza atendimentos do Cadastro Único

Semias realiza reunião técnica no Prédio do Relógio para ampliar visitas unipessoais e atualizar dados do Cadastro Único em Porto Velho.
L
Semtel apresenta agenda oficial de eventos 2026

Semtel apresenta agenda oficial de eventos 2026

Prefeitura de Porto Velho divulga nesta quinta (26), no Complexo Madeira-Mamoré, calendário anual de turismo, esporte e lazer.
L
Dia do Agronegócio destaca força da agricultura familiar em Porto Velho

Dia do Agronegócio destaca força da agricultura familiar em Porto Velho

Prefeitura amplia políticas da Semagric com transporte gratuito, calcário e apoio técnico para fortalecer pequenos produtores.
L
Equipes federais seguirão na Zona da Mata mineira, afirma ministro

Equipes federais seguirão na Zona da Mata mineira, afirma ministro

Waldez Góes visita regiões afetadas e garante suporte técnico para reconstrução; governo federal reconhece estado de calamidade pública em Juiz de Fora, Ubá e Matias Barbosa.
L
Juros para famílias e empresas voltam a subir em janeiro

Juros para famílias e empresas voltam a subir em janeiro

Taxa média para pessoas físicas atinge 61% ao ano e acompanha ciclo de alta da Selic; cartão de crédito parcelado e crédito pessoal impulsionam o avanço.
L
Dívida Pública Federal supera R$ 8,6 trilhões em janeiro

Dívida Pública Federal supera R$ 8,6 trilhões em janeiro

Reconhecimento de juros pressiona estoque do endividamento mesmo com resgates de títulos; Selic a 15% ao ano dificulta queda do montante global.
L

IFRO abre inscrições para curso gratuito de Cuidadora de Idoso

Inscrições seguem até 3 de março no Campus Porto Velho Calama para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
L
Condenação é recado para quem debochou de Marielle, diz Anielle

Condenação é recado para quem debochou de Marielle, diz Anielle

Ministra da Igualdade Racial e familiares acompanham julgamento no STF; irmãos Brazão foram condenados a 76 anos de prisão como mandantes do crime.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.