TERÇA-FEIRA, 12/08/2025
Publicidade
SICRED

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO CÍRIO DE NAZARÉ COMEÇA HOJE EM BELÉM

Segundo a secretaria estadual de Segurança Pública, em 2018, só a principal das 12 romarias em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré reuniu aproximadamente 2 milhões de turistas e romeiros.

Publicado em 

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO CÍRIO DE NAZARÉ COMEÇA HOJE EM BELÉM - News Rondônia

Uma das maiores manifestações religiosas do Brasil, o Círio de Nazaré começa oficialmente hoje (8), em Belém, no Pará. A expectativa da secretaria estadual de Turismo é que, até o fim do mês, o evento atraia 83 mil turistas que prestigiarão a procissão que, entre moradores da região e pessoas de fora, costuma reunir milhões de pessoas.

Segundo a secretaria estadual de Segurança Pública, em 2018, só a principal das 12 romarias em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré reuniu aproximadamente 2 milhões de turistas e romeiros.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO CÍRIO DE NAZARÉ COMEÇA HOJE EM BELÉM - News Rondônia

O Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) calcula que, este ano, o evento movimentará em torno R$ 1 bilhão, beneficiando principalmente a hotelaria e o comércio local.

Para garantir a tranquilidade, um forte esquema foi montado. Em sua página na internet, a prefeitura de Belém informa que mais de 25 mil servidores de órgãos municipais, estaduais e federais, incluindo das Forças Armadas, atuarão de forma integrada até o fim do mês para garantir a segurança e organização ao longo dos trajetos – que incluem uma procissão fluvial e uma moto romaria, entre outras manifestações de fé.

Câmeras

De acordo com a secretaria estadual de Segurança Pública e Defesa Social, 50 câmeras estão instaladas ao longo do percurso e entorno das vias onde passam as principais romarias, 15 a mais que em 2018.

O videomonitoramento será acompanhado do Centro de Comando e do Centro Integrado de Operações (Ciop) para que, em caso de necessidade, o agente de segurança mais próximo do local da ocorrência possa ser acionado e atue de forma rápida.

Apesar do aparato de segurança, a Guarda Municipal de Belém (GMB) recomenda que os romeiros evitem usar celulares e outros objetos que chamem a atenção, e que, em situação de perigo, não reajam e, tão logo seja possível, procurem um agente público ou liguem 153 (disque denúncia).

Uma missa na Basílica Santuário, às 18 horas de hoje, inaugura, oficialmente, a 227ª edição do Círio, que este ano celebra os 30 anos de criação da Diocese de Belém.

A primeira romaria oficial da programação será na sexta-feira (11), quando a imagem da santa será trasladada da Basílica até a Igreja de Nossa Senhora das Graças, em Ananindeua, na região metropolitana da capital paraense.

O percurso de 47 quilômetros é o mais extenso e de maior duração em toda a programação, e os fiéis costumam percorrê-lo a pé, de bicicleta, motocicleta ou de carro – além de milhares de pessoas que se postam ao longo do trajeto para ver a passagem do cortejo.

Vendas aquecidas no comércio

A movimentação econômica durante o Círio deve gerar  60 mil postos de trabalho – a maioria, informais. Conforme a comerciante Edvani Santos contou em entrevista à Rádio Nacional da

Amazônia, da EBC, os estabelecimentos se preparam com especial dedicação para aproveitar o evento.

“A gente se programa antecipadamente com os estoques e menu diferenciado e menu degustação do círio com várias amostras de pratos regionais”, explicou a funcionária de um restaurante que funciona no bairro Nazaré, em Belém. Segundo Edvani, durante o período das festividades, o movimento no restaurante Olho de Boto chega a dobrar.

Dona de uma floricultura em Belém, Silvia Cavaleiro destaca que a tradicional celebração religiosa impulsiona o comércio de flores. “Há muitos encontros de famílias e os paraenses se preocupam em arrumar suas casas. As pessoas compram flores para ornamentar a santa e para receber os convidados”, finalizou.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Projeto “Elas Pescando” realiza nova etapa em Cabixi e fortalece presença feminina na pesca esportiva

Com foco na inclusão das mulheres, turismo e educação ambiental, projeto “Elas Pescando” chega à terceira etapa nos dias 9 e 10 de agosto em Cabixi, promovido pelo governo de Rondônia em parceria com a ACPE/RO.
L
Centro de Atendimento divulga pontos turísticos de Rondônia durante o Arraial Flor do Maracujá

Centro de Atendimento divulga pontos turísticos de Rondônia durante o Arraial Flor do Maracujá

Durante os dez dias de festa, CAT Móvel da Setur orienta visitantes sobre cultura, gastronomia e atrativos naturais e históricos de Rondônia.
L

Projeto “Elas Pescando” impulsiona mulheres em campeonatos de pesca esportiva em Rondônia

Com foco na valorização feminina, iniciativa promove turismo, preservação ambiental e desenvolvimento local.
L

Conselho Empresarial de Turismo visita Agrovila Rio Verde para impulsionar turismo de base comunitária

Ação fortalece o turismo de base comunitária na Agrovila Rio Verde, fomentando esporte, lazer e capacitação para empreendedores locais
L
Turistas portuguesas encerram imersão amazônica com passeio de barco pelo rio Madeira em Porto Velho

Turistas portuguesas encerram imersão amazônica com passeio de barco pelo rio Madeira em Porto Velho

Grupo de empresárias vivenciou cultura, história e natureza durante sete dias em Porto Velho e destaca potencial do turismo internacional.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

BR-319: o veto à flexibilização de 66 trechos do PL Ambiental contraria a pretensão de políticos e demonstra a necessidade de respeitar a legislação vigente

Com o veto, reconstrução asfáltica dos 400 km da BR-319 deverá seguir os trâmites legais.
L

Nota de pesar: Breno Jeferson Davy Malheiros

Homenagem a Breno Jeferson Davy Malheiros, missionário dedicado e exemplo de fé, que partiu aos 31 anos deixando um legado de amor e inspiração.
L
JUABP e Az de Ouro vencem categorias adultas do 41º Arraial Flor do Maracujá em Porto Velho

JUABP e Az de Ouro vencem categorias adultas do 41º Arraial Flor do Maracujá em Porto Velho

Evento reuniu mais de 100 mil pessoas, movimentou R$ 1 milhão e celebrou tradições juninas com quadrilhas e bois-bumbás mirins e adultos.
L
Pix brasileiro já é aceito em destinos internacionais como EUA, Argentina e Portugal

Pix brasileiro já é aceito em destinos internacionais como EUA, Argentina e Portugal

Pagamento via Pix, criado pelo Banco Central, conquista o exterior e já funciona em países da América do Sul, Europa e Estados Unidos.
L
Feirão do Emprego é sucesso e reúne mais de 10 mil pessoas em Porto Velho

Feirão do Emprego é sucesso e reúne mais de 10 mil pessoas em Porto Velho

Evento promovido pela Prefeitura oferta mais de 1.000 vagas e mobiliza jovens, mulheres, PcD e trabalhadores acima de 50 anos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Super Nova Era oferece 30 vagas durante o Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho

Evento reunirá mais de mil oportunidades de trabalho e 150 empresas participantes na próxima segunda-feira (11)
L

Prefeitura de Porto Velho altera cronograma do Processo Seletivo da Saúde

Ajustes no calendário visam garantir a análise criteriosa e transparente das etapas; confira as novas datas
L

Feirão de Empregos da Prefeitura de Porto Velho terá organização por grupos para garantir segurança e eficiência

Todos os inscritos receberão notificação oficial informando cor da pulseira e horário para comparecimento
L

Feirão do Emprego ultrapassa 10 mil inscritos em Porto Velho e foca nas vagas mais procuradas

1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo, promovido pela Prefeitura, conecta candidatos e empresas e oferece capacitação para diversas áreas.
L
Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Evento no Ginásio Cláudio Coutinho, em 11 de agosto, reunirá mais de 150 empresas e oferecerá oportunidades para todos os níveis de escolaridade, incluindo PcDs.
L

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa declara apoio ao Ciretran de Guajará-Mirim e busca melhorias no atendimento

Deputada Dra. Taíssa declara apoio ao Ciretran de Guajará-Mirim e busca melhorias no atendimento

Deputada Dra. Taíssa reforça compromisso com o Ciretran de Guajará-Mirim e atua para garantir valorização dos servidores e avanços no serviço público
L
Dra. Taíssa visita Conselho Tutelar de Guajará-Mirim e discute melhorias para atendimento à infância

Dra. Taíssa visita Conselho Tutelar de Guajará-Mirim e discute melhorias para atendimento à infância

Parlamentar reforçou compromisso em buscar junto ao governo estadual avanços na infraestrutura e nas condições de trabalho dos conselheiros tutelares.
L

Deputada Sílvia Cristina entrega Capela Mortuária em Pimenteiras do Oeste

Espaço construído com recursos da parlamentar homenageia vereador Ramon Lima das Neves e oferece mais conforto às famílias no momento de despedida.
L
Pedro Fernandes entrega duas pontes na Linha C-35 e fortalece produção rural em Monte Negro

Pedro Fernandes entrega duas pontes na Linha C-35 e fortalece produção rural em Monte Negro

Estruturas sobre os rios Massangana e Cutia garantem mais segurança, mobilidade e escoamento agrícola no Vale do Jamari
L
Deputado Coronel Chrisóstomo apoia etapa do 5º Regional Norte de Motocross em Itapuã do Oeste

Deputado Coronel Chrisóstomo apoia etapa do 5º Regional Norte de Motocross em Itapuã do Oeste

O deputado Coronel Chrisóstomo foi representado por seu gabinete itinerante na 5ª etapa do Regional Norte de Motocross, em Itapuã do Oeste, reforçando seu apoio ao evento e a sua comunicação com a população local.
L
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática do 9º BPM prende “Porcão” condenado a 14 anos de prisão na zona Sul de Porto Velho

Força Tática do 9º BPM prende “Porcão” condenado a 14 anos de prisão na zona Sul de Porto Velho

Durante a abordagem, nada de ilícito foi encontrado com o suspeito e a motocicleta não possuía restrições.
10
Mototáxi e ciclista ficam feridos em colisão frontal na Avenida Mamoré

Mototáxi e ciclista ficam feridos em colisão frontal na Avenida Mamoré

Batida ocorreu à noite, no bairro Esperança da Comunidade, em Porto Velho; vítimas foram socorridas pelo SAMU e encaminhadas à UPA Leste.
12

TRÁFICO DE DROGAS | PRF apreende 16 kg de cocaína em carro acidentado transportado por cegonha em Rondônia

Apreensão ocorreu em Ji-Paraná, no KM 352 da BR-364; droga estava escondida em veículo com parte dianteira danificada e airbags acionados.
10
Governo de Rondônia reduz homicídios em 17,2% com ações integradas de segurança

Governo de Rondônia reduz homicídios em 17,2% com ações integradas de segurança

Estado acompanha tendência positiva da Região Norte e aposta em inteligência, prevenção e investimentos estratégicos para reduzir crimes letais.
L
Polícia apreende motocicleta roubada durante operação em Guajará-Mirim

Polícia apreende motocicleta roubada durante operação em Guajará-Mirim

Veículo com restrição de furto e roubo foi encontrado em estabelecimento comercial na zona rural da cidade.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rondônia reabre inscrições do programa Vencer com 3 mil vagas em 32 cursos profissionalizantes

Rondônia reabre inscrições do programa Vencer com 3 mil vagas em 32 cursos profissionalizantes

Inscrições começam nesta terça-feira (12) e seguem até 31 de agosto; participantes recebem material, auxílio financeiro e kit profissional.
L
prefeitura-de-porto-velho-lanca-projeto-piloto-lanche-extra-para-ampliar-alimentacao-escolar

Prefeitura de Porto Velho lança projeto-piloto “Lanche Extra” para ampliar alimentação escolar

Programa garante lanche complementar a todos os alunos, com cardápio adaptado e incentivo à agricultura familiar.
L
Presidente Lula destaca combate à evasão na entrega do Prêmio MEC da Educação

Presidente Lula destaca combate à evasão na entrega do Prêmio MEC da Educação

A cerimônia do Prêmio MEC da Educação celebrou 116 projetos e teve a participação de estudantes, escolas e municípios de todo o país.
L

Recebimento da Licença de Operação: Madeireira São Lourenço LTDA – EPP

Licença de Operação Nº 159200/COLMAM/SEDAM
L
diploma de pós-graduação

Estudante recebe R$ 6 mil de indenização após esperar 4 anos por diploma de pós-graduação

TJMG manteve condenação contra a Pitágoras por atraso na emissão de certificado de MBA concluído em 2018.
L
Jubileu de Ouro da Biblioteca Municipal Francisco Meireles: um marco de cultura e aprendizado

Jubileu de Ouro da Biblioteca Municipal Francisco Meireles: um marco de cultura e aprendizado

A celebração do Jubileu de Ouro da Biblioteca marca 50 anos de história e destaca a colaboração com a AJEB-RO.
L
Mulher é atacada a terçado pelo ex-namorado em Porto Velho

Mulher é atacada a terçado pelo ex-namorado em Porto Velho

Uma mulher atacada a terçado pelo ex-namorado sofreu um corte no pé esquerdo, após ser agredida no bairro Santa Bárbara.
16
PRF em Rondônia prende 8 pessoas em flagrante neste final de semana

PRF em Rondônia prende 8 pessoas em flagrante neste final de semana

Ocorrências aconteceram em Vilhena, Jaru, Itapuã do Oeste, Porto Velho e Ariquemes
10

Horta de Zeca Pagodinho combate fome e gera emprego em Xerém, no RJ

Cantor cede terreno de 8 mil m² para projeto que vai produzir até 40 toneladas de alimentos por ano, beneficiando famílias e criando empregos.
L
IPVA de graça para idosos com deficiência

IPVA de graça para idosos com deficiência; veja como solicitar a isenção

Benefício vale para idosos com limitações funcionais ou doenças que se enquadrem como PCD, mediante laudo médico e requisitos estaduais
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.