SÁBADO, 06/07/2024

RONDÔNIA MOSTRARÁ AO BRASIL SUAS POTENCIALIDADES TURÍSTICAS, ATÉ MESMO AQUELAS DESCONHECIDAS DA SUA PRÓPRIA POPULAÇÃO

O compromisso foi firmado pelo superintendente estadual de turismo, Gilvan Pereira Júnior, quarta-feira (10), durante o 1º Fórum Internacional de Turismo, no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia.

Publicado em 

RONDÔNIA MOSTRARÁ AO BRASIL SUAS POTENCIALIDADES TURÍSTICAS, ATÉ MESMO AQUELAS DESCONHECIDAS DA SUA PRÓPRIA POPULAÇÃO - News Rondônia

Rondônia fará o mesmo que os peruanos: mostrará ao Brasil suas potencialidades turísticas, até mesmo aquelas desconhecidas da sua própria população. O compromisso foi firmado pelo superintendente estadual de turismo, Gilvan Pereira Júnior, quarta-feira (10), durante o 1º Fórum Internacional de Turismo, no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia.

RONDÔNIA MOSTRARÁ AO BRASIL SUAS POTENCIALIDADES TURÍSTICAS, ATÉ MESMO AQUELAS DESCONHECIDAS DA SUA PRÓPRIA POPULAÇÃO - News Rondônia

O evento mostrou exemplos da Costa Rica em termos de consciência do turismo autossustentável e melhor prestação de serviços, e do Peru, em políticas públicas para o setor. “O turismo pode ser o agente mais importante na transformação da pobreza”, proclamou a consultora internacional Lorena San Román, mencionando a atual situação de seu país, a Costa Rica.

O número de visitantes àquele país subiu de 329 mil em 1988, para 1 milhão em 1999, até alcançar 2 milhões de turistas estrangeiros em 2008. Em 2014, o número de visitantes alcançou o recorde de 2,5 milhões de turistas estrangeiros, proporcionando receita de US$ 2,6 bilhões.

Lorena, que também é reitora da Universidad para la Cooperación Internacional en Bacalar, Quintana Roo, México, sugeriu a Rondônia o planejamento participativo e o equilíbrio. “Quanto suporta um rio, uma bacia, uma floresta?”, questionou.

Em seguida, elogiou o “calor humano e o carinho” que lhe encantaram no estado. “Para vocês serem felizes, invistam no social, vejam o que compete a cada um, ao governo e à iniciativa privada”, ela disse dirigindo-se ao superintendente estadual do turismo Gilvan Pereira Júnior.

Para Lorena, a falta de planejamento político pode se tornar uma ameaça, por isso a Costa Rica elaborou um plano de 2017 a 2021.

“O Peru só conseguiu ser o que é, ter essa marca e atrair gente de todo mundo, porque trabalhou políticas públicas 20 anos; a Costa Rica trabalhou 30 para construí-las”, disse a responsável pelo escritório comercial do Peru em São Paulo, Milagros Ochoa Koepke.

A marca Perú demorou dez anos para substituir a antiga. “Ao longo do tempo constatamos que o nosso país não tinha somente os Incas, daí partimos para o resgate da identidade local”, explicou.

“Não queira Rondônia se vender ao mundo com o turismo convencional, porque não tem, mas se vender o amazônico, vencerá”, aconselhou Milagros Ochoa.

Em seguida, disse que o turismo rural comunitário no Peru vai se denominar apenas turismo comunitário em 2020, valendo-se de 33 vídeos muito bem produzidos e 76 empreendimentos em diversas regiões.

Esse segmento, informou Milagros, começou 70 anos atrás na ilha de Taquile, no Lago Titicaca, em Puno.

“Então, Rondônia pode passar cultura e emoções às pessoas, trabalhando para obter destinos autênticos e competitivos”, ela acrescentou.

“PEREGRINAR”

“Vamos peregrinar”, comprometeu-se Gilvan Pereira. Ele se inspira no exemplo de Milagros Ochoa, que deixou diversas vezes o escritório comercial do Peru em São Paulo, para divulgar as belezas de seu país em estados brasileiros.

“O turismo faz gerar renda, move a economia, e se for autossustentável crescerá, porque a população necessita dele”, disse.

“Que me perdoem os mato-grossenses, mas o Vale do Guaporé em Rondônia tem mais riquezas que o Pantanal”, disse o presidente do TCE, conselheiro Edilson de Sousa Silva.

RONDÔNIA MOSTRARÁ AO BRASIL SUAS POTENCIALIDADES TURÍSTICAS, ATÉ MESMO AQUELAS DESCONHECIDAS DA SUA PRÓPRIA POPULAÇÃO - News Rondônia

Gilvan Pereira entrega lembrança de Rondônia a Lorena San Román

Silva elogiou o Programa de Modernização e Governanças de Fazendas Municipais e Desenvolvimento Econômico Sustentável dos Municípios de Rondônia (Profaz), que conseguiu ser referência na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A OCDE é uma instituição formada por 36 países com princípios da democracia representativa e da economia de mercado, e cuja maioria de membros possui elevado PIB per capita (por cabeça) e bom Índice de Desenvolvimento Humano.

“Após este Fórum, que o mundo venha para Rondônia, porque o nosso sonho é para ser realizado”, apelou Silva.

O Profaz já foi levado para outros estados brasileiros, informou o presidente do TCE. O conselheiro Benedito Antonio Alves, ideólogo do programa, está otimista com a possibilidade da exploração do ecoturismo:

“A mais vasta área tropical do Planeta dá o primeiro passo para se tornar um invejável cenário turístico devido à sua fauna e flora incomensuráveis”, disse Benedito Alves.

Lembrou que o município de Cacaulândia tem uma das maiores biodiversidades do mundo, e o fato é ainda desconhecido da população estadual. “Se nos unirmos, descobriremos nossas potencialidades e solucionaremos nossos desafios aéreos, hidroviários e ferroviários; temos 23 mil quilômetros de rios navegáveis, e com 40 etnias indígenas, Guajará-Mirim é o maior município verde do País”, acrescentou.

Voos internacionais e integração latino-americana inspiram o vice-presidente da Federação do Comércio de Rondônia (Fecomércio), Gladstone Frota. “Seremos futuramente, melhor que o Paraná, temos água doce, florestas, e pelo menos cinco mil jovens daqui estudam na Bolívia”.

O ex-governador Daniel Pereira, atual superintende do Sebrae no estado e amigo da consultora Lorena San Román, abriu mão da palavra para dar mais tempo de fala aos palestrantes.

LIÇÕES DA COSTA RICA

Parques nacionais e área protegidas cobrem 25% do território da Costa Rica. Desde 1995, o turismo representa a primeira fonte de moeda estrangeira da economia de Costa Rica. Desde 1999 as receitas do setor superam as da exportação de banana abacaxi e café juntos.

“É preciso alcançar o desenvolvimento sustentável em harmonia com o ambiente, comunidades e culturas”, apelou Lorena San Ramón em sua palestra.

Aquele país chegou a ser conhecida como o principal representante poster child do ecoturismo, período no qual as chegadas de turistas estrangeiros alcançaram taxa de crescimento anual de 14% entre 1986 e 1994.

Lorena lembrou da Rio 92 (Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento), falou da biodiversidade, de mudanças climáticas e dos objetivos do Milênio.

“Como se chega, como se vai, é preciso que as pessoas saibam como chegar e como sair de Rondônia”, recomendou, antevendo maior fluxo de voos internacionais em Porto Velho.

Alinhou problemas que espera não vê-los ocorrendo no estado: 1) em Manaus, notou a necessidade de as lojas de câmbio também abrirem as portas aos domingos; 2) toda melhoria na internet é bem-vinda em qualquer lugar da Amazônia; 3) a falta de certificação de sustentabilidade turística; é preciso tê-la; 4) a necessidade de maior atenção ao visitante e da melhor prestação de serviços, sejam quais forem; 5) o ensino da língua portuguesa.

A respeito do último item, mostrou no audiovisual um grupo de jovens professores costarriquenhos ensinando espanhol a norte-americanos.

RONDÔNIA MOSTRARÁ AO BRASIL SUAS POTENCIALIDADES TURÍSTICAS, ATÉ MESMO AQUELAS DESCONHECIDAS DA SUA PRÓPRIA POPULAÇÃO - News Rondônia

Milagros Ochoa explicou porque o Peru é vitorioso no turismo

O FÓRUM PROPÕE

►O canal de pesca Baca, no Youtube, foi mostrado por seu idealizador, Fábio Fregona, na última palestra da noite. Porto Velho, Capital da Pesca Esportiva, é a proposta dele. Fábio grava e edita sozinho no Youtube o tema pesca e natureza. “O público viu o diferencial e, em um mês, fez dez mil comentários”.

► O pirarucu é o peixe com maior potencial para trazer pescadores a Porto Velho. Fábio sugere política especial para a espécie: “Ele cresce, é bonito, é troféu. Até a década de 1990 não se acreditava que ele poderia ser fisgado com anzol”, disse. O projeto Porto Velho, Capital da Pesca, teve origem no TCE.

► Diminuir o prazo de liberação de alvarás. “Um ano significa burocratização”, queixa-se o conselheiro do TCE Benedito Alves.

► Rondônia e o Brasil precisam, cada vez mais, criar ambientes favoráveis a pequenos negócios, reivindica o diretor técnico do Sebrae-RO, Samuel Almeida.

► O vice-cônsul honorário da Itália em Porto Velho, Cláudio Guastella, proprietário do Restaurante San Genaro, pede à classe política (Legislativo e Executivo) que construa “coisas que durem para as próximas gerações, não apenas as que durem somente até as próximas eleições”. Destaca a beleza da Catedral Sagrado Coração de Jesus e o plantio de flores “para tornar a cidade mais acolhedora”.

► Angústia da hotelaria – “Se o mundo se encontra em São Paulo, o Brasil se encontra em Rondônia, é chegada a hora deste estado pôr fim à angústia da hotelaria e de outros segmentos”, assinalou o vereador e historiador Aleks Palitot. Ele disse que gravou programas em 27 municípios com potencial turístico e apelou aos gestores públicos para direcionarem mais recursos ao setor.

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Workshop na ExpoTurismo Rondônia 2024 nomeia embaixadores da pesca esportiva

Workshop garantiu uma troca de conhecimentos e experiências entre os participantes e o público
L
Governo de RO realiza abertura da 1ª ExpoTurismo Rondônia 2024, em Porto Velho

Governo de RO realiza abertura da 1ª ExpoTurismo Rondônia 2024, em Porto Velho

É uma proposta que vem sendo pensada desde o início de nosso governo.
L

Prefeitura assina ordem de serviço para instalação de placas de sinalização turística

Será feita a instalação de 147 placas e totens, que estarão distribuídos nos principais atrativos turísticos da cidade
L

Prefeitura de Porto Velho participa da 1ª ExpoTurismo de Rondônia 2024 mostrando suas potencialidades

Evento acontece de 4 a 6 de julho no Sesi em Porto Velho
L

Aberto chamamento público para Projeto de Inteligência Artificial no Turismo

O “Tambamigo” auxiliará os turistas a explorar os pontos turísticos do estado por meio de uma conversa online disponível 24 horas
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Em Nova Mamoré, governador Marcos Rocha reforça compromisso para Rondônia continuar avançando

obra começou em 2023 e a conclusão aconteceu em 1º de julho de 2024.
L

#EntreLevels | Entrevista Vinícius Mavi – Cantor

O programa ENTRE LEVELS apresentará uma entrevista imperdível com o cantor Vinícius Mavi.
L

Decreto de situação de emergência em Rondônia, por causa da estiagem, é publicado no DIOF

No mesmo ato, assinado pelo governador Marcos Rocha (UB), ficou revogado um decreto assinado no ano passado no mesmo intuito.
L

#NortProTeam | Entrevista Magno Araujo – Fisioterapeuta esportivo

Nesta sexta-feira, dia 04, o programa Nort Pro Team traz uma entrevista imperdível com o fisioterapeuta esportivo Magno Araujo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultado final do CNU será divulgado em 21 de novembro

Resultado final do CNU será divulgado em 21 de novembro

Decreto prevê novas regras para evitar novo adiamento do certame
L
Candidatos ao CNU poderão solicitar devolução de taxa de inscrição

Candidatos ao CNU poderão solicitar devolução de taxa de inscrição

Prazo para fazer o pedido será desta sexta-feira a domingo
L
CNU: governo prevê regras em caso de novo adiamento de provas

CNU: governo prevê regras em caso de novo adiamento de provas

Medidas valem apenas para local afetado por evento extremo
L

Vagas de emprego para vendedor de ótica

Conhecimentos: Habilidades com negociação e atendimento ao cliente.
L

OPORTUNIDADE: Governo de RO abre processo seletivo para contratação temporária no Corpo de Bombeiros

As vagas são para as áreas de Arquitetura e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), para atuação em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereador Valtinho Canuto preocupado com a estiagem no Município de Porto Velho

A comunidade de pescadores de Porto Velho e de todo o estado pode contar com o apoio das autoridades municipais e estaduais durante este período de crise.
L
População lota plenário da Câmara de Rolim de Moura para Prestigiar Moção de Aplausos a Thiago Moreira e Dyone de Oliveira

População lota plenário da Câmara de Rolim de Moura para Prestigiar Moção de Aplausos a Thiago Moreira e Dyone de Oliveira

A honraria foi proposta pelo vereador Claudinei Fernandes de Souza, popularmente conhecido como Claudinho da Cascalheira.
L
Pré-candidata a prefeita de Nova Brasilândia do Oeste reúne lideranças em grande ato político

Pré-candidata a prefeita de Nova Brasilândia do Oeste reúne lideranças em grande ato político

Deputada federal Sílvia Cristina participou da grande mobilização de pré-candidatura de Maria Rezende.
L
Deputada Sílvia Cristina entrega equipamentos para 30 agroindústrias em Alta Floresta do Oeste

Deputada Sílvia Cristina entrega equipamentos para 30 agroindústrias em Alta Floresta do Oeste

Também foram entregues dois motores, para atender a comunidade indígena Rio Branco.
L
Toco do Sticcero recebe apoio de trabalhadores dos Correios em Porto Velho

Toco do Sticcero recebe apoio de trabalhadores dos Correios em Porto Velho

A confirmação do apoio foi anunciada durante um encontro que contou com a presença de várias lideranças sindicais da região.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Bandidos são baleados em troca de tiros com BPTAR na zona leste

Durante as buscas, os suspeitos foram localizados e resistiram atirando em direção à viatura.
12

URGENTE: Homem é perseguido e morto a tiro na zona leste

O Samu foi acionado e constatou o óbito.
18
polícia

Bandidos baleados trocam tiros com vigilante durante assalto em embarcação

O roubo foi frustrado com a reação dos vigilantes de plantão que trocaram tiros com o bando, deixando um deles morto.
16
Venezuelano é encontrado morto em banco na rodoviária em Porto Velho

Venezuelano é encontrado morto em banco na rodoviária em Porto Velho

Alguns populares notaram quando o venezuelano começou a passar mal, onde ainda tentaram reanimar a vítima enquanto o Samu foi acionado, no entanto, quando a equipe chegou, fez a constatação do óbito.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Retomada da obra da Rodoviária consolida mais de 90 milhões em obras em Ariquemes

Retomada da obra da Rodoviária consolida mais de 90 milhões em obras em Ariquemes

O novo terminal rodoviário de Ariquemes contará com uma área de embarque e desembarque moderna, espaços para restaurantes, terminal de espera, banheiros, estacionamento, mirante e área administrativa.
L
13ª edição do arraial flor do Mutum começa nesta sexta-feira

13ª edição do arraial flor do Mutum começa nesta sexta-feira

A entrada é gratuita e segue até o domingo (07/07), no espaço da rua Pitomba com a Poraquê.
L
Do campo ao prato: os elos do PAA no combate à fome no Brasil

Do campo ao prato: os elos do PAA no combate à fome no Brasil

Programa federal criado em 2003 foi ingrediente fundamental para tirar o Brasil do Mapa da Fome em 2014. Retomado com prioridade em 2023, já permitiu a doação de 184 mil toneladas de alimentos em 17 meses, produzidos por mais de 81 mil agricultores familiares.
L

Requerimento da Licença Ambiental: B & A PERFUMARIA E COSMETICOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA
L
Rondônia: prazo para o responder ao Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde é até 31 de julho

Rondônia: prazo para o responder ao Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde é até 31 de julho

A pesquisa é importante para que o Ministério da Saúde entenda quais as necessidades dos profissionais e usuários das cerca de 50 mil UBS em todo o Brasil
L
TRT-14 promove palestras sobre Prevenção de Acidentes de Trabalho para catadores(as) de materiais recicláveis

TRT-14 promove palestras sobre Prevenção de Acidentes de Trabalho para catadores(as) de materiais recicláveis

Além de orientações importantes para a segurança e saúde dos(as) catadores(as) em Porto Velho, também foram entregues kits de protetores solares e botas.
L
Defesa Civil Nacional apoia prefeituras no cadastro de moradores do RS

Defesa Civil Nacional apoia prefeituras no cadastro de moradores do RS

Força-tarefa vai ajudar famílias a receberem o Auxílio Reconstrução
L

Autorizado o início das obras de mais de R$ 16 milhões em pavimentação asfáltica para Jaru

As obras serão custeadas com recursos destinados pelo deputado federal Lúcio Mosquini, mais contrapartida com recursos próprios da Prefeitura de Jaru.
L
Polícia Federal entrega ao Supremo relatório que indiciou Bolsonaro

Polícia Federal entrega ao Supremo relatório que indiciou Bolsonaro

Ex-presidente é um dos 11 envolvidos no caso das joias sauditas
L
Corte IDH ouve relato de mulher torturada grávida na ditadura

Corte IDH ouve relato de mulher torturada grávida na ditadura

Viúva de Bacuri foi ouvida pela Corte na condição de vítima
L