DOMINGO, 10/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

TURISTAS APONTAM MAZELAS, MAS INDICAM SAÍDA PARA O DESLANCHE AO TURISMO DE RESULTADO EM PORTO VELHO

A ação se repete, segundo ele, desde os córregos por trás do Terminal Rodoviário Municipal à antigo prédio da secretaria de Saúde (SEMUSA) e vendido á Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).

Publicado em 

TURISTAS APONTAM MAZELAS, MAS INDICAM SAÍDA PARA O DESLANCHE AO TURISMO DE RESULTADO EM PORTO VELHO - News Rondônia

TURISTAS APONTAM MAZELAS, MAS INDICAM SAÍDA PARA O DESLANCHE AO TURISMO DE RESULTADO EM PORTO VELHO - News Rondônia

Porto Velho, RO – Na manhã desta sexta-feira (28), um grupo de turistas fez várias reclamações com relação ao descarte de material considerado reciclável jogado em córregos e nas desembocaduras de igarapés e afluentes do Rio Madeira.

TURISTAS APONTAM MAZELAS, MAS INDICAM SAÍDA PARA O DESLANCHE AO TURISMO DE RESULTADO EM PORTO VELHO - News Rondônia

Francisco Oliveira, 45, barrageiro vindo de Belo Monte, no Pará, em trânsito para São Luís do Maranhão, disse de sua insatisfação ao constatar 'o quanto o pessoal daqui falta fazer pela preservação desse rio tão majestoso'.

TURISTAS APONTAM MAZELAS, MAS INDICAM SAÍDA PARA O DESLANCHE AO TURISMO DE RESULTADO EM PORTO VELHO - News Rondônia

Ele se referia ao grande volume de garrafas pet, sacos plásticos, latinhas, engradados de cervejas e refrigerantes, além de colchões velhos e cascos de geladeira lançados diretamente dentro do Rio Madeira. A ação se repete, segundo ele, desde os córregos por trás do Terminal Rodoviário Municipal à antigo prédio da secretaria de Saúde (SEMUSA) e vendido á Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). 

A artesã Maria de Fátima Correia, 49, de Sobral no Ceará, mostrou-se estupefata ao se dirigir à antiga sede da Associação da categoria, em frente do Mercado Central, 'totalmente deteriorada totalmente e ocupada por viciados e desocupados'.

TURISTAS APONTAM MAZELAS, MAS INDICAM SAÍDA PARA O DESLANCHE AO TURISMO DE RESULTADO EM PORTO VELHO - News Rondônia

Segundo ela, 'o maior susto foi vê que os colegas daqui, heróis da cultura da Cidade do Trem do Norte, trabalham espremidos sob lonas com um calor que até o cão recusaria', ironizou Fátima que disse ter acabado de passar por Macapá, Belém e Manaus, onde 'nos, profissionais, temos mais respeito das autoridades'.

De volta ao cenário que mais enfeiam uma cidade, os lixões urbanos e o descarte de material reciclável a céu aberto, Francisco e Fátima, disseram ainda da falta de estrutura para que a Porto Velho faça parte dos projetos turísticos implementados pelo governo e por agências nacionais.

TURISTAS APONTAM MAZELAS, MAS INDICAM SAÍDA PARA O DESLANCHE AO TURISMO DE RESULTADO EM PORTO VELHO - News Rondônia

De acordo com os relatos dos dois visitantes, 'a questão maior para que uma cidade atraia os turistas e fomente sua economia através da cultura, artesanato, gastronomia, música regional, teatro, dança, museus, estrada parques, zoológico, aviário, festas, shows, além de vender a história de um povo, não se resume a trocar gestores de Cultura ou Turismo à cada quatro anos'.   

Para eles, diferentemente de outras Capitais, 'Porto Velho é a cidade do trem da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, dona de uma história retumbante e invejável  que poderá, em pouco tempo, se infra-estruturada, se tornar um dos primeiros caminhos destinos do Centro-Oeste brasileiro para o Pacífico'.

Com relação aos locais de descarte de resíduos sólidos e garrafas de plásticos (tipo Pet) considerados impróprios e, praticamente, a Céu aberto, essa situação se torna mais grave ainda mais quando, 'as pessoas daqui mesmo, são flagradas jogando-as pelas janelas dos veículos no meio das ruas e outras, nas calçadas e logradouros do Centro Antigo da cidade', afirma um conhecido colunista social.

No setor comercial, no quadrilátero formado pelas vias José de Alencar, Farcquar, Barão do Rio Branco e Euclides da Cunha, 'a sujeira e o lixo são visíveis, por exemplo, no entorno do Mercado Central, praças Presidente Getúlio Vargas, Marechal Rondon, Jonathas Pedroza e ao redor do Monumento aos Pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB), atesta a Reportagem deste site.

TURISTAS APONTAM MAZELAS, MAS INDICAM SAÍDA PARA O DESLANCHE AO TURISMO DE RESULTADO EM PORTO VELHO - News Rondônia

As reclamações de parte dos permissionários da Prefeitura dão conta de que falta infra-estrutura turística, seja na orla fluvial junto ao Terminal Hidroviário,  Mercado do Peixe e Feira do Produtor, seja na área central, 'já que se trata de questão de visão de mundo a ser atribuída aos gestores'.

– Não há nem mesmo sistema de Internet (Wi-Fi) funcionando nos pontos indicados pela Secretaria Municipal e Superintendência Estadual de Turismo (SEMDESTUR-SETUR), completam as fontes bastante indignadas com a situação.

Em toda a cidade de Porto Velho, mesmo num rápido giro pelos bairros e até no centro comercial da cidade, a questão do lixo e ausência de caixas coletoras de material reciclável é um assunto recorrente. O descarte continua acontecendo dentro do Rio Madeira, nos córregos e igarapés. E nas  praças e calçadas das residências do Centro Antigo.

A olho nu, basta uma averiguação relâmpago para se constatar que as pessoas insistem em desrespeitar a legislação ambiental e lançam materiais inservíveis em qualquer ponto da cidade. Latinhas de cerveja, refrigerante, garrafas pet, sacolas plásticas, material corrosivo (ferro, metal, cal, invólucros com ácidos e borrifadores) seriam os mais encontrados nos locais.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Projeto “Elas Pescando” realiza nova etapa em Cabixi e fortalece presença feminina na pesca esportiva

Com foco na inclusão das mulheres, turismo e educação ambiental, projeto “Elas Pescando” chega à terceira etapa nos dias 9 e 10 de agosto em Cabixi, promovido pelo governo de Rondônia em parceria com a ACPE/RO.
L
Centro de Atendimento divulga pontos turísticos de Rondônia durante o Arraial Flor do Maracujá

Centro de Atendimento divulga pontos turísticos de Rondônia durante o Arraial Flor do Maracujá

Durante os dez dias de festa, CAT Móvel da Setur orienta visitantes sobre cultura, gastronomia e atrativos naturais e históricos de Rondônia.
L

Projeto “Elas Pescando” impulsiona mulheres em campeonatos de pesca esportiva em Rondônia

Com foco na valorização feminina, iniciativa promove turismo, preservação ambiental e desenvolvimento local.
L

Conselho Empresarial de Turismo visita Agrovila Rio Verde para impulsionar turismo de base comunitária

Ação fortalece o turismo de base comunitária na Agrovila Rio Verde, fomentando esporte, lazer e capacitação para empreendedores locais
L
Turistas portuguesas encerram imersão amazônica com passeio de barco pelo rio Madeira em Porto Velho

Turistas portuguesas encerram imersão amazônica com passeio de barco pelo rio Madeira em Porto Velho

Grupo de empresárias vivenciou cultura, história e natureza durante sete dias em Porto Velho e destaca potencial do turismo internacional.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Fiat reforça presença entre sedãs compactos com a linha Cronos 2026

Fiat reforça presença entre sedãs compactos com a linha Cronos 2026
L

City Sedan 2025 segue eficiente e tem amplos recursos de segurança

Sedã compacto da Honda revela desempenho consistente em diferentes cenários
L

Nota de Falecimento – Rebeca Freire Medeiros

Com imenso pesar, comunicamos o falecimento de Rebeca Freire Medeiros, ocorrido no dia 09 de agosto de 2025, aos 13 anos de idade.
L

Nota de Falecimento: José Ricardo Corcino Pinto

Com grande pesar, comunicamos o falecimento de José Ricardo Corcino Pinto, ocorrido em 9 de agosto de 2025, aos 71 anos.
L
Estudante de Rondônia recebe prêmio nacional do MEC por destaque no Enem 2024

Estudante de Rondônia recebe prêmio nacional do MEC por destaque no Enem 2024

Júlia Evaldt da Silva, egressa da rede pública de Ariquemes, obteve 980 pontos na redação e viaja a Brasília para cerimônia neste domingo (11).
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho altera cronograma do Processo Seletivo da Saúde

Ajustes no calendário visam garantir a análise criteriosa e transparente das etapas; confira as novas datas
L

Feirão de Empregos da Prefeitura de Porto Velho terá organização por grupos para garantir segurança e eficiência

Todos os inscritos receberão notificação oficial informando cor da pulseira e horário para comparecimento
L

Feirão do Emprego ultrapassa 10 mil inscritos em Porto Velho e foca nas vagas mais procuradas

1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo, promovido pela Prefeitura, conecta candidatos e empresas e oferece capacitação para diversas áreas.
L
Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Evento no Ginásio Cláudio Coutinho, em 11 de agosto, reunirá mais de 150 empresas e oferecerá oportunidades para todos os níveis de escolaridade, incluindo PcDs.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PARA VILHENA/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

POLÍTICA

Juristas avaliam motim da oposição como quebra de decoro e indicam prevaricação parlamentar

Juristas avaliam motim da oposição como quebra de decoro e indicam prevaricação parlamentar

Especialistas apontam que ocupação das mesas da Câmara e Senado excedeu prerrogativas e pode configurar crime de prevaricação.
L
TCU recomenda que Câmara investigue gastos de Eduardo Bolsonaro em viagem aos EUA

TCU recomenda que Câmara investigue gastos de Eduardo Bolsonaro em viagem aos EUA

Tribunal de Contas da União vê indícios de irregularidades e pede apuração sobre uso de recursos públicos por Eduardo Bolsonaro
L
Lula afirma que Bolsonaro tem direito de defesa e critica pedido de anistia

Lula afirma que Bolsonaro tem direito de defesa e critica pedido de anistia

Em Porto Velho, presidente disse que ex-chefe do Executivo está em prisão domiciliar e com presunção de inocência, diferente de sua prisão em 2018.
L
Moraes libera visita de oito familiares a Bolsonaro no Dia dos Pais

Moraes libera visita de oito familiares a Bolsonaro no Dia dos Pais

Ministro do STF autoriza sogros, nora, neta e outros parentes a visitarem o ex-presidente, que cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto.
L
Eyder Brasil realiza pit stop em alusão ao Agosto Lilás em Porto Velho

Eyder Brasil realiza pit stop em alusão ao Agosto Lilás em Porto Velho

Ação aconteceu na esquina das avenidas Rio Madeira e Calama para conscientizar sobre o combate à violência contra a mulher.
L
Publicidade

POLÍCIA

Adolescente é apreendido com moto roubada na zona leste de Porto Velho

Adolescente é apreendido com moto roubada na zona leste de Porto Velho

Jovem de 16 anos foi flagrado pela PM pilotando veículo com restrição de roubo no bairro Parque Amazônia; ele já possui outras passagens por roubo.
10
Mulher é presa ao tentar entrar com drogas no presídio Urso Branco

Mulher é presa ao tentar entrar com drogas no presídio Urso Branco

Suspeita de 30 anos foi flagrada durante revista por raio-x ao visitar o irmão; ela levava maconha e cocaína escondidas nas partes íntimas.
10
Foragido do Acre é preso após perseguição em Porto Velho

Foragido do Acre é preso após perseguição em Porto Velho

Homem com mandado de prisão por roubo e corrupções é capturado pelo 5º Batalhão da PM após ser flagrado na contramão na Avenida Amazonas.
12
Polícia faz operação contra poluição sonora em Porto Velho

Polícia faz operação contra poluição sonora em Porto Velho

Ação conjunta do BPTA, BPA e BPTRAN ocorre na Avenida Calama para fiscalizar estabelecimentos e combater a poluição sonora.
14
Polícia Militar de Rondônia apreende arsenal da Liga dos Camponeses Pobres

Polícia Militar de Rondônia apreende arsenal da Liga dos Camponeses Pobres

A Polícia Militar de Rondônia apreendeu um arsenal com armas de guerra, fuzis, munição e motocicletas roubadas durante uma operação contra o grupo criminoso na zona rural de Machadinho D’Oeste.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Debate sobre compliance, KYC e inclusão ganham força no setor de cassinos

Bárbara Teles destaca no podcast Road to Lisbon como a adaptação do KYC às realidades locais pode tornar o iGaming mais seguro, eficaz e inclusivo.
L
news-rondonia-e-cine-araujo-anunciam-o-sortudo-da-semana-na-promocao-de-ingressos

News Rondônia e Cine Araújo anunciam o sortudo da semana na promoção de ingressos!

Sorteios do News Rondônia e Cine Araújo levam ganhadores para sessões imperdíveis com acompanhante
L
Governo de Rondônia apoia extrativistas da Reserva Rio Pacaás Novos com entrega de 90 cestas básicas

Governo de Rondônia apoia extrativistas da Reserva Rio Pacaás Novos com entrega de 90 cestas básicas

Ação integrada entre Sedam e Seas garante assistência social e reforça a preservação ambiental na unidade de conservação em Guajará-Mirim.
L
Governo de Rondônia inicia fase piloto da plataforma Tela Brasil no sistema prisional

Governo de Rondônia inicia fase piloto da plataforma Tela Brasil no sistema prisional

Projeto leva cinema nacional a unidades prisionais de Porto Velho, promovendo cultura, educação e cidadania entre pessoas privadas de liberdade.
L
Governo de Rondônia reforça serviços de saúde indígena no Dia Internacional dos Povos Indígenas

Governo de Rondônia reforça serviços de saúde indígena no Dia Internacional dos Povos Indígenas

No Hospital Regional Dr. Júlio Pérez, em Guajará-Mirim, mais de 100 atendimentos já foram realizados para comunidades indígenas desde março.
L
Compass 2026 chega com menos custo e mais conectividade

Compass 2026 chega com menos custo e mais conectividade

Jeep aposta em tecnologia embarcada e reposicionamento de preços.
L
Flamengo recebe Mirassol no Maracanã pela primeira vez na história do clube paulista

Flamengo recebe Mirassol no Maracanã pela primeira vez na história do clube paulista

Duelo válido pela última rodada do 1º turno do Brasileirão será transmitido pela Rádio Nacional neste sábado às 18h30.
L
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado de R$ 9 milhões em São Paulo

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado de R$ 9 milhões em São Paulo

Concurso 2.899 da Mega-Sena tem prêmio principal acumulado e sorteio será transmitido ao vivo pela Caixa.
L
Peugeot investe em tecnologia em um setor que ainda insiste no básico

Peugeot investe em tecnologia em um setor que ainda insiste no básico

Linha Boxer 2026 diversificada atende profissionais que utilizam o veículo como ferramenta de trabalho.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.